Negócios lucrativos: as melhores ideias para investir em 2024!

Empreendedorismo digital

Negócios lucrativos: as melhores ideias para investir em 2024!

Ideias práticas para quem quer ser dono de seu próprio negócio, mas não sabe como começar.

Hotmart

05/01/2024 | Por Hotmart

Se você quer empreender, mas ainda não sabe por onde começar, temos uma boa notícia: existem vários negócios lucrativos que podem ser iniciados agora mesmo e que não precisam de um investimento muito elevado.

Algumas pessoas desistem de iniciar o seu próprio negócio, uma vez que acreditam que precisam de um grande volume de capital para colocar as suas ideias em prática. Se você se encaixa nesse grupo e não tem dinheiro para criar o seu empreendimento do zero, fique tranquilo(a).

Neste texto, vamos apresentar algumas ideias de negócios e nichos de mercado que podem gerar ganhos significativos, e o melhor: sem a necessidade de um alto investimento.

Aqui, mostraremos quais tipos de trabalhos você pode fazer para alcançar a sua independência financeira e ser o seu próprio chefe a partir deste ano. Em alguns casos, você deve começar aos poucos e, com o tempo, ir transformando o seu trabalho em um grande negócio e podendo, inclusive, levá-lo a outras cidades e países.

Porém, antes de empreender, é importante considerar o seu perfil, seus objetivos e suas habilidades para escolher o segmento que você deseja atuar.

VÍDEO: Como DESTRAVAR O MEDO DE COMEÇAR no digital e VENDER MUITO na internet? | Além do FIRE

Confira as opções que separamos e nossas dicas para ter sucesso no caminho que você escolher. Temos uma dica de ouro imperdível e que vai te ajudar a fazer a escolha certa! Vamos lá? Acompanhe este post até o final e confira!

Por que criar o próprio negócio?

Há um aumento no número de pessoas procurando trabalhos alternativos para alcançar objetivos importantes, como:

  • ganhar mais dinheiro;
  • ter mais tempo para passar com a família;
  • ser seu próprio chefe;
  • trabalhar em casa;
  • trabalhar com aquilo que gosta.

Ao abrir o seu próprio negócio, você pode ter uma maior flexibilidade e autonomia no seu dia a dia, o que contribui para a redução do estresse e a melhoria na sua qualidade de vida.

Afinal, você não precisa se preocupar com questões como bater ponto para não ter desconto no salário ou, em outros casos, ter que lidar com um chefe menos flexível, por exemplo.

Mas, atenção: ter o seu próprio negócio não significa que você deverá trabalhar apenas quando quiser. Pelo contrário, você deve se esforçar para ter um empreendimento lucrativo.

No vídeo abaixo você pode conferir algumas dicas para criar o seu próprio negócio.

VÍDEO: Ideias para criar um negócio próprio com pouco dinheiro – Hotmart Tips #62

70 ideias de negócios lucrativos para você começar com o que tem!

Para ter um negócio lucrativo, escolha um nicho no qual você possa usar os seus conhecimentos e habilidades. Afinal, não é interessante (nem saudável) dedicar várias horas do seu dia para fazer algo que não é do seu interesse.

Para ajudá-lo nessa escolha, selecionamos as categorias mais importantes atualmente. Acompanhe!

Alimentação

Se você tem algum talento culinário ou conhece a área da nutrição, trabalhar no setor de alimentação pode ser um grande negócio. Afinal, todo mundo gosta e precisa comer.

Confira as ideias de negócio que você pode criar no setor de gastronomia!

1. Delivery de comida

Entregar comida em casa é um negócio que nunca sai de moda. A melhor coisa é que você não precisa investir na construção de um restaurante nem contratar garçons ou funcionários, por exemplo.

Se o seu negócio tende a crescer, você provavelmente terá que contratar colaboradores. No entanto, você pode começar a cozinhar sozinho e fazer entregas, ou, até mesmo, ter o apoio de empresas de entrega, como o Uber Eats.

2. Alimentos congelados

Os alimentos congelados são uma excelente opção para conseguir mais vendas para um único cliente. Isso porque esse tipo de produto costuma ser vendido para consumo semanal, quinzenal ou mensal.

Esse é um modelo de negócio que permite que você tenha mais flexibilidade, pois não é preciso cozinhar diariamente, possibilitando, assim, conciliar esse trabalho com outras atividades. Isso, sem dúvidas, é essencial para aumentar a sua renda.

3. Aperitivos para festas

Geralmente, esse é um nicho que traz grande sucesso e te permite explorar vários outros nichos pequenos, como festas infantis, de 15 anos, casamentos, Natal e Ano Novo etc.

Um ponto muito positivo desse modelo é que ele geralmente funciona por encomenda, o que dá mais segurança ao empreendedor ou empreendedora.

4. Bolos decorados

Esse segmento é semelhante ao anterior, embora os bolos decorados precisem de um outro tipo de habilidade culinária. Hoje, a moda é festejar cada um dos meses de vida dos bebês, o chamado “mesversário”.

Neste caso, os pais ou responsáveis procuram por bolos temáticos decorados, o que representa uma ótima oportunidade de negócio. Você pode aproveitar os lançamentos de filmes de super-heróis ou personagens importantes que inspiram a temática escolhida para as festas infantis.

Além disso, todas as festas de aniversário, além de outras datas especiais, sempre têm um bolo decorado. Por isso, com certeza não vão faltar clientes.

5. Comida para crianças

Saiba que as pessoas dão importância à alimentação saudável das crianças, já que os produtos industrializados, em sua maioria, têm um grande excesso de açúcar e gordura.

Portanto, para os pequenos, investir em lanches saudáveis pode ser uma excelente ideia de negócio lucrativo. Ingredientes naturais, frescos e saborosos são os mais solicitados para esse tipo de público, por exemplo.

6. Cozinha internacional

A cozinha internacional é excelente para oferecer um produto que não seja tão óbvio e possa se destacar do que os seus concorrentes já oferecem em sua cidade.

