Preheader: o que você precisa saber para criar o seu

Preheader

Olha, eu vou ser bem direto com você…

De nada adianta passar horas, dias ou até mesmo semanas se dedicando para escrever uma campanha de emails se no final das contas a sua lead não abre as suas mensagens.

Você pode até ter escrito uma copy incrível, criado uma CTA irresistível, mas as suas leads sequer vão ver.

Eu sei o quão frustrante isso é, acredite. 

Mas existe uma forma de persuadir a sua lead e aumentar as chances de que ela clique na sua mensagem.

A linha de assunto?

Sim, a linha de assunto te ajuda com isso, mas existe um ponto de apoio que pode turbinar a abertura dos seus emails: o preheader.

Também conhecido como prévia, preview-text, texto de apoio, pré-cabeçalho…

Independentemente da maneira que você prefira chamar, o fato é que ele pode fazer a sua taxa de abertura crescer de uma forma simples e prática. 

E se você ainda não usa isso nas suas campanhas de email, você está perdendo tempo e dinheiro com mensagens  que nunca serão vistas.

Como eu sei que você não quer isso, nas próximas linhas vou te contar o que você precisa saber sobre o preheader e como ele pode te ajudar. Você vai ver:

  • o que é preheader;
  • como ele pode aumentar a sua taxa de abertura;
  • como inseri-lo nos seus emails;
  • como criar os seus.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo aqui até o final.

Vamos? 

O que é preheader? 

Antes de entrar de fato no que é uma preheader, eu quero te explicar mais sobre a estrutura de um email marketing.

Se você já está cadastrado na newsletter do Klickpages, semanalmente recebe emails meus como este aqui: 

Para ficar mais fácil, eu numerei cada parte do email. No exemplo acima você tem:

  1. A linha de assunto;
  2. A header, ou cabeçalho;
  3. O corpo do email;
  4. A chamada para ação;
  5. O footer, ou rodapé;
  6. Link para descadastro. 

Como você pode ver, existe uma hierarquia na estrutura das informações. Na numeração você notou que a header é o cabeçalho da sua mensagem.

Logo, o que vem antes disso é a preheader.

Em outras palavras, a preheader (ou preview text) é a linha texto que aparece entre o assunto e a header de um email. 

Como este aqui:

É como uma prévia da mensagem e pode ser utilizado para reforçar a linha de assunto e ativar gatilhos na mente da sua lead e garantir o clique. 

Se você ainda não usa esse recurso, as chances são de que você esteja perdendo uma ótima oportunidade de aumentar a taxa de abertura dos seus emails.

Imagine a seguinte situação…

A sua lead acabou de chegar no escritório onde trabalha e, antes de começar as suas atividades, resolveu checar a sua caixa de entrada como de costume.

Ao fazer o login no serviço de email, ela se depara com diversas mensagens não lidas, entre notificações de reunião, urgências de trabalho e emails promocionais.

Sendo bem realista…

Se o seu email não chamar a atenção da sua lead logo de cara, é bem provável  que ela ignore a sua mensagem completamente, abra apenas para notificação de novos emails desaparecer, ou, no pior dos casos, te marque como spam.

E depois de investir tempo e dinheiro na sua campanha de emails, você não vai querer isso.

Como o preheader pode aumentar a sua taxa de abertura?

Existe um estudo que eu gosto muito e que diz que o tempo médio de atenção humana é de apenas 8,25 segundos.

Ou seja, você tem menos de 10 segundos para despertar o interesse da sua lead e fazer com que ela abra o seu email.

Eu sei, o tempo é bem curto…

Um outro dado importante é que 63,2% da população costuma checar os seus emails pelo celular.

Isso significa que, além de disputar a atenção dos seus potenciais clientes com os emails dos concorrentes, se a sua mensagem não for interessante o suficiente, você pode perdê-lo para qualquer notificação de redes sociais ou serviço de streaming que invadir a tela.

Logo, você deve usar todas as armas que conseguir para despertar a curiosidade do seu público, fazer com que ele clique para abrir o email e comece a ler a sua mensagem. 

E é justamente aí que o uso do preheader pode te ajudar.

