marketing-de-relacionamento

Marketing Digital

Marketing de relacionamento: saiba o que é sua importância!

5 dicas para colocar essa estratégia em prática!

Barbara Santos

18/01/2023 | Por Barbara Santos

O marketing de relacionamento representa o conjunto de estratégias desenvolvidas para construir uma relação mais próxima e de confiança com o consumidor, um passo fundamental para empresas e empreendedores que desejam fidelizar cada vez mais clientes.

Com o aumento da concorrência em várias áreas, principalmente no mercado digital, é cada vez mais importante conseguir não apenas atrair a atenção de clientes em potencial, mas, principalmente, encantar essas pessoas, para que elas estejam sempre próximas a você.

Há um provérbio famoso que diz: Quem não é visto, não é lembrado.

Talvez isso seja mesmo verdade no mundo dos negócios. Porém, podemos ir um pouco mais além e parafrasear esse ditado da seguinte maneira:

Quem é visto, mas não gera valor para outras pessoas, não é lembrado.

E é pensando nisso que encontramos o termo marketing de relacionamento, um conjunto de estratégias que tem como objetivo não apenas atrair clientes em potencial, mas principalmente conquistá-los, para que eles voltem ao seu negócio sempre que precisarem da solução que você tem para oferecer.

Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Acompanhe este post e entenda tudo sobre marketing de relacionamento!

 

Banner versão desktop

O que é marketing de relacionamento?

Como o próprio nome diz, marketing de relacionamento é toda estratégia que tem como objetivo fazer com que a empresa crie um relacionamento com seus clientes. Ou seja, é um conjunto de ações que têm como foco não apenas atrair um novo cliente, mas, também, mantê-lo sempre fiel à marca.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com empreendedores com ideias tão inovadoras, o marketing de relacionamento torna-se extremamente importante, porque é ele que te ajudará a construir uma relação satisfatória e a longo prazo com seus consumidores.

Os novos hábitos de consumo colocaram o cliente como foco de qualquer transação comercial. Com isso, não são apenas as empresas que correm atrás das pessoas. Os consumidores estão muito mais independentes e, sempre que precisam de alguma solução, são eles que procuram um produto ou serviço que possa ajudá-los.

Principalmente por causa da internet, ficou muito mais prático e fácil encontrar algo de que precisamos. Mas, em meio a tantas opções, é claro que é preciso ter alguma estratégia para se destacar da concorrência — e o marketing de relacionamento é perfeito para isso.

Ao implantar ações que te ajudem a cativar e a gerar valor para possíveis consumidores e clientes reais, você não apenas atrai um público, como também consegue fidelizá-lo. Isso porque as pessoas passam a acreditar e a confiar nas soluções que você apresenta.

Uma outra característica importante do marketing de relacionamento é que ele tem sempre como foco o cliente. Por isso, toda estratégia realizada deve levar em conta as características de seu público (mas falaremos mais sobre isso ao longo deste post).

Quais são as vantagens do marketing de relacionamento?

Agora que você já sabe o conceito de marketing de relacionamento, está na hora de entender quais são as vantagens de utilizá-lo em seu negócio.

Há várias estratégias de marketing que você pode implantar e, com certeza, todas elas visam à divulgação de sua marca.

Por isso, é importante entender exatamente os motivos para se relacionar com mais proximidade com o seu público, para que o marketing de relacionamento não entre apenas como mais uma tarefa para você, mas, sim, como uma ação que tem um foco específico. Conheça as vantagens!

1. Destacar-se de seus concorrentes

Pode parecer contraintuitivo, mas acredite: há vários empreendedores que ainda não entenderam a importância de agregar valor aos clientes.

É por isso que, ao criar ações de marketing de relacionamento efetivas, você consegue se destacar dos demais. Essa é uma maneira de mostrar que o seu negócio, mesmo que seja de um nicho muito explorado, entrega algo diferente para o consumidor.

Mas como fazer isso? O primeiro passo pode ser identificando quais são as insatisfações dos consumidores com seus concorrentes e, a partir disso, oferecer soluções para esses problemas, diferenciando a sua marca das demais.

