MVP: saiba o que é Minimum Viable Product e como usá-lo?

Marketing Digital

MVP: o que é um produto mínimo viável e como criar o seu?

A sigla MVP vem do inglês e significa Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Mínimo Viável. Aprenda como aproveitar esse conceito para tirar planos do papel com maior facilidade!

Hotmart

04/04/2022 | Por Hotmart

Uma das ferramentas que merecem a atenção dos produtores, seja de produtos físicos ou infoprodutos, é o MVP, conhecido em português como produto mínimo viável.

Entender esse conceito e saber como aplicá-lo na prática é fundamental para garantir uma boa experiência para seus clientes.

Para isso, montamos um guia completo para que você entenda tudo sobre o MVP. Dessa forma, você será capaz de verificar hipóteses e melhorar o seu produto antes mesmo do lançamento, economizando tempo, dinheiro e esforço.

Confira mais a seguir!

 

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O que é MVP?

A sigla MVP vem do inglês e significa Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Mínimo Viável.

Quando se trata do MVP, não estamos falando de um produto final, mas sim de uma versão que agregue todas as características básicas, seja funcional e atenda aos requisitos mínimos estabelecidos pelo empreendedor.

No cenário das startups, essa estratégia permite que empresas lancem seus produtos com o mínimo de esforço e desenvolvimento, a fim de testar hipóteses e avaliar o mercado e a viabilidade de lançamento para um público maior.

São três as principais características de um produto mínimo viável:

  • apresenta valor para ser utilizado de forma imediata pelas pessoas;
  • consegue atrair usuários, ainda que em sua fase inicial;
  • permite ao produtor acompanhar feedbacks que ajudem na conclusão do produto final.

Como o MVP funciona?

A ideia é muito simples: identificar, dentro do seu projeto inicial, o mínimo necessário para oferecer uma experiência positiva aos seus clientes. Imagine que você quer abrir um negócio para oferecer cursos sobre marketing digital, tudo bem?

O seu projeto contempla vários caminhos: um curso completo, com materiais, com apresentações, aulas ao vivo, aulas gravadas, provas, testes e certificado. O problema é: você tem tudo isso para começar agora? Se a resposta for “não”, isso não significa que o seu negócio precisa parar.

O conceito de MVP surge justamente para suprir essa demanda, fornecendo uma visão mais simples: para iniciar o seu curso, o que é necessário? Talvez as aulas ao vivo e uma apresentação. Esse é o mínimo para que os alunos em potencial saibam dos benefícios das suas aulas?

Se a resposta for “sim”, pronto, você já conseguiu criar o seu MVP e pode começar a trabalhar. Aos poucos, é possível aprimorar a sua solução e encontrar opções para evoluir o seu produto com o tempo.

Quais são os exemplos práticos de MVP?

Gostou desse cenário que apresentamos? Excelente, mas ainda é importante conferir outros exemplos, certo? Que tal um pouco maior? O Nubank, hoje, é um dos maiores bancos digitais do Brasil, mas o seu início esteve longe de ser tão completo quanto é hoje.

A primeira oferta para o público era simples: um cartão acessível para clientes que tinham dificuldades em conseguir crédito no mercado financeiro. Esse foi o MVP do Nubank, oferecer esse serviço. A ideia foi funcionando e, aos poucos, o aplicativo foi se desenvolvendo para proporcionar uma série de outros serviços, benefícios e recursos.

Por que é importante criar seu MVP?

A grande vantagem de criar um MVP é a possibilidade de testar hipóteses sem precisar gastar muito dinheiro e esforço.

O feedback recebido pelos clientes que entram em contato com o MVP serve de parâmetro para a realização de ajustes, capazes de gerar um produto ou serviço mais alinhado às expectativas do mercado e, por consequência, aumentar as suas chances de retorno financeiro.

Nem sempre o feedback em relação ao produto será positivo. Em todo caso, o empreendedor sai ganhando, uma vez que terá tempo para efetuar os ajustes ou até mesmo repensar a data de lançamento do produto.

Apesar de ser mais utilizado por empresas do ramo de tecnologia, o conceito de MVP pode ser aproveitado em qualquer setor e aplicado tanto aos produtos digitais, quanto aos físicos.

VÍDEO: Uma dica poderosa para o lançamento do seu primeiro primeiro | Rodrigo Vinhas | Cortes

Como fazer seu MVP?

Para que você construa o seu próprio MVP, separamos aqui um passo a passo, indicando tudo o que deve estar presente no produto e como funciona a criação dessa categoria de produto. Confira!

1. Defina a proposta de valor

A proposta de valor está relacionada ao produto, mais precisamente em sua capacidade de atrair a atenção dos consumidores. É importante pensar em um MVP que seja útil, atrativo e, ao mesmo tempo, viável, que possa ser explorado pelo público.

2. Estabeleça prazos

Uma das principais características de um MVP é que ele gasta menos tempo para ser constituído.

A explicação é simples: em um mercado cada vez mais competitivo, com ideias inovadoras surgindo a todo momento, empreendedores não podem se dar ao luxo de perder oportunidades.

