Tipos de post no Instagram

Afiliado

8 tipos de post incríveis para aumentar o seu engajamento no Instagram

A Equipe da Rock Content dá as caras mais uma vez em nosso blog, agora ensinando sobre os tipos

Guest

09/06/2017 | Por Guest

O que veremos nesse post:

Postar uma foto, escolher um filtro, talvez algumas hashtags e compartilhar com o mundo. Parece simples, não é?

Essa é a premissa básica do Instagram, uma rede social que até agora já conta com 500 milhões de pessoas no mundo todo usando o app todos os dias.

Mas para quem deseja mesmo fazer sucesso nessa rede, o segredo é conquistar seguidores e engajar essas pessoas a cada dia com postagens interessantes.

A boa notícia é que há muitas formas de aumentar o engajamento dos seguidores no Instagram da sua empresa, incluindo os tipos de post que você pode publicar.

Ficou curioso para saber quais são eles? Então fique atento as nossas dicas práticas que vão te ajudar a se tornar um verdadeiro expert para fazer marketing digital no Instagram!

Quais as melhores formas de aumentar o engajamento no Instagram?

Seja qual for o tipo de post que você for usar, é muito importante que siga algumas boas práticas que ajudarão a aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram.

Separamos 4 ações que você pode tomar para garantir que os seus seguidores continuem se envolvendo com os posts e recomendem o perfil a outros. Veja quais são:

Investir na qualidade

O Instagram é uma rede social altamente visual, já que o seu conteúdo é baseado em fotos ou vídeos curtos.

O que diferencia dos tipos de postagens das suas outras redes sociais. É importante se adaptar as individualidades de cada uma delas, os seus post no Instagram não podem ser os mesmos que os da Fanpage no Facebook.

Então, é certo dizer que não tem como manter os seguidores engajados sem publicações de qualidade.

Por conta disso, capriche nas fotos e vídeos, pense nos ângulos, na iluminação, na captação de som (se for um vídeo), etc.

Pensar até em pequenos detalhes vai manter um alto padrão de qualidade e fazer com que as pessoas admirem as suas postagens.

Encontre a sua própria voz

Cada pessoa ou marca tem uma voz nas redes sociais, ou seja, uma maneira de conversar na internet. Encontre a sua e siga com ela, não adianta tentar parecer algo que não é.

Quem não se preocupa em ter uma voz própria dá a impressão de estar sempre se esforçando demais ou até copiando outros, e isso não atrai o interesse de ninguém.

A ideia é entender quem é a persona que você quer conquistar e qual a mensagem que tem a passar. Com base nisso, será mais fácil definir a sua voz.

Defina um calendário de postagens

Organização é tudo quando se fala em manter um perfil de sucesso em qualquer rede social, e com o Instagram não poderia ser diferente.

Manter um calendário de postagens, até mesmo agendando algumas de forma adiantada  —  existem ferramentas ótimas para isso  —  é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Além de manter o conteúdo em dia, isso o ajuda a definir uma frequência e mostrar aos seguidores que o seu perfil estará sempre atualizado.

Mantenha o mesmo padrão em todos os posts

Quer você poste uma foto, um gráfico ou um vídeo, há maneiras de manter o mesmo padrão nas postagens.

Isso faz com que o público reconheça facilmente uma postagem sua e responda mais rapidamente a ela.

Além disso, manter o padrão também reforça a qualidade do seu perfil, e é um bom recurso de branding.

Usar sempre as mesmas fontes para os textos, não variar demais os filtros e as paletas de cores e colocar o seu logotipo no post sempre que possível são algumas práticas que ajudam nessa tarefa.

8 tipos de post que fazem sucesso no Instagram

O Instagram tem um formato bem simples, como falamos. Mas, isso não quer dizer nem por um segundo que a rede social seja limitada.

Para provar isso, vamos te mostrar nada menos que 8 tipos de posts que você pode usar para fazer sucesso no Instagram.

Só lembrando que não é preciso escolher apenas um tipo para usar sempre. Aliás, nós recomendamos que você faça testes para descobrir o que funciona melhor e diversifique as postagens.

Se fizer isso os seguidores terão conteúdo mais rico para consumir, o que também vai ajudar no engajamento. Veja só:

Check-ins

Adicionar uma localização é sempre um acontecimento em postagens sociais, e o Instagram também oferece esse recurso.

Ao fazer um post determinando o local, os seguidores sentem que você é uma pessoa dinâmica, que se movimenta e aproveita bem o tempo.

Por isso, esse tipo de post costuma ser bem recebido e gera um bom engajamento.

Visão de bastidores

Que tal postar aquela foto do produto sendo finalizado ou dando uma noção de como o seu trabalho é feito?

Isso gera engajamento porque as pessoas amam ter acesso exclusivo, e uma visão de bastidores normalmente não é dada a qualquer um.

Essa sensação de pertencimento é um motivador poderoso, então vale a pena oferecer um pequeno vislumbre do que você faz.

