landing page de alta conversão

Marketing Digital

7 passos para criar uma landing page de alta conversão

Saiba o que colocar em suas páginas e aprenda o que realmente funciona para ter uma landing page de alta conversão.

Letícia Ronche

30/01/2024 | Por Letícia Ronche

Uma landing page de alta conversão é essencial para direcionar tráfego e converter visitantes em clientes. Elementos como o design limpo e atrativo, copy persuasivo, call-to-actions claros e testes contínuos para otimização são pontos importantes.

Landing page é a página para onde você direciona o seu tráfego.

Como parte de sua estratégia, você pode ter várias páginas de destino: para captura de leads, para conversão, para listas de espera e assim por diante. Essas páginas são essenciais para o sucesso dos esforços de marketing.

O que tem que ficar claro é que toda landing page deve ter um objetivo específico e uma landing page de alta conversão é aquela que alcança resultados satisfatórios de acordo com o objetivo da página.

E a verdade é que uma landing page de alta conversão é um determinador de sucesso no marketing digital e todos almejam páginas que realmente funcionam.

A grande questão é que a criação da LP tende a ser classificada como mais uma tarefa do dia, seguindo um básico, nem sempre tão bem executado, e aí fica bem difícil conseguir alcançar os objetivos.

Por isso, nesse texto, trouxemos 7 passos para você fazer landing pages que funcionam, levando em consideração as características do seu negócio!

O que é landing page?

Landing page, em português, seria “página de aterrissagem”. É o local online para onde você direciona o seu público.

Essas páginas são construídas para diferentes finalidades, mas principalmente para atrair e captar leads e fazer vendas.

Uma característica importante é que uma landing page, diferentemente de um site que te oferece vários caminhos, tem apenas uma saída, de acordo com o objetivo dela – o que chamamos de CTA, ou chamada para ação.

Quem trabalha com vendas digitais, portanto, deve sempre saber como, quando e de que forma trabalhar uma landing page na estratégia. Além disso, é importante saber quais são os elementos fundamentais e aqueles que fazem toda a diferença para os resultados do negócio.

Tipos de landing page

Existem diferentes tipos de landing pages, que são determinados pelos objetivos que elas têm em mente ao serem criadas.

“Toda landing page tem um objetivo de venda ou de conversão bem específico, diferente de outros tipos de páginas, como o seu site ou o seu blog”, explica Carlúcio Vieira, especialista de marketing na Hotmart.

Há dois tipos principais de páginas no marketing digital, que são as páginas de captura de leads e as páginas de conversão.

Lead é alguém que tem interesse no seu produto e sabemos disso porque ele já interagiu com algum conteúdo seu ou preencheu um formulário em uma página de captura.

Essa página de captura, no geral, oferece algum material gratuito ao usuário, como um ebook, planilha ou acesso a um webinar, ou é uma lista de espera para a compra do seu infoproduto no próximo lançamento, caso o período de vendas já tenha se encerrado.

O outro tipo é o de conversão. A página em que a pessoa de fato compra o seu produto. E é desse tipo que vamos falar aqui.

Claro que algumas dicas valem para captura de leads também, mas o foco desse guia vai ser gerar mais vendas para o seu negócio online, ok?

VÍDEO: Como criar uma LANDING PAGE que vende muito? Passos para criar sua página de vendas!

Qual a importância de uma landing page?

Como você já viu, a landing page é um recurso fundamental para diferentes objetivos em uma estratégia de marketing digital.

Mas separamos aqui mais alguns fatores que reforçam a importância de ter essa página:

  1. Entender melhor o seu lead: com as páginas, você consegue identificar pessoas que interagem mais com a sua marca e que estão mais preparadas para comprar.
  2. Possibilidade de segmentar a sua audiência: caso queira, é possível trabalhar páginas diferentes para audiência e objetivos diferentes.
  3. Melhora da sua autoridade: uma página bem feita é capaz de melhorar o valor percebido do seu produto e, consequentemente, a sua autoridade.
  4. Mais um ponto de contato: quando bem trabalhadas, as landing pages te ajudam na nutrição da audiência e oferecem mais chances de conversão.

Como criar uma landing page?

Por mais técnico que pareça, criar uma landing page pode ser bem fácil, principalmente usando as ferramentas corretas.

