URL amigável: o que é, por que é importante e como criar

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URL amigável: o que é, por que é importante e como criar

URL amigáveis são imprescindíveis para aumentar a sua taxa de cliques. Confira o texto para saber como impulsionar sua página.

Hotmart

15/02/2024 | Por Hotmart

URL amigável é um endereço de site sem códigos e que já mostra do que se trata a página. Ter uma URL amigável é essencial quando se trabalha em SEO, além de conferir mais profissionalismo.

Você sabia que pode transformar os seus links confusos em verdadeiros imãs de cliques usando as boas práticas de URL amigável?

Você pode atrair mais visitantes, e com isso gerar mais leads para o seu negócio, com simples mudanças no endereço do seu site ou blog.

Talvez você esteja preocupado com SEO e em como as suas atuais URLs estão afetando o posicionamento do seu site no resultado das buscas do Google para ter chegado aqui.

A verdade é que se você ainda tem URLs confusas como essa:

“http://www.exemplo.com.br/30%20/teste%202.0%20chapter%202B%20between%20chapter%202%20and%203%20.html”

… há grandes chances de que o seu site ou blog esteja perdendo visitantes, ou seja, o seu tráfego esteja diminuindo.

Um dos motivos porque isso acontece é que páginas da internet com URL amigável têm mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google. Além disso, URLs confusas também parecem inseguras, não são nada fáceis de lembrar e muito menos de digitar.

E esse é um problema muito simples de resolver: você só precisa ler este artigo até o final para saber o que fazer.

O que é uma URL?

Imagine que você quer ligar para uma pessoa. Você pode simplesmente digitar o número de telefone, caso se lembre, ou pode procurar pelo nome na agenda do celular e clicar no botão de ligar.

Qual das duas opções é a mais fácil? Provavelmente pesquisar pelo nome.

Funciona mais ou menos da mesma forma quando você acessa um site na internet.

O seu navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer) se comunica com o servidor (onde o site está hospedado) por meio de uma sequência de números chamada IP.

Cada site possui um e é como se fosse o número de telefone dele. E assim como os números de telefone, eles não são tão fáceis de serem lembrados.

Então, para descomplicar para todo mundo, foi criada uma agenda universal.

Cada número de IP recebe um nome: a URL. Ela é o endereço que você usa para acessar um site. É o www que você digita na barra de navegação.

A sigla URL significa Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Padrão de Recursos.

Ela é composta por três partes diferentes:

  1. Protocolo: indica a forma como os dados são transferidos entre o computador e o servidor onde o site está hospedado. Os mais comuns para sites e blogs são HTTP e HTTPS.
  2. Domínio: de uma forma simplificada, é o nome do site acompanhado pela extensão que pode ser .com, .com.br, .org, dentre outras. 
  3. Caminho: indica qual é a página que você está tentando acessar dentro do site e onde ela se encontra, caso haja subpastas.

Por exemplo:

Nesse caso, o protocolo (1) é https, o domínio (2) é hotmart.com e o caminho (3) é pt-br/blog/call-to-action-exemplos.

Isso quer dizer que o artigo “call-to-action-exemplos” está dentro da pasta “blog” que pertence ao domínio hotmart.com.

Apesar da URL ter uma composição determinada, não existe um padrão de como o caminho deve ser criado.

Você provavelmente já viu endereços assim:

https://exemplo.com.br/ofertas/

Como também assim:

https://exemplo.com.br/dbi02-double/?XE-MIDBI02V-SUBER-2011121-X-X-txt&YW5nxhLm9saXZlaXJhQGlnbmljYW9kdpdGFsLmNvbS5icg==

Apesar de serem completamente diferentes, todos os dois completam o objetivo de levar o usuário para alguma página.

Então, para orientar melhor a criação de URLs, foram estabelecidas boas práticas e é aí que entram as URLs amigáveis.

O que é uma URL amigável?

A URL amigável é curta e simples de ser entendida tanto pelos usuários quanto pelas ferramentas de busca.

Olhe esses exemplos:

https://exemplo.com.br/blog/o-que-e-marketing/

https://exemplo.com/sobre/

https://exemplo.com/trabalhe-conosco/

Mesmo que você não tenha o título da página ou nenhuma outra informação, só com a URL você consegue entender sobre o que são esses links.

Elas são curtas, objetivas, agradáveis de ler e fáceis de digitar.

Mas esses não são os únicos motivos pelos quais elas são importantes.

Por que usar URL amigáveis?

O principal motivo para você começar a usar URLs amigáveis é que isso influencia no SEO da sua página.