Comida japonesa, árabe, mexicana, peruana, argentina, brasileira e indiana são algumas das opções que certamente agradarão o seu público. Nos restaurantes, uma dica interessante é criar ambientes temáticos para que os seus clientes vivenciem ainda mais a experiência do país.

7. Sobremesas gourmet

As sobremesas gourmet são ótimas opções para vender em restaurantes, universidades e, até mesmo, na porta de empresas da sua cidade.

Cupcakes, churros, alfajores, bombons, bolos, chocolates, sorvetes, além de outros tipos de doces, podem ser o produto ideal para você vender e começar o seu negócio.

8. Comida fitness

Certamente, você já percebeu que a maioria das pessoas que você conhece está em uma dieta ou quer perder alguns quilos, certo? É por isso que o mercado da comida fitness cresceu bastante nos últimos anos!

Saladas, sopas, pratos de baixa caloria e lanches leves são excelentes para atender esse público.

9. Cozinha vegetariana e vegana

Esse é outro nicho que cresce cada vez mais, já que a preocupação com os animais e o meio ambiente é uma das questões mais importantes em nossa sociedade atual.

Hambúrgueres e salsichas de origem vegetal, sobremesas sem ingredientes de origem animal, pães e biscoitos sem lactose ou ovos são alguns dos exemplos que podemos mencionar.

10. Comida para diabéticos

Atender consumidores com características bem específicas é uma excelente opção para ganhar destaque no mercado e um público fiel. Para isso, uma das formas é desenvolver comidas para diabéticos, como bolos e sobremesas sem açúcar.

11. Comida para celíacos

Essa é outra opção relacionada ao item anterior. Porém, nesse caso, o ingrediente que deve ser retirado das receitas é o glúten. Oferecer bolos, pães, doces e sobremesas para celíacos é uma excelente opção de negócio lucrativo.

Você pode pensar em ingredientes diferentes, como nozes, milho, mandioca e outros que não têm glúten em sua composição.

12. Personal chef

Agora, se há algo que todas as pessoas querem é a união entre qualidade e praticidade. Isso porque muitas se recusam a passar horas na cozinha preparando pratos elaborados, mas, ao mesmo tempo, querem consumir alimentos sofisticados, principalmente quando vão receber amigos, familiares ou colegas em casa.

Por isso, atualmente, um dos negócios mais lucrativos é a cozinha em domicílio. Se você tem habilidade para a gastronomia, uma boa opção é oferecer um serviço de personal chef para eventos em casa.

O chef em domicílio é responsável por elaborar um menu, comprar os ingredientes para o prato escolhido pelo cliente, visitá-lo, preparar e servir o jantar, além de arrumar a cozinha depois do trabalho.

É um profissional muito procurado em diferentes ocasiões, como em encontros entre amigos, jantares românticos, celebrações familiares e reuniões de trabalho.

Se você ainda não tem habilidades gastronômicas aprofundadas, recomendamos que faça um bom curso. Caso já tenha um talento especial para isso, pode começar a praticar e oferecer esse tipo de serviço para pessoas próximas.

Se você se sentir segurança ao começar a trabalhar, é possível se registrar em sites em que as pessoas procuram por chefs que atendem em domicílio, como o Meu Bistrô.

13. Cursos de gastronomia presenciais

Outra opção para quem tem talento gastronômico e algum tipo de formação profissional é oferecer cursos, workshops e oficinas presenciais.

O bom de tudo isso é que você pode realizar essas atividades de sua casa sem ter que investir dinheiro para abrir um local. Além disso, você pode até mesmo oferecer aulas personalizadas para estudantes particulares que queiram aprender a arte de cozinhar.

14. Cursos de gastronomia online

Se você gosta de cozinhar e é um bom professor, outra ótima ideia é criar um curso de gastronomia online.

Você pode gravar vídeo aulas e ensinar aos alunos do mundo todo a sua especialidade na cozinha. A boa notícia é que é possível criar o seu conteúdo uma única vez e vendê-lo para pessoas diferentes.

VÍDEO: Bruna Rebelo: do bolo sem graça a uma das maiores escolas de confeitaria | Bravo!

Textos, idiomas e estudos

Outro nicho de mercado que está sempre em ascensão é o da educação e, se você tiver algum conhecimento que possa compartilhar para ajudar outras pessoas, essa pode ser uma boa opção para empreender.

Confira ideias de negócios lucrativos relacionadas a textos, idiomas e estudos!

15. Aulas online

Você entende muito sobre algum assunto e o seu conhecimento pode ser útil para outras pessoas? Que tal ensinar tudo o que você sabe à distância, usando aplicativos como o Skype?

Esse recurso é amplamente utilizado por professores de idiomas, mas também pode ser útil para qualquer matéria ou assunto escolar.

16. Reforço escolar

Se você é um especialista em determinada matéria escolar, pode oferecer aulas particulares para alunos que tenham dificuldade em aprender algum conteúdo. Por ser personalizado, esse tipo de serviço costuma ser muito bem remunerado.

17. Redação de artigos para blog

Neste post, como mencionaremos mais adiante, ter um blog é um dos negócios lucrativos mais interessantes da atualidade.

Mas, mesmo que não queira criar o seu próprio blog, você pode escrever conteúdo como freelancer.

Claro, você deve saber escrever bem e ter conhecimentos sobre SEO (Search Engine Optimization).

18. Revisão freelancer

Outra boa oportunidade no segmento de escrita é trabalhar como revisor de texto freelancer. Nessa modalidade, você também deve ter um amplo conhecimento da língua portuguesa.

19. Tradução de textos

Se você conhece outro idioma além do português, pode trabalhar com a tradução de texto e até mesmo criar uma agência especializada em traduções.

20. Tradução simultânea

A tradução simultânea é outra forma de tradução, também chamada de interpretação, que ocorre, por exemplo, em conferências e eventos em geral.

Esse tipo de trabalho é muito dinâmico e requer muita concentração e pensamento ágil. O bom é que é um negócio muito lucrativo devido ao fato de existirem poucos profissionais com esse tipo de conhecimento no mercado.

