Marketing Digital

Página de obrigado: o que é, como criar e exemplos

A página de obrigado, também conhecida como “thank you page” ou página de agradecimento, é o ponto final de uma conversão.

Hotmart

01/02/2023 | Por Hotmart

O que veremos nesse post:

Se você acha que a página de obrigado é um mero detalhe ou algo em que você não precisa gastar muita energia, preste atenção nas próximas linhas.

Nós trouxemos um caso real que mostra como ela impactou uma estratégia que gerou 293,66% de ROI.

(Para você ter uma noção, um ROI de 293,66% quer dizer que para cada 1 real investido, esse 1 real foi recuperado e ainda veio acompanhado de mais 2,93 reais de lucro.

Agora imagina esses valores multiplicados por milhares e milhões de reais… Pois é.)

O que aconteceu em maio de 2019 foi o seguinte: o Hugo (da Fórmula de Lançamento), junto com a equipe de tráfego dele, montou um funil de geração de leads.

Eles criaram uma estratégia para capturar o contato de potenciais clientes, nutrir e educar essa galera sobre um problema específico de marketing e depois fazer a oferta de uma solução para resolver esse problema.

Quando a oferta foi feita e a solução foi vendida, dos dois tipos de lead (potenciais clientes) que estavam na lista de contatos, um gerou um retorno sobre investimento muito maior que o outro.

Mais que o dobro. 

Esses foram os valores de ROI que os dois tipos de lead geraram:

São vários fatores, é claro, que fizeram com que as leads capturadas via ebook gerassem o maior ROI. 

Afinal, cada cliente tem a sua própria jornada de compra e é influenciado por aspectos diferentes na hora de decidir adquirir ou não um determinado produto.

Mas o fato é que uma das etapas do funil de geração das “leads ebook” fez toda a diferença.  Uma grande sacada escondida atrás de algo que parece ser apenas um detalhe.

Neste artigo, você saberá mais sobre essa etapa que, possivelmente, foi um dos principais fatores para gerar um ROI de 293,66%.

Alerta de spoiler: tem tudo a ver com a página de obrigado.

Mas, primeiro, vamos passar por alguns conceitos para você ter o contexto e, assim, a estratégia fazer todo sentido no final.

O que é a página de obrigado ou thank you page?

A página de obrigado, também conhecida como “thank you page” ou página de agradecimento, é o ponto final de uma conversão.

Se você usa landing pages para capturar leads, provavelmente já precisou de uma.

Imagina que você criou um ebook sobre como perder gordura fazendo exercícios em casa para oferecer como recompensa em troca do email de potenciais clientes.

Você monta uma landing page totalmente otimizada para conversão.

Divulga a landing page nas redes sociais do seu negócio e, em pouco tempo, várias pessoas aparecem interessadas em fazer o download do seu ebook.

Elas preenchem o formulário com o endereço de email (caso você use o sistema de confirmação dupla, elas confirmam o cadastro na sua lista) e o que acontece em seguida?

Se a sua resposta é que as pessoas são redirecionadas para uma página de obrigado, você acertou!

Assim como no exemplo acima, geralmente a página de obrigado tem uma mensagem para agradecer o usuário por ter se inscrito para uma aula, baixado um ebook ou até mesmo comprado um produto ou contratado um serviço.

E ela é considerada o ponto final de uma conversão, porque quando um usuário chega até a thank you page isso quer dizer que ele já cumpriu todas as ações que eram esperadas dele.

Por exemplo, no caso do ebook de como perder gordura, o usuário já deixou o contato de email e, se houver sistema de confirmação dupla, já realizou a confirmação.

Além disso, a página de obrigado provavelmente é o primeiro contato das pessoas com a sua marca depois que elas se tornaram leads ou clientes.

Essas pessoas não são mais meros desconhecidos, mas sim alguém que já iniciou um relacionamento com o seu negócio.

Pensando nisso, é importante você estar atento aos objetivos da página de obrigado, para que esse primeiro contato pós-conversão seja bem sucedido.

Para que serve a página de obrigado?

Além de servir para agradecer a sua mais nova lead ou mais novo cliente por ter concluído uma ação, a sua página de obrigado também tem alguns outros objetivos que não devem ser deixados de lado.

Inclusive, esses objetivos foram muito bem aplicados naquele funil de geração de leads que gerou 293,66% de ROI, do início deste artigo. 

Daqui a pouco, você vai descobrir em detalhes como isso foi feito. Mas, por enquanto, confira os 3 objetivos de uma página de obrigado:

1. Informar que a ação anterior do usuário foi concluída com sucesso

Você já preencheu algum formulário ou realizou alguma ação na internet e ficou na dúvida se, de fato, deu tudo certo?

