marketing viral

Marketing Digital

O que é marketing viral, exemplos e melhores estratégias!

Você sabe como fazer Marketing Viral?

Guest

30/01/2023 | Por Guest

Marketing viral é aquele compartilhado de forma espontânea pela sua audiência. Nesse caso, a sua empresa elabora um material de qualidade, compartilha em seus canais e esse conteúdo é bem-sucedido pela divulgação de sua própria audiência.

Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o que de fato é o marketing viral, quais suas características e dicas para elaborá-lo.

Quer saber mais? Continue no artigo e confira um material completo!

Banner versão desktop

O que é o marketing viral?

Com o sucesso de diferentes redes sociais, há alguns tipos de propaganda que se tornam um verdadeiro fenômeno.

Ao acessar as suas diferentes plataformas, certamente você já se deparou com algum “meme” que se popularizou. Há aqueles que estão na boca de todo mundo e, a empresa que não comenta nada sobre, pode até mesmo ficar para trás.

Tem situações, inclusive, que é a própria propaganda que viraliza. Ou seja, uma marca fez uma publicidade de tanto apelo que as pessoas passam a replicar de forma instantânea e com muita frequência.

Quando isso acontece, estamos nos deparando com um marketing viral. Trata-se de uma estratégia adotada pelas marcas para que as pessoas passem uma mensagem adiante.

Isso é o sonho de qualquer negócio, concorda? Afinal, você terá muita gente compartilhando de forma gratuita o nome de sua marca, de modo que pessoas que nem sequer conhecem o seu negócio possam ter contato com aquele anúncio.

Porém, para que isso aconteça, não basta apenas produzir uma publicidade que realmente tenha apelo. Seus produtos ou serviços também precisam ser bons. Se não houver um relacionamento prévio com o seu público, cuja satisfação já está presente, as pessoas não serão encorajadas a divulgar.

Ou seja, assim como em qualquer outra estratégia, para se estabelecer com um marketing viral, é preciso antes de mais nada contar com um excelente planejamento e mensuração de tudo que já foi feito até aqui.

Marketing viral na prática

Um bom exemplo de algo que bomba nas redes sociais todos os anos é a Farofa da Gkay. Já parou para se perguntar por que todo mundo quer fazer parte desse evento?

Gkay é influencer e comemora o seu aniversário desde 2017 com uma festa para não colocar defeitos. Porém, as estratégias digitais dos últimos dois anos fizeram com que todo mundo quisesse participar. E, claro, chamou a atenção de diferentes marcas para anunciar e fazer parte desse evento.

Estima-se que a influencer tenha gasto no último evento R$ 8 milhões. A festa, inclusive, foi transmitida por grandes redes, como o Globoplay e o Multishow. Ou seja, a própria publicidade passa a pagar toda a espetacularização criada.

Mas quais são os elementos que devem estar presentes no marketing viral? A seguir, a gente selecionou alguns dos principais. Confira!

Elementos presentes no marketing viral

Para uma mensagem da sua estratégia de marketing viralizar, ela precisa perpassar por alguns elementos. Conheça quais são eles!

Emoção

O primeiro deles é a emoção. Retomando ao exemplo da Farofa da Gkay, todo mundo quer estar presente para se sentir parte daquele mundo de digital influencer. Ativou a emoção do público.

Independentemente de qual seja a estratégia de marketing, é importante que desperte a emoção das pessoas. É um sentimento que contribui para que elas possam consumir mais e desejar por aquele material.

Por isso, para realizar um material de marketing viral, é preciso que mexa com a emoção das pessoas e as encoraje a compartilhar. Elas, naturalmente, vão ter vontade de compartilhar o conteúdo.

Se pensarmos em um conteúdo político, por exemplo. Mesmo que ele desperte raiva ou susto, as pessoas compartilham para também trazerem suas opiniões. É uma emoção que foi ativada.

Humor

Muitas vezes, o marketing se torna viral pelo humor daquele anúncio publicitário. Existem situações, inclusive, que o conteúdo nem sequer foi pensado para viralizar, mas que de tão criativo acabou se tornando um sucesso entre a audiência de diferentes canais.

Nesse sentido, destaca-se que não basta que a publicidade desperte apenas emoção. É preciso ter uma boa dose de humor.

Em situações que o material está pautado basicamente nisso, inclusive, as chances de se tornar um viral aumentam consideravelmente, pois desperta genuinamente o interesse das pessoas de compartilhar para que a sua rede também possa se divertir com aquele conteúdo.

Tempo certo

O timing é um dos principais segredos do marketing viral. Se você aproveita um fato recente, por exemplo, as pessoas estão com aquele acontecimento fresco na memória. Facilmente elas tendem a se identificar com o conteúdo e a compartilhar.

Aproveitar grandes eventos da nossa sociedade ou datas comemorativas é uma ótima saída nesse sentido. Recentemente, por exemplo, todas as marcas apostaram em conteúdos que tinham relação com a Copa do Mundo.

