tipos de marketing

Marketing Digital

Tipos de Marketing: conheça os 21 principais tipos e suas estratégias

Inbound, outbound, mobile, de relacionamento, B2B... São muitos os tipos de marketing. Conheça aqui 21 deles e como combinar estratégias em seu plano!

Hotmart

02/05/2023 | Por Hotmart

Quais os tipos de marketing que mais combinam com os objetivos do seu negócio?

Essa até pode parecer uma pergunta despretensiosa, mas a resposta tem ligação direta com o sucesso da sua estratégia. Isso porque para todo objetivo determinado, existe um direcionamento ideal para dar às sua campanhas.

E isso acontece porque, cada vez mais, a segmentação das ações é o que oferece os melhores resultados.

Dessa forma, não adianta simplesmente aplicar um dos tipos de marketing aleatoriamente, sem considerar as peculiaridades do seu mercado, do seu público, da sua marca ou solução.

Quanto mais pensamos sobre todos os diferentes tipos de marketing, mais percebemos que existem tantas maneiras diferentes de promover algo.

É fato que o marketing tradicional existe há muito tempo, mas com a Internet desempenhando um papel tão importante no sucesso de qualquer empresa, surgem mais e mais maneiras de ser visto e notado. O marketing não é mais o mesmo de anos atrás e ele continua se movimentando, dando origem a novas abordagens.

Para descobrir qual é a ideal para o seu negócio, elaboramos este artigo que é um verdadeiro guia sobre os tipos de marketing.

A partir de agora, você vai conhecer detalhes sobre 21 deles.

Boa leitura!

21 tipos de mrketing

 

Banner versão desktop

1. Marketing Direto

O principal objetivo do marketing direto, como o próprio nome sugere, é enviar uma mensagem diretamente aos consumidores, sem a necessidade de usar nenhum canal intermediário.

Exemplos de marketing direto incluem e-mail marketing, telemarketing e venda direta.

O marketing direto é o escolhido, muitas vezes, porque os resultados podem ser facilmente medidos, dando à sua equipe uma melhor compreensão a respeito do desempenho das campanhas.

2. Marketing Indireto

Quando a abordagem é sutil, até mesmo subliminar e fora do contexto publicitário, aí está uma estratégia de marketing indireto.

É uma forma menos invasiva de atingir o consumidor, o que costuma gerar uma maior aceitação por parte do público, embora com retorno no longo prazo.

Não há mensagens diretas para conduzir a uma ação, mas um trabalho que objetiva manter uma marca viva na mente do cliente para que ele, quando chegar a hora, a escolha para suprir uma necessidade de consumo.

3. Marketing Social

Ao contrário da maioria dos tipos de marketing, o marketing social está voltado para o comportamento humano e tenta “vender” uma ideia, ao invés de um bem material.

O objetivo é promover ideias que incentivem comportamentos positivos, como cuidar do meio ambiente ou usar cintos de segurança, por exemplo.

Ou ainda desencorajar comportamentos negativos, como o excesso de velocidade ou o fumo em áreas públicas.

Dessa forma, o marketing social foca no bem-estar da sociedade como um todo e não apenas nas receitas da empresa.

VÍDEO: Como fazer um plano de marketing? | Hotmart Tips

4. Marketing de relacionamento

Engana-se quem pensa que, após vender um produto, você não precisa mais do cliente.

Estratégias de pós-vendas são tão importantes quanto àquelas que a antecedem.

Por isso, o marketing de relacionamento foca em manter o vínculo com um cliente mesmo após a venda para manter esse consumidor leal. Ou seja, suas estratégias visam à retenção e satisfação do cliente.

Enviar cartões em datas comemorativas, e-mails de follow-up, entre outras ações do tipo. são maneiras de se aproximar e criar confiança com o público.

5. Endomarketing

Em poucas palavras, endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o ambiente organizacional interno, ou seja, os colaboradores são tratados como “clientes internos”.

O objetivo é alinhar todos os aspectos de uma empresa para garantir um ambiente de trabalho saudável. Como consequência, fazer com que os próprios colaboradores acreditem na missão e nos valores da empresa.

Para isso, busca aproximar todos os níveis hierárquicos dentro da empresa e mostrar que cada um tem seu valor no funcionamento do negócio como um todo.

Além disso, a satisfação do cliente depende intrinsecamente do atendimento e desempenho dos colaboradores.

6. Marketing de Nicho

O marketing de nicho é um tipo de marketing direcionado com o objetivo de atender à demanda de uma parte específica do mercado que tem alto potencial, mas ainda não está sendo explorada no momento – confira aqui algumas ideias de nichos de mercado inexplorados no Brasil.

Ou seja, ele se concentra em um nicho de mercado que foi identificado com a necessidade de atenção, ao invés de tentar competir em um mercado maior.

Isso se torna bastante benéfico para o negócio, visto que suas estratégias focam em locais e plataformas de mídia estrategicamente selecionados, com altas concentrações de clientes em potencial e menor competitividade.