Esse tipo de incerteza pode impactar a experiência do usuário e até mesmo criar uma má impressão da sua página.

Para evitar esse tipo de situação, a sua página de obrigado serve para informar que o formulário foi preenchido com sucesso, a compra foi realizada e por aí vai.

Não precisa ser um texto muito longo. Algo como “Cadastro realizado” já é o suficiente para dar segurança ao usuário de que a ação dele foi completada com sucesso.

2. Reter o usuário

Imagina que você seja solteiro ou solteira e esteja numa balada. 

Uma pessoa interessante chega em você, vocês trocam uma ideia, ela te pede o seu número de telefone e, assim que você passa, ela simplesmente vai embora.

Ela não continua a conversa, não fala que vai te mandar uma mensagem ou ligar no dia seguinte, muito menos fala em combinar de vocês se encontrarem em outro momento.

Essa situação provavelmente deixaria um clima meio estranho e você ficaria sem saber o que fazer. Manda mensagem primeiro? Espera a pessoa entrar em contato?

Agora pense nas suas páginas como um começo de relacionamento. 

Na maioria das vezes, os seus potenciais ou atuais clientes não sabem exatamente qual é o próximo passo que eles devem dar.

Quando chega na página de obrigado, se você simplesmente agradece por ter se inscrito num webinar ou comprado um produto, é bem provável que o usuário feche a página e vá navegar na internet, olhar as fotos dos amigos no Instagram ou até mesmo conferir o site do seu concorrente.

Você acaba perdendo a chance de continuar a conversa e desenvolver melhor o relacionamento entre vocês.

Por isso, outro objetivo da página de obrigado é reter o usuário, ou seja, manter ele envolvido com a sua marca.

Você faz isso dizendo qual é o próximo passo que o usuário deve dar. 

No exemplo do ebook para perder gordura apresentado anteriormente, o próximo passo é saber mais sobre uma aula online.

Você também pode recomendar artigos do seu blog, chamar para se conectar nas redes sociais, dentre outras opções.

3. Multiplicar o processo de compra

Se você já comprou na Amazon ou em algum site parecido, deve ter se deparado com a seguinte situação ao finalizar a compra:

A página de obrigado é usada para, além de confirmar a compra, oferecer outros produtos relacionados.

Isso serve não apenas como uma forma de indicar o que o usuário pode fazer a seguir, mas também para multiplicar o processo de compra e gerar mais receita para a empresa sem que ela precise investir para conquistar novos clientes.

Ou seja, se você vende algum produto, pode usar a sua página de obrigado para aumentar seu faturamento através da multiplicação do processo de compra.

Por que a página de obrigado é tão importante?

A página de obrigado marca um momento crucial na jornada do consumidor.

Ela pode fazer a diferença entre uma lead dar ou não o próximo passo para se tornar um cliente, ou entre um cliente se tornar ou não um embaixador da sua marca.

Isso acontece por causa do princípio do comprometimento e da consistência.

Esse princípio, defendido por Robert Cialdini em seu livro As Armas da Persuasão, basicamente é um atalho mental que nós usamos para simplificar o nosso processo de tomada de decisão.

Funciona da seguinte forma: as pessoas, em geral, tendem a se comportar de forma consistente com um pensamento ou ação anterior.

Quando alguém chega na sua página de obrigado, essa pessoa se comprometeu com o seu negócio de alguma forma. 

Como consequência, a probabilidade é que, se houver uma outra chamada para ação, a pessoa vai agir com consistência e dar o próximo passo.

Quando um visitante do seu site baixa um ebook seu, ele está mais propenso a aceitar o convite para assistir a uma aula online ou até mesmo comprar um produto de ticket médio mais baixo.

Se você não está usando esse momento crucial da tomada de decisão a seu favor, você está deixando dinheiro na mesa. Por isso, é importante saber como criar uma página de obrigado e quais elementos não podem faltar.

Como criar uma página de obrigado: os 3 elementos indispensáveis

Os elementos que precisam estar na sua página de obrigado têm tudo a ver com os 3 objetivos da página de obrigado: 

  • informar a conclusão da ação anterior; 
  • reter o usuário;
  • e multiplicar o processo de venda.

Cada pedaço de informação que você incluir deve servir para uma dessas três coisas.

Você vai ver agora na prática como fazer isso na sua página de obrigado.

