hotsite

Marketing Digital

O que é hotsite, para que serve, vantagens e como criar o seu

O Hotsite é um site que conta com um único objetivo pontual, seja ele atrair novos leads, gerar inscrições para um evento, anunciar um novo produto ou serviço, entre outros. Aprenda quando e como criar um para o seu negócio!

Hotmart

19/04/2023 | Por Hotmart

Grande parte dos empreendedores se dão por satisfeito apenas por terem um site para o seu negócio. O que nem todos sabem é que existe um tipo de site capaz de atrair e converter o público qualificado para uma ação pontual de marketing digital: o hotsite

Dessa forma, é possível oferecer informação relevante para quem realmente está interessado na sua ação, ao mesmo tempo que limita as distrações que fazem com que os visitantes se percam em outras seções do seu site.   

O Hotsite é um site que conta com um único objetivo pontual, seja ele atrair novos leads, gerar inscrições para um evento, anunciar um novo produto ou serviço, entre outros. 

Se você é novo no assunto e quer saber mais sobre como esse tipo de site pode beneficiar o seu negócio, neste artigo você vai ver tudo o que você precisa saber sobre hotsite.

 

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O que é hotsite?

Hotsite é um site criado para uma campanha específica por um prazo determinado. 

Se traduzirmos o termo ao pé da letra, teremos algo como “site quente”, feito justamente para chamar a atenção do seu público e gerar um grande volume de tráfego.

Como por exemplo, o hotsite da promoção Loucos Por Filmes. A Sky é uma empresa de TV por assinatura e tem um site com informações institucionais, que é esse aqui:

E eles criaram um hotsite para a ação realizada em parceria com a Telecine, apenas com informações relacionadas apenas à promoção: 

Como você pode notar, o hotsite é inteiramente dedicado a essa ação. 

Geralmente, essas ações promocionais são temporárias e quando alcançam o seu objetivo são finalizadas. 

Dessa forma, o hotsite é retirado do ar assim que a ação termina. 

Talvez você esteja se perguntando: vou ter todo esse esforço para criar um site e depois despublicá-lo?

A resposta é sim! 

Mas calma, a construção de um hotsite não demanda o mesmo trabalho que um site institucional e consegue entregar um resultado bem interessante. 

Como são páginas mais concisas, hotsites são focados em um objetivo único, servindo para dar destaque a uma ação de marketing

Porém, mesmo que não demande tanto esforço como um site institucional, isso não significa que ele pode ser feito de qualquer maneira. 

O interessante é montar um layout atrativo e que encante os visitantes logo de cara. 

Afinal de contas, o objetivo aqui é que eles interajam com a sua marca por meio de ações exclusivas. 

Já que o hotsite é um site com vida útil limitada, é imprescindível que ele seja memorável para quem o visita. 

A intenção é fazer com que as pessoas comentem sobre a sua ação, compartilhando o seu hotsite e transformando ele no assunto do momento. 

Vantagens de utilizar um hotsite 

Depois de entender melhor o que é um hotsite, está na hora de conhecer algumas vantagens ele pode trazer para o seu negócio.

1. Gera destaque para a sua ação

Sempre que você precisar dar destaque para uma determinada ação, um hotsite pode te ajudar a alcançar esse objetivo. 

Quando você cria um site exclusivo para uma ação específica, você gera curiosidade no seu público e eles vão querer saber o porquê de você ter criado um novo site e qual a finalidade dele. 

E como benefício disso, as pessoas vão começar a comentar sobre a sua ação, compartilhar nas redes sociais e isso gera mais tráfego orgânico para a sua página, o que melhora o resultado da sua campanha.

2. Oferece dinamismo 

O uso do hotsite oferece um leque de novas oportunidades que podem e devem ser exploradas.

Nele é possível adicionar informações relevantes para a sua ação de uma maneira mais dinâmica, apresentando vídeos, fotos, textos técnicos, jogos, entre outras possibilidades. 

Tudo sem precisar fazer grandes alterações no seu site.

3. Promove a interatividade

Além disso, o material pode ser completamente interativo com o seu público. 

Alguns recursos interessantes como infográficos, tours 360° e o uso de estratégias gamificadas podem deixar o seu site mais interativo e proporcionam uma experiência imersiva, aproximando o seu público do seu negócio.

4. Baixo custo de implementação

Um outro ponto positivo é que o hotsite tem um baixo curso de implementação quando comparado com outras ferramentas.

Isso acontece porque a construção da página demanda menos esforços tanto na etapa de planejamento quanto na criação.

E como a sua página ficará no ar apenas por um curto período determinado, você não precisará se preocupar com a hospedagem e manutenção do site de forma contínua.

Ao fim da campanha, você deverá retirar a página do ar, sem a necessidade de gerar novos custos para o seu negócio. 

5. Personalização

Por último, mas não menos importante, uma grande vantagem do hotsite é a personalização. 

Uma vez que você não precisa seguir os mesmos moldes utilizados no seu site principal, você tem mais liberdade para criar algo totalmente novo.

Em outras palavras, você pode dar a cara que quiser para o seu hotsite, sem a necessidade de repetir os mesmos padrões de design já utilizados no site institucional do seu negócio. 

