5 características essenciais para uma página de contato mais eficiente

Página de contato

“Fale com a gente”, “suporte”, “ajuda”… Independentemente do nome que você escolher, a página de contato tem um papel fundamental na relação do seu público com o seu negócio.

E se você ainda não tem uma dessas, eu preciso te dizer que as chances de você arruinar a reputação da sua marca são grandes. 

Por que? Pensa comigo… 

Se um cliente precisa tirar uma dúvida ou registrar uma reclamação a respeito de um produto ou serviço e não encontrar a sua página de contato, o que pode acontecer?

Alternativa A: já que não teve acesso a nenhum tipo de suporte, o seu cliente pode se sentir prejudicado, irritado e ir até as redes sociais para expor a sua marca. 

Alternativa B: o seu cliente vai sentir que caiu em algum tipo de golpe e vai registrar todo o ocorrido no Reclame Aqui, alertando as pessoas a não confiarem no seu negócio.

Nenhum dos cenários é favorável para você.

No entanto, esse transtorno pode ser evitado com uma página de contato, reunindo as suas informações em um só lugar e garantindo a melhor experiência possível para o seu público.

Todo mundo sai ganhando! 

Por isso, nas próximas linhas eu vou te mostrar as 5 características essenciais para uma página de contato eficiente e ainda vou te dar 10 exemplos que vão te inspirar na hora de criar a sua.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos? 

O que é página de contato?

A página de contato é uma área do seu site que reúne todos os seus contatos mais importantes com o objetivo de facilitar a comunicação entre os seus clientes e potenciais clientes com o seu negócio.

Imagine que você precisa falar com uma marca para realizar uma reclamação, tirar uma dúvida ou até mesmo para registrar um elogio. 

Como você entraria em contato com essa marca?

Você pode entrar em contato por meio das redes sociais, por exemplo… Mas, nem sempre as grandes marcas centralizam o atendimento ao público nesses canais.

Por isso, o caminho mais assertivo seria procurar pela página de contato dessa marca.

Você pode pensar nessa página ou seção do seu site como um cartão de visita, só que um pouco mais detalhado e inteligente. 

Além das suas informações de contato como telefone, chat e email, esse também é o lugar certo para adicionar o seu endereço e um mapa com a localização do seu negócio. 

Por que ter uma página de contato?

Quando falamos de vendas online, um assunto muito delicado é a confiança que a sua página passa para os visitantes.

Não sei você, mas eu sou muito criterioso quando o assunto é compra online. 

Eu já passei meses pesquisando por um fone de ouvido bluetooth, comparando preços de diferentes lojas e quando finalmente encontrei um site que ofertava o modelo que eu queria com um valor super em conta, deixei de comprar pois não encontrei as informações de contato da loja.

E, como é muito fácil cair em golpes na internet, eu não poderia arriscar…

O que eu estou te dizendo é que, você pode ter os melhores produtos ou serviços do mercado, os melhores preços, mas se não tiver uma página de contato, você não tem credibilidade alguma.

E sem credibilidade… Dificilmente você vai conseguir vender.  

Agora, se por um golpe de sorte você tiver vendido, isso não significa que a página de contato é irrelevante para o seu negócio.

Se o seu cliente precisar registrar uma reclamação sobre um determinado produto ou serviço da sua loja e não encontra as informações de contato, das duas uma:

Ele vai para as redes sociais fazer um textão expondo a sua marca com fotos e vídeos provando que o seu negócio não é de confiança ou ele vai abrir um Reclame Aqui.

E, cá entre nós, mesmo que seja um mal entendido ou um pequeno problema fácil de resolver, nenhuma das opções acima são boas para a imagem do seu negócio. 

5 características para uma página de contato eficiente

Agora que você já entendeu a importância da página de contato, eu separei aqui nesse tópico uma lista com as 5 principais características que vão te ajudar na hora de criar a sua. 

Para começar, a sua página …

1. Precisa ser fácil de encontrar

Se o seu potencial cliente ou cliente não conseguir encontrar a sua página de contato, não há razões para ela existir. 

Eu sei que essa frase pode soar um pouco radical, mas é a verdade.

