O que é o Vale do silício e como ele foi formado?

Empreendedorismo digital

Vale do Silício: o que é e como foi formado o principal polo tecnológico do mundo

Já imaginou estar no mesmo ambiente que todas as maiores empresas de tecnologia do mundo? O Vale do Silício proporciona isso. Confira o texto abaixo para saber um pouco mais sobre sua história e formação.

Hotmart

20/12/2023 | Por Hotmart

O Vale do Silício (Silicon Valley) é um polo industrial situado na Califórnia, nos Estados Unidos, e tem como objetivo gerar e incentivar inovações científicas e tecnológicas. Tem como referências empresas como: Google, Apple, Microsoft, Meta, entre outras.

O Vale do Silício é a casa das maiores empresas de tecnologia do mercado. Sendo o sonho de toda empresa estar presente nesse polo, pelo grande nível de inovação e investimento realizado por lá, além da grande demanda de eventos em prol da melhora tecnológica contínua 

E a partir desses feitos, o Vale do Silício se tornou uma vizinhança de quase 3 trilhões de dólares

O que é o Vale do Silício?

Vale do Silício é  o berço das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Também conhecido como Silicon Valley (nome original em inglês), essa região é um verdadeiro polo industrial situado na Califórnia, nos Estados Unidos, e tem como objetivo gerar e incentivar inovações científicas e tecnológicas.

Grande parte do desenvolvimento de softwares, hardwares, aplicativos e outros serviços tecnológicos e acadêmicos acontecem em um pequeno grupamento de cidades da Califórnia que, juntas, formam o Vale do Silício.

Essas cidades são: Palo Alto, Newark, Menlo Park, Campbell, Union City, Milpitas, Sunnyvale, Cupertino, Los Gatos, Santa Clara, Fremont, Redwood City, Saratoga, Los Altos, Mountain View e San Jose.

E uma das especialidades deste local é a viabilização de novas ideias, principalmente em questão de investimentos financeiros.

Funciona assim: pequenos projetos de tecnologia (as chamadas Startups) que exigem bastante conhecimento e dinheiro para ser colocados em prática encontram no Vale do Silício os padrinhos (aceleradores) que ajudam a parada acontecer.

Os profissionais desta região são focados em crescimento e, para isso, eles não poupam esforços quando se trata de inovação e desenvolvimento de coisas novas. 

Qualquer pequena nova ideia pode fazer toda a diferença para um aparelho, um aplicativo, uma mídia social ou qualquer outra tecnologia que esteja envolvida no processo.

A região foi batizada com esse nome devido à geografia do local (vale) e em homenagem ao Silício (Si), elemento químico encontrado em abundância na região…

E que serve para a produção de muitos circuitos e chips eletrônicos desenvolvidos por lá.

Matérias-primas essenciais para a produção de microprocessadores, computadores, entre outras tecnologias. 

Inclusive, a maioria das empresas que atualmente têm o Vale do Silício como sede são do ramo da tecnologia da informação, informática e produtos eletrônicos, como Apple, Facebook, Google, HP, Intel e Microsoft.

Mas também várias gigantes especialistas em marketing e empreendedorismo. Muitas delas sendo, inclusive, líderes no mercado em que estão inseridas.

Como o Vale do Silício se desenvolveu bastante ao longo do tempo, o cenário é muito parecido com outras grandes cidades: alta competitividade, alto custo de vida, imóveis hiper valorizados e trânsito intenso.

Bem como preocupações quanto a um crescimento sustentável da região.

Como surgiu o Vale do Silício?

Esse polo industrial nasceu da experimentação nas áreas de rádio, televisão e produtos eletrônicos militares.

Alguns historiadores defendem que a origem do Vale do Silício se deu no ano de 1906 e a associam à origem do rádio especificamente. 

A região abrigava alguns engenheiros e seus laboratórios que, na época, iniciavam os testes deste meio de comunicação. 

Logo vieram outras empresas do ramo da tecnologia, a fim de fazer experimentos com outros produtos eletrônicos, já que se tratava de um local propício para isso, principalmente em relação à facilidade de matéria-prima e de baixo custo.

Mas acontece que o verdadeiro “boom” de desenvolvimento se deu com a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial e nas corridas armamentista e espacial da Guerra Fria, nos anos 1950.

Porque, justamente devido aos acontecimentos dessa época, empresas do campo científico e tecnológico migraram para lá, com apoio do governo, já que havia a necessidade de produção de armas e construção de aviões de caça. 