Para ser bem-sucedido nesse tipo de marketing, é preciso:

  • Conhecer profundamente os objetivos e as necessidades do seu nicho
  • Produzir conteúdo de qualidade que o ajudará a solucionar seus problemas
  • Escolher as plataformas certas para divulgar esse conteúdo
  • Fazer parcerias estratégicas com influenciadores do nicho.

7. Marketing de Fidelização

Esse tipo de marketing se concentra no crescimento e retenção de clientes existentes por meio de programas de fidelidade e incentivos, como descontos, brindes, acesso exclusivo a algum conteúdo, entre outras promoções e bonificações.

O objetivo é estimular os clientes a fazerem compras repetidas vezes com a mesma empresa.

Nesse caso, há espécies de recompensas aos clientes por usarem continuamente o produto ou serviço.

8. Outbound Marketing

Basicamente, o outbound marketing é o marketing tradicional com o qual estamos acostumados – é o famoso marketing de interrupção.

Ou seja, as estratégias e ações de marketing para apresentar um produto ou serviço a alguém, muitas vezes, acabam alcançando uma grande parcela de pessoas que talvez não esteja procurando por aquela solução naquele momento.

Alguns exemplos são cold o calling (“chamadas frias”), envio de boletins informativos, cartazes, outdoors e banners em diferentes sites.

Também os comerciais em rádio e televisão fazem parte da estratégia.

Esse tipo de marketing é bastante utilizado para resultados a curto prazo.

9. Inbound Marketing

Ao contrário do outbound, o inbound marketing, também conhecido como marketing de permissão, se concentra em ter sua empresa encontrada pelos clientes, ao invés de contatá-los diretamente.

Vale lembrar que o processo de inbound começa com o desejo ou necessidade de comprar um produto e, então, faz uma busca para encontrar a solução ideal.

Nesse contexto, as técnicas de SEO são uma das principais estratégias desse tipo de marketing.

Quando os clientes pesquisam por um produto em um mecanismo de busca, como o Google, são elas que ajudam seu site a aparecer na primeira página, aumentando suas chances de despertar o interesse no consumidor.

10. Marketing de Conteúdo

Ao produzir conteúdo relevante sobre tópicos relacionados ao seu negócio, é mais provável que os clientes em potencial encontrem seu website ao usar os mecanismos de buscas e essa é uma das principais premissas do marketing de conteúdo.

Além de demonstrar experiência e autoridade no assunto, você também pode compartilhar o conteúdo nas mídias sociais para atrair novos clientes e aumentar conhecimento da sua marca.

Lembre que ele não deve ser um argumento direto para o seu produto.

Pelo contrário: deve educar e fornecer valor para os clientes em potencial, para que eles se familiarizem com a sua empresa.

Dentre os principais formatos, temos:

VÍDEO: MARKETING DE CONTEÚDO: aumente o tráfego do seu site – Hotmart Tips #36

11. Marketing Promocional

O foco do marketing promocional é motivar um consumidor a tomar uma decisão e, efetivamente, comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Entre as principais estratégias aplicadas, podemos citar a realização de sorteios, concursos para ganhar um prêmio, a oferta de cupons de desconto e a exibição de amostras do produto para que as pessoas possam experimentá-lo antes de comprar.

12. Marketing de Guerrilha

marketing de guerrilha é conhecido pela maneira como as suas ações surpreendem os consumidores e deixam uma impressão duradoura em suas mentes.

Geralmente, ele é aplicado em conjunto com outros tipos de marketing, mas, principalmente, envolve abordagens incomuns do marketing tradicional para chamar a atenção do público.

O objetivo é tirar o máximo proveito de algo pequeno e criar uma imagem de marca forte e duradoura.

Por isso, na maioria dos casos, o marketing de guerrilha requer a interação com o público, faz uso do mobiliário urbano em suas peças e conta com a ajuda das redes sociais para viralizar essas ações.

13. Marketing de Proximidade

Vamos supor que você fez uma pesquisa no Google procurando por um determinado modelo de notebook. Já notou como aparecem alguns anúncios das lojas mais próximas a você que vendem aquele equipamento específico?

É disso que se trata o marketing de proximidade.

Ele usa tecnologia de geolocalização do smartphone para enviar mensagens de marketing a usuários desses dispositivos que estão próximos a uma empresa.

Ao aproveitar o poder da tecnologia wi-fi e bluetooth, os profissionais de marketing conseguem atrair e se conectar com consumidores que talvez ainda nem conheciam a empresa.

14. Mobile marketing

Podemos dizer que o mobile marketing, ou marketing móvel, é uma extensão do marketing digital e faz parte dos mais novos grupos de atividades de marketing.

As empresas vêm experimentando várias maneiras de alcançar os consumidores por meio de seus smartphones, especialmente com a ascensão do iPhone como desejo de consumo.

Antes de tudo, é preciso investir em um design totalmente responsivo para melhorar a experiência do usuário e possível cliente.

A partir daí, algumas maneiras de comercializar um produto ou serviço através do smartphone podem incluir marketing baseado na localização, marketing por SMS, marketing em jogos e aplicativos e banners em diferentes páginas da web.

15. Marketing de Performance

O marketing de performance tem tudo a ver com o desempenho das campanhas.

