Ticket médio: venda mais sem gastar um centavo sequer atraindo novos clientes

Empreendedorismo digital

Ticket médio: venda mais sem gastar um centavo sequer atraindo novos clientes

Ticket médio é uma das métricas mais importantes para qualquer negócios, pois ela se refere ao valor gasto.

Hotmart

07/02/2024 | Por Hotmart

Ticket médio se refere ao valor gasto em cada compra feita em seu negócio online. Formas de mudar o seu ticket médio incluem aumentar os preços, fazer ofertas conjuntas ou upsell.

Saber o que é ticket médio e o que fazer com ele é um fator fundamental para aumentar o seu faturamento

Intuitivamente, o melhor caminho para isso é aumentar as vendas. E muitos empreendedores só veem uma possibilidade para vender: atrair mais clientes.

Mas o fato é que atrair novos clientes pode custar até 5 vezes mais do que fidelizar clientes antigos

Isso sem contar que a probabilidade de vender para um cliente antigo é de 60 a 70%, enquanto que para novos prospectos o número cai para 5 a 20%!

Ou seja, só focar na atração de novos compradores pode não ser a melhor estratégia.

E a boa notícia é: o que vamos te explicar nas próximas linhas são 4 formas de usar o ticket médio para vender mais sem gastar um centavo sequer atraindo novos clientes.

O que é ticket médio?

Ticket médio é o valor gasto por cada cliente com o seu produto ou serviço, seja ele físico ou online, em um determinado período de tempo. 

Essa métrica funciona como um indicador de performance das suas vendas: quanto maior for o ticket médio, mais dinheiro os clientes gastam com a sua marca.

Você pode usar essa métrica para calcular de modo geral ou específico. 

Por exemplo, pode calcular o ticket médio de todos os seus produtos juntos ou a performance individual deles. Ou ainda, a performance de cada canal de marketing que você usa na sua estratégia. 

Por que é importante calcular o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica e as métricas nada mais são do que diagnósticos do seu negócio.

Por isso, calcular o ticket médio periodicamente te ajuda a ter clareza de muitos pontos, como:

  • O quão satisfeitos os seus clientes estão com o que você entrega;
  • O quanto as suas ações de marketing e vendas dão retorno;
  • E quais novas abordagens você poderia tentar.

O fato é que sem clareza você não sabe se está indo na direção certa, quiçá nem sabe para onde quer ir.  

Por isso, é fundamental que você acompanhe essa métrica bem de perto, compare os resultados de períodos anteriores para saber se ela aumentou ou diminuiu. 

Outro ponto importante é que você pode comparar o ticket médio com outras métricas, como o custo de aquisição de clientes (CAC), que é quanto você gasta para conquistar cada cliente.

Por exemplo, imagine que o seu CAC é 100 reais e o ticket médio é 80 reais. Quando o custo de aquisição é maior do que o ticket médio, significa que você gasta mais do que tem de retorno com cada cliente. Ou seja, prejuízo.  

A sacada é que você só sabe disso quando tem os números em mãos. 

Em resumo, o ticket médio é uma mão na roda na hora de fazer o seu planejamento estratégico, traçar suas metas de vendas e elaborar sua estratégia de marketing.

Como calcular o ticket médio

Esse é um dos cálculos mais simples de fazer no seu negócio.

Você precisa definir um período (semanal, mensal, anual) para depois comparar um período com o outro.

Antes de começar, você tem que coletar esses dados: o volume total de vendas do período e o número de clientes que compraram. 

Aqui um exemplo hipotético para facilitar. Imagine que em duas semanas a sua empresa teve:

  • Faturamento total (F): R$1.000,00
  • Número de clientes (C): 20

Para descobrir o ticket médio, tudo o que você precisa fazer é dividir o faturamento (F) pelo número de clientes (C). Dessa forma:

Ok, e se você quiser aumentar esse ticket, será que só crescer o número de clientes resolve? A resposta é uma só: não. 

Nesse exemplo, você dividiu os 1.000 reais de faturamento por 20 clientes, ou seja, 50 reais de gasto médio por cliente.

Mas imagine que você dobrasse o número de clientes e, consequentemente, o faturamento. Seria assim:

Percebe como apenas aumentar o número de clientes não interfere no ticket médio? Para crescer o gasto médio, você precisa fazer com que os clientes gastem mais. 