1. Mensagem de confirmação

O primeiro objetivo da thank you page é agradecer o usuário por ter tomado uma ação e informar que ela foi concluída com sucesso.

Por isso, não pode faltar uma mensagem de confirmação. 

Algo simples como, por exemplo: “Obrigado por se cadastrar. As informações de acesso serão enviadas para o seu email”, já é o suficiente para não deixar o usuário com dúvidas.

Além disso, o ideal é que a mensagem de confirmação também informe como será o acesso a algum material ou aula, se for o caso.

2. Botão de CTA 

O segundo elemento indispensável da página de obrigado tem a ver com a retenção de usuário e multiplicação do processo de compra.

Depois de agradecer sua lead ou cliente, você precisa indicar qual é o próximo passo. A maneira mais efetiva de fazer isso é com uma chamada para ação.

Ela pode ser um convite para ler um artigo no seu blog, a oferta de um produto ou um pedido para deixar uma avaliação ou comentário.

A CTA deve ser clara e mover o usuário em direção ao próximo passo do funil de vendas, levando sempre em consideração a ação que ele tomou na landing page e o estágio que ele se encontra na jornada do cliente.

Por exemplo, se é uma pessoa que acabou de comprar um produto da sua empresa, faz mais sentido fazer um upsell ou cross sell do que oferecer um ebook gratuito sobre um assunto básico do seu nicho de mercado.

O mesmo vale para o oposto. 

Uma pessoa que acabou de entrar em contato com a sua marca através de uma isca gratuita de topo do funil provavelmente ainda não está pronta para comprar um produto ou serviço.

Você deve avaliar em qual estágio a sua lead ou cliente está e qual é o próximo passo a ser dado para criar sua CTA.

3. Instruções específicas do que fazer a seguir

Por último, para complementar a sua chamada para ação, você deve dar instruções claras e específicas para o usuário.

Se você está oferecendo o desconto na compra de um produto, você pode incluir um texto tipo “Clique no botão abaixo para comprar o produto X com 15% de desconto”.

É uma mensagem simples, mas que dá mais detalhes do que a pessoa deve fazer em relação à CTA.

Possibilidades de CTAs para suas páginas de obrigado

Está na dúvida sobre quais opções você pode dar para as suas leads ou clientes como próximo passo?

Para te dar algumas ideias de CTAs, vamos te contar aqui quais são as mais comuns.

1. Acessar o blog do seu negócio

Se você está começando um relacionamento com leads que estão no topo do funil, uma das opções que você tem é sugerir um artigo do seu blog relacionado à isca digital que você está oferecendo.

O interessante é que seja de algum assunto complementar que não é abordado com profundidade no material que a pessoa já se inscreveu para acessar, mas que seja relevante na jornada desse potencial cliente.

2. Conferir uma outra isca digital

Você também pode sugerir uma nova isca digital ou recompensa para a sua lead.

Se você usou um ebook sobre exercícios físicos para capturar leads, você pode oferecer na página de obrigado um ebook sobre alimentação saudável.

Além de os dois conteúdos estarem relacionados, esse tipo de CTA pode te ajudar a estabelecer mais rápido autoridade na sua área.

Ao consumirem mais materiais ricos da sua marca, suas leads terão mais oportunidades de perceber o quanto você e sua empresa dominam sobre determinado assunto.

3. Compartilhar nas redes sociais

Que tal fazer as suas leads gerarem mais leads para você?

É possível conseguir esse resultado criando uma CTA para os seus potenciais clientes compartilharem a sua recompensa nas redes sociais.

Você pode facilitar o trabalho utilizando botões de compartilhamento que já são integrados com as principais redes sociais e que o usuário só precisa clicar em “compartilhar” para concluir a ação.

4. Enviar para um amigo

Além de divulgar o seu conteúdo nas redes sociais, as suas leads também podem ser convidadas a compartilhar diretamente com um amigo.

Seja por WhatsApp, email, SMS, Messenger ou outra opção de envio de mensagem.

A vantagem dessa CTA, quando comparada com a anterior, é que a sua lead tende a compartilhar seu conteúdo ou recompensa com alguém que provavelmente também tem interesse.

Diferente de só colocar nas redes sociais, onde as pessoas com interesse podem acabar não vendo devido aos algoritmos das plataformas.

5. Curtir suas páginas nas redes sociais

Se a sua intenção é criar outra via de relacionamento com seu potencial ou atual cliente ou continuar a conversa em outro lugar, você pode chamá-lo para curtir as páginas do seu negócio nas principais redes sociais.

Use botões integrados com as redes sociais para que o usuário precise fazer um esforço mínimo para concluir a ação.

