Segmentação psicográfica: entenda o seu cliente melhor do que ele mesmo

Marketing Digital

Segmentação psicográfica: entenda o seu cliente melhor do que ele mesmo

Toda empresa busca entender ao máximo seu cliente, e com a segmentação psicográfica você pode chegar lá. Leia o texto para saber mais.

Hotmart

01/03/2024 | Por Hotmart

Segmentação psicográfica é um tipo de classificação de público-alvo que leva em consideração os aspectos psicológicos do cliente ideal. 

A segmentação psicográfica é o mais perto que você vai chegar de entrar na mente do seu cliente e entendê-lo melhor do que ele mesmo e pode usar essas informações de forma íntegra para atrair possíveis compradores. 

Com essa análise, você passa a conhecer a sua audiência para a além da segmentação demográfica e passa a entender suas motivações, medos, fatores que agradam…

E isso tudo passa a servir de insumo para criar conteúdo e fazer um copywriting ainda mais eficiente.

O que é a segmentação psicográfica?

Segmentação psicográfica é um tipo de classificação de público-alvo que leva em consideração os aspectos psicológicos do cliente ideal. 

Ok, mas como assim aspectos psicológicos? Por exemplo:

  • Os valores
  • Os desejos
  • As ambições
  • Os medos
  • As dores
  • As aspirações
  • O estilo de vida
  • A personalidade
  • As opiniões
  • As preferências culturais, políticas e econômicas do prospecto 

Enfim, são pontos voltados a como o seu prospecto pensa, suas motivações e o que ele quer ou não para a própria vida. 

Um exemplo prático: pessoas que são contra testes de produtos em animais tendem a só comprar de marcas que respeitam esse valor, marcas que têm estampado que são “cruelty-free”.

Em outras palavras, a segmentação psicográfica te ajuda a entender o que se passa na cabeça do seu cliente. 

Mas esse não é o único tipo de classificação de público. 

Cada tipo de segmentação te ajuda a definir um ponto específico do perfil de comprador ideal para a sua marca e é legal que você use todos os tipos na hora de definir esse perfil. 

Até porque, escolher apenas um tende a deixar a sua classificação incompleta. Quer ver?

Suponha que você vende um curso que ensina sobre sexualidade feminina. Você fez a segmentação demográfica e o seu cliente ideal segue essas características: mulheres de 25 a 35 anos, ensino superior completo, solteiras e sem filhos. 

O problema de parar por aí é que apenas essas informações não te dão noção do que se passa na cabeça dessa galera.

Duas mulheres com esses exatos dados demográficos podem ter características psicográficas completamente diferentes e que interferem diretamente na hora de decidirem comprar ou não o seu produto

Mas você não sabe distinguir uma da outra apenas com dados demográficos. Por isso é importante unir mais de um tipo de segmentação quando for classificar o seu cliente ideal. 

Por que é importante fazer a segmentação psicográfica?

O maior motivo para esse tipo de segmentação ser o mais importante de todos é que ele te ajuda a entrar na mente do seu prospecto e entender o que se passa por lá.

Isso significa que você entende com profundidade e especificidade quem é o seu comprador ideal, e genuinamente busca compreender os medos, as dores, as necessidades e as ambições do seu público.

Assim fica mais fácil entender o que essas pessoas querem e precisam e oferecer exatamente um produto ou serviço que vai resolver esses problemas. 

Por isso mesmo, a segmentação psicográfica favorece a conexão emocional entre a sua marca e o cliente. 

As pessoas tendem a comprar movidas pela emoção, pelas necessidades emocionais, e não pela razão. A razão, na verdade, é usada apenas para confirmar a decisão de compra

Quanto maior é o seu nível de amizade com a pessoa, as chances são que mais você sabe sobre ela, mais você entende o comportamento, os gostos, as atitudes dela, mais fácil fica para indicar algum filme ou livro ou então presenteá-la…

Consequentemente, mais ela confia em você e você confia nela.

Por isso que quanto maior for essa conexão emocional entre você e o cliente, melhor é para vocês dois, tanto na hora da compra/venda, quanto na fidelização desse cliente.

Porque as chances são que ele vai se sentir tão próximo e compreendido por você que vai se tornar um embaixador da sua marca

O fato é que a segmentação psicográfica te ajuda bastante a conseguir isso.