21. Escrever livros

Escrever um livro não é uma tarefa simples, mas pode ser um dos negócios lucrativos valiosos se você tiver sucesso e alcançar a lista dos mais vendidos do país.

Para empreender nessa área, você deve ter boas habilidades de escrita, um conhecimento do português considerável, criativadade e imaginação.

22. Escrever e-books

Se você é bom em alguma coisa e pode ensinar isso a outras pessoas, escrever um e-book tem muitas vantagens, como:

  • não é preciso que uma editora publique o seu livro — você pode vender seu e-book na internet com facilidade e praticidade, sem ter que investir nada;
  • não é preciso se preocupar em enviar o produto pelos correios, pois o Comprador recebe o material instantaneamente ao fazer a compra;
  • é possível contar com Afiliados que possam divulgar o seu produto e ajudar a realizar muito mais vendas.

23. Produção de videoaulas

Outra forma de compartilhar os seus conhecimentos na internet é por meio da criação de cursos online. Confira algumas das principais vantagens de trabalhar como professor online:

  • possibilidade de atender alunos do mundo todo, já que você não precisa estar no mesmo lugar que eles para transmitir os seus conhecimentos;
  • gravação das videoaulas uma vez e vendê-las para milhares de pessoas, gerando receitas recorrentes;
  • uso de plataformas gratuitas para vender os seus cursos, sem a necessidade de investimento financeiro para começar.

24. Correção de provas

Corrigir provas de escolas, universidades ou processos seletivos para instituições educacionais, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade de negócio se você conhece bem um determinado assunto. E, geralmente, você pode ganhar muito bem!

VÍDEO: De ASSALARIADO a 500 MIL mensais: como Jorge Henrique, do Inglês Sem Neura, chegou lá? |Além do FIRE

Produtos

Se você tem talento e criatividade para desenvolver produtos manuais, essa é uma grande oportunidade a ser aproveitada. Ainda, você pode criar uma loja online ou vender os seus produtos usando as redes sociais, como o TikTok e o Instagram.

25. Artesanato

Saboneteiras, vasos, quadros, pinturas, pratos, copos e talheres decorados, sabonetes e cremes caseiros são alguns dos exemplos de artesanato que você pode comercializar.

Além disso, artigos artesanais são altamente valorizados e podem ajudar bastante a gerar renda.

26. Bijuteria

Colares, anéis, pulseiras e brincos não saem de moda e andam de mãos dadas com as tendências do momento. Dessa forma, são sempre muito procuradas pelo público e, além disso, são uma ótima oportunidade para empreender.

27. Artigos de decoração para festas

Guirlandas, toppers, tags e itens decorativos em papel estão muito na moda e são super procurados para diferentes tipos de eventos.

Além disso, itens de decoração mais tradicionais como flores, velas e balões, também são uma excelente opção. Então, se você se interessa por essa área, não deixe de conferir essa oportunidade de negócio.

28. Embalagens criativas

As embalagens criativas, que se tornaram populares depois do Pinterest, são produtos personalizados e que podem trazer um grande retorno financeiro ao presentear alguém.

29. Agendas e produtos personalizados

Agendas, xícaras, almofadas, copos e cadernos são alguns dos itens que podem ser personalizados e que fazem muito sucesso, principalmente com o público adolescente.

30. Cestas de presente sob encomenda

Outras ótimas opções para presentear quem você nutre um apreço: cestas de café da manhã, de chocolates ou de queijos e vinhos. Bom, como podemos observar, também é uma boa oportunidade para quem deseja empreender.

VÍDEO: Como Usar a PERSUASÃO para VENDER NA INTERNET? | Gislene Isquierdo | Além do FIRE

Beleza e estética

O nicho de beleza e estética permite que você comece o seu trabalho na sua própria casa, sem ter que investir muito dinheiro para começar. Claro que é preciso comprar alguns materiais básicos, mas você não terá que investir em um espaço físico ou contratar pessoas.

Confira algumas opções mais procuradas nesse segmento!

31. Cabeleireiro(a)

Cortar o cabelo, tingir e fazer penteados é um serviço que você pode oferecer em sua própria casa ou em domicílio. Quando você tem clientes suficientes, pode até abrir um salão de beleza. Lembre-se: é interessane que você se especialize antes de começar!

32. Massagista

Existem diferentes tipos de massagens e, para oferecer esse tipo de serviço, você deve fazer um curso profissional. Ao empreender nessa área, você pode abrir um negócio local para realizar o seu trabalho ou oferecer o serviço em domicílio.

33. Manicure/Pedicure

Esse tipo de trabalho pode ser feito em casa e, hoje, muitas empresas contratam esse serviço para ser feito durante o horário de trabalho, principalmente em startups.

34. Maquiagem

Para oferecer serviços de maquiagem para festas, você terá que comprar vários produtos diferentes como bases, sombras, blushs, batons etc.

Apesar de ter um investimento inicial maior, você não precisa comprar esses produtos constantemente. É importante acompanhar as tendências para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

35. Design de sobrancelhas

O design de sobrancelhas também pode ser feito em domicílio e não requer nenhum tipo de investimento, apenas o custo para concluir um curso de especialização na área.

36. Depilação

A depilação ainda é muito popular, embora o laser tenha ocupado um grande espaço no mercado. Devido à alta demanda, essa pode ser uma oportunidade de ouro para oferecer um trabalho a domicílio sem que você precise investir muito dinheiro.

37. Dia da noiva

Oferecer um dia de SPA para as noivas é muito lucrativo, já que esse é um mercado no qual você pode cobrar mais caro, por ser um dia totalmente especial. Você pode oferecer maquiagem, penteado e massagem e, além disso, realizar o serviço em um hotel ou no local que acontecerá a cerimônia.

38. Revenda de cosméticos

Revender produtos, como Avon e Mary Kay, é uma excelente opção para gerar receita e, assim, conseguir alcançar a sua independência financeira.

Moda e vestuário

Se você gosta de moda e tem facilidade com vendas, existem muitas possibilidades no universo fashion.

