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Marketing Digital

5 dicas para usar o Telegram no seu negócio

Aprenda como usar o Telegram no seu negócio e confira 5 dicas para usar app em sua estratégia de marketing digital.

Marcos Vinicius Pereira

30/11/2022 | Por Marcos Vinicius Pereira

O Telegram é uma plataforma de envio de mensagens para celular, lançada em 2013, pelo russo Pavel Durov, inicialmente para Android, e que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e já faz parte das estratégias de marketing de muitas empresas.

Os canais digitais se tornaram um terreno fértil para os negócios que querem aprimorar o relacionamento com o cliente. Entre eles, o Telegram, que apesar de ser parecido com o WhatsApp, é uma opção que oferece muitas possibilidades de tornar a experiência do cliente única.

Com a mudança de comportamento do consumidor, que exige cada vez mais atenção, é imprescindível ter uma estratégia que viabilize uma maior agilidade e personalização do atendimento. E isso é possível por meio do Telegram para empresas.

Você já teve a oportunidade de usar o Telegram no seu negócio? Se a resposta for negativa, essa é a sua chance de entender melhor sobre esse recurso e suas funcionalidades, além de aprender como ele pode ser usado em suas estratégias de Marketing Digital.

Vamos lá?

 

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O que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens semelhante ao WhatsApp, mas que oferece uma séria de funcionalidades a mais do que seu principal concorrente.

Além de ser uma multiplataforma, é possível acessar de vários tipos de dispositivos e, segundo o próprio app, “o Telegram se tornou um dos top 5 aplicativos mais baixados em todo o mundo em 2022 e agora tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais.”

Por lá, o usuário pode trocar mensagens com os seus contatos, enviar áudios e arquivos, além de fazer chamadas e manter conversas em grupos. Usá-lo é simples, pois é bem parecido com os concorrentes de mensagem instantânea, como o WhatsApp e Messenger.

Quais as funcionalidades do Telegram?

Engana-se quem pensa que o Telegram funciona exatamente da mesma forma que os demais aplicativos de mensagem. Na verdade, muitas outras funcionalidades estão disponíveis para os usuários.

Envio de anexos

No Telegram, você consegue enviar anexos de arquivos e ficheiros de até 1.5 GB, comparado a somente 100 MB viabilizados pelo WhatsApp.

Canais de transmissão

O Telegram permite criar canais de transmissão para enviar conteúdos e é similar ao WhatsApp. Porém, a diferença é que nele o usuário precisa se inscrever no canal de interesse.

Para quem tem empresa, a dica é enviar novidades de produtos, informações e notícias pertinentes para o seu segmento. As opções de formatos também são um atrativo: pode-se enviar imagens, áudios, arquivos e links.

O ambiente é 100% controlável pelo criador porque ele pode postar enquetes e abrir a opção de “reação” ao que foi postado. Assim, fica bem mais organizado, sem a possibilidade de comentários e conversas paralelas como nos grupos.

Chatbots

É possível colocar chatbot no Telegram também. Nesse caso, a inteligência artificial ajuda com o desenvolvimento de perguntas e respostas, algo que contribui para diminuir demandas, enviar conteúdos, responder dúvidas frequentes e até qualificar leads.

Perfil personalizável

Você também pode criar um nome de usuário para o seu Telegram (grupos e canais também), assim como no Instagram. Isso torna o seu perfil, canal ou grupo mais profissional.

Isso é ótimo para que as pessoas encontrem o seu negócio mais facilmente. Você também tem acesso a um link para ser compartilhado com leads e clientes para conversar no privado com você ou ingressar diretamente no seu canal ou grupo .

Grupos

O Telegram possibilita ter até 200 mil membros simultaneamente em um grupo. É possível também usar hashtags e nomear administradores. Como todos que estão no grupo podem interagir, ótimas discussões podem acontecer.

Sincronização na nuvem

Sabia que o funcionamento do Telegram é baseado em nuvem? Isso quer dizer que tudo que é feito no aplicativo, seja qual for o dispositivo, é sincronizado. Isso garante praticidade na comunicação com o usuário e o armazenamento das conversas.

Menções e hashtags

Com o objetivo de organizar a comunicação, é possível o uso de hashtags e menções entre usuários para responder e enviar mensagens específicas. É muito útil para grupos grandes e para usuários que silenciam, porque quando são mencionados a notificação aparece em seus dispositivos.

Edição de mensagens

Quem nunca quis editar uma mensagem enviada, porque cometeu algum erro ou porque esqueceu de incluir alguma informação, não é mesmo? No Telegram, isso é possível! Para evitar dores de cabeça e ambiguidade nas mensagens, você pode editar a mensagem já enviada em até 48 horas. Ao fazer isso, os outros usuários são informados de que a mensagem foi editada.

Exclusão de mensagens

O Telegram tem uma funcionalidade bastante vantajosa se comparada com seu principal concorrente: a possibilidade de excluir mensagens sem notificar a outra pessoa. Com o aplicativo azul, nada de mostrar a controversa “essa mensagem foi apagada”.