O papel da página de contato é justamente facilitar a comunicação entre o seu negócio e o seu público. Essa é a premissa básica e, caso não ocorra dessa forma, é sinal de que algo não está certo. 

Pensando sempre na melhor experiência do usuário, existem dois lugares ideais para adicionar o link da página de contato. 

Você pode optar por colocar no cabeçalho do seu site, junto ao menu com as informações importantes do seu negócio, ou então, no rodapé da página. 

Mais a frente eu te mostro alguns exemplos de como isso funciona na prática. 

2. Deve ser convidativa

O visitante encontrou a sua página de contato, agora ele precisa sentir que o feedback dele é bem-vindo. 

Se a sua página de contato não for convidativa, é possível que o visitante não se sinta confortável em deixar um feedback alí e desista de realizar qualquer tipo de interação. 

Sabe quando você chega em um lugar e, por algum motivo, sente que não é bem-vindo ali?

Essa sensação é horrível, gera desconforto e tudo que você pensa é em desculpas para sair dali.

Agora, se você conhece essa sensação, dificilmente vai querer que o seu cliente ou potencial cliente sinta isso ao tentar entrar em contato com você. 

A sua página de contato deve ser estruturada de uma forma convidativa e que faça com que o visitante se sinta confortável em estar ali. 

3. Contém os contatos relevantes

Um erro comum quando o assunto é a página de contato é que muita gente acredita que deve colocar todos os meios de contatos possíveis nessa página, mas não é bem assim que funciona.

Para realizar uma comunicação mais prática e produtiva, o indicado é centralizar nessa página só os contatos que você realmente consegue gerenciar.

Por exemplo, se você não tem tempo para responder mensagens via WhatsApp e ainda não tem uma equipe para delegar essa tarefa, faz sentido colocar um botão dessa rede social na sua página?

Da mesma forma, se você não tem tempo para atendimento via telefone e ainda não tem uma equipe para isso, também não faz sentido deixar o seu número de telefone na página de contato.

Como eu falei antes, o objetivo da página de contato é justamente facilitar a comunicação do seu público com o seu negócio, logo… Você deve disponibilizar apenas os contatos que façam sentindo naquele momento. 

Uma dica importante aqui é centralizar o atendimento em um canal que seja mais fácil de gerenciar, como o email. 

Pensando em formas de facilitar o contato da sua lead com você, é interessante deixar os links para as suas redes sociais. 

Caso você disponibilize um atendimento físico, também é interessante deixar o mapa com o endereço do local de atendimento. 

4. Formulário de fácil preenchimento

Quando você coloca um formulário de captura com muitas perguntas, as chances são de que você afaste ou intimide o visitante e que ele desista de se comunicar com você.

Na hora de criar um formulário, você precisa pensar sempre em formas de deixá-lo mais dinâmico e de fácil preenchimento.

Sabe quando você quer baixar um ebook em um site, mas na página de captura tem um formulário que te pede tantos dados desnecessários que você acaba desistindo?

Aqui é a mesma coisa. 

Se você quer que o visitante entre na sua página de contato e registre o feedback, você precisa pensar em formas de deixar o seu formulário mais dinâmico.

Na maioria dos casos, você não vai precisar mais do que o primeiro nome do visitante e o email de contato para responder a mensagem. 

Para te ajudar a criar um formulário de fácil preenchimento, eu separei aqui um artigo aqui do blog que vai te dar 7 dicas de como criar um formulário de captura mais eficiente.

5. Deve ter uma boa CTA

Por último, mas não menos importante, uma página de contato deve ter uma call to action (chamada para ação) que deixe claro para o visitante o que ele deve fazer.

Depois de preencher o formulário, o seu visitante precisa saber exatamente o que deve fazer para enviar a mensagem para você.

Por isso, é importante deixar visível no botão de CTA a ação que ele deve realizar. 

“Envie agora”, “clique aqui para enviar”, “publicar”, são algumas boas opções de texto. Mas além da comunicação escrita, você precisa garantir que o botão com a chamada esteja visível na sua página e com as cores adequadas.