2. Gerar valor para os clientes

Quanto mais próximo seu relacionamento é com os clientes, mais valor você gera para eles, e isso é essencial para que eles entendam que seu negócio não é apenas uma marca que quer lucrar.

Você consegue mostrar que realmente se importa com o dia a dia das pessoas, e não apenas com seus hábitos de consumo. Para isso, é muito importante ter em mente exatamente quem é o seu público e como o seu negócio pode impactá-lo das menores formas possíveis.

3. Ser referência

O marketing de relacionamento também pode te ajudar a ser uma autoridade em sua área de atuação.

Quando você gera valor para os clientes, isso significa que você entrega para eles conteúdos que os ajudam a resolver situações rotineiras. Com isso, consegue mostrar que você é o maior especialista em seu nicho, o que fará com que as pessoas também comecem a te ver assim e sempre te procurem quando precisarem de soluções para aquela área específica.

Uma forma de fazer isso é investindo na produção de conteúdo relevante para o seu público, mostrando como, de fato, você entende do assunto.

4. Reter mais clientes

Por meio de ações que têm como foco encantar e melhorar o seu relacionamento com as pessoas, com certeza, você verá um aumento na retenção de clientes.

Não será preciso gastar novamente com a atração de uma determinada pessoa que já comprou algo de você, porque ela já está em contato com a sua marca e vê valor em seu negócio.

5. Aumentar os lucros

Se você se relaciona bem com seus clientes e sabe como encantá-los, como dissemos na vantagem anterior, você conseguirá reter essa pessoa.

Isso significa que, provavelmente, seus lucros aumentarão, já que a pessoa pode comprar novamente outro produto seu por ter visto valor na primeira aquisição. Ou seja, um cliente satisfeito compra mais de uma vez, o que ajuda a aumentar as suas vendas.

6. Melhorar seu produto/serviço

O marketing de relacionamento proporciona uma interação maior entre você e seu público. Com isso, é mais fácil conseguir, em um tempo mais curto e de forma mais direta, feedbacks que sejam realmente genuínos, além de serem de pessoas que já conhecem seu negócio.

Por meio dessas avaliações, você consegue aplicar melhorias em seu produto ou serviço em um tempo mais rápido e que sejam exatamente aquilo que o seu público precisa.

7. Ter embaixadores de sua marca

Quando você cria experiências positivas entre o cliente e a marca, consegue mostrar que não se importa apenas com as vendas, mas também com as pessoas. Isso gera empatia, que é algo extremamente importante nas relações humanas.

Ao perceber que você não o enxerga apenas como consumidor, o cliente passará a dar preferência para sua marca e pode, até mesmo, se tornar um embaixador de seu negócio, indicando-o para outras pessoas.

Por que não procurar por Produtores digitais que conheçam e confiam nos seus produtos? Eles podem validar as suas ideias e a marca como um todo, o que vai ser muito útil para alcançar mais clientes de forma orgânica.

Como fazer marketing de relacionamento?

Depois de ver todas essas vantagens que o marketing de relacionamento pode trazer para o seu negócio, você já está pensando em implantá-lo em suas estratégias, certo?

A partir de agora, vamos te mostrar o que precisa ser feito para começar a encantar seus clientes.

1. Conheça seu cliente

Sempre que falamos sobre estratégias de marketing, sejam elas tradicionais ou on-line, entramos no tópico sobre conhecer seu cliente.

Isso parece básico, mas, ainda assim, é muito fundamental, principalmente quando falamos de marketing de relacionamento.

Se o seu objetivo é criar uma relação entre a marca e seus clientes, você precisa, antes de mais nada, entender quem são as pessoas que compram seus produtos/serviços para conseguir pensar em ações que gerem valor para elas.

Por isso, nunca deixe de pesquisar e traçar o perfil de seu consumidor ideal. Só assim você conseguirá direcionar suas estratégias de marketing de relacionamento exatamente para essas pessoas e poderá criar ações realmente acertadas.