Aqui, separamos 5 dicas para você:

1. Saiba qual é o seu objetivo

A criação de uma página não deve ser só mais um check nas suas atividades. É preciso que ela tenha uma função e que você saiba o resultado que espera dela.

Então, antes de tudo, pense nisso!

De repente, uma landing page pode nem ser a melhor solução.

Ao definir o objetivo, você tem mais clareza sobre como criá-la, qual será o título, o argumento principal, quais imagens vai usar e o melhor CTA.

2. Conte com uma ferramenta

Não é preciso entender de código e design, principalmente se você está começando.

Hoje, existem diferentes opções de criador de páginas que podem te ajudar com tudo que precisar, desde a estrutura até a publicação e mensuração dos resultados.

Um exemplo é o Hotmart Pages. Com ele, você tem acesso a uma solução de inteligência artificial que te ajuda a criar a página a partir de três perguntas, e aos templates testados e usados pelos maiores nomes do mercado digital.

3. Trabalhe uma headline impactante

Uma landing page de alta conversão deve ser um lugar prático, rápido e intuitivo para o usuário. Não é uma página para se ficar navegando. A ideia é o potencial cliente entrar e já realizar a ação definida no objetivo.

Para otimizar, todo o design e copy da página devem ter esse foco, sempre prezando pela clareza e boa usabilidade.

Portanto, dedique tempo a sua headline. Pense em uma frase direta e objetiva para que o usuário saiba o que fazer assim que chegar na página e que também seja relevante para sua audiência.

O restante do conteúdo deve prezar por um copywriting persuasivo, pois essa única página deve rebater as principais objeções de vendas e convencer o usuário a converter ali, naquele momento.

4. Seja consistente

Às vezes, na ânsia de criar uma página de alta conversão, com muito impacto e que chame a atenção, podemos recorrer a recursos que fogem da comunicação habitual.

Por isso, consistência é a chave!

Alguém que te acompanha nas redes sociais, ou vê seus vídeos no YouTube, tem que ser capaz de identificar que aquela página é sua.

Isso vai impactar o tom de voz usado nos textos, o estilo da fonte, as cores e as fotos.

É possível ousar dentro da comunicação que você já estabeleceu com o seu público.

5. Faça a sua página com design responsivo

Por fim, um detalhe que pode passar despercebido é garantir que o usuário vai poder navegar pela página e converter independentemente se ele está usando um smartphone ou computador.

No geral, trabalhamos usando um desktop e a tendência é priorizar este formato, mas hoje a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no celular.

Portanto, você deve garantir que a landing page funcione bem no mobile!

7 dicas para construir uma landing page de alta conversão

Então vamos aprender como criar uma landing page de alta conversão para você ter mais sucesso em seus lançamentos e vendas no perpétuo?

Aqui, a cada dica, é preciso que você foque na sua audiência. Então, se você não tem dados do seu público ou uma buyer persona detalhada, comece por aí. 

1. Conecte-se com seu usuário desde o início

Um aspecto crucial da sua página de destino é captar a atenção do usuário. Lembre-se de que cada segundo do tempo do seu público é valioso e, com a abundância de distrações no mundo on-line, isso se torna ainda mais importante.

“Essa parte será vista por 100 % das pessoas que visitarem a sua página. Caso você não seja claro quanto à oferta, o benefício que você entrega na vida daquela pessoa, ou não desperte o interesse do seu usuário, as chances de abandonar a página são altas”, ensinou o especialista.

Por isso, foque em ter um título chamativo, um parágrafo curto que explique a sua oferta e uma imagem ou vídeo que gere conexão com a sua audiência.

Lembre-se que tudo conta e que o nosso cérebro tende a desconfiar de coisas que não são tão fáceis de entender. O que inclui facilidade de leitura. Portanto, escolha cores que gerem um contraste agradável, uma fonte mais simples e em tamanho adequado.

É importante que nessa primeira seção você já tenha um botão de chamada para ação (CTA). A ideia é que a maioria das pessoas já consiga converter ali, logo de cara.

2. Identifique a dor do seu cliente

Na segunda seção da sua landing page de alta conversão, você deve identificar o problema principal que a sua solução resolve.

“Nessa sessão, você deve mostrar quais são os problemas das pessoas que procuram o seu produto. Esse é um excelente momento para pensar nas suas personas. Mostre uma das principais dores que elas têm para que possam se identificar com o seu produto e com a sua oferta”, exemplifica Carlúcio.