6. Garantir um desconto

Se tratando de potenciais clientes que já estão mais no fundo do funil de vendas, você pode partir para CTAs voltadas para a conversão dessas leads em clientes.

Oferecer um desconto ou uma condição especial para comprar um produto ou serviço na sua página de obrigado pode ser o empurrãozinho que faltava para a sua lead finalmente se tornar um cliente.

7. Fazer um upsell ou cross sell

Numa página de obrigado pós-venda, é possível multiplicar o processo de venda utilizando estratégias de upsell ou cross sell.

O upsell é oferecer uma espécie de upgrade no produto ou serviço para o seu cliente com condições especiais. 

Já o cross sell é a venda de um produto ou serviço relacionado ao que o seu cliente acabou de comprar.

Não sei se você já comprou roupa pela internet, mas é bem comum, nesse tipo de site, quando você coloca uma peça no carrinho, ele sugerir outra relacionada. 

Tipo, se você escolher uma calça jeans, o site oferece uma camiseta para combinar.

8. Deixar um comentário

Você também pode utilizar a sua página de obrigado para coletar prova social sobre seu negócio utilizando uma CTA para suas leads deixarem um comentário.

Os comentários de quem já teve acesso ao seu material podem ser exibidos na sua landing page. Assim, você consegue aumentar sua autoridade e deixar que suas leads convençam outras pessoas a se inscrevem na sua lista.

9. Responder uma pesquisa

Se você tem interesse em conhecer melhor a sua audiência, você pode aproveitar a página de obrigado para conduzir uma breve pesquisa.

Você pode perguntar que tipo de conteúdo as suas leads gostariam de receber, com que frequência e por qual canal elas preferem se comunicar com empresas.

Aqui é importante focar em coletar dados que possam ser aplicados para otimizar a sua estratégia de marketing e não exagerar na quantidade de perguntas. 

Um questionário muito grande pode acabar tendo uma taxa de respostas muito baixa e, assim, você não alcança seu objetivo de entender melhor o público.

10. Receber uma chamada de um consultor

Esse tipo de CTA também é conhecido como levantada de mão. 

Ele é útil para potenciais clientes que já estão nas etapas finais do funil de vendas, mas que ainda têm dúvidas se vale a pena ou não comprar seu produto ou serviço.

Geralmente, essa CTA vem acompanhada de um formulário onde a lead pode deixar o número de telefone para receber o contato e resolver suas objeções diretamente com um consultor.

Boas práticas para páginas de obrigado

Para aumentar suas chances de manter a conversa com seus potenciais clientes e levar os seus atuais clientes a realizarem uma nova compra, é importante estar alerta a alguns pontos.

1. Não coloque links de saída na página de obrigado

Assim como a landing page, a página de obrigado não possui menu de navegação ou links para que os visitantes naveguem pelo seu site.

A intenção aqui é direcionar o usuário para uma ação específica e por isso cada pedaço de informação na página deve contribuir para isso.

2. Coloque links de compartilhamento que redirecionem para a landing page

Se você optar por utilizar uma CTA de compartilhamento na sua thank you page, seja de compartilhar nas redes sociais ou diretamente para um amigo, é importante que o link compartilhado leve para a landing page.

Por dois motivos:

  1. Se você entregar a recompensa oferecida na landing page através de um email, as pessoas que caem diretamente na página de obrigado não vão ter acesso a recompensa, nem vão conseguir fazer o cadastro para receber.
  2. Se você entregar a recompensa na thank you page, as pessoas que têm o link da página vão conseguir acessar o conteúdo mesmo sem estarem cadastradas na sua lista de contatos.

Ambos os cenários não são ideais.

2. Crie URLs rastreáveis quando tiver mais de uma CTA

Se você optar por usar mais de uma CTA na página de obrigado – por exemplo, caso ofereça duas opções de conteúdo para a pessoa acessar – vale a pena investir 10 minutos para criar URLs rastreáveis.

Com esse tipo de URL, você vai conseguir saber quantas pessoas optaram por cada conteúdo e poderá utilizar essas informações a seu favor, otimizando sua estratégia de marketing.

3. Seja consistente com a landing page

Independentemente da CTA que você escolher usar na sua página de obrigado ou do objetivo que você pretende alcançar (reter o usuário ou multiplicar o processo de compra), você deve ser consistente com a landing page.

Na prática, isso significa manter a mesma linguagem, tom (formal ou informal) e até mesmo o estilo visual da página anterior.