E também te ajuda a personalizar a sua comunicação com o público, seja nas campanhas chamando para a venda ou nos conteúdos gratuitos que você publica para educar e nutrir os clientes em potencial. 

Quanto mais certeira é a sua comunicação, maior a probabilidade de conversão.

Como fazer a segmentação psicográfica?

Com a internet, os dados sobre o público praticamente pulam na sua cara o tempo inteiro. Isso é definitivamente uma excelente notícia. 

Com os grandes dados e o rastro digital que as pessoas deixam por aí, parece que a internet conhece até os mais secretos pensamentos de todo mundoE você pode aproveitar os benefícios do machine learning para turbinar o seu marketing.

Isso sem contar as plataformas de anúncios, que são mestres da segmentação. 

Todos esses recursos podem te ajudar na classificação psicográfica do seu público-alvo. 

Mas, se você quer uma resposta mais prática de como fazer esse tipo de segmentação, especialmente se estiver começando, a dica é fazer um brainstorming.

A primeira coisa, principalmente para quem está dando os primeiros passos no mundo dos negócios digitais, é imaginar quem seria o cliente ideal. Para, a partir dessa imaginação, segmentá-lo com os dados psicográficos. 

Só depois, no campo de batalha, você coloca essa imaginação para jogo, você “valida as suas hipóteses”. 

Por isso, com o seu cliente ideal em mente, limpe espaço da sua agenda, prepare a sua bebida favorita, sente em uma cadeira confortável, pegue um papel e uma caneta.

E responda a essas perguntas (pense bem antes de escrever uma resposta). 

  • Quais são as principais dores do meu cliente ideal?
  • O que tira o sono dele?
  • O que o deixa com medo?
  • Qual “perigo” ele corre mas não consegue ver?
  • Quais oportunidades estão na mesa para ele?
  • Quais oportunidades ele não consegue ver?
  • Quais são os sonhos dele?
  • O que ou quem ele quer se tornar?

Quando responder todas as perguntas, teste as suas respostas. Busque atrair o seu cliente ideal com base no que você levantou, crie conteúdo que se adeque a essas dores e ambições, desenvolva o seu produto ou serviço em cima disso. 

Agora, se as respostas que você escreveu no teste não baterem com a realidade, tudo bem. Esse não é um processo engessado. 

Segmentação de público, especialmente nos aspectos psicográficos, não é uma coisa que a galera costuma acertar de primeira. Isso é absolutamente normal.

Se isso acontecer com você, se o teste não bater com a realidade, é só adequar seus esforços, seu conteúdo e seu produto ou serviço para o que a realidade te diz.  

Além de alucinar, pergunte: fale diretamente com o seu público para entender quem são as pessoas que te seguem, quem são as pessoas que você está atraindo para o seu negócio. Depois, analise.

Preste atenção ao feedback que você vai receber, aos comentários e sugestões que o público vai te dar. 

Fica muito mais fácil entender como a cabeça da sua audiência funciona quando você escuta diretamente dela.

Por fim, depois de ter feito tudo isso… refaça. Não imediatamente, mas de tempos em tempos. Isso porque nenhuma segmentação, especialmente a psicográfica, é algo que você faz uma vez na vida e pronto.

De vez em quando é bom você revisitar os dados e o feedback, refazer as perguntas, sentar com o papel e caneta na mão e pensar profundamente sobre o seu cliente ideal. 

As chances são que uma hora ou outra algumas características do seu prospecto vão mudar, é normal. Pode ser que hoje ele seja a favor de comer glúten e mude de ideia daqui uns anos, por exemplo. 

Esse processo de segmentação nunca termina. Então, recapitulando, os três passos básicos para fazer a sua segmentação psicográfica são:

  1. Discorra sobre quem é o seu cliente ideal
  2. Pergunte ao público
  3. Analise o feedback

E, claro, refaça esse processo de tempos em tempos para se certificar de que a sua comunicação e o seu produto estão alinhados com as necessidades atuais do cliente. 

Outras maneiras de conhecer sua audiência

Aqui, você viu sobre como funciona a segmentação psicográfica, como aplicar no seu negócio e como fazer a sua.

Existe um outro recurso que contempla esse nível de detalhe, além de tantos outros, e que, com ele, você tem a personificação da sua audiência foco. É a buyer persona. Clique no link e aprenda como funciona e como fazer isso!