3. Explore as soluções fornecidas por seu produto

Com o problema identificado é o momento de mostrar como seu produto pode ajudar a pessoa, quais são as soluções que ele de fato oferece.

Aproveite esse espaço para conectar os problemas levantados na seção anterior e outras questões que a sua persona pode ter e de que forma o seu produto o ajuda a solucionar a questão.

Aqui é importante ser literal e trazer exemplos, ofertas vagas demais geram confusão e pode fazer com que o usuário não se sinta contemplado pelas soluções.

4. Mostre sua autoridade

A seção seguinte deve mostrar por que você está oferecendo esse produto. Aqui, você vai falar sobre a sua formação, suas motivações, o seu histórico, quantas pessoas você já ajudou, o conteúdo que você já publicou, entre outras informações que construam a sua autoridade no assunto.

O importante aqui é trabalhar somente com a verdade e a transparência. Se esse é o seu primeiro produto, foque em tudo que você já estudou, por exemplo.

“Isso vai te ajudar a passar um pouco mais de confiança para o comprador, para mostrar que você, de fato, sabe do que está falando”, complementa o especialista.

5. Reforce o seu produto

A ideia aqui não é ser repetitivo, mas listar os benefícios do seu produto para a dor principal e as vantagens que quem o consome pode aproveitar.

Você pode criar listas e tópicos e aproveitar ilustrações que demonstrem as qualidades do seu produto digital.

“O objetivo é deixar aquela pulga atrás da orelha dessas pessoas, a fazer com que essa pessoa diga, ‘peraí, esse produto aqui então é pra mim?’”, disse Carlúcio.

6. Demonstre suas evidências sociais

Prova social é um gatilho mental poderosíssimo na decisão de compra de um produto. Afinal, somos seres sociais e o depoimento de outra pessoa tende a ter mais valor do que o próprio anúncio em si.

Caso esse seja o seu primeiro produto e você ainda não tenha depoimentos de clientes, pode aproveitar comentários de conteúdo das suas redes sociais.

Outra ideia é liberar o conteúdo do seu infoproduto para um número menor de pessoas que já são a sua audiência para que eles avaliem e deem seus depoimentos.

7. Faça a sua oferta

A pessoa que chega até o final da sua landing page é alguém interessado, mas que ainda tem ressalvas, que quer mais informações.

Por isso, você pode aproveitar essa última seção para reforçar a relevância do seu produto, tendo em vista as dores da sua persona, e fazer mais uma chamada para ação – aliás o botão de conversão pode estar presente em diferentes momentos da página.

Aqui no final, você pode apresentar a garantia do seu produto. 

“Usuários que chegam tão fundo na sua página tendem a ter algum tipo de desconfiança. E é por isso que você pode quebrá-la com uma garantia. Já existe a garantia padrão de 7 dias, mas você pode oferecer mais”, recomenda o especialista Carlúcio.

Além disso, foco na clareza: se o seu produto é digital, reforce que o conteúdo será recebido via um link ou por e-mail e não será entregue na casa do cliente. 

Mais do que nunca, as pessoas precisam de contexto e você deve aproveitar cada linha da sua landing page para oferecer todas as informações necessárias – não assuma que o usuário já sabe.

VÍDEO: Como criar uma LANDING PAGE que vende muito? LINK no Descrição! #hotmart #landingpage

Quais os segredos de uma landing page de sucesso?

Agora você já sabe a estrutura de uma boa landing page. Mas existem alguns detalhes que merecem a devida atenção e que podem fazer toda a diferença.

Então separamos algumas dicas adicionais para você levar em consideração na hora de construir as suas landing page de alta conversão.

Evite distrações

Simples assim. A Landing Page tem um objetivo, então esse deve ser o foco.

Não tente levar o seu lead para outro lugar, como o site institucional ou redes sociais. Por mais que seguidores sejam importantes, é bem provável que o usuário saia da página e não volte.

Portanto, atenha-se ao objetivo da sua landing page e não crie nenhuma chamada que o tire desse caminho traçado para vendas.

Ancoragem de preço

Ancoragem de preço é um recurso muito usado para ajudar na conversão e existem duas formas de fazer isso.

A primeira é dando foco no valor da parcela, em vez do valor cheio do produto. Sempre deixando claro o número de parcelas e o valor total.

A outra forma é em caso de promoção. Se o produto está com um preço diferenciado pelo lançamento ou por alguma questão sazonal, como Black November, coloque sempre o comparativo.