Em alguns casos, embora o ideal seja que você tenha uma loja física, é possível comercializar esse tipo de produto ou oferecer serviços relacionados direto da casa cliente. Legal, né? E, além disso, também pode fazer isso na sua casa ou até mesmo online.

Confira a história de Lara Rogedo, que consegue ensinar costura e modelagem para alunas do Brasil inteiro:

39. Roupas para públicos específicos

Roupas para grávidas, plus size, esportistas, crianças, bebês… escolha um nicho específico e se dedique à venda desses produtos!

40. Compra e venda de roupas usadas

A venda de roupas usadas é, provavelmente, um dos negócios lucrativos mais comuns e fáceis de começar, principalmente para aqueles que procuram uma forma de conseguir dinheiro extra sem muito investimento inicial.

Além disso, essa é uma boa opção para quem quer contribuir com uma cultura de consumo mais benéfica para o meio ambiente.

Basicamente, a pessoa que se dedica a esse tipo de trabalho tem a função de comprar roupas usadas — que estejam bem conservadas e sejam de boa qualidade — para vendê-las a outras pessoas por um preço maior do que pagou (e que também vale para o Comprador).

As peças podem ser vendidas de diversas formas: uma opção é ter uma pequena loja, se você tiver o espaço em sua casa ou em outro lugar. Mas, se não for o seu caso, você também pode fazer as vendas em domicílio, começando com seus amigos, familiares e colegas de trabalho, por exemplo.

Outra alternativa muito interessante é realizar as vendas pela internet, em sites dedicados a esse tipo de comércio, como o Enjoei e a OLX.

Para ter sucesso fazendo esse trabalho, é recomendável que você tenha as características a seguir:

  • goste de moda e tenha conhecimento sobre as tendências atuais para escolher as peças adequadas para o seu público-alvo;
  • tenha habilidade em vendas, como saber negociar, realizar promoções e divulgar produtos;
  • tenha personalidade extrovertida, pois, se você não gosta de falar com pessoas, talvez esse trabalho não seja o mais adequado.

Para começar, você precisa encontrar as pessoas que vão promover e vender as suas roupas. Para isso, você pode seguir as seguintes estratégias:

  • criar folhetos informando que você está procurando produtos para comprar;
  • pesquisar itens em sites especializados, como os mencionados acima;
  • falar com pessoas que você conhece e divulgar a sua empresa;
  • anunciar a sua necessidade nas redes sociais e em aplicativos para celular.

Em alguns casos, você pode até mesmo fazer um acordo com a pessoa e pagar a sua parte depois que começar a fazer a venda. Dessa forma, você não precisará de nenhum investimento para começar.

O próximo passo é divulgar os seus produtos da maneira que for melhor para você, como as redes sociais ou sites especializados. Aos poucos, você começará a conquistar um público fiel que recomendará o seu trabalho, permitindo que você encontre clientes com mais facilidade.

41. Aluguel de vestidos de festa

Os vestidos de festa são itens caros. No entanto, saiba que são usados apenas uma vez, e é por isso que muitas mulheres preferem alugá-los do que comprá-los.

Esse modelo de negócio é semelhante ao item anterior, porém, é focado em um nicho mais específico.

42. Coaching de imagem e estilo

Trabalhar como coach de estilo é o negócio ideal para aqueles que são apaixonados por moda. Embora o ideal seja realizar um curso de especialização sobre o assunto, você pode começar a oferecer esse tipo de serviço para os seus amigos ou divulgá-lo pela internet.

43. Personal shopper

O personal shopper é semelhante ao coach de estilo. Porém, nesse caso, ele também é responsável por fazer as compras dos seus clientes. Em alguns casos, o personal shopper também pode atuar em outros segmentos além da moda, como, por exemplo, compras de supermercado e muito mais.

Fitness

Cuidados com o corpo e a aparência é algo que atrai muitas pessoas. Por isso, separamos algumas dicas de negócios lucrativos para quem quer trabalhar nesse mercado. Acompanhe!

44. Aulas de dança

Se você se especializou em uma dança, como salsa, flamenco, dança do ventre ou zumba, pode dar aulas em sua cidade. O bom é que você pode fazer isso em parques ao ar livre e isso não depende de um espaço específico para fazer esse tipo de trabalho.

45. Aulas de yoga

As aulas de yoga são outro tipo de atividade. Trata-se de uma atividade que pode ser feita sem equipamentos e ao ar livre, como é o caso da dança. Porém, lembre-se: você precisa fazer um curso profissional antes de começar a atuar nesse segmento.

46. Personal trainer

Os profissionais de educação física podem oferecer esse tipo de serviço sem ter que investir dinheiro, já que não é necessário abrir uma academia para trabalhar na área. Afinal, hoje, muitos condomínios já têm academias e os clientes recebem o seu personal trainer ali mesmo.

VÍDEO: Ricardo Lapa: do Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, para clientes em mais de 40 países | Bravo!

Serviços

Existem milhares de possibilidades para quem quer oferecer serviços e gerar renda investindo pouco dinheiro (ou nada!). Selecionamos alguns dos negócios mais lucrativos em diversos micro nichos diferentes. Qual deles desperta mais a sua atenção?

47. Desenvolvimento de softwares

Se você é da área de programação ou tem conhecimento em desenvolvimento web, pode trabalhar criando sites, softwares e aplicativos para celular. Esse é um trabalho que paga muito bem e você não precisa de um chefe para executá-lo.

48. Consultorias

Você tem talento para finanças? É especialista em marketing digital? Tem um diploma de direito? É especialista em gestão de negócios? Então, já pode oferecer consultoria para pessoas ou empresas que querem ter mais resultados!

Um exemplo é a assessoria financeira pessoal, um dos poucos negócios lucrativos que apresentam baixa concorrência no mercado. Portanto, pode ser uma ótima oportunidade para quem tem talento em áreas como Administração e Matemática.

Os assessores trabalham para que as economias financeiras do cliente sejam bem investidas e obtenham uma alta rentabilidade. Além disso, os gestores patrimoniais podem te ajudar a pagar menos impostos e recomendar os melhores produtos relacionados a bancos e investimentos de forma imparcial.