E criar um layout que apresente novas funcionalidades, cores, fontes e formatos diferentes de conteúdo.

5 situações onde você deve utilizar um hotsite

Agora que você já entendeu as vantagens de utilizar um hotsite, aqui estão 5 situações onde você pode e deve criar um. 

1. Promoções

Usar um hotsite para realizar promoções pode proporcionar resultados eficazes, assim como atrair um grande público para a sua marca.

Para garantir o sucesso da estratégia, certifique-se que a sua página contenha todas as informações essenciais da promoção como:

  • Forma de participação;
  • Cadastro;
  • Regulamento;
  • Seção de perguntas frequentes.

Confira o exemplo:

2. Lançamentos de produtos e serviços

Essa é uma das situações mais recorrentes no uso de hotsites.

Um hotsite é perfeito para dar destaque em lançamentos de novos produtos ou serviços. 

Essa estratégia é uma boa opção quando você quer criar expectativa e gerar curiosidade no seu público. 

E como um hotsite permite também uma maior interação entre o seu negócio e o usuário, ele fomenta uma divulgação natural em torno do que você pretende lançar.

Confira o exemplo:

hotsite Toyota - lançamento novo Corolla

3. Eventos

Outra situação onde o uso de hotsites é recorrente são os eventos.

Geralmente, são ocasiões especiais e, por isso, é recomendado fazer o direcionamento do público desse evento para apenas um lugar, como o hotsite.

Isso permite uma certa personalização de acordo com o público que vai participar do evento, sendo uma forma de comunicação mais assertiva.

Além disso, o hotsite pode e deve contemplar todas as informações do evento, como data, local, conteúdo programático, como participar, contato, entre outras.

Confira o exemplo:

exemplo de hotsite de eventos
4. Datas comemorativas

Assim como em eventos, é possível aproveitar datas comemorativas também para promover e divulgar a sua marca, além de buscar aumentar as vendas.

Quando bem executado, o hotsite tem o poder de chamar a atenção do público que você quer atingir, criando uma expectativa e uma maior interação.  

Abuse das estratégias de marketing digital, como ações personalizadas.

Confira o exemplo:

hotsite Garoto

5. Posicionamento de marca

No mundo dos negócios, é comum que as marcas passem por alguma reformulação em um determinado momento.

E o hotsite também pode ser utilizado nessas ocasiões.

O objetivo está na manutenção da atratividade junto ao público, além de buscar novos parceiros e clientes.

Como estamos falando de um momento de reposicionamento da marca, essa transição deve ser feita com atenção aos detalhes.

O seu hotsite pode contar toda a história da empresa, o que está mudando, porque está mudando, como será a relação com o mercado, a sociedade e o consumidor a partir de agora, entre outras informações.

Confira o exemplo: 

hotsite Gol

hotsite GOL

Qual a diferença entre um site, hotsite e landing page?

A característica que mais diferencia um site de um hotsite, de uma forma clara, sem dúvidas é a vida útil dele. 

Mas não é só isso.

Quando você cria um site para o seu negócio, na maioria das vezes, o objetivo é utilizá-lo de forma contínua, enquanto a marca estiver em atividade no mercado. 

Nesse site, as pessoas podem encontrar as informações sobre a sua empresa, entrar em contato, adquirir um produto ou serviço e consumir algum tipo de conteúdo.

Já os hotsites, ao contrário dos sites convencionais, estão disponíveis para acesso por um tempo determinado, sejam dias, semanas ou meses, pois estão diretamente ligados a uma ação pontual.

No momento em que a campanha atinge o seu objetivo e é encerrada, o hotsite é retirado do ar. 

Como essa página está ligada diretamente a uma campanha, ela conta com um design mais atrativo e chamativo, com maior possibilidade de conversão.

Então hotsite é a mesma coisa que landing page

Esse é um questionamento muito comum.

De fato, existem semelhanças entre os dois tipos de páginas, mas não se engane.

Mesmo sendo parecidas, existem diferenças pontuais:

O hotsite é feito para destacar uma ação pontual ou uma divulgação e transformar isso em contatos, inscrições, pedidos, etc.

Já a landing page é uma página focada em conversão. Todas as informações presentes nela tem o objetivo de levar o visitante a tomar uma ação específica.

Na maioria dos casos, as landing pages são utilizadas para ofertar materiais ricos como ebooks e webinars em troca de uma valiosa informação: o email de contato do seu lead. 

Com isso você pode iniciar um processo de nutrição para que futuramente esse lead seja convertido em cliente do seu negócio.

São pequenos detalhes, mas que ajudam a entender que os conceitos são únicos, apesar de guardarem certas semelhanças.

Mão na massa

Agora que você já sabe o que é um hotsite e o que o diferencia de uma landing page, é hora de agir! Veja se algum projeto de seu negócio ia se beneficiar de um ou de outro e coloque no ar. Para isso, você pode contar com o Criador de Páginas da Hotmart.

Com ele, você cria e publica suas páginas mesmo sem saber nada de programação e design.

Pois ele oferece modelos prontos testados no mercado e validados por especialistas para você só ajustar e deixar com a cara do seu negócio.

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