Busca por data

Outro ótimo recurso é a busca por datas. Pode-se filtrar e encontrar a mensagem que procura, sendo esse um diferencial quando comparado ao WhatsApp.

Vale a pena usar o Telegram para empresas?

Agora que você sabe de todas as funcionalidades, chegou a hora da verdade: vale a pena implantar essa estratégia no meu negócio? Dá uma olhada em alguns motivos que nos fazem responder a essa pergunta de forma positiva!

Melhora o relacionamento com o público

Uma das grandes vantagens de usar o Telegram para negócios é o alcance de 100% do público. O app é ideal para a nutrição de leads, por conta dos conteúdos postados na nuvem e com o limite de 1.5GB por anexo.

Sendo assim, seus seguidores podem transitar pela jornada do cliente e fecharem negócio no momento certo. Caso opte por grupos, os usuários ainda conseguem interagir com você, gerando engajamento. Incrível, não é?

Oferece canais sem limite de inscritos

Quando se trata de canais, todas as postagens publicadas são visíveis para todos os assinantes. E o melhor: o número de usuários inscritos é ilimitado!

Isso ajuda muito quando você precisa transmitir informações para quem tem interesse no seu produto sem precisar postar o mesmo conteúdo em todas as plataformas.

Permite utilizar chatbots

Quando se usa bots, o atendimento fica ágil e eficiente, já que eles auxiliam na resolução de dúvidas do usuário. Esses robôs virtuais são uma boa opção para manter os clientes satisfeitos, até porque é possível atender várias pessoas simultaneamente.

Tem um baixo custo

Montar uma estratégia robusta e de sucesso precisa de um grande investimento financeiro? O Telegram está aí para dizer que não. Ele é gratuito e o conteúdo fica armazenado na nuvem, o que promove eficiência e rapidez no envio de mensagem e de anexos pesados.

O baixo custo para aplicar essa estratégia é muito atraente, mas lembre-se de que para oferecer, de fato, uma boa experiência ao seu cliente e ter um bom ROI é preciso também ter um profissional que fique dedicado às redes sociais ou atendimento ao cliente no Telegram.

Como usar o Telegram para divulgar um negócio?

Veja nossas dicas nesse sentido!

1. Crie um canal de transmissão para o seu negócio

O primeiro passo é criar um canal para o seu negócio. É muito simples, depois de baixar o aplicativo, basta:

  • selecionar o ícone de “Nova Mensagem”;
  • escolher “Novo Canal”;
  • clicar em “Criar Canal”;
  • definir um nome e uma descrição para o canal;
  • colocar o canal como público ou privado — na segunda opção os inscritos só conseguem entrar via link de convite;
  • pronto, o seu canal está criado!

2. Interaja com os usuários

A interação é essencial para gerar engajamento e manter o interesse do público. Ou seja, para se dar bem, planeje postar com frequência, além de responder os comentários dos usuários.

Como os canais são ainda mais exclusivos que os grupos, é preciso estar sempre presente. O ideal é alternar entre conteúdos planejados e ações orgânicas, que levam referência de algum meme do momento, por exemplo.

3. Ofereça conteúdos exclusivos

Oferecer conteúdos exclusivos faz com que o usuário perceba o valor que a sua marca agrega na vida dela. A exclusividade nos faz sentir únicos, já reparou?

Por isso, pense em ações que privilegiem seus inscritos no canal, como a divulgação mais cedo de um conteúdo que vai ao ar no Instagram ou até mesmo uma versão mais completa de um novo lançamento.

>>> Saiba como fazer um lançamento de produto digital de sucesso?

4. Mantenha a frequência de postagens

Um calendário editorial é importante para manter a organização e controle da estratégia. Para manter uma boa frequência de postagens, aposte no calendário, até porque o Telegram não deve ser a sua única rede social. Lembre-se: é importante não deixar nenhuma rede social para trás e a estratégia em todos os canais precisa estar alinhada.

5. Aproveite os bots

Tire o máximo de proveito do Telegram e use a automação oferecida pelos bots. A ideia aqui é dar prioridade ao atendimento ao cliente e economizar o tempo que a sua equipe perderia com atividades básicas.

E não estamos falando só dos chats, esse recurso ainda pode ajudar na divulgação de conteúdos.

Tudo pronto para usar o Telegram no seu negócio?

E então, vale a pena aplicar o Telegram na estratégia de comunicação digital do seu negócio? Pense bem, além de armazenar os conteúdos na nuvem, o app é gratuito, não há limites de inscritos nos canais e você pode enviar anexos de até 1.5 GB. É muita vantagem!

Se você acha que o WhatsApp Business atende mais o objetivo da sua estratégia ou quer entender melhor quais são as diferenças entre as duas ferramentas, não deixe de ler o artigo que preparamos sobre a versão de negócios do app.

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