10 estratégias que você pode usar para construir a sua lista de emails

Lista de emails

Uma lista de emails tem tudo para ser o início de uma bem sucedida estratégia de marketing.

Isso se ela for construída da forma certa, é claro.

Ainda hoje, há negócios que apostam em soluções ditas milagrosas, como comprar endereços eletrônicos cuja procedência pouco se sabe.

O mesmo acontece quando o esforço se volta a descobrir como conseguir uma lista de emails grátis.

Como você vai ver neste artigo, só funciona por um golpe de sorte.

Se a loteria virtual não sorri para você, o melhor mesmo é batalhar para montar a sua própria relação.

Não sabe como? Nesse artigo eu te mostro. 

Você vai ver: 

  • o que é uma lista de emails;

  • porque você deve criar e não comprar uma lista pronta;

  • quais informações você deve ter na sua lista;

  • como construir a sua lista de email;

  • 10 estratégias que você pode usar para construir a sua lista de emails.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos? 

O que é uma lista de emails?

Uma lista de emails é mais do que uma simples relação de endereços eletrônicos.

É um material que serve como base para o envio de comunicações, cujo objetivo é nutrir e qualificar leads para convertê-las em clientes do seu negócio.

Essa nutrição é feita a partir do envio de email marketing, que é uma estratégia muito utilizada por profissionais ou empresas para divulgar e promover a sua marca e soluções que oferecem, além de manter um relacionamento mais próximo com seu público-alvo.

É a partir de campanhas por email que potenciais clientes são apresentados a novidades e promoções.

Mas de que adiantaria criar tais promoções se você não tem uma base de leads para acessar conteúdo, não é mesmo?

Pois é justamente esse o objetivo de uma lista de emails.

Você reúne nela os contatos de pessoas e empresas com um real interesse no seu produto ou serviço.

Porque você deve criar e não comprar uma lista pronta?

Com a popularidade das redes sociais, é comum que muitas pessoas imaginem que o email está em baixa.

Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta bem antiga, certo?

Errado!

O email pode até ser uma ferramenta antiga, mas sem dúvidas, é uma das que mais vem se reinventando ao longo dos anos. 

Não é atoa que o email tenha se tornado a ferramenta favorita tanto dos empreendedores quanto do público.

E não sou eu quem está dizendo isso…

De acordo com a Radicati Group, o email ainda é a principal forma de contato entre empresas e clientes.

E, segundo um estudo publicado pela MarketingSherpa, cerca de 73% dos consumidores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Por isso, é importante que você dê a devida atenção ao email e comece a criar a sua própria lista de contatos.

Além de ser uma linha direta na comunicação entre o seu negócio e o público desejado, criando uma lista de emails você vai ter certeza de que está falando com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço.

E é por isso que de nada adianta comprar uma lista de emails ou baixar uma relação grátis de endereços.

O que acontece nesses casos é que ela vai trazer contatos genéricos, não necessariamente relacionados com o seu nicho de mercado.

Se for por esse caminho, pode cometer erros graves na estratégia, direcionando esforços a ações totalmente ineficazes, como entregar um conteúdo valioso sobre cuidados com bebês para quem não tem filhos ou sequer pensa em ter.

O que, provavelmente, vai fazer com que essas pessoas marquem o seu email como spam, gerando graves consequências para a reputação do seu remetente

Quais informações você deve ter em sua lista de emails?

Montar uma primeira versão da sua lista de emails pode ser mais simples do que você imagina. 

Em primeiro lugar, tenha em mente o seu compromisso com a definição das personas do negócio.

Ou seja, qual o perfil ideal de cliente que você busca atrair.

Esse passo inicial é necessário para entender a quem as suas ações de marketing serão destinadas.

Conhecendo detalhes sobre o seu alvo, veja que informações deve coletar para montar uma lista de emails completa:

  • nome e sobrenome;

  • endereço de email;

  • profissão;

  • empresa;

  • cargo que ocupa;

  • segmento em que atua.

Basicamente, com o nome e o endereço de email, você já pode iniciar uma aproximação com o cliente.

Agora que você já sabe o que é lista de emails, o porquê você deve criar uma e quais informações não podem faltar nela, no próximo tópico eu vou te contar como construir a sua lista. 

Como construir a sua lista de emails

Para atrair e coletar os dados dos potenciais clientes do seu negócio, você vai precisar de uma landing page.

Essa é uma página de captura de leads, uma peça que serve como uma espécie de formulário online para obtenção dos dados que você precisa para montar uma lista de emails.

A landing page, em geral, é utilizada para dar acesso ao usuário a conteúdos ricos, como ebooks e infográficos, por exemplo.  

Como esse potencial cliente tem interesse no material, ele aceita informar o endereço de email em troca do download gratuito.

Quando ele preenche o formulário e clica no botão de CTA, ele entra para a sua base de leads.

A partir daí, o relacionamento entre empresa e consumidor tem início.

