Landing page de sucesso: 6 métricas para avaliar suas páginas

Marketing Digital

6 principais métricas para avaliar sua landing page

As métricas para saber se você tem uma landing page de sucesso são a taxa de conversão, taxa de rejeição, taxa de saída, taxa de cliques, custo por leads e tempo médio na página. Aprenda mais sobre cada uma!

Hotmart

28/03/2023 | Por Hotmart

Sempre que criamos uma página surge aquela dúvida: será que essa é uma landing page de sucesso? Existem várias formas de medir isso e esse é o tema do blog post de hoje!

Para saber se a sua landing page vai trazer resultados, existem algumas métricas bem importantes.

As métricas para avaliar se você tem uma landing page de sucesso são:

  1. Taxa de conversão
  2. Taxa de rejeição
  3. Taxa de saída
  4. Taxa de cliques
  5. Custo por leads
  6. Tempo médio na página

Vamos falar mais adiante.

E tudo começa com uma série de questionamentos: como anda a conversão das suas páginas? As pessoas estão baixando o seu e-book? Estão se cadastrando na sua aula on-line? Elas se inscreveram para o seu evento? 

Se a resposta for não, por que isso está acontecendo? 

Quer saber quais são as principais métricas que você deve analisar na sua landing page?

 

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O que é métrica?

Antes de te contar quais são as principais métricas que você deve analisar para avaliar o desempenho das suas landing pages, é importante entender o que é métrica. 

Como o nome já sugere, métrica é o valor utilizado para medir e acompanhar o resultado  de uma ação, campanha ou estratégia. 

De maneira geral, métricas são medidas de desempenho. 

A partir desses dados, é possível identificar se as suas estratégias estão indo pelo caminho certo ou se elas precisam de algum ajuste para gerar melhores resultados. 

VÍDEO: Como criar uma LANDING PAGE que vende muito? Passos para criar sua página de vendas!

No caso das landing pages, existem 6 métricas principais que devem ser acompanhadas e avaliadas para garantir que as suas páginas gerem um bom resultado – e que você tem uma landing page de sucesso. 

Principais métricas para avaliar as suas landing pages

Agora que você já sabe o que é métrica, você vai ver quais são as principais medidas que você deve ficar atento na hora de avaliar o desempenho das suas landing pages. 

1. Taxa de conversão (conversion rate)

Essa é a métrica mais importante a ser analisada na sua landing page, afinal de contas, conversão é o que importa de fato. 

A taxa de conversão mede o número de visitantes que realizaram a ação desejada, ou seja, converteram. 

Pode ter sido o cadastramento de dados, a compra de um produto, o download de um material, a inscrição em um curso… Isso varia de acordo com o objetivo da sua página.

Essa métrica mostra o sucesso da sua campanha e é fundamental que seja analisada, no mínimo, semanalmente. Com essa verificação, você pode fazer ajustes ao longo da campanha e, assim, conseguir melhores resultados.

Uma taxa de conversão muito baixa, pode ter os mesmos motivos da taxa de saída como uma página pouco intuitiva, por exemplo. Por isso, os ajustes precisam ser feitos o quanto antes.

Além disso, aumentar a taxa de conversão exige testes constantes. Você pode testar diferentes layouts e chamadas. Pode, inclusive, fazer um teste A/B para descobrir qual modelo gera resultados positivos para a sua empresa.

2. Taxa de rejeição (bounce rate)

A taxa de rejeição mostra a porcentagem de pessoas que abriram a sua landing page, mas saíram sem interagir de alguma forma.

Ou seja, não clicaram em nenhum botão, não preencheram o formulário…

Esse abandono pode ser feito quando a pessoa fecha a aba da landing page ou quando digita o endereço de outro site no navegador.

A rejeição pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles: a pessoa pode não ser seu potencial cliente, ou a landing page pode estar confusa ou pouco intuitiva (a pessoa não sabe o que fazer para ter acesso ao material).

Outro fator responsável pela alta taxa de rejeição é a falta de coerência entre o anúncio que levou o usuário até ali e o conteúdo da sua landing page.

Isso quer dizer que o processo precisa ser linear e fazer sentido para o usuário. 

Se o anúncio prometeu, por exemplo, um ebook de como criar um negócio digital do zero, ao chegar na landing page, a pessoa precisa encontrar um e-book com esse tema para fazer download.

3. Taxa de saída (exit rate)

Essa métrica parece um pouco com a taxa de rejeição. Porém, ela revela a porcentagem de pessoas que interagiram com a sua landing page de alguma maneira, mas se dispersaram depois. 

Logo, a interação com a página é o que diferencia essa métrica da taxa de rejeição.

Uma landing page pouco intuitiva, geralmente, tem alta taxa de saída. Por isso é tão importante que sua página seja simples, clara e objetiva.

Ao entrar na sua landing page, a pessoa precisa entender por que ela tem que responder um formulário, como baixar um arquivo, como se inscrever… Enfim, os botões e formulários da sua página têm que guiar o usuário para que ele tome a ação que você quer. 

4. Taxa de cliques (click through rate)

A taxa de cliques (CTR) mensura o número de cliques em um elemento específico da sua página.

Para o sucesso da CTR, é primordial que as chamadas tenham um tom de urgência para a mensagem ser transmitida.

Outra dica muito importante para você ter uma CTR alta e que resulte em conversão é sempre se preocupar em deixar claro o benefício do produto ou serviço, e não o esforço para adquiri-lo.

Nesta landing page do Gêronimo Theml, por exemplo, ele deixa bem claro o que a pessoa vai receber depois de colocar o e-mail ali. 

 

5. Custo por lead (cost per lead)

O custo por lead (CPL) permite que você saiba o valor de cada lead conquistada por meio da landing page. Ao criar uma campanha para tráfego pago é importante ter uma meta de quanto gastar por lead captado.

Mas por que essa métrica é importante?

Caso o custo por lead seja muito baixo, pode significar que você está atraindo leads pouco qualificadas para o seu negócio.

A melhor forma de resolver isso é aumentando gradativamente o investimento até que o anúncio retorne ao que você definiu no início. 

Agora, se o valor do lead estiver muito alto, também é importante reavaliar sua campanha. 

Um preço de lead alto significa que o gerenciador de anúncios está com dificuldade de encontrar bons leads para você. 

Aqui, para que o valor volte ao padrão que você definiu, você precisa diminuir, aos poucos, o investimento na campanha.

Para saber quanto gastar por lead, você precisa dividir o valor investido em tráfego pelo número de leads gerados, como no exemplo abaixo:

Imagine que você acabou de criar uma landing page para que o seu público baixe um ebook.

Fazendo um cálculo de quanto foi investido em anúncios e quantas leads deveriam ser captadas, você sabe que pode gastar, em média, R$3 por lead.

Quando esse valor fica mais alto ou muito mais baixo, você para, analisa os dados e define o que pode ser alterado para que o valor volte a ficar na casa dos R$3.

6. Tempo médio na página

O tempo médio na página nada mais é que o tempo que o visitante permanece na sua página. 

Essa métrica está diretamente relacionada à experiência do usuário. Se as pessoas que acessam a sua landing page estiverem navegando nela por mais tempo, esse é um sinal de que o conteúdo disponível nela é relevante e a navegabilidade da página é boa. 

Por outro lado, caso a sua página entregue algo diferente do que o usuário espera, como uma página que demora muito para carregar, um design que dificulte a navegação ou um conteúdo diferente do prometido, o tempo de permanência do seu potencial cliente na sua página vai cair e a taxa de rejeição vai aumentar. 

Pronto! Você já sabe as principais métricas que devem ser analisadas em uma landing page.

VÍDEO: Extensões Hotmart: como usar o criador de páginas | Hotmart Help Center

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