E as indústrias eletrônicas instaladas no Vale do Silício, claro, foram as principais fornecedoras de todo material necessário. 

A Universidade de Stanford, suas afiliadas, e os graduados também desempenharam um papel importante nos primeiros anos de desenvolvimento desta área.

Durante os anos 1940 e 1950, Frederick Terman, professor de engenharia da universidade, decidiu criar mais oportunidades de trabalho para seus alunos. 

Ele encorajou dois deles, William Hewlett e David Packard, a iniciarem seu próprio negócio.

E ainda conseguiu facilidades para que eles pudessem criar a empresa de alta tecnologia que leva seus nomes: a Hewlett-Packard (mais conhecida hoje como HP).

Além disso, Terman usou alguns contatos que tinha em Washington para conseguir doações federais para pesquisas.

Nesse período, a Universidade de Stanford também chegou a alugar terrenos para a Varian Associates, a Eastman Kodak, a General Electric, a Lockheed e outras empresas de alta tecnologia…

Até que o Vale do Silício cresceu em torno do campus de Stanford. 

A interferência de Terman, no fim das contas, ajudou o local a se consolidar como um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento do mundo. 

Por isso, muitas vezes ele é chamado de “pai do Vale do Silício”.

O termo Vale do Silício, porém, só foi usado pela primeira vez em 1971, quando o jornalista Don Hoefler nomeou a série de artigos publicados na Eletronic News como “Silicon Valley U.S.A”.

Em resumo, o surgimento do Vale do Silício foi basicamente resultado da união de:  

  • novos conhecimentos tecnológicos;
  • um grupo com engenheiros e cientistas qualificados;
  • um bom financiamento;
  • rede de empresas de capital de risco;
  • a liderança institucional da Universidade de Stanford (pelo menos no início).

Qual a importância do Vale do Silício para o mundo?

É bem provável que hoje você use pelo menos uma tecnologia que foi “importada” do Vale do Silício.

As inovações que saem a todo instante vêm de lá. Vêm dos investimentos feitos pelas empresas da região.

Essa é uma das várias contribuições da região para o mundo: como falamos no tópico anterior, lá continua sendo um dos maiores centro de inovação que existem.

Além disso, o Vale do Silício representa muito economicamente falando. Pensando nas marcas que produzem lá, só os produtos da Apple, por exemplo, rendem múltiplos bilhões de reais todo ano.

Esses produtos e inovações tecnológicas fazem a economia girar. 

Com o crescimento da relevância do Vale do Silício, foi aumentando também o número de convenções, workshops, palestras, congressos e evento na região, que se torna atrativa para um grande número de empreendimentos.

é por isso que muitas startups promissoras acabam migrando para lá. 

Algumas delas, inclusive, se tornaram grandes empresas, como você verá mais adiante neste artigo.

O grande fluxo de informações e negócios permite e facilita o início de parcerias entre desenvolvedores, investidores, aceleradoras e colaboradores.

6 curiosidades sobre o Vale do Silício

Como você deve ter percebido, o Vale do Silício não é um ambiente como outro qualquer. Inclusive, algumas coisas são tão próprias de lá que realmente parecem coisa de outro mundo.

1. Já foi apelidado de “Vale da Morte”

Antes do surgimento da Internet, lá por volta de 1985, o Vale do Silício recebeu o apelido de “Vale da Morte” por causa do pânico gerado pelo pensamento de que o computador substituiria os empregos existentes.

Com o tempo, foi-se acostumando com a ideia de integrar a tecnologia à rotina diária.

E ficou cada vez mais claro que, embora os computadores possam automatizar os serviços, eles ainda exigem que alguém os opere, para que possam ser usados com mais eficiência.

Lendo isso hoje pode parecer até besteira, mas até então, as pessoas realmente se desesperavam com a ideia de que as máquinas substituíssem a interação humana por completo.

2. Forte rede de mentores

No Vale do Silício não tem essa de esconder o ouro. Eles estão ligados que quando a maré sobre todos os barcos sobem junto.

Por isso mesmo, lá existe uma cultura muito forte de suporte às startups e aos novos empreendimentos.

Os mais experientes ajudam e orientam aqueles que estão com seus projetos engatinhando.

Especialmente por lá existem muitos especialistas tanto em gestão, quanto em crescimento, em processos tecnológicos, em estratégias financeiras e etc.