Assim, o usuário sabe que está lidando com uma oferta que tem tempo para acabar e que pode ser que, se deixar para comprar depois, tenha que pagar mais.

Call to Action de sucesso

O call to action, ou CTA, ou chamada para ação, é o botão que vai levar à compra do produto. É um dos elementos mais importantes de uma landing page de alta conversão.

A dica aqui é fugir do comum e aproveitar esse espaço para reforçar a transformação que o seu produto digital oferece.

“Evite dizer o que todo mundo do mercado já disse até aqui, como ‘comprar agora’, por exemplo. Teste CTAs que mostrem o benefício principal que você oferece. Por exemplo, ‘sim, quero transformar a minha carreira’, ou ‘sim, quero descobrir como investir agora’, sempre trazendo a verdade, claro”, ensina o especialista.

Aproveite cada linha da sua página

Não crie dobras de conteúdo por criar ou para seguir uma fórmula pronta. Cada seção deve ser efetiva e trabalhar para o objetivo final da conversão.

Então, evite frases prontas, batidas e vazias. Aproveite para gerar conexão genuína com a audiência e mostrar os benefícios do seu produto.

Faça testes

Ter dados sobre as suas páginas é que vai te mostrar o que funciona e o que não funciona. Caso contrário, é tudo achismo e suposição.

Uma ferramenta que te ajuda muito com isso e que a maioria dos criadores de página oferecem é o Teste A/B. 

“Teste A/B é quando você testa duas ou mais versões de uma mesma página, com pequenas variações entre elas, para ver qual apresenta melhores resultados de conversão. Essas versões são mostradas aleatoriamente, a um mesmo número de pessoas, durante o mesmo período. Se uma das variações tiver resultados muito melhores que a outra, você encerra a página de pior performance e mantém a versão que teve melhores resultados”, explica Carlúcio.

O importante aqui é testar pequenas variações, como imagem ou cor de botão ou ter um vídeo de vendas na primeira dobra, em vez de texto, mas sempre uma variação por vez.

Isso porque se as páginas forem completamente diferentes, você não vai saber o que foi que funcionou de fato. 

Outro ponto é o tempo do teste. Para ter resultados relevantes, com significância estatística, você precisa coletar uma quantidade boa de dados. O recomendado é deixar o teste rodando por uma ou duas semanas.

9 modelos de landing pages de alta conversão

Para ter ideia de como funciona, separamos alguns exemplos de landing page para objetivos específicos para você conhecer melhor!

1.Ebook – 23 gatilhos mentais que vão aumentar as suas vendas

print da página do material rico ebook 23 gatilhos mentais, em que aparece o título e um formulário na primeira parte e abaixo os argumentos de download

Esta é uma landing page cujo objetivo principal é oferecer um ebook que ensina sobre gatilhos mentais. Para o usuário acessar, ele deixa os seus contatos no formulário.

Aqui, os usuários só chegam via banners no blog ou chamadas nas redes sociais, portanto o título do ebook ganha destaque, confirmando o que o usuário terá acesso ao ceder os seus dados, e o formulário também aparece em destaque logo de início.

O restante da página reforça os benefícios do material e demonstra a sua relevância.

2. O Plano 6em7

exemplo de landing page - 6 em 7 - ´página em branco com uma caixa para que o usuário deixe o e-mail

Para alguém com um produto tão popular como o Fórmula de Lançamentos, é possível ousar mais nas páginas de captura.

Nesta página do Érico Rocha, os usuários se deparam com o gatilho da curiosidade e da surpresa, pois o conteúdo é uma página branca com um formulário que pede apenas um e-mail, por onde ele receberá mais informações.

Não poderia ser mais direto, não é mesmo?

Isso só é possível com uma comunicação muito bem amarrada e uma estratégia em que os leads que chegam ali já sabem o que é o “O Plano 6em7” e esperam por essa oportunidade.

3. Método Venda Todo Santo Dia

exemplo de landing page de alta conversão 3 - página método venda todo santo dia

Outro bom exemplo de landing page de alta conversão é o do Método Venda Todo Santo Dia, do Leandro Ladeira.

Nela, o usuário encontra de cara a promessa principal do produto: “qualquer pessoa pode começar um negócio digital”.

Aqui, um diferencial, é que na primeira parte da página, o usuário já tem acesso a uma aula de introdução gratuita, a qual já tem explícito o que vai ser ensinado.

