O que são modelos de liderança, tipos e como usá-los?

Carreira no mundo digital

O que são modelos de liderança, tipos e como usá-los?

Os modelos de liderança são conjuntos de técnicas e práticas utilizadas por um líder ou gestor para comandar a sua equipe no dia a dia de trabalho, identificando a melhor maneira de se comunicar com os seus liderados para potencializar os resultados de todos.

Hotmart

24/11/2022 | Por Hotmart

Se você tem um negócio próprio que está expandindo cada vez mais, é muito importante ter pessoas competentes trabalhando ao seu lado. Nesse contexto, as lideranças tornam-se fundamentais para a preparação de equipes de alta performance e o alcance dos resultados da empresa.

Já se você trabalha em uma empresa e tem facilidade para gerir projetos e pessoas, pode ser que esteja pensando em ser uma liderança naquele local.

Nessas horas, o que a maioria das pessoas pensa é nos modelos de liderança que existem. Será que eu me encaixo em algum deles?

Os modelos de liderança são mesmo reais e eu devo contratar apenas pessoas que já tenham as características pré-definidas por eles?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, este texto é para você. Vamos esclarecer alguns questionamentos recorrentes da maioria das pessoas, sejam elas lideranças ou não, dentro das empresas. Acompanhe!

 

Banner versão desktop

A função de uma liderança

O primeiro ponto que você precisa entender antes mesmo de pensar em modelos de liderança é na função de uma liderança.

As lideranças têm como missão nortear e contribuir para o desenvolvimento de sua equipe e garantir que as atividades e os projetos previstos sejam finalizados com êxito.

É uma missão complexa e, acredite, as pessoas não nascem líderes, elas precisam se desenvolver para tornarem-se lideranças.

Dentre as principais características de um bom gestor, podemos destacar:

  • receptividade a ideias novas e soluções alternativas;
  • equilíbrio emocional para lidar com adversidades cotidianas;
  • autoconhecimento;
  • tato social, ou seja, conseguir estabelecer um bom diálogo com pessoas diferentes;
  • sede pelo conhecimento.

Agora que você conheceu algumas características de um bom líder, vamos mostrar as verdades e mitos sobre os modelos de liderança.

MITO: Existe um perfil ideal de liderança

O primeiro mito sobre modelos de liderança que precisamos deixar de lado de uma vez por todas é acreditar que só existe um perfil ideal de liderança. Quando acreditamos nisso, nossa tendência é contratar apenas pessoas com certas características pessoais.

Mas, na verdade, o que você precisa levar em consideração é a trajetória profissional daquela pessoa e suas habilidades para trabalhar em equipe, além das necessidades para aquele determinado contexto.

As pessoas são diferentes, e as diferenças devem ser preservadas sempre.

Imagine uma empresa com apenas um perfil de liderança ou de colaboradores? Seria inimaginável e até indesejável.

VERDADE: Não existe o líder nato

Isso significa que não existe uma pessoa que já nasceu com as competências de liderança prontas.

As pessoas têm que trabalhar muito para conseguirem desenvolver essas habilidades para exercer bem o papel de líderes.

Para tomar a decisão de tornar alguém uma liderança, é preciso que a pessoa tenha um olhar voltado para os outros, ou seja, é preciso gostar de trabalhar com pessoas e contribuir com o desenvolvimento da sua equipe.

Se a pessoa que você escolheu tiver essas características, é necessário que você, conjuntamente com os recursos humanos de seu negócio, trabalhem as competências necessárias a serem desenvolvidas para determinado contexto.

Isso deve ser feito pois, para situações diversas, é preciso que as lideranças também tenham perfis diversos e adaptados para cada contexto.

Lembre-se:

Embora não exista um perfil ideal de liderança, alguns comportamentos são desejados e esperados por parte dos líderes.

Tais comportamentos devem estar sempre alinhados à essência, aos pilares, às virtudes e, consequentemente, relacionadas à cultura organizacional ao Planejamento Estratégico da empresa e aos seus resultados.