Se você não sabe, SEO (Search Engine Optimization) é uma série de otimizações que você deve fazer para que seu site tenha mais chances de aparecer na primeira página de resultados do Google e de outras ferramentas de busca.

Apesar de não ser um dos fatores mais fortes de ranqueamento, como a palavra-chave, a URL amigável impacta na forma como as ferramentas de busca enxergam o seu site.

Não é à toa que a maioria dos resultados que aparecem na primeira página do Google tem URLs amigáveis. 

Olha esses exemplos:

Se você observar, nas duas imagens todos os primeiros resultados têm URLs claras e objetivas.

Em nenhuma existem números ou símbolos que provavelmente só o navegador conseguiria entender.

Outro motivo para você usar URLs amigáveis é que elas demonstram segurança.

Imagine que você recebeu um e-mail marketing de uma empresa oferecendo uma promoção com este link no final:

http://exemplo.com.br/dbi02-double/?XE-MIDBI02V-SUBER-2011121-X-X-txt&YW5nxhLm9saXZlaXJhQGlnbmljYW9kdpdGFsLmNvbS5icg==

Você simplesmente não consegue prever o conteúdo da página olhando só para a URL.

Se for uma empresa desconhecida, é bem possível que você não clique nesse link.

Quase todo mundo já ouviu notícias ou histórias sobre o perigo de alguns links conterem vírus.

Mas, se ao invés do primeiro link, usassem uma URL assim:

https://exemplo.com.br/oferta-especial/

Essa página parece mais confiável, porque você consegue prever o conteúdo dela.

Além disso, é possível que essa última desperte a sua curiosidade para saber qual é a oferta especial.

Por fim, URLs amigáveis são mais fáceis de serem compartilhadas. Como são mais curtas, é fácil de enviar em redes sociais que têm limites de caracteres.

 

Como criar uma URL amigável

Criar URLs amigáveis é muito simples. Seguindo as 10 dicas que vamos te dar, você vai conseguir transformar qualquer URL, mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

1. Use uma palavra-chave

Toda página no seu site ou blog deve ter um propósito, seja passar alguma informação ou realizar uma transação. 

Esse propósito deve ser convertido em uma palavra-chave e ela deve estar na URL.

Se você está na dúvida de qual palavra usar, você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave ou usar ferramentas como o Google Keyword Planner para medir o volume de buscas e decidir qual é a melhor solução.

Essa é uma dica que em hipótese alguma deve ser ignorada.

Se você trabalha com marketing de conteúdo, ter uma boa palavra-chave é o básico e ela precisa estar na sua URL.

2. Evite palavras desnecessárias

URLs amigáveis são objetivas e precisas.

Elas contêm apenas os termos necessários para que o usuário e as ferramentas de busca consigam entender sobre o que é a página.

Qualquer coisa que não altere o sentido pode ser cortada, como, por exemplo, artigos, preposições e conjunções.

Para o artigo “18 exemplos de call to action que funcionam como ímãs de cliques”, eu usei a URL “https://hotmart.com.br/blog/call-to-action-exemplos/”.

Eu poderia ter usado “https://hotmart.com.br/blog/18-exemplos-de-call-to-action/”, mas isso aumentaria o tamanho sem necessidade, já que as duas passam a mesma mensagem.

Quando for definir suas URLs, teste remover diferentes termos, para ver se eles fazem ou não alguma diferença na construção do sentido.

3. Use hífens para separar palavras

URLs como https://exemplo.com.br/comogerarleads ou https://exemplo.com.br/como_gerar_leads não são otimizadas para ferramentas de busca, nem para a leitura.

A primeira, porque fica mais difícil de ler se todas as palavras estão juntas e o Google pode não identificar corretamente onde uma termina e a outra começa.

E a segunda, apesar de ter uma separação visual, não é feita da forma ideal.

Segundo o Google, a melhor forma de separar palavras é usando o hífen. Se a própria ferramenta diz isso, não tem porque fazer de forma diferente.

4. Use apenas letras minúsculas

https://exemplo.com.br/Sala-Laranja e https://exemplo.com.br/sala-laranja parecem ser a mesma coisa, mas não são.

Os navegadores diferenciam letras maiúsculas de minúsculas e os dois exemplos são entendidos como dois endereços diferentes.

Ou seja, na hora de realizar a busca, se o usuário não digitar corretamente uma letra maiúscula, ele pode ir parar numa página inexistente.

Por isso, o melhor é usar apenas letras minúsculas para evitar erros.