Além de criar campanhas de email com linhas de assunto irresistíveis, você tem a oportunidade de complementar esse conteúdo com uma prévia que chame o leitor para uma ação ou desperte a curiosidade.

5 dicas de como criar um preheader imã de cliques

Como prometido, nesse tópico você vai encontrar 5 dicas práticas de como criar preheaders que vão fazer a sua taxa de abertura decolar. 

Para começar:

1. Não repita a linha de assunto

Uma dica do que não fazer é repetir a linha de assunto… Por vários motivos.

Pensa comigo, você tem um espaço para reforçar o que você quer dizer e aumentar as suas chances de melhorar o engajamento.

Por que desperdiçar repetindo uma informação que já foi dita antes?

Além de não fazer sentido, você pode deixar a ideia errada na mente da sua lead…

Pode parecer um erro de envio, que você não sabe o que quer dizer ou até mesmo que essa mensagem em questão tem uma procedência questionável. 

2. Adicione uma chamada para ação 

Às vezes, tudo o que você precisa fazer é pedir.

Muitas das vezes, você pode perder a oportunidade de aumentar a sua taxa de abertura simplesmente por que não criou uma CTA clara (ou por que nem usou uma) no seu preheader.

O preheader é a sua última chance de fazer a sua lead abrir a sua mensagem caso ela ainda não tenha tomado essa decisão após ler a linha de assunto.

Na maioria das vezes, você só precisa pedir que a lead tome uma ação. 

Algo simples como “clique aqui e confira” pode funcionar muito bem. Mas o ideal é realizar testes para ver o que gera melhores resultados com o seu público. 

3. Faça com que o assunto e o preheader trabalhem juntos

A linha de assunto e o preheader são as primeiras coisas que a sua lead vai ver quando receber seu email.

Pensando nisso, uma ótima estratégia é fazer com que as duas trabalhem juntas.

Seja com uma CTA, uma pergunta, um gatilho mental… Você tem mais chances de acertar fazendo com que esses dois textos se completem.

Por exemplo:

“Está começando do zero e não sabe o que fazer? – Esse email é para você” ou “clique aqui e descubra”

4. Use o gatilho da curiosidade 

O preheader é uma ótima oportunidade de utilizar o gatilho mental da curiosidade para garantir o clique. 

A curiosidade ativa áreas do nosso cérebro que estão associadas ao prazer. Dessa forma, usar gatilhos que aguçam a curiosidade das suas leads ajuda a despertar o interesse delas, fazendo com que elas abram a sua mensagem.

Para saber mais sobre gatilhos mentais e como colocá-los em prática, eu indico a leitura desse artigo aqui. 

5. Cuidado com o tamanho

Como eu te falei antes, cerca de 63,2% da população costuma utilizar o celular para checar a caixa de emails.  

Pensando nisso, como a tela dos dispositivos mobile são menores que dos computadores e tablets, você deve se atentar ao tamanho da sua prévia.

Do contrário, a mensagem será cortada, a sua lead não vai conseguir ver e o seu objetivo de aumentar a abertura dos seus emails vai por água abaixo. 

Como inserir o preheader nos seus emails?

Muita gente ainda acredita que, para adicionar o preheader em suas campanhas de email, é preciso digitar códigos de HTML, quando na verdade existem formas mais práticas.

Basta confiar na ferramenta certa para o serviço. E é aqui que o Klicksend entra em cena!

A nossa plataforma é intuitiva e muito fácil de usar. Com apenas alguns cliques você tem uma campanha de emails configurada e pronta para envio.

E usar o preheader é uma tarefa simples: basta preencher o campo de texto de pré-visualização e agendar a sua campanha. 

Além disso, com o Klicksend você tem acesso a:

Quer saber mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio? É só clicar no botão abaixo 👇: 

 

Mão na massa

Neste artigo eu te mostrei o que é preheader, como ele pode aumentar a taxa de abertura dos seus emails e ainda te dei 5 dicas que vão te ajudar na hora de criar o seu.

Agora chegou a sua vez de trazer todo esse aprendizado para prática escrevendo prévias que funcionam como um verdadeiro imã de cliques. 

Gostou do artigo? Não deixe de me contar aqui nos comentários.

Ah, e não deixe de assinar a newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse semanalmente na sua caixa de entrada. É só clicar aqui! 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.