Para que isso aconteça, garanta que as informações na landing page sejam objetivas e que o usuário não a veja como uma comunicação invasiva.

Embora uma boa lista de emails traga detalhes adicionais sobre o contato, como explicamos antes, não é uma boa prática exigi-las nessa primeira abordagem, pois pode afastar e não atrair o potencial cliente.

Com um layout limpo, restringindo-se às informações necessárias e uma boa CTA, você tem o que precisa para capturar essa lead.

A partir daí, é só colocar em prática as estratégias que vamos ensinar para montar e qualificar a sua lista de emails.

10 estratégias que você pode usar para construir a sua lista de emails

Agora que já domina a teoria, que tal passarmos à prática?

Eu separei nesse tópico uma lista com as 10 principais estratégias que você pode utilizar para atrair leads e construir a sua própria lista de emails. 

1. Ebooks

Ebooks são livros digitais com um conteúdo aprofundado sobre um determinado assunto. 

Esse é um formato que vem se tornando cada vez mais popular graças à sua praticidade, já que o conteúdo pode ser consumido em diferentes plataformas, como computadores, smartphones e celulares. 

O ponto chave que justifica a popularidade desse formato é o baixo curso tanto para quem produz o material quanto para quem o consome. 

Diferente de um livro convencional, não tem custos de impressão ou distribuição e, por se tratar de uma ótima isca para atrair potenciais clientes, inúmeras empresas realizam ofertas desse material de forma gratuita. 

Tudo o que você precisa é criar um conteúdo bem estruturado e rico em detalhes, depois é só criar uma landing page e disponibilizá-lo para download. 

2. Checklists

Checklists são listas didáticas com ações sequenciais para realizar uma determinada tarefa.

É uma relação passo a passo com tudo o que o usuário precisa, por exemplo, para instalar um equipamento, preparar uma receita ou construir algo.

O que você está vendo neste artigo é uma espécie de checklist resumido para montar a sua lista de emails.

Pense, então, em uma relação de dicas bastante completa e detalhada para uma tarefa relacionada ao seu nicho.

Em vez de oferecê-la no formato de post de blog, você pode criar um conteúdo em PDF, assim como o ebook, e disponibilizá-lo em troca do endereço de email do usuário.

Também pode usar esse material para enriquecer a relação com o potencial cliente.

3. Resumo de artigos

Quando um artigo interessa muito ao usuário, ele faz questão de ter acesso ao material.

Ao oferecer um resumo dele, você cria uma espécie de degustação, o que serve para instigá-lo ainda mais.

Assim, para continuar a leitura, o leitor aceita o desafio de fornecer seu endereço de email para que passe a integrar a sua lista. 

Nesse caso, ele não vai fazer o download de nenhum material, mas simplesmente ter acesso a ele na própria página ou em outra que se abra a partir dela.

Obviamente, a tática funciona bem, mas não para qualquer artigo.

Você deve usar essa estratégia apenas para conteúdos que considera especiais e de maior interesse para as suas personas.

Só não esqueça de entregar o que promete, pois a expectativa do leitor costuma ser grande nesses casos.

4. Infográficos

A estratégia por trás dos infográficos é muito semelhante à dos ebooks.

Ou seja, você cria e disponibiliza um material especial sobre um assunto de interesse de suas personas e só libera o acesso a ele em troca do email do contato.

É também uma isca digital bastante interessante.

Um infográfico é sempre uma peça atrativa visualmente e com conteúdo rico.

Ela combina elementos que agregam valor à informação, geralmente a partir de estudos e pesquisas relevantes.

Podem ter conteúdo estático ou mesmo ser interativa, permitindo cliques do usuário.

Há diversas ferramentas que permitem elaborar online um bom infográfico.

Só não banalize o seu uso: faça sempre que o formato for exigido para a oferta de material aos leitores.

5. Cursos gratuitos

Toda forma de aprendizado é útil para o usuário.

Se ele não precisa pagar nada por isso, então, a oferta se torna ainda mais atrativa.

Esse é o caso de cursos gratuitos, os quais podem trazer uma pequena amostra da sua autoridade em determinado assunto.

Mesmo que você não atue no setor educacional, pode disponibilizar aulas sobre a realização de um pequeno serviço ou a utilização de um produto, por exemplo.

A escolha depende do seu modelo de negócio e nicho de atuação.

O importante é que o email do participante funcione como uma garantia de sua inscrição.

Dessa forma, você tanto pode capturar novos leads como qualificar os atuais.

6. Listas de ferramentas

Você, provavelmente, já teve contato com a oferta de materiais do tipo.

São aqueles que anunciam um número X de ferramentas úteis para uma determinada atividade.

Quer um exemplo?

Pense em um kit com 29 ferramentas de marketing digital.

Ou, quem sabe, 15 ferramentas para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Pode ser também 11 ferramentas de gestão para pequenas empresas.