Quer dizer, eles aconselham os clientes a considerarem as melhores decisões sobre como lidar com o seu dinheiro e, ademais, a alcançarem os seus objetivos, realizando um planejamento personalizado e especializado.

49. Fotografia

A fotografia é um dos negócios mais interessantes e lucrativos, porque você pode registrar a sua empresa sem ter que contar com um espaço físico. O único investimento que você terá será com os equipamentos necessários para realizar um bom trabalho, como uma câmera profissional e um bom computador para fazer a edição.

Além de ter talento para essa arte, também é muito aconselhável que você faça um curso completo sobre o assunto antes de iniciar o seu negócio.

50. Cuidado de crianças

Cuidar de crianças pequenas é uma excelente opção, porque não exige diploma e, geralmente, é um trabalho que gera uma boa renda. Profissionais de Pedagogia e Psicologia, por exemplo, são altamente recomendados para atuar nesse mercado.

Portanto, se você é da área, essa é uma boa oportunidade para empreender.

51. Cuidado de animais de estimação

Os cuidadores de cães e gatos são cada vez mais necessários, uma vez que, atualmente, as pessoas passam muito tempo em viagens de negócios ou mesmo em passeios familiares.

Portanto, há uma busca muito alta por pessoas treinadas para cuidar de animais de estimação, enquanto os seus donos não estão em casa. Esse é um dos negócios lucrativos mais populares dos últimos anos e tem muito potencial de crescimento.

Os cuidadores de cães e gatos são responsáveis pelos animais de estimação enquanto os seus donos estão ausentes. Algumas das atividades mais comuns realizadas por esses profissionais: alimentar e dar água ao animal, levá-lo para passear, brincar, dar remédios e banhá-lo.

A ideia é que os animais de estimação possam receber o mesmo cuidado que os donos doam. O trabalho pode ser feito em sua casa ou na do cliente.

Já existem lugares em que as pessoas podem se registrar para serem cuidadoras, como o Holidog e o DogHero.

52. Agência de limpeza doméstica

Os serviços de limpeza doméstica podem ser muito lucrativos, principalmente em alguns países. Como o trabalho é feito na casa do cliente, não é necessário investir em espaço ou equipamento.

53. Lavar e passar roupa

Tal como a limpeza doméstica, lavar e passar roupa são boas opções para gerar renda sem a necessidade de um investimento inicial.

54. Consertos de roupa

Consertar roupas pode parecer um trabalho que não gera muita renda, mas criar um negócio nesse segmento pode ser muito lucrativo. A chave é divulgar bem esse tipo de serviço. Hoje, as redes sociais facilitam bastante esse trabalho.

55. Aluguel de quarto para turismo

Esse é um dos negócios lucrativos mais simples e que exigem menos experiência. No entanto, nem todos podem trabalhar com isso. E por quê? Bom, saiba que é necessário ter um quarto disponível em sua casa para alugar. Se esse for o seu caso, pode ser uma boa opção para ter uma renda extra.

Se você tem um quarto disponível em sua casa ou apartamento, pode alugá-lo para estudantes, pessoas de fora que estão fazendo intercâmbio universitário ou, se você morar em uma zona turística, também pode receber viajantes.

Para divulgar o alojamento, é possível usar as redes sociais, por exemplo, ou sites especializados, como o Airbnb, Roomlala e o UniPlaces. Outra ideia é criar folhetos e colá-los em locais estratégicos, como murais de universidades (o ideial é que estas estejam próximas à região onde você mora).

Para ter sucesso na realização desse trabalho, é preciso ter algumas skills. Confira a seguir:

  • capacidade de lidar com pessoas de diferentes culturas;
  • conhecimento sobre a cidade para dar recomendações úteis aos seus clientes;
  • habilidades domésticas, no caso de você querer oferecer serviços como limpeza ou café da manhã e não contratar outra pessoa para realizá-los.

Para começar, você precisa ter certeza de que o quarto que estará alugando está em condições adequadas para receber os seus futuros clientes.

Alguns pontos que você deve considerar:

  • qualidade da cama e outros móveis de quarto;
  • funcionamento das luzes, interruptores e aparelhos eletrônicos, como televisão e telefone;
  • limpeza de itens, como lençóis, cortinas e toalhas.

Depois, é necessário começar a divulgar a sua acomodação.

É importante se atentar, além de tudo, à sua segurança. Portanto, estabeleça critérios para aprovar ou desaprovar solicitações de usuários da internet que desejam alugar o seu quarto.

56. Serviços de passeios turísticos

Se você mora em uma cidade turística e conhece bem os pontos mais populares da região, ou mesmo lugares especiais que poucas pessoas conhecem, pode oferecer serviços de passeios para viajantes.

Mesmo em sites como o Airbnb, você também pode oferecer esse tipo de serviço.

57. DJ

Outra dica legal é trabalhar com DJ, por exemplo. Essa pode ser uma boa opção para gerar renda sem depender de uma empresa ou de um chefe. No entanto, você pode ter que investir em bons equipamentos, o que nem sempre é barato.

58. Cerimonial de casamento

Planejar casamentos é um negócio perfeito para quem tem habilidades de gestão de eventos, negociação e organização.

Vamos indicar algumas atividades desenvolvidas por esse profissional: controlar o orçamento do casamento, contratar fornecedores, fazer reuniões regulares com o casal para organizar a festa e gerenciar todos os detalhes para que, durante o tão sonhado dia, tudo ocorra perfeitamente.

59. Animação de festas infantis

Esse é um dos melhores negócios lucrativos ​​para aqueles que querem ter um trabalho extra nos finais de semana. Se você é uma pessoa divertida, que gosta de crianças, isso pode ser uma boa oportunidade de negócio.

O objetivo principal dos animadores de festas infantis é entreter as crianças em aniversários ou em outros tipos de celebrações, como reuniões familiares e comunhões. Para isso, você pode desenvolver diferentes atividades, tais como: contar histórias, fazer mágica, vestir-se de palhaço, fazer apresentações humorísticas, propor diferentes jogos e animar a atmosfera com músicas.