3. “Fórmula do sucesso”

Quando perguntados sobre a tal “fórmula do sucesso”, muitos empreendedores da região afirmam que se fosse para definir uma, seria o espírito de cooperação. 

Muitos fundadores de empresas locais estudaram juntos, por exemplo, o que os torna mais voltados a promover e ajudar uns aos outros, independentemente competição corporativa.

Os empreendedores se ligaram que a colaboração entre eles aumenta suas chances de se tornarem mais bem-sucedidos.

4. Série da HBO 

A HBO produziu uma série chamada “Silicon Valley”, que conta a história de uma empresa de ficção tecnológica, Pied Piper.

O enredo conta com o drama que um engenheiro de software vive para manter sua própria empresa. E conta com é a vida no Vale do Silício de uma forma muito realista e divertida.

Ela é inclusive indicada pelo Bill Gates

5. Moradia alternativa

Como já foi dito aqui, o setor imobiliário é extremamente caro por lá.

E, exatamente por isso, muitos profissionais que até ganham muito bem, como os engenheiros das grandes empresas, acabam optando por moradias alternativas por não dar conta de pagar o aluguel de um lugar comum.

Alguns desses trabalhadores encontraram uma solução criativa e barata: 

Esqueça de arrumar um apartamento e mude para uma van no estacionamento do trabalho.

Já outros decidiram se mudar para um contêiner de transporte, que oferece quatro paredes, um telhado e um piso, prontos para serem construídos.

6. Robôs circulando pela cidade

Se você é daquelas pessoas que, ao pensar no Vale do Silício, já imagina um bocado de robôs perambulando pelas ruas… Saiba que você não está totalmente errado.

Não é estranho, por exemplo, ter sua água entregue no seu quarto de hotel por um robô ao visitar a região. 

Existem também alguns robôs de segurança que usam sensores e câmeras para coletar dados, processar e notificar policiais humanos se houver algum problema.

Sabendo desse tipo de coisa, aquela história do “Vale da Morte” não parece tão distante.

Mas tem muitas pessoas que curtem viver por lá, como você vai ver agora.

Principais empresas situadas no Vale do Silício

Você já sabe que as maiores empresas do mercado, principalmente das áreas de tecnologia, redes sociais, design, e marketing estão todos morando no mesmo lugar: o Vale do Silício.

Algumas nasceram lá mesmo, outras instalaram seus escritórios ou migraram totalmente seus negócios.

Agora, quais gigantes do mercado estão lá?

Dá só uma olhada na lista de algumas das principais empresas bilionárias que estão por lá:

  • Intel
  • Hewlett-Packard (HP)
  • Google
  • Apple
  • Facebook
  • Twitter
  • Netflix
  • Microsoft
  • Dell
  • LinkedIn
  • Samsung
  • Pixar
  • Amazon

Todas essas grandes empresas encontraram no Vale o que não seria possível em outras localidades: a cultura de aceleração do crescimento de negócios, além de parcerias de sucesso.

Vale do Silício Brasileiro: isso existe?

Sim. Existem alguns lugares aqui no Brasil que recebem o apelido de “Vale do Silício Brasileiro” graças ao seu alto potencial de investimento em inovações tecnológicas.

Entre as principais regiões brasileiras que se destacam por isso, estão:

  • Porto Digital, no Recife (PE)
  • San Pedro Valley, em Belo Horizonte (MG) 
  • Vale da Eletrônica ,em Santa Rita do Sapucaí (MG)
  • Parque Tecnológico do Rio, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Tecnopuc, em Porto Alegre (RS)
  • Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP)
  • Sapiens Parque, em Florianópolis (SC)
  • Polo tecnológico de Campinas (SP)

Outro lugar fora dos Estados Unidos que também se destaca quando o assunto é fomentar a geração de novas ideias nesse ramo é o Silicon Wadi, em Israel. 

Essa, no caso, é a segunda maior aglomeração de indústrias de tecnologia de ponta, atrás apenas do Vale do Silício tradicional, da Califórnia.

Inspire-se em histórias de sucesso para se tornar uma

Neste artigo você viu que o Vale do Silício é o berço das maiores empresas de tecnologia do mundo.

E se você quer alavancar os ganhos do seu negócio, para chegarem nos Vale do Silício, confira o texto sobre: Como vender mais? Aprenda as técnicas que funcionam!