Dito isso, suas estratégias envolvem a análise de métricasKPIs e dados quantitativos para mensurar os resultados e identificar o sucesso das ações e pontos que necessitam de ajustes.

A forma como os resultados são medidos e pagos pode variar.

Por exemplo, o custo de um anúncio pode se basear na frequência com que ele é exibido em uma página da web, em quantas vezes é clicado, em quantas oportunidades ele realmente gera um lead ou resulta em uma venda.

Porém, o carro-chefe é o indicador de Retorno sobre o Investimento (ROI).

16. E-mail Marketing

O e-mail é um dos canais de comunicação mais populares de marketing. Assim, o e-mail marketing significa, simplesmente, usar ferramentas de e-mail para entregar mensagens publicitárias para uma base de contatos.

É extremamente flexível.

Os anúncios podem ser bem simples ou bem chamativos. Isso dependerá da empresa e da solução que ela oferece.

Alguns anúncios envolvem apenas texto, enquanto outros incluem imagens, vídeos e longas listas de links.

O importante é que o conteúdo esteja otimizado para dispositivos móveis e altamente personalizado.

Essa personalização humaniza o e-mail e serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

VÍDEO: Como fazer email marketing? | Q&A Hotmart

17. Vídeo Marketing

Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine quanto valeria um vídeo?

Para você ter uma noção, segundo a pesquisa State of Video Marketing 2017, 99% das empresas que já utilizam o vídeo marketing pretendem continuar com a estratégia em 2018.

O vídeo marketing busca integrar conteúdo em vídeo de forma envolvente em suas campanhas.

Pode – e deve – ser usado em várias situações, desde construir o relacionamento com o cliente até promover a sua marca, seus serviços ou seus produtos.

Além disso, o marketing de vídeo também pode servir como um meio para apresentar instruções (tutoriais), promover depoimentos de clientes, transmitir eventos ao vivo e fornecer conteúdo viral.

18. Marketing Multinível

O marketing multinível é uma forma de vendas diretas que envolve uma cadeia de conexões pelas quais a empresa recruta e vende seus produtos – talvez você o conheça por marketing de rede.

Isso porque os vendedores ganham comissões pelos produtos que vendem, mas também recebem pelas vendas feitas pela rede que vai se formando.

19. Marketing de Afiliados

O marketing de Afiliados funciona como uma espécie de parceria com pessoas ou outras empresas.

Basicamente, consiste em encontrar sites e blogs que seus clientes acessam com frequência e comissioná-los para oferecer seus produtos nesses locais.

Parcerias com influenciadores do seu segmento também são uma boa prática.

O método envolve quatro elementos principais:

  1. A empresa que está produzindo e vendendo o produto
  2. A rede de contatos que é usada para promover o link de Afiliado
  3. O Afiliado que tem o site com o anúncio
  4. E o cliente fazendo a compra.

Os links de Afiliados são encontrados em todos os tipos de páginas na web e são usados para direcionar tráfego para sites externos.

Dessa forma, seus produtos alcançam um público maior e o site recebe uma porcentagem das vendas concretizadas a partir dele.

20. Marketing B2B

marketing B2B (“Business to Business”) envolve qualquer tipo de negócio, seja uma organização, indivíduo, governo ou outra instituição que comercialize seus produtos ou serviços para outras empresas.

Como o marketing B2B apresenta um processo de vendas mais complexo e consultivo, as empresas precisam estabelecer um relacionamento mais pessoal para que o negócio flua.

Se sua empresa estiver inserida nesse modelo de negócio, seus esforços de marketing provavelmente serão mais diretos.

Além disso, vale contar com estratégias de branding, de customer success, de marketing de relacionamento, marketing pessoal, marketing de fidelização, entre outros.

21. Marketing B2C

As campanhas de marketing B2C são voltadas para o consumidor final e tentam alcançar uma categoria de pessoas que provavelmente está disposta a comprar o seu produto ou serviço.

Ao contrário do marketing B2B, que se concentra em empresas específicas, os esforços e estratégias de marketing aqui devem ser mais amplos.

O marketing B2C pode envolver diferentes técnicas de marketing, como marketing de porta em porta, marketing de promoção e as mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal.

Por ser mais barato, o marketing B2C na internet está se tornando cada vez mais presente e necessário para alcançar os consumidores.

Mãos na massa: use os diferentes tipos de marketing a seu favor

Dentre os inúmeros tipos de marketing, pode ser difícil escolher apenas um para elaborar a sua estratégia, mas não se preocupe com isso.

Afinal, como vimos, um plano de marketing de sucesso, muitas vezes, combina diferentes tipos de abordagens. Essa talvez seja a maior vantagem em ter contato com variados tipos de marketing.

Isso porque o sucesso de suas ações dependem de uma série de fatores, que vão além das qualidades e diferenciais daquilo que oferece, e passam pelo público-alvo, segmento de mercado, entre outros.

O importante é que você esteja sempre aberto a novas oportunidades e vá testando diferentes métodos até encontrar aquele que funciona melhor para sua empresa.

Aproveite e confira esse Guia completo para criar seu plano de marketing!