O trabalho pode ser feito em casa ou em parques, escolas, salões e restaurantes. Para começar, você deve adquirir prática. Uma opção é começar a trabalhar de graça para pessoas conhecidas, como familiares e amigos.

Outra boa ideia é trabalhar para uma empresa maior e mais experiente, antes de iniciar o seu próprio negócio. Depois de adquirir a prática necessária, você pode ter que comprar alguns artigos, como fantasias e bonecos, que serão usados ​​em suas apresentações e brincadeiras.

Além disso, como em todos os casos, você deve divulgar o seu trabalho e começar a capturar seus clientes.

VÍDEO: Transforme conteúdo em negócio | Peter Jordan | Além do FIRE

Conteúdo digital

A internet abriu um leque infinito de possibilidades para empreender online. Atualmente, trabalhar com conteúdo digital está no topo da lista de negócios lucrativos com melhor relação custo-benefício.

A razão para isso é que, com pouco ou nenhum investimento, é possível obter lucros altos. Tudo é tratado virtualmente e há como atingir um público gigante (e em todas as partes do mundo!). Confia algumas opções abaixo!

60. Afiliado

A afiliação é um dos negócios lucrativos mais recomendados para quem deseja realizar vendas sem precisar criar um produto. Uma das maiores vantagens é a possibilidade de trabalhar em casa e ter a liberdade de decidir os seus próprios horários, além de ser um trabalho escalável. A seguir, explicaremos melhor!

O que são Afiliados?

Afiliados são pessoas que promovem produtos de terceiros e recebem comissões cada vez que alguém faz uma compra por meio do seu trabalho. Para isso, você pode usar diferentes estratégias, principalmente no ambiente virtual.

Algumas das maneiras que podem ser usadas para divulgar os produtos: redes sociais, blogs, publicidade pagae-mail marketing e muito mais!

Por exemplo: se você tem um blog que fala sobre alimentação saudável, pode divulgar, em qualquer um de seus posts, um e-book sobre receitas práticas de baixas calorias. Assim, você receberá uma comissão cada vez que um Comprador tiver acesso ao produto por meio do link que você compartilhou.

Esse tipo de negócio é escalável porque, com uma ação — como colocar um link para o e-book em seu blog —, você pode atingir milhares de pessoas e, durante um longo período de tempo, ainda ganhar dinheiro com ele.

Quais competências são necessárias?

Para garantir o sucesso ao fazer esse trabalho, considere os exemplos a seguir:

Como começar?

Para começar, você deve participar de um programa de Afiliados. Nele, ocorrerá a ligação entre você e o Produtor. No caso da Hotmart, por exemplo, você tem acesso a uma ampla variedade de produtos digitais de diferentes nichos e pode escolher, para promovê-lo. aquele que tem mais a ver com os seus interesses.

VÍDEO: PRIMEIRA VENDA COMO AFILIADO: como Afiliados podem fazer a PRIMEIRA VENDA na Hotmart?

61. Produção digital

A produção digital está no topo da lista de negócios lucrativos com melhor custo-benefício. O motivo para isso é que você não precisa fazer altos investimentos. Ou seja, é possível alcançar altos lucros, já que também é um negócio escalável, como no caso da afiliação.

Além disso, uma grande vantagem desse modelo é que você pode trabalhar com o que realmente gosta: qualquer coisa que você tenha interesse pode se tornar um produto digital!

Se você gosta de cozinhar, por exemplo, que tal escrever um e-book com as suas receitas favoritas? Se você tocar guitarra, o que acha de gravar lições ensinando a tocar o instrumento e criar um curso online?

As possibilidades são infinitas e, além de trabalhar com o que realmente gosta, você poderá ajudar muitas pessoas a alcançar os próprios objetivos. Ou seja, você pode realmente fazer a diferença na vida de alguém.

Outro ponto positivo é que os produtos digitais permitem que o seu negócio chegue a qualquer lugar no mundo, o que aumenta as chances de sucesso e o permite ir mais longe.

O que são Produtores?

Produtores digitais são aqueles que criam materiais digitais distribuídos pela internet. Existem vários tipos diferentes. Como os mais comuns, temos: os cursos online e e-books.

No caso de cursos online, por exemplo, vamos mencionar abaixo as principais responsabilidades:

Já para os e-books, são elas:

  • planejar e escrever o conteúdo;
  • diagramar o e-book;
  • divulgar na internet.

Quais competências são necessárias?

Para garantir o sucesso fazendo esse trabalho, siga as dicas a seguir:

  • paixão ou conhecimento sobre algo que pode ser de interesse de outras pessoas;
  • criatividade, organização e responsabilidade;
  • conhecimentos básicos de informática.

Como começar?

Para começar, escreva uma lista de tudo o que você gosta de fazer e tudo o que sabe fazer bem. Pense em todas as habilidades que você tem e como pode ajudar os outros. Seria possível criar qualquer curso online ou e-book com as suas habilidades? Provavelmente, a resposta é “sim”!

Depois de definir a melhor opção para você, é hora de começar a planejar o seu curso ou e-book. A partir daqui, trabalhe em seu conteúdo e não deixe de potenciá-lo de forma contínua. Depois disso, agora você pode começar a produção e promoção do produto.

62. Criação de blog

A criação de blogs é um dos negócios lucrativos mais promissores nos últimos anos, à medida que mais pessoas estão à procura de informações e de conhecimento online, o que significa que o público da web continua a crescer.

Além disso, os negócios online são uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar em casa. Existem várias formas de conseguir dinheiro com um blog, como: oferecer consultorias online, utilizar o Google Adsense, divulgar produtos como Afiliado e muitas mais.

Em que consiste?

Os blogueiros são pessoas que têm conhecimento e uma enorme paixão sobre determinado nicho de mercado, como moda e beleza, gastronomia, esportes, cinema, viagens, finanças etc. Percebeu como as possibilidades são infinitas?