VERDADE: A área de recursos humanos trabalha juntamente com quem quer ser um líder

Se você notar que existe uma pessoa que trabalha em sua empresa e que apresenta o desejo de ser um líder, é seu papel, como dono da empresa, compartilhar essa informação com a área de recursos humanos e encaminhar essa pessoa para o departamento pessoal.

Juntos, vocês contribuem diretamente com o desenvolvimento de cada colaborador que quer ter um papel de gestor e têm como importante função potencializar o melhor que cada um tem para oferecer para o mundo e para seus negócios.

VERDADE: Para desenvolver-se e tornar-se liderança é necessário disposição

Essa é uma característica que, quando se pensa em modelos de liderança, você não pode deixar de lado.

É muito importante ter disposição para enfrentar e solucionar desafios e imprevistos que podem aparecer a qualquer momento, tendo em vista o contexto atual que está em constante mudança e transformação.

Além disso, o bom líder precisa estimular o potencial de outras pessoas de forma que todos saiam ganhando: as pessoas e a empresa.

Por isso, ele deve estar sempre pronto para aprender e passar por situações novas e inesperadas.

MITO: Quem é responsável pela carreira do colaborador é a sua liderança e a área de recursos humanos

É fundamental que cada pessoa tenha clareza dos seus objetivos e do que realmente deseja para a sua carreira.

É claro que, para ajudá-la nessa trajetória, a área de recursos humanos e as lideranças são importantes. O seu papel é apoiar o desenvolvimento e O crescimento de cada um que trabalha com você.

Mas de nada adianta outras pessoas quererem que alguém seja um líder, se ele mesmo não faz nada para isso.

Para que isso dê certo, é preciso que o aspirante a líder seja protagonista da sua própria carreira sempre. Ou seja, ele deve se esforçar e procurar adquirir todas as características pessoais e profissionais necessárias para ser uma liderança.

VERDADE: É fundamental ter um Plano de Desenvolvimento próprio

Toda pessoa, independentemente de almejar ser um líder ou não, precisa criar um plano de desenvolvimento próprio para conseguir alcançar metas pessoais e profissionais.

Para isso, é preciso seguir quatro passos:

  1. Criar um plano específico, sobre quais competências (comportamentais e técnicas) você precisa desenvolver;
  2. Criar ações concretas e específicas sobre o que você precisa desenvolver;
  3. Estabelecer prazos para o desenvolvimento de cada ação e torná-las eficientes;
  4. Avaliar juntamente com a sua liderança e o apoio da área de recursos humanos como está o seu desenvolvimento.

Lembre-se: esse ciclo de desenvolvimento é contínuo e deve ser acompanhado sempre.

VERDADE: A Hotmart acredita que todos têm potencial para atingir os objetivos que quiserem

Na Hotmart, não acreditamos que os líderes “nascem” líderes.

Para nós, as competências de um líder podem ser perfeitamente desenvolvidas, de acordo com as características de cada pessoa e com as necessidades de cada contexto.

Quando alguém tem interesse em ser uma liderança, sempre incentivamos para que essas pessoas procurem sua liderança direta, além da área de recursos humanos, para compartilhar com eles esse desejo.

Acreditamos que todos têm o potencial necessário para atingir o caminho que querem. Por isso, buscamos as melhores maneiras de deixar nossa comunicação sempre aberta e clara.

Você é um líder?

Como você viu, não existem modelos de liderança certos que devem ser seguidos a todo custo.

É claro que algumas características são fundamentais para alguém que queira ser um gestor. Mas, como dissemos, se você tem um plano de desenvolvimento e uma meta para atingir, pode trabalhar até alcançar seus objetivos.

Não pense que essa trajetória é fácil. Para tornar-se liderança, é preciso dedicação e empenho.

Se você ficou interessado no assunto, seja para contratar uma liderança para seu negócio ou para tornar-se uma na empresa em que você trabalha, uma boa dica é buscar desenvolver-se constantemente, tanto realizando treinamentos formais quanto aprendendo com líderes mais experientes.

Acesse nosso post com 6 técnicas de treinamento de desenvolvimento de pessoas para entender melhor como funciona esse tipo de capacitação.