Logo após o vídeo, o botão de CTA com uma copy clara e objetiva, ícones indicando formas de pagamento e outros benefícios.

4. Uber

Exemplos de landing page de alta conversão - print Uber

Para esta campanha, o objetivo da Uber é claro: trazer mais motoristas para o app.

Por isso, logo de cara, o usuário se depara com uma headline impactante: “Dirija pelo app da Uber e aumente seus ganhos” – uma proposta de valor clara!

Ali, só duas ações são possíveis: o cadastro e o login.

Simples, direto e claro!

5. Tesla

A Tesla é uma fabricante de carros elétricos. Esta landing page da marca tem o objetivo de promover o Tesla S.

Aqui, é possível notar que o CTA, que está em destaque, na cor vermelha, acompanha o usuário, ou seja, está sempre disponível e deixa evidente a ação esperada.

Isso é importante porque esta página é riquíssima em informações, com textos, imagens e é bastante longa.

Então, quanto mais o usuário desce, mais interessado e ele está. Sendo assim, com o botão flutuante, os leads quentes podem clicar a qualquer momento.

6. eNotas

landing page de alta conversão - print da página da enotas

Agora já no sexto exemplo, fica claro como a identidade visual de uma marca pode ser preservada e ainda assim oferecer destaque!

Neste exemplo da eNotas, a conversão esperada acontece no botão que aparece em contraste logo de início.

As outras opções do usuário são o login e o contato com a equipe.

Toda a página foi montada para explicar ao usuário aquilo que o serviço da eNotas pode oferecer, sempre de forma direta e que gera conexão com o público.

7. Hotmart

landing page de alta conversão - exemplo Hotmart

Um exemplo de usabilidade: nesta página da própria Hotmart, o usuário já se depara com argumentos para iniciar um negócio online na Hotmart “a plataforma que te impulsiona a vender 35% mais”.

O diferente dessa página é que a conversão acontece em um formulário dinâmico, em que você responde todas as perguntas sem sair da landing page.

Isso é essencial, pois qualquer quebra na experiência do usuário pode impactar negativamente na sua taxa de conversão.

Lembra do que falamos: uma landing page é uma página com um objetivo e que todas as saídas devem levar para ele.

8. Fire Festival

landing page de alta conversão - exemplo Fire Festival

O Fire Festival é o maior evento da creator economy na América Latina. A próxima edição acontece no final de agosto e a landing page para a compra de ingressos demonstra toda a dinâmica do evento.

Todas as informações essenciais estão na primeira parte: data e local. Na sequência, uma frase que muda, para que o espaço de três palavras seja capaz de gerar conexão com a audiência.

E a oferta e o botão com destaque no contraste de cor para chamar bastante a atenção.

9. Semrush

landing page de alta conversão - sem rush

Por fim, um exemplo da Semrush, ferramenta para SEO e estratégias em mecanismos de buscas.

Aqui, o usuário encontra um título e um subtítulo chamativos, que já sabemos que é muito importante.

Entretanto, em vez de um botão ou formulário, aqui o usuário já faz um teste da ferramenta. O CTA é para informar o domínio, palavra-chave ou URL e iniciar. Ali, o usuário pode fazer o cadastro ou login.

Ao longo da página, é possível se informar melhor sobre as soluções.

Mais exemplos de landing pages de alta conversão

Quer conhecer mais cases de sucesso?

Temos um blog post especial para você: 20 exemplos de landing pages para você salvar nos seus favoritos.

Saiba mais sobre o que já foi feito no mercado e inspire-se para criar as suas páginas!

Hotmart Pages: uma forma fácil de criar uma landing page de alta conversão

Criar uma landing page de alta conversão não depende só de uma estrutura que funciona e um bom copywriting. Afinal, tem toda a questão de design e programação para que essa página fique no ar, seja bonita, de rápido carregamento e funcione.

Mas hoje você não precisa de uma equipe multidisciplinar para conseguir tudo isso. Você pode contar com ferramentas do mercado que foram criadas justamente para oferecer todas essas funções – que é o caso do Hotmart Pages.

Com o nosso criador de páginas, você cria e publica suas páginas mesmo sem saber nada de programação e design.

Isso porque ele oferece modelos prontos testados no mercado e validados por especialistas para você só ajustar e deixar com a cara do seu negócio.

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