(Se você ainda não conhece seu cliente, leia nosso post que te ensina o passo a passo para criar uma persona).

2. Faça um atendimento de qualidade

Independentemente se a pessoa é um cliente recorrente ou se comprou apenas uma vez, é sempre importante e necessário fazer um atendimento de ótima qualidade.

Mesmo que seu negócio seja online e você não tenha que atender alguém pessoalmente, há várias maneiras de ter um bom atendimento.

Você pode, por exemplo, escolher uma boa plataforma para comercializar seu produto. Além disso, pense nas possibilidades de meios de pagamento para seus clientes e, é claro, não se esqueça do pós-venda, momento em que você conseguirá encantar ainda mais as pessoas se responder suas dúvidas e reclamações com agilidade e competência.

Quer aprender a fazer um bom atendimento? Veja essas dicas em nosso Hotmart Tips:

3. Interaja nas redes sociais

Lembra da primeira dica, na qual falamos para você conhecer bem seus clientes? Ela será fundamental agora.

Interagir nas redes sociais não é apenas responder os comentários e dúvidas que as pessoas colocam em seus perfis, mas, principalmente, entregar para elas conteúdos de qualidade nesses canais de comunicação.

Porém, há uma dúvida quanto a quais são as melhores redes sociais para cada negócio, e é aqui que a dica 1 entra com muita importância. Ao conhecer bem seu cliente, você saberá exatamente em quais redes sociais ele está e, com isso, pode juntar todos seus esforços e se dedicar mais àquele canal de comunicação.

Independentemente de estar no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede, o importante, aqui, é que você use esses canais para aprofundar ainda mais o seu relacionamento com as pessoas que te procuram por ali.

4. Envie e-mails

O e-mail ainda é um dos melhores canais de comunicação com seus clientes. Isso porque, se você tem o e-mail de uma pessoa, provavelmente é porque ela se inscreveu em algum de seus formulários de captura e deseja receber suas mensagens.

Por isso, o marketing de relacionamento pode ser constantemente usado via e-mail marketing. O que você precisa tomar cuidado é não fazer apenas propagandas de seu negócio o tempo inteiro. Então, aproveite a oportunidade e envie mensagens com bônus exclusivos para seus clientes antigos.

Uma outra opção é descobrir a data de aniversário de seus maiores compradores, por exemplo, e encaminhar mensagens de aniversário para eles ou, até mesmo, oferecer descontos diferentes no dia ou no mês de seus aniversários.

Você pode, também, criar promoções em datas comemorativas, como o Dia do Cliente, e encaminhar um e-mail informando essas ofertas exclusivas.

Independentemente da mensagem, o importante, nessa ação, é você mostrar que o e-mail não é apenas seu canal de comunicação para vender mais, mas é também um meio para cultivar seu relacionamento com as pessoas.

5. Crie um programa de fidelidade

Se for possível e fizer sentido para o seu negócio, você pode criar um programa de fidelidade para clientes que comprarem mais de uma vez seus produtos ou serviços. Isso ajuda a aumentar o desejo da pessoa de voltar e comprar mais uma vez.

Há várias maneiras de fazer esse tipo de ação. Você pode, por exemplo, dar pontos sempre que uma pessoa efetuar uma compra e, de acordo com a pontuação, trocar por algum brinde ou desconto para a próxima compra.

Como conquistar seus clientes?

Um dos grandes objetivos de vários empreendedores é saber conquistar os clientes, para que eles possam sempre voltar e fazer novas compras.

Há várias estratégias que te ajudam a fazer isso e, uma delas, é o marketing de relacionamento, que você acabou de ver aqui.

É claro que as ações para divulgar sua marca e fidelizar os compradores dependem muito das características e gostos de seus clientes, por isso, é importante testar aquelas que você considera mais interessantes e fazer uma análise para entender quais foram realmente eficientes.

Além do marketing de relacionamento, é importante também pensar em educar seu público. Se você ainda não sabe como fazer isso, aproveite para conhecer tudo sobre marketing de conteúdo neste guia completo sobre o assunto.

Banner versão desktop