5. Não use acentos e caracteres especiais

Assim como em e-mails, com URLs não é recomendado usar acentos e caracteres especiais. 

Inclusive, a maioria dos provedores de e-mail não permite a criação de uma conta com símbolos desse tipo.

A mesma regra vale para a criação de URLs. 

Use apenas letras, números e o hífen. 

6. Evite incluir datas

Alguns blogs organizam o conteúdo por ano e mês, criando subpastas na URL.

Por exemplo “https://www.exemplo.com.br/blog/2018/maio/como-vender-mais/”.

No geral, isso acontece mais em portais de notícias ou blogs que trazem conteúdo mais “quentes”. Internamente, nesses casos, faz sentido salvar o conteúdo dessa forma, para ele ser consultado novamente.

No caso de blogs criados para educação de usuários, em estratégias de marketing de conteúdo, isso não faz sentido.

Mesmo porque a ideia é que esse conteúdo seja atualizado constantemente e não é recomendado mudar a URL a cada atualização. Portanto, pode abrir mão dessa informação.

7. Crie um padrão para as suas URLs

Se você está começando seu site ou blog ou deseja transformar seus links antigos em URLs amigáveis, é importante que você crie uma estrutura sólida.

De forma que depois, no futuro, você não precise fazer modificações.

Porque alterações de URLs podem causar diversos problemas, como erros na hora de acessar uma página, gerando uma experiência ruim para o usuário.

As próximas dicas vão te ajudar a criar essa estrutura.

8. Evite subdomínios

Alguns sites criam seções especiais para determinados conteúdos. Como, por exemplo, blog, loja, dentre outros.

Quando essa seção vem antes do domínio principal e é separada por ponto (.), ela é chamada de subdomínio.

Por exemplo: https://blog.exemplo.com/

Existem várias razões para eles serem usados.

Mas o Google enxerga esse tipo de seção como um site diferente do seu domínio principal e não como uma parte dele.

Quando as pessoas criam links ou acessam páginas que fazem parte do domínio principal, elas agregam valor de SEO a ele.

Enquanto, se você estiver usando subdomínios, além de ter que criar autoridade para eles, quando eles forem acessados ou linkados não vai gerar impacto no domínio principal.

O ideal é usar subdiretórios (pastas).

9. Use subdiretórios moderadamente

Não é porque subdiretórios, em termos de SEO, são melhores que subdomínios que você pode exagerar neles.

Os subdiretórios ou pastas aparecem após o domínio principal, separados por barras.

Por exemplo: exemplo.com.br/roupas/meias/meia-preta

O arquivo “meia-preta” se encontra dentro da pasta meias, que está dentro de roupas.

Limite o número de subdiretórios a dois níveis no máximo. Mais do que isso, pode deixar a URL muito longa.

10. Use HTTPS ao invés de HTTP

A primeira parte que compõe uma URL é o protocolo de transferência de informação. Esse protocolo é responsável por organizar a forma como o seu navegador se comunica com o servidor onde o site está hospedado.

Ele funciona como regras gramaticais do português dando ordem a comunicação. Sem elas, dificilmente nós conseguiríamos nos comunicar. Da mesma forma, os computadores precisam de protocolos para enviar informação de um para o outro.

Os protocolos geralmente usados para sites e blogs são HTTP ou HTTPS. 

A diferença entre os dois é que o segundo possui uma tecnologia que criptografa os dados trocados entre o navegador e o servidor, garantindo mais segurança para o usuário.

Encurtador de URLs

Essa última dica é muito boa para quem publica conteúdo em redes sociais que têm limites de caracteres, como o X/Twitter.

Geralmente para maximizar o uso das letras, é comum o uso de links encurtados. Assim sobra mais espaço para o conteúdo.

Como o próprio nome diz, encurtadores de URLs pegam links grandes e geram um menor que redireciona para o mesmo site.

E o que isso tem a ver com URL amigável?

Encurtadores como o bit.ly, por exemplo, permitem que você personalize o link.

Assim, você pode usar algumas das dicas que eu dei aqui, como colocar a palavra-chave, para ter uma URL encurtada mais amigável.

URL amigável e outras técnicas de SEO

Ter uma URL amigável pode influenciar na forma como o Google enxerga suas páginas na hora de posicioná-las nos resultados de uma busca.

Mas agora, com as 10 dicas que você viu, você pode transformar hoje mesmo as suas URLs em verdadeiros imãs de cliques.

Agora é hora de botar a mão na massa! 

Aproveite e conheça outras técnicas de SEO para que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado.