Segmentação demográfica: o que é, por que fazer e 9 exemplos

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica é um dos primeiros passos para você eliminar o que não é importante para o seu negócio.

O fato é que, se você tem uma empresa, precisa conquistar mais clientes para vender.

Só que, para vender, você precisa saber por onde começar. 

É como quando você muda de casa.

Para tirar tudo da casa antiga e levar para a nova, você precisa saber qual é o primeiro passo.  

Eu não sei se você já teve que mudar de casa, mas eu passei por três mudanças nos últimos dois anos. 

E se tem uma coisa que eu aprendi nesse processo, é: se você só sair encaixotando tudo o que ver pela frente, terá trabalho dobrado.

Porque as chances de ter um monte de coisa ali que você nem usa mais, que só serve para pegar poeira ou ocupar espaço, são grandes.

Se você não fizer uma seleção do que vale a pena levar para a nova casa…

Além de perder tempo encaixotando itens completamente dispensáveis e de talvez pagar um frete mais alto pelo volume maior de caixas, você vai ter trabalho extra na hora de colocar tudo no lugar.

E ainda corre o risco de não achar lugar para todos os papéis, roupas e móveis que vieram da casa anterior. 

Por isso, em uma mudança você precisa saber por onde começar. 

E o primeiro passo vem antes da mudança em si: é filtrar o que você vai levar e eliminar da sua vida o que não faz sentido carregar para o novo lar. 

Para vender, a mesma coisa acontece. Você precisa saber qual é o primeiro passo.

Definir quem é o seu comprador ideal e eliminar da lista de potenciais clientes pessoas que não têm nada a ver com o seu negócio são passos fundamentais que você precisa dar antes de vender. 

A segmentação demográfica é a etapa mais básica dessa eliminação.

Então, se você quer começar com o pé direito e não ter retrabalho no meio do caminho,é só continuar aqui comigo até o final deste artigo. 

Nas próximas linhas, você vai ver:

  • o que é segmentação demográfica; 
  • qual sua importância;
  • 9 exemplos de uso;

Vamos?

O que é a segmentação demográfica?

Segmentação demográfica é um tipo de classificação e separação do seu público-alvo com base em dados populacionais, como idade, gênero e renda. 

Quando você define as personas que compõem seu público, esses são os dados mais básicos que você deve ter e normalmente, são os primeiros que você busca. 

As informações que você colhe com esse tipo de segmentação são frias, já que não consideram aspectos psicológicos ou comportamentais do seu potencial cliente, mas não deixam de ser importantes.

Por que fazer a segmentação demográfica

Pelo mesmo motivo que você deve fazer qualquer tipo de segmentação de público: porque te ajuda a especificar para quem você vai direcionar sua comunicação para desenvolver o relacionamento e aumentar as chances de vender.  

O fato é que as necessidades das pessoas variam de acordo com muitos fatores. Um deles é a demografia. 

Em geral, uma pessoa de 18 anos tem problemas muito diferentes de alguém na casa dos 60. 

Assim como quem é de classe alta tem gostos e necessidades diferentes de quem é de classe baixa.

Se você tentar se comunicar do mesmo jeito com os dois extremos, as chances são que não vai conseguir estabelecer um relacionamento com nenhum deles. 

Elas se comportam, pensam e, principalmente, consomem produtos e serviços de modo diferente.  

Portanto, segmentar te ajuda a ter ações de marketing mais precisas e focadas. Além de que é uma das segmentações mais fáceis e rápidas de fazer e coletar os dados.

Isso se traduz em economia de tempo e dinheiro. Você não gasta recursos tentando atingir pessoas que não têm nada a ver com o seu negócio.

Dito tudo isso, quero te mostrar os tipos de segmentação por demografia.

9 exemplos de uso de segmentação demográfica

Você viu que nesse tipo de segmentação, você separa o seu público a partir de dados demográficos. 

Nas próximas linhas, vou detalhar cada um deles. 

Mas antes, que fique claro: nem todos os itens fazem sentido para qualquer negócio. É importante avaliar a necessidade de definir cada um deles para o seu empreendimento. 

Agora sim, o primeiro deles é…

1. Ciclo de vida

O ciclo de vida pode ser de vários tipos, como:

  • crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos ou idosos;
  • solteiros, casados, divorciados;
  • com ou sem filhos (e quantos filhos);

Também é possível combiná-los, como jovem adulto, casado e sem filhos ou idoso solteiro com filhos…

2. Gênero

Aqui você define se vai direcionar sua comunicação para homens ou mulheres.

Socialmente, os dois gêneros percebem as ações de marketing de formas distintas. É diferente falar para homens e para mulheres. 

Se você pretende atrair ambos, não tem problema. Basta separá-los em diferentes personas e, quando for fazer suas campanhas, direcioná-las para a que fizer sentido no momento. 

3. Idade

Nesse caso, você define a faixa etária que quer atrair. 

Como…

  • de 17 a 23 anos;
  • de 25 a 35 anos;
  • de 40 a 50 anos;
  • a partir de 65 anos.

É importante que você pense bem antes de definir qual idade o seu potencial cliente. 

Optar por margens muito grandes não costuma ser a melhor das decisões, porque pessoas de diferentes idades têm necessidades distintas.

Por exemplo, se você vende um curso online que ensina como dirigir sem medo, não faz sentido incluir adolescentes, já que eles sequer têm idade para tirar carteira.

4. Geração

Esse ponto tem tudo a ver com a idade porque a geração na qual cada pessoa nasceu tende a influenciar as escolhas e o comportamento dela.

Por exemplo, os baby boomers (1946 a 1964) são a geração do pós-Segunda Guerra Mundial e muitos participaram do movimento hippie, mas não tinham acesso à internet e celular. 

Já as pessoas da geração Z (meados dos anos 90 a 2010) são nativas digitais: têm mais facilidade com o universo digital. 

Como já era de se imaginar, as formas de se comunicar com cada uma delas é diferente.

5. Renda

Se você quer atingir pessoas que moram no Brasil, normalmente a renda é contada em salários mínimos: 1, 2, 5, 30 salários mínimos. 

Já se o seu público mora fora, como nos EUA ou Europa, faz mais sentido contar em ganho anual: de 20 a 30 mil por ano, por exemplo.

Normalmente, pela renda você também consegue definir a classe social do seu cliente em potencial. 

Para o seu negócio, vale definir a renda porque o padrão de vida de quem ganha 1 salário mínimo é muito diferente de quem ganha 3 ou 4 salários. 

Ou seja, a necessidade de ter o seu produto ou serviço não é a mesma para os dois casos. 

6. Ocupação

Se a ocupação da pessoa interferir na venda, esse ponto não deve passar em branco. 

Por exemplo, se você vende um curso que ensina advogados a conquistarem mais clientes, não tem motivo algum para os seus anúncios aparecerem para dentistas, músicos ou jornalistas. 

Caso sua persona seja alguém que queira passar no vestibular ou em concurso público, a ocupação é estudante. 

Ou se você vende para mulheres que cuidam da casa e dos filhos, a ocupação é dona de casa. 

7. Nível de instrução

Aqui, você segmenta de acordo com a escolaridade do seu cliente em potencial. 

Ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado…

8. Religião

Se o seu negócio é voltado para alguma religião específica, segmentar o seu público de acordo com esse item vai te ajudar a se comunicar com as pessoas certas.

Católica, judaica, muçulmana, protestante ou qualquer outra que tenha a ver com o produto ou serviço que você oferece. 

9. Nacionalidade

Cada nacionalidade tem seus próprios modos e costumes, ou seja, a abordagem para vender para um brasileiro tende a ser diferente daquela para fechar negócio com italianos, por exemplo. 

O problema da segmentação demográfica

Como eu disse no início, os dados demográficos normalmente são os primeiros que você coleta quando passa pela definição da sua persona.  

Isso significa que não devem ser os únicos. 

Se você só se apoiar na segmentação demográfica, pode tomar decisões ruins para suas ações de marketing e vendas, já que corre alto risco de errar o alvo.

Por quê?

Basicamente, porque esse tipo de segmentação é rasa e incompleta.

Imagine que você definiu que o seu cliente em potencial é homem, solteiro, tem entre 30 e 40 anos, de classe média e que tem a culinária como hobby. 

O seu produto é um curso que ensina técnicas de como criar o jantar perfeito usando apenas o que você já tem na geladeira.

É claro que, entre vários homens que se encaixam nessa classificação, muitos podem converter. 

Mas o problema é que a segmentação demográfica não leva em consideração o nível de conhecimento e experiência de cada um deles na cozinha. 

Ela pode saber cozinhar de tudo ou saber apenas o básico… 

Nem toda mulher que entra na classificação que você estipulou gosta das mesmas coisas e pensa da mesma forma. 

A solução para não pecar pela falta de informações é aliar a segmentação demográfica a outros tipos de classificação de públicos.

Como a segmentação comportamental, que considera os hábitos de consumo do cliente em potencial, ou a segmentação psicográfica que é voltada para entender as crenças, valores, estilo de vida e personalidade do público. 

Aí sim você vai ter informações mais completas sobre quem é o seu cliente e como você pode persuadi-lo para comprar de você

Depois de segmentar, comece a capturar leads com o Klickpages

Você acabou de ver que é necessário unir a segmentação demográfica a outros tipos de estratégias para aumentar as chances de acertar na venda.

Mas existe uma outra coisa que você precisa fazer, se o seu foco é em vendas pela internet.

Você deve capturar leads para nutri-las e engajá-las até que estejam prontas para convertê-las em clientes.

Para isso, você precisa da ajuda de uma landing page otimizada para conversão

Nessas horas, o Klickpages é seu melhor aliado. 

Com apenas 3 passos, você cria landing pages personalizadas:

  • escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovadas através de testes;
  • customize a página: edite os textos, cores e imagens.
  • publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio. 

Quer saber mais sobre como o Klickpages pode ajudar o seu negócio? É só clicar no botão abaixo 👇: 

Conclusão

Neste artigo eu te mostrei o que é segmentação demográfica, por que ela é importante para o seu negócio e ainda te dei 9 exemplos de como usá-la. 

Mas eu também te falei que existe um problema na segmentação por demografia: ela é insuficiente para conhecer seu público a fundo, por isso você deve aliá-la a outros tipos de segmentação, como a comportamental e psicográfica. 

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e trazer para a prática os ensinamentos adquiridos até aqui. 

Gostou desse artigo? Não deixe de comentar aqui embaixo 👇.

Ah, e não se esqueça de assinar a newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse semanalmente na sua caixa de entrada. É só clicar aqui.

(Este artigo foi originalmente publicado em 23 de julho de 2019 e atualizado em 15 de março de 2022 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Na identidade é Nathalia, mas pode me chamar de Nath. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e me amarro em escrever sobre marketing digital e empreendedorismo. Pratiquei circo por três anos, agora me aventuro no levantamento de peso olímpico e adoro assistir jogos de basquete (por isso o tanto de analogia com esporte nos meus artigos). No time de conteúdo, sou a "mãezinha" da galera. No fone de ouvido, sou uma senhorinha de 80 anos. Na vida, converso sobre assuntos aleatórios, desde composição de shampoo até o sentido da existência humana.