Por exemplo, suponha que você dobrou o número de clientes do exemplo inicial, ou seja, chegou a 40 clientes. E, junto a isso, conseguiu um faturamento de 3.000 reais. Aí sim o seu ticket médio aumenta, desse jeito:

Agora que você sabe como calcular, talvez surja a dúvida de como saber se o seu ticket médio é bom ou ruim. A resposta depende de fatores, como:

  • Seu nicho de mercado (o ticket médio de um cliente de padaria é menor do que de um cliente de uma concessionária de carros, por exemplo). 
  • Sua referência (não adianta calcular em um mês e só, tem que acompanhar sempre).

Por isso não existe uma resposta definitiva. Mas a regra é clara: para aproveitar todos os benefícios dessa métrica, você não deve negligenciá-la, ok?

4 formas de aumentar o ticket médio

Já que estamos combinados, vamos te mostrar como aumentar o seu ticket médio sem encostar um dedo no número de clientes. 

1.  Faça upsell e cross selling

Tanto o upsell quanto o cross selling são formas de vender mais para cada cliente e, assim, aumentar o ticket médio dele.

Em ambos os casos, antes de concluir a compra, você apresenta outras opções de produtos ou serviços.

A diferença entre os dois é que no upsell você oferece uma espécie de upgrade. 

Por exemplo, em vez de escolher o pacote básico, o seu cliente prefere a assinatura premium que apresenta mais funcionalidades para ele e resulta em mais dinheiro para você. 

Já no caso do cross selling, você oferece produtos ou serviços relacionados ao que ele deseja adquirir. 

Por exemplo, se ele está prestes a comprar um curso sobre comida caseira para iniciantes, você pode sugerir que ele adicione o curso de confeitaria para leigos também. 

O ponto chave nas duas situações é disponibilizar mais opções para ele. Consequentemente, você precisa ter mais de um produto na manga. 

2. Capriche no atendimento

Muito se fala em pós-venda e é claro que apostar em um acompanhamento do cliente após fechar negócio é uma das melhores formas de fidelizar clientes, mas o que muitos ignoram é que esse processo começa na hora da venda.

Portanto, capriche no atendimento desde o início: não se esqueça de proporcionar a melhor experiência possível, fazer com que seu cliente se sinta especialmente acolhido. 

Você pode usar ferramentas de automação de marketing para agilizar alguns processos, como envio de emails.  

O importante é apostar no atendimento excelente desde o primeiro contato, assim cada cliente vai se sentir único. 

Dessa forma, as chances da pessoa se apegar à sua marca aumentam e a probabilidade dela correr para a concorrência diminuem.

3. Ofereça bônus e condições exclusivas para antigos clientes

Existem casos de clubes de assinatura que, em determinado momento, lançam um novo produto que poderia ser adquirido tanto por quem já era cliente quanto por novos compradores.

Eles tiveram duas sacadas na hora de ofertar o produto:

  • Anunciaram a novidade primeiro para clientes antigos;
  • E ainda ofereceram 10% de desconto caso a gente quisesse adquirir na pré-venda (a famosa escassez de oferta).  

4. Gere valor para seus clientes

O que significa gerar valor?

Basicamente, significa que você oferece algo que resolve um problema ou sana uma dor.

O seu cliente antigo já tem várias dessas coisas resolvidas, porque já adquiriu seu produto ou serviço. Mas isso não significa que todas as dores estão sanadas.

Se você oferece um curso de atividade física em casa, por exemplo, alguns problemas após a compra podem ser:

  • Dificuldade na técnica da execução dos movimentos;
  • O que comer antes e depois do treino;
  • Que roupas e calçados usar para melhorar o desempenho. 

Aqui, vale investir em um pós-venda bem caprichado, com follow up, conteúdos e atendimento personalizados. E, principalmente, no relacionamento com essas pessoas que já depositaram tanta confiança em você. 

Ao sentirem que não foram deixadas de lado só porque abriram a carteira, as chances de esses clientes voltarem a fazer negócio com você ou saírem espalhando maravilhas sobre você pelos quatro ventos aumentam consideravelmente.

Métricas de vendas para ter atenção

O ticket médio, como você viu, é o valor que se refere ao gasto médio que os clientes têm em seu negócio.

Para aumentá-lo, você deve encontrar formas de fazer com que as pessoas gastem mais, seja comprando mais itens ou os produtos de ticket mais alto.

Essa é uma das métricas que ajudam a diagnosticar a saúde de um negócio online. Saiba quais outros indicadores você deve ter no radar: Descubra como calcular 9 métricas de vendas importantes para seu negócio digital!