Marketing Digital

5 passos simples para transformar um perfil em página do Facebook

A criação de uma página é um passo essencial para abrir seu negócio dentro do Facebook, e alavancar suas vendas. No texto abaixo, explicamos como fazer tudo isso em apenas 5 pequenas etapas.

Hotmart

30/11/2023 | Por Hotmart

Para transformar um perfil em página do Facebook, você deve: 1. Acessar a página de migração e criar sua página; 2. Escolher a categoria da sua página; 3. Selecionar os amigos, seguidores e solicitações pendentes para curtir sua nova página; 4. Selecionar os vídeos, fotos e álbuns e 5. Verificar se está tudo certo.

Se você tem um perfil pessoal no Facebook com fins comerciais, ou seja, para representar um negócio, você começou a fazer marketing nas mídias sociais do jeito errado.

As consequências desse erro é que muito provavelmente a sua empresa não vai deslanchar, você vai ficar empacado, possivelmente não vai vender tanto quanto poderia.

E pior: pode acabar perdendo todo o conteúdo publicado na rede social.

O Facebook pode bloquear a sua conta se você estiver usando um perfil pessoal para representar uma marca ou negócio.

Vamos lá?

Por que transformar seu perfil em uma página do Facebook?

De forma bem simples, o perfil e a página no Facebook têm objetivos diferentes. 

Enquanto o primeiro serve para você se relacionar com familiares e amigos, postar as fotos da sua última viagem, compartilhar memes

A página ou fanpage tem um apelo mais comercial, tanto para aumentar o alcance e reconhecimento de uma marca ou para fazer ofertas e vender um produto.

Ou seja, criar um perfil para o seu negócio é usar a ferramenta de forma inadequada. Além de que vai contra os termos do Facebook e o seu acesso à conta pode ser removido definitivamente, caso você não o converta em página.

Fora isso, existem alguns benefícios para o seu negócio ao transformar o seu perfil em uma fanpage. Veja só:

  • Não há limites de seguidores, enquanto em perfis pessoais tem uma quantidade máxima de amigos que você pode ter;
  • Existem recursos para facilitar o contato com clientes, como os chatbots;
  • São disponibilizados dados demográficos (como idade e localização) e métricas sobre as pessoas que se engajam com suas publicações;
  • Você pode ter mais de um administrador configurado para editar as informações da página;
  • E você pode criar anúncios através do Facebook Ads para atrair e captar novos clientes.

VIDEO: Como anunciar no Facebook em 2023?

O que acontece com o seu perfil depois de transformá-lo em uma página?

Você pode estar na dúvida sobre o que vai acontecer com o seu perfil. Será que vai perder todos os amigos? Para onde vão as publicações?

Por isso, antes de te mostrar como se faz a migração, nós iremos esclarecer essas e outras perguntas.

A primeira coisa é que quando você transforma o seu perfil em uma página, na verdade, o que o Facebook faz é criar uma fanpage baseada na sua conta. As fotos do perfil e da capa são transferidas para os respectivos espaços, assim como o nome. E depois da conversão, você vai ter um perfil e uma página separados.

Além disso, durante a migração, você terá a possibilidade de escolher quais vídeos e fotos quer copiar para a fanpage, porém as curtidas e comentários permanecerão associadas ao perfil.

Caso você tenha uma conta pessoal verificada, o status é transferido para a página e você precisará solicitar novamente a verificação para o perfil, caso deseje.

E o que acontece com os amigos, seguidores e solicitações pendentes?

Segundo o Facebook, essas pessoas serão notificadas de que você criou uma nova página.

Mas, além disso, é possível escolher amigos, seguidores e solicitações pendentes para curtirem automaticamente a sua fanpage.

Tem apenas um detalhe: os seguidores são removidos do seu perfil. Porém os amigos e solicitações pendentes ainda permanecerão lá.

Recomendações para transformar o perfil em página do Facebook de forma bem-sucedida

O primeiro passo para a conversão do seu perfil em página ser um sucesso é estar com tudo preparado antes de começar. Pois apesar de ser um procedimento simples e fácil, às vezes o Facebook dá erros e bugs e você pode acabar perdendo informações importantes.

E como você evita esse tipo de problema?

Tem três coisas que você deve fazer:

  1. Separar um tempo para selecionar todas as imagens e vídeos que você quer copiar para a página, pois a ferramenta que faz isso só fica disponível por duas semanas depois que você inicia a migração;
  2. Se o seu perfil administra outras páginas, o mais seguro e recomendado a fazer é colocar outros administradores e remover a sua conta dessa posição, pois há relatos de usuários que tiveram problemas com isso;
  3. Faça backup das informações do seu perfil.