Com isso em mente, você deve criar um calendário de ações, desde o planejamento até o lançamento do seu produto, e estabelecer prazos possíveis para a realização de cada etapa.

3. Defina as funcionalidades básicas do MVP

O momento em que surge o produto mínimo viável é a fase de idealização dele. Se o empreendedor tem uma ideia de negócio potencialmente rentável, é hora de partir para o desenvolvimento da sua versão de testes.

É importante ressaltar que o MVP foi pensado para ser barato, prático e construído no menor tempo possível. Por isso, é fundamental que você trabalhe no sentido de entregar ao público um produto minimamente funcional, com todas as suas características mais básicas.

Não adianta, por exemplo, entregar ao cliente uma roda, indicando que o próximo passo da empresa é produzir um carro. A roda, por si só, não corresponde a nenhuma das características essenciais de um veículo.

4. Reserve o orçamento

Uma vez que não se trata da versão final, o custo de desenvolvimento do MVP tende a ser exponencialmente mais baixo. O produto, no entanto, deve atender a um mínimo de expectativas, uma vez que deve agradar ao público.

Ou seja, é importante desenvolver o MVP com o menor custo possível, mas sem abrir mão do mínimo para que ele seja comercialmente viável.

Faça um levantamento de todos os investimentos que serão necessários para a composição do seu MVP, como gastos com o material, mão de obra e distribuição. Em seguida, efetue uma projeção de quantas unidades (ou calcule em cifras) você precisará vender para recuperar o valor investido.

5. Ofereça um canal específico para suporte

Na hora de desenvolver o produto mínimo viável, é importante pensar em estratégias para acompanhar seu impacto. Um MVP que não consegue captar feedbacks perde por completo seu propósito.

6. Teste a resposta do mercado

Em um segundo momento, o produto mínimo viável deve ser disponibilizado no mercado. Daremos dicas sobre para quem enviar o MVP mais abaixo.

A resposta do mercado, ou seja, o grau de interesse das pessoas no produto, deve ser levada em consideração pelo produtor, pois ela será determinante para validar se vale a pena investir ou não na sua ideia.

7. Analise os dados obtidos

Por fim, os dados mensurados por meio dos testes devem ser analisados, de forma cuidadosa e sistematizada.

Isso implica a interpretação dos feedbacks, acompanhamento dos acessos, tempo de permanência na página, entre outros fatores que servirão de base para os ajustes no produto antes de seu lançamento.

Para quem enviar o MVP?

Uma dúvida comum entre empreendedores diz respeito ao público do produto mínimo viável. Como não se trata da versão final, para quem deve ser enviada?

A resposta é simples: para todos aqueles que demonstrarem interesse na ideia.

Existem no mercado diversos consumidores que apresentam engajamento apenas em produtos em sua fase final de fabricação. Já outros preferem integrar um grupo exclusivo e ter acesso às novidades antes mesmo de elas serem lançadas. Esses são os chamados testadores betas, que estão entre os que mais contribuem para a verificação das hipóteses levantadas pelo produtor.

Eles não apenas utilizam o produto, como também avaliam as características e a experiência de uso, fornecendo informações úteis a respeito dele.

Procure usuários que se relacionam com você constantemente e demonstram interesse real em seus produtos, eles podem estar em sua base de seguidores e listas de e-mail.

Outra dica é compartilhar o MVP com amigos, familiares e clientes que já conheçam a marca. Essas pessoas tendem a querer experimentar o produto mínimo viável e, normalmente, têm muita abertura para fazer comentários sinceros.

Quanto cobrar pelo MVP?

Essa é uma pergunta que exige análise em cada caso.

Em muitas situações, pode ser vantajoso para o empresário permitir a utilização do MVP para um grupo limitado de pessoas, sem custo nenhum envolvido.

Tal estratégia se baseia na premissa de que o produto, tendo sido construído de forma econômica e com baixo desenvolvimento, não agrega ainda todas as características da versão final. O objetivo do MVP é pura e simplesmente testar as hipóteses levantadas pelo produtor. Em outro caso, é possível cobrar pelo MVP.

A grande sacada é estabelecer um valor bem abaixo daquele que será cobrado pelo produto final. Dessa forma, você motiva os consumidores a adquirirem a versão final do produto, pela economia e exclusividade de serem os primeiros a experimentar.

Saiba mais sobre precificação com dicas de nossos especialistas:

VÍDEO: Como PRECIFICAR seu produto digital? – Hotmart Tips #34

Faça seu MVP e economize dinheiro

Como mostramos neste post, o MVP é uma estratégia muito utilizada por empreendedores para verificar hipóteses relativas a um produto. Sua utilização possibilita o ajuste de detalhes, verificação da viabilidade e da aceitação do produto pelo mercado.

Empreendedores que se valem dessa estratégia conseguem reduzir custos e aproveitar o melhor de seus produtos. Então, vale a pena construir seu MVP para ter melhores resultados, seja com seus produtos físicos ou digitais.

Depois de criá-lo e validar que a ideia é boa, chegou a hora de lançá-lo no mercado. E para ter mais chances de sucesso, descubra como conquistar renda extra online com o guia definitivo da Hotmart para iniciantes!