Todas as pessoas estavam discutindo sobre esse assunto, certo? Nada melhor do que aproveitar o hype para produzir um material que gerasse identificação a diferentes nichos.

Surpresa

Sempre gostamos de ser surpreendidos. Por essa razão, para elaborar um material que tenha como intuito ser compartilhado de forma natural pelos usuários, o ideal é que ele seja pego de surpresa.

Quando menos espera, aparece um conteúdo de qualidade e interessante, contribuindo para que ele dê um gás na sua própria divulgação de forma gratuita.

Quais as vantagens de um viral?

Chegamos a mencionar brevemente alguns diferenciais de investir em marketing viral. Porém, apresentaremos a seguir quais os benefícios que mais se destacam. Confira!

Custo-benefício

O primeiro deles é o custo-benefício. Como vimos, o marketing viral é aquele em que os usuários compartilham um conteúdo de forma natural. Seu público gostou tanto do que foi produzido que ele mesmo resolveu apresentar à sua rede e à sua audiência.

Ou seja, a sua página terá um alcance muito grande e de forma completamente gratuita. Sendo assim, o custo-benefício é positivo, pois você vai atrair mais pessoas para as suas redes e garantir que usuários que nem sequer conheciam a sua marca passam a ter contato de forma frequente.

Fortalecimento da marca

Esse ponto está diretamente ligado ao anterior. Se mais gente compartilha, mais pessoas têm acesso ao seu conteúdo. Com isso, a sua marca passa a aparecer no feed de pessoas de diferentes meios e interesses.

Consequentemente, a marca é fortalecida. Isso impacta para conquistar novos negócios e também é um fator positivo para que ela seja lembrada sempre que o lead estiver em uma decisão de compra.

Aquisição de clientes

Se ela é lembrada durante uma decisão de compra, consequentemente você tende a adquirir novos clientes.

Porém, aqui vale um ponto importante. Existem situações em que o viral gera uma imagem negativa da empresa. Ou seja, antes de elaborar um conteúdo, analise o discurso utilizado e entenda se ele de fato é compatível com os valores de seu negócio e com o perfil de seu público.

Como fazer um conteúdo viral?

Confira, a seguir, algumas das principais dicas para que você possa produzir um conteúdo viral.

1. Não crie expectativas

No marketing, é muito importante que você não crie expectativas em torno do resultado. Muitas vezes, algo que foi feito com o intuito de bombar na divulgação espontânea acaba tendo pouco engajamento. Em outras situações, um material muito despretensioso acaba caindo no gosto de sua audiência.

Por isso, a principal dica é: foque em produzir um material de qualidade, que esteja de acordo com o tom de voz da sua marca e com o perfil do público. Assim, naturalmente os resultados tendem a ser mais positivos.

2. Lembre-se quem é seu público-alvo

Mencionamos algumas vezes sobre a necessidade de estar atento ao seu público. Essa é uma etapa importante para qualquer estratégia de marketing, seja ela qual for.

Também tenha em mente a sua persona. A diferença de persona para público é que a primeira é a representação semi-fictícia de seu cliente ideal. Nesse sentido, conta com informações mais precisas sobre a sua audiência, seus objetivos e interesses.

Com o entendimento desses dois dados, todas as suas ações terão como foco atrair aquele perfil em específico.

3. Foque na realidade

Essa dica vale não apenas para o marketing viral, como para qualquer outra estratégia que você elabore na empresa.

Quando mencionamos sobre o efeito negativo que uma estratégia como essa pode provocar, esse é um ponto de muita atenção.

Se a sua empresa fizer uma propaganda enganosa e isso viralizar, a gestão de crise certamente vai precisar agir.

4. Preze por um conteúdo de qualidade

Como afirmamos, o ideal é que você pense em um conteúdo de qualidade e que gere valor para o seu público.

Com o avanço tecnológico, esse tipo de ação ficou ainda mais fácil. Portanto, antes de fazer alguma publicação, observe se o conteúdo final está apto para o seu público.

De nada adianta pensar em um material que tem características virais se ele não estiver bom. Assim, dificilmente vai ser bem-sucedido.

5. Não se esqueça do fator surpresa

O fator surpresa é um dos principais para o marketing viral.

Portanto, surpreenda seu público despertando emoções que sejam variadas. Uma quebra de expectativa, por exemplo. Já viu um conteúdo que parecia ser algo de drama e, de repente, você é surpreendido com um toque de humor? Essa risada inesperada que é a saída.

Próxima parada: conteúdo viralizado!

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o marketing viral, suas características e dicas para elaborá-lo? Como afirmamos, preze sempre pela qualidade do conteúdo e tenha atenção à sua audiência para que tudo ocorra dentro do planejado.

Se você quer conhecer sobre outros assuntos, continue no blog e confira um material que preparamos sobre o que é Afiliado e conheça outras formas de ganhar dinheiro na internet e transformar o conteúdo viralizado em renda!

Banner versão desktop