4. Evite exageros

Ao longo deste artigo, você viu várias opções de CTA e talvez a sua mente tenha borbulhado pensando em incluir várias delas na sua página de obrigado para conseguir que o seu potencial cliente faça várias coisas.

Porém, a sua página de obrigado não deve ser um festival de CTA. 

Na verdade, quanto menos opções você der, mais provável será de o usuário seguir adiante. Opções demais mais confundem do que ajudam nesse momento. 

Exemplos de páginas de obrigado

Para finalizar, vamos te mostrar exemplos práticos que agregam o que foi apresentado nas últimas linhas para você se inspirar.

E, claro, vamos trazer também o grande diferencial do funil de geração de leads que teve 293,66% de ROI. 

Exemplo 1 – Página de obrigado com CTA para blog

Essa página de obrigado conclui o processo de inscrição para receber uma planilha de organização e cálculo das principais métricas do Facebook.

Como você pode notar, ela contém os 3 elementos indispensáveis:

  • uma mensagem de agradecimento informando que a ação anterior foi concluída e como a lead pode acessar o material;
  • qual é o próximo passo que a pessoa deve dar;
  • e um botão de chamada para ação.

Além disso, um ponto interessante dessa página é que ela mostra uma prévia do conteúdo do blog para despertar a curiosidade do leitor e aumentar as chances de ele clicar na CTA.

Exemplo 2 – Página de obrigado com CTA para compartilhamento

Esse segundo exemplo é de uma marca de cosméticos.

Essa página é bem simples e contém apenas o necessário para que a lead acesse o material rico oferecido e dê o próximo passo.

Aqui, inclusive, a isca digital foi disponibilizada na própria página de obrigado. 

Por último, ela tem uma CTA simples de compartilhamento e facilita a vida do visitante colocando os botões de redes sociais. 

Exemplo 3 – Página de obrigado com CTA para outra recompensa

Essa foi a página de obrigado utilizada no funil de geração de leads que gerou 293,66% de ROI.

E o que é que ela tem de tão especial?

Na landing page, foi feita a oferta do download gratuito de um ebook sobre como usar a internet para alavancar vendas.

Quando a pessoa se cadastrava para receber o ebook, era redirecionada automaticamente para essa página de obrigado.

Aqui a lead recebia a informação de que o ebook foi enviado para o email dela e também recebia um convite para um próximo passo. Essa mensagem estava presente tanto no texto quanto no vídeo.

A chamada para o próximo passo era para se cadastrar para assistir uma série de 3 aulas gratuitas que davam continuidade ao assunto do ebook. 

Com essa recompensa, as leads caminhavam em direção ao fundo do funil de vendas.

Ao final da série de aulas online, foi feita a oferta de um produto relacionado tanto ao tópico do ebook como das aulas, e o resultado das vendas foi de 293,66% de ROI nas leads que foram captadas através do ebook.

Dentre outros fatores, esse resultado foi alcançado devido a dois motivos:

O primeiro é que as leads que acessaram o ebook e depois a série de aulas são mais qualificadas do que as leads que só participaram das aulas.

Isso porque, para chegar até a oferta do produto, elas precisaram passar por duas etapas (solicitar o ebook gratuito e se inscrever para participar das aulas) enquanto as outras leads passaram por apenas uma etapa (se inscrever para a aula).

E por isso elas tiveram mais contato com conteúdos de qualidade, foram mais nutridas, e de certa forma estavam mais preparadas para comprar.

O segundo motivo é que usando essa estratégia de divulgar a série de aulas na página de obrigado, conseguiram garantir que 100% dessas leads tiveram acesso ao convite para se inscrever para as aulas.

Afinal de contas, todo potencial cliente ao se tornar uma lead vai obrigatoriamente ser redirecionado para a página de obrigado.

Seria diferente se a equipe responsável pela estratégia, por exemplo, tivesse mandado um  email com convite para participar da aula. 

Pois não tem como ter certeza se a campanha de email marketing chegaria para 100% das leads ou se elas abririam o email.

Também, ao divulgar as aulas na página de obrigado, o princípio do comprometimento e da consistência atua em favor da marca, deixando as leads mais propensas a aceitar o convite para o próximo passo do funil de vendas.

Por esses motivos, a ideia de construir o funil de vendas dessa forma e usar a página de obrigado como um segundo ponto de conversão foi indispensável para alcançar o resultado obtido.

E essa é uma estratégia que você também pode replicar no seu negócio. 

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Se você chegou até aqui com mil ideias para colocar em prática, mas não faz ideia de como construir a sua página de obrigado, se liga nessa última dica.

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