10 exemplos de páginas de contato para te inspirar 

Como prometido anteriormente, agora que você já sabe o que não pode faltar na sua página de contato, eu separei uma lista com 10 exemplos que vão te inspirar na hora de criar a sua.

1. Neil Patel

A página de contato do Neil Patel é o exemplo de que você não precisa de muito para chamar a atenção do seu visitante.

Começando pelo fato de que você encontra o link para a página de contato logo no cabeçalho do site. Ao clicar nele você é direcionado para a página de contato e já dá de cara com uma headline simples, mas convidativa. 

O formulário escolhido é simples e pede apenas as informações necessárias como o nome e o email de contato, além de contar com um campo onde o visitante pode selecionar um assunto para a mensagem. 

Em seguida, você encontra uma CTA prática e objetiva. Por fim, os botões para as redes sociais, caso o cliente ou potencial cliente queira realizar o contato por elas. 

2. Centro Universitário Una

A página de contato do Centro Universitário Una é um pouco diferente das que você deve estar acostumado, mas ela também é bem eficiente. 

Para entrar em contato com a instituição, basta clicar no link “fale com a gente” disponível no menu da página. 

Em seguida você é encaminhado para um formulário inteligente que te pergunta se você é aluno, ex-aluno ou candidato. 

Isso porque, para cada uma dessas situações, o site disponibiliza um formulário diferente. 

Por exemplo, se você é um aluno, você pode informar o número da sua matrícula; caso você seja um ex-aluno ou um candidato do vestibular, basta colocar o CPF para entrar em contato.  

Por se tratar de um centro universitário onde as aulas são presenciais, no rodapé do site, além de encontrar as redes sociais da instituição, você tem links para a página de cada uma das unidades, além do email de contato dos coordenadores dos cursos. 

3. GOL

A página de contato da GOL segue um padrão um pouco diferente. Na home do site da companhia aérea, fixado no menu inicial, você encontra a guia de atendimento e ao passar o mouse sobre ela, tem acesso a um submenu com novas opções de contato. 

Entre as opções de telefones de contato, reclamações, dúvidas frequentes e protocolos de atendimento, você também encontra o Chat Gal onde você pode falar diretamente com a assistente virtual da GOL.

Na página da Gal, além de poder iniciar o bate papo pelo chatbot, você tem acesso aos tópicos mais acessados no site, informações legais e o link para o download do aplicativo da GOL.

Essa é uma opção interessante de comunicação conversacional para a sua página, uma vez que pode deixar o processo um pouco mais rápido.

No artigo Conversational landing page: o que é, para que serve e como criar a sua, você vai entender mais a fundo como utilizar chatbots na sua página para aumentar a sua conversão. 

4. Netflix

O link para o centro de ajuda da Netflix fica localizado no rodapé da página de login do serviço. 

Lá você encontra, além de uma barra de pesquisa onde você pode fazer uma pergunta e encontrar a solução para um determinado problema, uma lista de links úteis que respondem às suas possíveis dúvidas.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção nessa página são as CTAs. 

Como a Netflix já é popularmente conhecida por utilizar a cor vermelha na sua logo, nos botões que levam o visitante de volta para a tela de login ou de assinatura, utilizam essa mesma cor para criar um senso de urgência e levar o usuário a essas ações.

Agora, mais para o final da página você pode notar duas CTAs que contrastam com o tom de cinza utilizado no fundo. 

Uma dessas opções leva o visitante para uma chamada telefônica com a central de atendimento e a outra o convida para uma sala de bate-papo. 

5. Hotmart

Esse é um dos exemplos mais completos dessa lista. No rodapé do site da Hotmart você encontra a central de ajuda e, clicando no link, você é redirecionado para a página da imagem acima.

Essa página serve como um bom exemplo porque, além de convidativa, ela apresenta quatro opções de soluções de problemas separadas por produto. 

Em seguida, você tem uma CTA para um atendimento personalizado. Descendo um pouco mais a página, você tem o quadro de perguntas frequentes, um botão que te leva para o formulário de atendimento e, por fim, as redes sociais da Hotmart e o horário de atendimento.  

6. Coca-Cola  

O site da Coca-Cola opta por um modelo mais tradicional, deixando as informações de contato disponíveis no rodapé da página. 