Para salvar todos os dados da sua conta, é só você entrar nas Configurações, acessar o menu Suas informações no Facebook e ir em Baixe suas informações para fazer uma cópia de todas as publicações, fotos, vídeos e outros itens do seu perfil.

Passo a passo de como transformar um perfil em página

Para ajudar os empreendedores que, por não conhecerem os termos do Facebook, criaram um perfil para seu negócio ou marca ao invés de fazer uma página, a rede social desenvolveu uma página dentro do aplicativo rápida e simples para fazer a transformação.

Dessa forma, a plataforma evita um problema maior que é a dificuldade de transferir o conteúdo de uma conta para outra e não precisa bloquear os usuários que cometeram essa violação sem querer.

Nas próximas linhas, vamos te mostrar o exato passo a passo de como transformar seu perfil em página usando a ferramenta do Facebook. 

1. Acesse a página de migração e crie sua página 

Acesse a página de migração, que é a página que vai te auxiliar com essa transformação.

Quando ela abrir, você será direcionado para o processo de migração, a partir do botão começar. Nesse momento você irá escolher todos os elementos que serão migrados ou não

2. Escolha a categoria da sua página

O Facebook permite que você selecione até 3 categorias para identificar o tipo de negócio que você tem e qual o nicho dele.

3. Selecione os amigos, seguidores e solicitações pendentes para curtir sua nova página

Por padrão todos os seus amigos, seguidores e solicitações pendentes já vem marcados para curtirem automaticamente a sua nova página.

Mas, se você preferir, o Facebook te dá a opção de selecionar apenas pessoas específicas.

4. Selecione os vídeos, fotos e álbuns

O próximo passo é escolher quais são os vídeos, fotos e álbuns que você quer copiar do perfil para a fanpage.

Vale lembrar que as curtidas e comentários permanecerão vinculados à sua conta pessoal.

5. Verifique se está tudo certo

Antes de finalizar a criação da nova página, o Facebook abre uma tela para você verificar se todas as configurações dos passos anteriores estão corretas.

Caso precise alterar alguma coisa, basta clicar no item que você quer editar no menu lateral ou no ícone do lápis.

Mas se estiver tudo certo é só clicar em Criar Página

A partir disso, o Facebook vai gerar automaticamente a sua página e em questão de pouco tempo todo o conteúdo que você selecionou para copiar aparecerá lá.

O que fazer após criar sua página do Facebook

Agora que você já tem uma página para o seu negócio, nós iremos te dar mais duas dicas essenciais.

A primeira é conferir esses artigos do blog da Hotmart, que nós separamos para você ver como aproveitar ao máximo as vantagens de ter uma fanpage e utilizar o Facebook para vender. Olha só:

E a segunda dica é: não mantenha contato com os seus potenciais clientes apenas através do Facebook.

É, claro, que essa rede social é uma ótima ferramenta de comunicação, o problema é que como empresa ela tem seus próprios interesses e de uma hora para outra pode mudar o jogo, como aconteceu quando houve a atualização do algoritmo que praticamente acabou com a distribuição orgânica das publicações.

Por isso é importante ter um outro canal de contato, preferencialmente o e-mail, pois a sua lista de e-mails é sua e nenhuma rede social ou plataforma pode tirá-la de você.

E como é que você consegue o contato dos seus potenciais clientes?

Com uma landing page totalmente otimizada para conversão.

A landing page é um lugar onde você pode oferecer uma recompensa gratuita, como um e-book ou o acesso a um webinário, e em troca você pede o e-mail dos seus potenciais clientes.

Como você vai estar oferecendo um conteúdo de valor, fica mais fácil conquistar o contato do seu público.

VÍDEO: Como criar uma LANDING PAGE que vende muito? Passos para criar sua página de vendas!

Profissionalize o seu conteúdo online!

Neste artigo, você viu que ter um perfil pessoal para representar um negócio pode trazer problemas para você.

Isso porque além de não ser a forma mais adequada de divulgar uma marca na rede social, também vai contra os termos do Facebook e ele pode bloquear a sua conta e você perder todo o conteúdo já publicado por causa disso.

Por isso nós te mostramos aqui a forma mais eficiente de transformar um perfil em uma página.

Mas antes de ver o passo a passo exato, nós te explicamos o que acontece com a sua conta depois da migração. E recomendações para que você passe por todo esse processo sem problemas.

Por último, você viu o que deve fazer depois de criar a sua página no Facebook.

E se você já usa as redes sociais para produzir conteúdo e alavancar o seu negócio, que tal se posicionar como creator oficialmente? Saiba mais sobre a função de criador de conteúdo aqui!