Todos esses exemplos são válidos para entender a oportunidade que existe por trás da oferta.

Novamente, disponibilize o conteúdo em troca do email de contato.

Ou, em uma estratégia de nutrição de leads, para aproximá-la de uma possível compra.

7. Templates

Templates são modelos prontos para a construção de uma determinada peça.

Você certamente já teve acesso a esse tipo de material, como ao utilizar templates para montar infográficos, fazer um site, criar um blog, entre outros.

Eles são ótimos como um guia que facilita a realização de uma tarefa.

Seu público-alvo certamente possui templates de interesse, relacionados com a sua atividade.

O segredo, é criar um material que agregue valor ao potencial cliente e incentivá-lo a fazer o download.

8. Newsletter

Newsletters são uma ótima estratégia para fomentar o relacionamento com seus leads.

Estamos falando sobre um boletim eletrônico que divulga notícias, novidades e promoções relacionadas ao seu negócio, cujo envio acontece justamente para o endereço de email cadastrado.

Muitas leads podem ser geradas a partir dessa oferta, que pode estar disponível de forma permanente no seu site.

A inscrição na newsletter também deve ser divulgada em redes sociais, canal que ainda pode anunciar destaques do boletim, o que aumenta a abrangência do conteúdo.

E como o endereço eletrônico deve ser informado para receber o material, essa peça não poderia ficar de fora das dicas para construir a sua lista de emails.

9. Webinários

Os webinários, por sua vez, são uma espécie de seminários online. 

Um curso online, um workshop, uma demonstração de produto ou mesmo um bate-papo com o seu público pode servir de motivação para oferecer esse momento à audiência.

Seja transmitido ao vivo ou gravado, representa uma oportunidade de interação importante com o público, permitindo a ele se sentir mais próximo da empresa.

Acerte na escolha do tema do webinar e confirme as inscrições a partir do registro do email do interessado.

Vale tanto para atrair leads como para nutri-los.

10. Vídeos

Oferecer conteúdo em vídeo é quase sempre uma das melhores estratégias para conquistar a atenção do público e mantê-lo engajado

Isso porque, além de facilitar o entendimento sobre o conteúdo abordado, ele aumenta as chances de conversão do visitante e ainda possibilita um aumento no compartilhamento do material. 

Hoje, o vídeo já representa a maior fonte de tráfego online e, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Cisco, até o ano de 2023, deve corresponder a 96% dele.

Embora esse tipo de material possa ser oferecido a partir de um canal no YouTube, por exemplo, é válido pensar em formas de vincular o acesso ao endereço de email do usuário.

Uma ótima opção é utilizar vídeos na sua landing page. Aqui no blog do KP temos um artigo que fala um pouco melhor sobre o assunto e te dá dicas práticas de como fazer. Para ter acesso ao conteúdo, basta clicar aqui.

Agora que você já sabe o que é preciso para atrair novas leads e criar a sua própria lista de emails, você vai precisar de uma ferramenta que te ajude a gerenciar esses contatos de uma forma prática.  

Como gerenciar as sua lista de emails utilizando o Klicksend

Estratégias alinhadas? Então agora você vai precisar de uma ferramenta que te ajude a gerenciar a sua lista de emails de uma forma simples e prática. 

Para isso, você pode contar com o Klicksend.

O Klicksend é uma ferramenta pensada para você atingir o público certo, no momento certo. Com ele é possível enviar as suas campanhas de email direcionadas na hora certa e transformar as suas leads em clientes. 

Quer mais? Você pode segmentar o seu público de uma forma eficiente utilizando a marcação com tags. Dessa forma, você consegue segmentar as suas leads de acordo com o comportamento e interesse através do envio de campanhas.

Além disso, o Klicksend te permite ter acesso a uma lista de contatos mais simples e intuitiva. 

A ferramenta ainda conta com um filtro de contatos eficiente que te permite pesquisar sua lista de contatos inteira instantaneamente, aplicando filtros como: status de inscrição, bounce, datas de cadastro e confirmação, engajamento, entre outras opções.

Com o sistema de confirmação dupla, você garante uma base de contatos mais ativa, já que apenas as leads que tem um real interesse no seu produto ou serviço e confirmaram a inscrição farão parte da sua lista.  

Quer saber mais sobre como o Klicksend funciona e como ele pode te ajudar? É só clicar aqui

Conclusão

A lista de emails é um excelente ponto de partida para uma estratégia de marketing bem sucedida.

Nesse artigo eu te mostrei o que é uma lista de emails, porque você deve criar a sua e não comprar uma lista pronta, quais informações não podem faltar nela e ainda te dei 10 estratégias que podem te ajudar a construí-la.

Agora é a sua vez de sair da teoria e colocar todo esse conhecimento em prática.

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(Este artigo foi originalmente publicado em 30 de julho de 2018 e atualizado em 1 de julho de 2021 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas)

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.