Desde o telefone de contato, horário de atendimento até as redes sociais da marca e o regulamento das promoções. 

7. Aff The Hype

A Aff The Hype é um e-commerce de itens de papelaria como agendas, planners, adesivos… Se você é antenado nos memes das redes sociais, é provável que você já tenha visto algum viral deles.

No topo da página da Aff, você encontra uma faixa amarela com a opção de suporte que te leva para a página ilustrada na imagem acima.

A página replica o mesmo senso de humor que a loja utiliza nas suas redes sociais, com a frase “precisa de ajuda? manda email que a gente te suporta (:” seguido de dois botões de CTA.

O primeiro leva o visitante da página para um formulário que será enviado para o email da loja, e o segundo leva para as perguntas frequentes que ficam mais abaixo na mesma página.

Além disso, no rodapé estão presentes os botões para as redes sociais, horário de atendimento, endereço da loja e um botão de suporte que te leva para o topo da página. 

8. Cultura Inglesa

O site da escola de idiomas Cultura Inglesa conta com a opção “fale conosco” logo no topo da página. 

Ao clicar nele, o cliente ou potencial cliente é levado para uma página com os principais contatos da escola, como o telefone e o WhatsApp, além do horário de atendimento. 

No botão do atendimento SAC, o visitante é encaminhado para um formulário onde ele preenche os dados de contato e envia a dúvida.

Ainda na página de contato, o visitante encontra o email de contato destinado à imprensa, informações institucionais e o blog da escola. 

Diferente dos outros exemplos que eu te mostrei antes, essa página de contato conta com um formulário na lateral direita que tem a finalidade de coletar as dúvidas específicas relacionadas às aulas ao vivo ofertadas de forma online pela escola. 

9. Nubank

Assim como no exemplo da Coca-Cola, a Nubank também opta por deixar as informações de contato disponíveis direto no rodapé da página.

Além do telefone de contato, do email e do horário de funcionamento, o visitante também encontra os botões para realizar o download do aplicativo (onde também é possível ter acesso ao atendimento via chat).

10. Klickpages

Por último, eu não poderia deixar de trazer aqui a página de contato do Klickpages. 

Basta clicar no botão de suporte disponível no cabeçalho do nosso site para ser encaminhado para essa página:

Além da barra de pesquisa, você tem acesso a um menu com três botões principais que vão te levar para os tutoriais das nossas ferramentas. 

Logo abaixo você tem acesso ao botão que te eleva para a página das dúvidas frequentes e, por último, o botão de ajuda onde você consegue falar com o nosso atendimento via chat.

Como criar uma página de contato utilizando o Klickpages

Até aqui você já viu o que é a página de contato, o que não pode faltar nela e uma lista com exemplos para te inspirar.

Agora, chegou a hora de criar a sua própria página de contato. 

Eu sei que, no primeiro momento, criar uma página pode parecer uma tarefa bem complexa, em especial se você tiver pouca ou nenhuma experiência nesse assunto.

Mas não precisa ser assim. 

Aquela ideia de que para ter uma página na internet você teria que passar noites digitando códigos é coisa do passado. 

Hoje, é possível criar a sua própria página em menos de uma hora.

Como? Você só precisa poder confiar na ferramenta certa para o serviço.

E é aí que o Klickpages entra em cena.

O KP conta com uma série de templates prontos e já testados no mercado. 

Basta escolher um dos nossos modelos, realizar as edições necessárias para deixar a página com a cara do seu negócio e clicar em publicar.

Para saber mais sobre o Klickpages e como ele pode ajudar o seu negócio é só clicar no botão abaixo 👇: 

Mão na massa

Nesse artigo eu te contei o que você precisa saber páginas de contato, te dei dicas de como criar uma página mais eficiente e ainda te mostrei 10 exemplos que servem de inspiração na hora de criar a sua. 

Agora chegou hora de colocar a mão na massa e trazer para a prática todo o aprendizado adquirido até aqui.

Gostou desse artigo? Não deixe de me contar nos comentários, vou adorar saber a sua opinião. 😉

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.