Vídeos

Vídeos são tão bons para o engajamento que estão sendo cada vez mais usados em diversas estratégias de marketing, seja no Facebook, blogs, lives, webnars etc.

Como deixar de fora esse recurso, que dá até a opção de fazer transmissões ao vivo? Use a criatividade, o céu é o limite para o que você fazer com os vídeos no Instagram.

Posts gráficos

Quem não acha legal aqueles posts com trabalho gráfico legal, fontes e cores bem escolhidas, uma frase atraente e uma mensagem positiva?

Esse tipo de post mostra tanto preocupação com o conteúdo quanto bom gosto, e é esse tipo de perfil que as pessoas querem seguir.

Fotos inspiradoras

Fotos inspiradoras também têm a capacidade de gerar engajamento, porque as pessoas se sentem motivadas a agir em busca de seus objetivos ou superar suas limitações.

Seja bela paisagem natural ou a foto de um momento marcante na história, vale a pena buscar esse tipo de material, e claro, reforçá-lo com uma mensagem positiva e motivadora.

Narrativas

Poucas coisas prendem tanto a atenção quanto uma história bem contada. Por isso, você não precisa deixar que apenas as imagens falem, pode usar também o espaço dos textos para contar histórias curtas.

Por usar todos os recursos disponíveis, poderá aumentar o significado da publicação e atrair comentários de pessoas interessadas.

Posts nostálgicos

Já reparou como a nostalgia tem um efeito poderoso sobre nós? Estamos sempre nos lembrando de momentos do passado com carinho e saudades.

Então, que tal aproveitar esse sentimento e postar sobre assuntos que despertem nostalgia nos seus seguidores?

Você provavelmente vai receber uma “chuva” de comentários e poderá estabelecer uma relação mais próxima com o público.

Assuntos do momento

Usar assuntos do momento para emplacar uma postagem e divulgar uma marca não é uma prática nova nas rede sociais, e por isso mesmo vale a pena usar no Instagram também!

Se um assunto está “bombando”, publique algo sobre ele e use uma hashtag para ajudar a impulsionar o post.

Só não esqueça de ver se o assunto é polêmico ou potencialmente perigoso antes de postar algo bem humorado, por exemplo, pois isso poderia causar dor de cabeça desnecessária.

4 perfis que vale a pena seguir no Instagram

Agora que você já sabe tudo que precisa fazer para ter um perfil campeão no Instagram, nada melhor do que analisar alguns exemplos práticos de tudo que falamos aqui, não acha?

Para fazer isso, nós escolhemos alguns perfis, tanto de pessoas quanto de marcas, que vale a pena imitar e que já provaram como é que se faz no que diz respeito a engajar os seguidores:

Men’s Health

A revista Men’s Health, com seus mais de 800 mil seguidores, abusa dos vídeos curtos para cativar o público sedento por treinos intensos e alimentação equilibrada.

A maioria dos vídeos traz tutoriais e circuitos de treinos para os mais diversos objetivos.

E ainda dá pra ver alguma variação, com vídeos de receitas saudáveis, imagens e frases inspiradoras e até ocasionais promoções entre os seguidores.

Jamie Oliver

Como se já não bastasse ser um chef conhecido no mundo todo, Jamie Oliver usa muito bem o Instagram para reforçar a sua marca pessoal.

Ele usa principalmente vídeos, sempre muito dinâmicos e interessantes, para encher os olhos e dar água na boca de qualquer seguidor.

Para variar um pouco, ele posta algumas fotos lindas de pratos bem preparados, cheios de cor e vida. Vale a pena seguir e imitar!

Nubank

O Nubank é uma empresa relativamente nova no Brasil, mas em pouco tempo já alcançou o status de queridinha dos clientes, inclusive nas redes sociais.

A cultura jovem e inovadora da empresa são traduzidos em cada post e prova que mesmo em um ramo sério, como o de serviços financeiros, é possível descomplicar.

O mais interessante é o padrão mantido nas postagens: fotos de alta qualidade, tiradas de ângulos criativos, sempre mantendo o tom de roxo (cor da marca).

CCXP

A Comic Con Experience, ou apenas CCXP, é um evento de cultura pop anual que acontece em São Paulo, mas quem vê o perfil no Instagram pensa que dura o ano todo!

A marca faz um ótimo trabalho de manter os seguidores engajados por postar material das edições passadas e criar expectativa com anúncios do que virá pela frente.

Não é à toa que o evento continua crescendo em popularidade e número de pessoas a cada edição.

Como vimos, a chave para se dar bem com o Instagram é entender a proposta da rede social e agir de forma leve, despertar reações positivas, diversificar nos posts e investir na qualidade e frequência do conteúdo. Aí sim seu perfil vai ser um sucesso!

Além de engajar os seguidores e fortalecer a sua marca, sabia que você também pode lucrar com o Instagram? Veja como vender usando a rede social!

Esse post provavelmente mostrou a importância das peças visuais em campanhas de Inbound aprenda como criar infográficos incríveis para usar nas suas estratégias!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.