Quem cria um blog tem a missão de divulgar informações úteis e interessantes para um universo de leitores. Assim, o conteúdo deve ter a capacidade de ajudar ou entreter os visitantes da página, sendo algo altamente valioso para eles.

Que competências são necessárias?

Para ter sucesso fazendo esse trabalho, você deve investir em:

  • criatividade e boa capacidade de pesquisa.
  • capacidade de escrita e habilidade de leitura.
  • conhecimentos básicos de informática.

Como começar?

Para começar a ser um blogueiro, você não precisa de nenhum investimento inicial. Se você está interessado nessa ideia, temos um super presente para você: o nosso guia completo sobre como ganhar dinheiro com um blog. Aproveite-o ao máximo!

63. YouTuber

Estima-se que as cifras que um YouTuber gera, por ano, possam chegar a 4 milhões de Euros. No entanto, para ter sucesso com esse tipo de negócio, é necessário muito trabalho, já que você deve publicar vídeos com frequência e fazer a gravação, edição e divulgação de seu conteúdo.

Aqui no blog, temos um material perfeito para te ajudar a entrar nessa aventura: o guia completo para ser YouTuber.

64. Media buyer

Comprar tráfego é uma das profissões mais requisitadas para quem quer trabalhar online. Esse profissional investe dinheiro para atrair pessoas para uma oferta, com o objetivo de gerar vendas por meio de estratégias.

Embora seja preciso investir, é possível iniciar com pouco dinheiro e aumentar o investimento à medida que o trabalho for gerando resultados.

65. Analista de marketing

O Analista de Marketing cuida de todas as estratégias de marketing de uma empresa, desde seu planejamento até a execução. Além disso, deve medir os resultados de suas ações e pensar em técnicas para impulsionar todos os processos de vendas.

66. Social media

O social media é uma profissão muito semelhante ao Analista de Marketing, no entanto, esse profissional se concentra especificamente nas redes sociais. Trabalhar nessa área é uma incrível oportunidade de negócio e também possibilita que você atue como freelancer.

67. Digital influencer

O digital influencer é a pessoa que cria conteúdo na internet e tem muitos seguidores, o que o transforma em alguém capaz de influenciar outras pessoas.

Esse tipo de profissional pode gerar renda de várias formas, principalmente promovendo produtos de marca em suas redes sociais.

Sem dúvida, esse é um dos negócios lucrativos mais desejados atualmente.

68. Roteirista

O trabalho do roteirista começou a ser bastante valorizado com o boom do conteúdo digital. Esse profissional cria roteiros para vídeos no YouTube, cursos online, vídeos para redes sociais etc.

Essa é uma das principais formas de ganhar dinheiro escrevendo.

69. Videomaker

Ter o seu próprio negócio como videomaker é uma oportunidade muito boa no mercado digital, já que os vídeos são o formato principal dos cursos online.

70. Agente de creators

No contexto da Economia Criativa, o agente de creators é responsável por lançar os produtos de digital de influencers e Criadores de conteúdo, no geral. Para trabalhar nesse mercado, é necessário ter experiência em marketing digital e produção de conteúdo virtual (ex.: cursos online).

VÍDEO: A Creator Economy está apenas começando | Bianca Andrade | Além do Fire

5 dicas importantes para investir em negócios lucrativos

Não importa qual dos negócios lucrativos você vá escolher. Na verdade, você sempre terá que considerar 5 coisas muito importantes. Vamos contá-las rapidamente abaixo!

Faça uma pesquisa de mercado

Depois de escolher em qual mercado atuar, o primeiro passo essencial é realizar uma pesquisa. Saiba tudo o que puder sobre o assunto: quais preços são cobrados, quem são os seus concorrentes, o que já está sendo feito e no que você pode inovar, por exemplo.

Isso permitirá que você organize e planeje seu trabalho da melhor forma possível.

Defina o seu público-alvo

Outro ponto muito importante é definir o seu público-alvo. Que tipo de pessoa vai comprar os seus produtos ou serviços? Eles serão homens e/ou mulheres? Qual a faixa etária? Quais são os seus interesses e características?

Isso permitirá que você direcione todas as suas estratégias para um alvo específico e personalizado, aumentando as chances de sucesso.

Ajuste as estratégias de promoção

Como você vai divulgar os seus produtos ou serviços? Vai usar redes sociais? Ou folhetos? Quais serão as suas estratégias para chamar a atenção do público? Tudo deve ser planejado com cuidado, porque isso vai determinar o sucesso do seu trabalho.

Para te ajudar, confira este post que mostra 5 dicas para promover produtos digitais na internet e inspire-se!

Faça o controle financeiro do negócio

Um erro muito comum entre as pessoas que decidem empreender é esquecer de fazer um controle financeiro do negócio. Isso pode te levar a ter muitos problemas (financeiramente e na organização do trabalho).

Sendo assim, lembre-se de controlar todas as despesas e os lucros periodicamente, usando planilhas ou qualquer aplicativo online de sua escolha.

Ame o que você faz

Esse é o nosso conselho mais importante! Todos os negócios lucrativos ​​que selecionamos são excelentes opções, mas só vão funcionar se você ama o que faz.

Tenha certeza de escolher um trabalho que você ame. Essa é a melhor maneira de garantir o sucesso naquilo que você se propuser a fazer!

VÍDEO: 7 CONSELHOS PARA QUEM QUER EMPREENDER SOZINHO

Como tirar ideias de negócios lucrativos do papel?

Quer colocar um negócio lucrativo em prática, mas não sabe direito por onde começar? Separamos alguns passos para dar um start na sua ideia e fazer acontecer. Acompanhe!

Escolha um nicho de mercado

O nicho de mercado é o primeiro passo para criar um negócio. Por isso, fazer uma pesquisa de mercado bem completa é a melhor maneira de construir um negócio mais consistente e alcançar um público mais específico.

Neste artigo, você viu ideias para negócios em diversas áreas. Selecione e analise quais delas você mais gosta e se identifica e, por fim, escolha uma para desenvolver o seu planejamento.

Estude o seu público-alvo

Entenda quem é o público-alvo e a persona do seu negócio. O público-alvo é mais abrangente e traz uma análise da sua audiência, aquela que vai possivelmente se interessar e comprar o seu produto ou serviço.

Para descobrir o seu público, faço bom uso das pesquisas! Elabore formulários, faça uma pesquisa online ou presencial e procure coletar dados principais como localização, idade, gênero e profissão.

Para que a sua marca seja mais sólida e assertiva, a definição de personas é fundamental. Após descobrir qual é o seu público, construa uma ou mais clientes ideais com base nos resultados das pesquisas, novos dados e objetivos do negócio.

Analise a concorrência

Para entender como aquele nicho funciona, na prática, é preciso saber como a concorrência atua, quais os pontos fortes e fracos, os diferenciais e o que você precisa trazer de melhoria por meio do seu negócio.

Selecione marcas que se aproximam da mesma proposta que a sua e faça a lição de casa: observe a comunicação, as estratégias de conteúdo, a identidade, as ações, os preços, as ofertas e as condições especiais.

Procure monitorar a concorrência e encontre meios de se destacar com uma presença autêntica, bons diferenciais e conteúdos autorais.

Crie um plano de negócio

É hora de elaborar um bom plano de negócio! Esse documento vai organizar as ações, estratégias e ampliar a visão sobre o que o negócio já alcançou e os caminhos que ele precisa percorrer.

Forneça o máximo de informações que conseguir e aproveite para reunir as pesquisas já feitas sobre o nicho, público, persona e concorrência. Estabeleça metas, seja objetivo em relação às finanças e o principal: coloque em prática!

Afinal, negócios lucrativos precisam de esforço também, por mais aquecido que seja o mercado.

Planeje as estratégias de divulgação

Estruturar o funcionamento interno é necessário, mas um negócio lucrativo precisa de bons Compradores! Por isso, a estratégia de divulgação não pode ser deixada de lado, ela é uma prioridade.

A boa notícia é que, atualmente, existem vários canais de divulgação e você provavelmente encontrará os melhores para o seu produto/serviço. Alguns deles são: redes sociais, e-mail, site, blog, TV, jornal, rádio e revista.

Propagandas e anúncios fazem parte da divulgação, mas conteúdos que não têm o propósito da venda também são excelentes atrativos para novos interessados. Tente aproveitar as possibilidades e, com isso, crie um bom plano de ação.

Faça o planejamento financeiro do negócio

Um negócio lucrativo não alcança resultados tão extraordinários se não existir um bom planejamento financeiro! Afinal, a organização é importante para investir no momento certo e na quantidade mais adequada.

Reúna o quanto você pode gastar, os seus lucros e gastos. Também crie uma planilha ou outro documento para acompanhar os dados e resultados. Essa é a melhor forma de frear despesas desnecessárias e ter mais dinheiro no bolso.

Defina e acompanhe os indicadores de desempenho

Os KPIs, ou Indicadores-Chave de Performance, são os principais valores quantitativos do seu negócio. Trata-se de informações consideradas essenciais e que devem ser analisadas constantemente para checar o desempenho da sua marca.

Para definir um bom KPI, é preciso identificar alguns critérios. Ele deve ser: mensurável, objetivo, relevante para o negócio e útil para as estratégias. Todo negócio durável estuda regularmente os seus KPIs. Alguns, inclusive, precisam ganhar maior atenção: leads, custo de aquisição por lead, tráfego e conversão.

VÍDEO: Como o empreendedorismo mudou minha vida | Lilian Santos | Hotmart Ideas

Quais são os erros que atrapalham a sobrevivência de um novo negócio?

Depois de ver como dar vida a um negócio lucrativo, vamos apresentar alguns erros que reduzem as chances de um negócio dar certo. Evite cometer essas falhas ao máximo!

Misturar o dinheiro pessoal com o caixa da empresa

Para isso, você precisa saber separar e planejar as suas finanças. Um dinheiro mal organizado pode faltar no dia de amanhã se for gasto de forma indevida nos investimentos incertos.

Faça uma conta específica para a sua empresa ou tenha um investimento separado apenas para os seus ganhos no trabalho. Misturar pessoal com profissional traz um grande risco de descontrole financeiro.

Deixe bem definido o que é para uso próprio e o que é do negócio, ok?

Não precificar corretamente os produtos

Seja criterioso(a) na precificação dos seus produtos e serviços. Afinal, o preço errado pode ser um grande erro para o progresso do negócio. Um produto muito caro pode afastar potenciais Compradores, enquanto um muito barato pode trazer dúvidas quanto à qualidade e segurança.

Antes de estipular um preço, faça uma pesquisa da média de valores de produtos ou serviços semelhantes. Além disso, não deixe de avaliar quanto vale o que será entregue ao cliente.

Ignorar as necessidades do consumidor

O consumidor tem dores e desejos que precisam ser atendidos por um bom negócio que esteja disposto a agir e trazer soluções por meio de ações! Não deixe de levar ao público tudo aquilo que ele precisa e gostaria de saber.

Ofereça as soluções certas para o seu negócio, entregue aquilo que o seu cliente deseja e espera, não perca a chance de fidelizar os seus consumidores.

Não ter persistência e esperar lucro rápido

É natural que o negócio demore até dar algum retorno financeiro real. A espera e a persistência são sentimentos que afetam muito o resultado final.

O que acontece é que, principalmente no início de qualquer negócio, aparecem conflitos e crises, mas é a gestão e uma boa estratégia que vão ajudar nesse processo e a trazer respostas lucrativas!

Faça um bom acompanhamento, aplique as estratégias de marketing e mantenha o foco!

Tudo pronto para começar investindo em negócios lucrativos?

Esperamos que você tenha gostado de nossas ideias de negócios lucrativos e que, claro, possa atuar no nicho escolhido e transformar o seu negócio em sua paixão.

Além disso, aproveite para fazer o download do nosso checklist e descubra agora como abrir um negócio online do zero.