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7 hacks de LinkedIn para aproveitar ao máximo o potencial desta rede

Confira nossas dicas incríveis para otimizar seu perfil no LinkedIn e aproveitar tudo o que esta rede tem para oferecer!

Marcos Pereira

08/08/2019 | Por Marcos Pereira

O que veremos nesse post:

Faz tempo que ter um perfil no LinkedIn deixou deixou de ser um diferencial e virou uma obrigação para qualquer profissional – freelancer ou não, e inclusive para empresas. Afinal, essa mídia permite encontrar oportunidades de negócio e fazer networking como nenhum outro.

O LinkedIn é a principal rede social focada no universo de negócios, com mais de 600 milhões de usuários no mundo, sendo 36 milhões apenas no Brasil

Isso significa que se você ou seu negócio ainda não tem um perfil por lá, está perdendo tempo e, provavelmente, oportunidades valiosas de se conectar com outros profissionais e potenciais clientes.

Mas não adianta criar uma conta e esperar a mágica acontecer. É muito importante saber extrair o máximo de todas as funcionalidades da ferramenta para, desse jeito, aumentar suas conexões e ter acesso a muitas oportunidades.

Pensando nisso, separei alguns hacks e dicas para ajudar você a otimizar seu perfil no LinkedIn, aumentar suas conexões, ter mais autoridade e gerar ótimas oportunidades. Vamos nessa?

1. Mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado

Que jogue a primeira pedra quem nunca esqueceu de manter seu perfil no LinkedIn atualizado ao mudar de emprego ou ganhar uma promoção. Acredite, isso acontece até com os profissionais mais gabaritados do mercado.

O problema é que esse é um erro grave e que pode atrapalhar muito sua atuação na plataforma. 

Um perfil sem informações ou com dados ultrapassados passa a impressão de descuido com a própria carreira.

Além disso, os campos de carreira e área de atuação permitem que seu perfil seja encontrado nas buscas dentro da plataforma. Ou seja, ao manter esses dados sempre atualizados, você aumenta sua visibilidade na rede social e as chances de encontrar ótimas oportunidades de negócios.

Na hora de atualizar o perfil, alguns campos merecem atenção especial:

  • Título profissional: é o que leva as pessoas a clicarem em seu perfil. Portanto, use esse espaço para realçar suas habilidades e talentos. Por exemplo: “Diretor de Inbound Marketing na Empresa ABCD”;
  • Localização e setor: esses dois campos ajudam outros usuários a encontrarem seu perfil nas buscas. Portanto, veja se as informações estão corretas;
  • Experiência: aproveite esse espaço para listar os principais projetos nos quais você participou nos últimos empregos e os resultados alcançados. Assim, você aumenta a relevância e autoridade de seu perfil.

E lembre-se: sempre que algo mudar em sua vida profissional, seja a empresa, o cargo ou o início de um novo projeto, não deixe de acrescentar essa informação no LinkedIn.

2. Use apenas fotos profissionais

Você sabia que perfis do LinkedIn com fotos têm 11 vezes mais chance de serem vistos do que aqueles sem foto? Quem afirma isso é o próprio LinkedIn!

Pois é! Se você ainda usa a silhueta cinza, é hora de mudar e mostrar ao mundo seu rosto (ou de sua marca!).

Mas aqui vai um conselho de amigo: nada de usar fotos de 10 anos atrás, de sua última noite na balada ou uma foto de um banco de imagem qualquer da internet.

O LinkedIn é sua rede profissional. Logo, sua postura e imagem por lá também precisam ser um pouco mais sérias.

Se possível, peça para algum fotógrafo profissional fotografar você durante o expediente, em uma apresentação ou ainda em uma palestra. Ser visto no contexto de trabalho com “a mão na massa” ajuda a ganhar autoridade e confiança entre o público.

3. Publique artigos e conteúdos relevantes

Um dos maiores segredos para fazer sucesso nas redes sociais é oferecer conteúdos de qualidade para os seguidores. Isso estimula o engajamento, gera autoridade e aumenta as oportunidades de negócios.

E claro que com o LinkedIn não seria diferente. Afinal, as pessoas (e marcas) que usam essa rede estão em busca de informações que sejam úteis no trabalho delas. 

Nesse sentido, oferecer conteúdos que suprem essa necessidade é um grande diferencial.

E uma estratégia bastante eficiente de produzir conteúdo é usar a plataforma de artigos do LinkedIn.

Procure criar textos sobre assuntos que tenham relação com seu nicho de atuação e com os interesses da persona de seu negócio.

Quanto maior for o valor que o público enxergar em seus conteúdos, mais autoridade você ganha, ajudando sua marca a ter mais visibilidade no mercado.

Não importa se você é um Produtor ou um Afiliado. Pense em seus diferenciais, em suas conquistas profissionais ou em alguma atividade em que você se destaca. Em seguida, elabore um texto com dicas para ajudar e inspirar o público.

Acredite, conteúdo de qualidade converte muito mais do que propagandas diretas e invasivas.

4. Republique conteúdos externos no LinkedIn

Outra funcionalidade bastante interessante do LinkedIn é a possibilidade de compartilhar conteúdos externos, como blog posts, imagens e vídeos que você tenha publicado em outros canais.

Mas não saia por aí republicando tudo o que você já fez. Escolha apenas os conteúdos mais relevantes para seu público-alvo e que façam sentido dentro de uma estratégia de marketing.

A intenção não é encher o feed de seus contatos com postagens suas, mas oferecer materiais de qualidade, aumentando o alcance e força de seu perfil.

Além disso, você pode aproveitar para integrar essa medida dentro de sua estratégia de link building, criando um backlink para seu site ou blog.

5. Não ignore o networking

Uma das maiores vantagens de usar o LinkedIn é a possibilidade de conhecer novos profissionais e marcas de seu mercado de atuação. Com isso, você consegue ter acesso a conteúdos mais interessantes e, claro, novas oportunidades de negócio.

Porém, um erro que muitos usuários cometem na hora de fazer networking no LinkedIn é seguir e interagir apenas com pessoas conhecidas.

Embora não seja recomendável se conectar com totais desconhecidos, é importante que você monte uma rede de contatos mais sólida.

Procure os perfis dos maiores nomes de seu setor e passe a segui-los. Acompanhe seus conteúdos e procure interagir com frequência com o que eles postam. Um usuário ativo chama muito mais a atenção de outras pessoas.

6. Interaja em grupos e comunidades

Se você ainda não participa (e interage) nos grupos e comunidades do LinkedIn, é hora de começar!

Esses locais oferecem um excelente espaço para o debate e compartilhamento de ideias entre os usuários sobre os mais variados assuntos.

Tudo o que você precisa fazer é procurar por algum tema de seu interesse e participar dos grupos que mais chamarem sua atenção.

Fazendo isso, você terá mais uma opção para aumentar sua rede de contatos profissionais, além de se atualizar sobre as principais novidades e tendências do mercado e compartilhar experiências.

7. Anuncie no LinkedIn

Além de valorizar bastante quem produz e compartilha conteúdos de qualidade, o LinkedIn também funciona como uma ferramenta de promoção e anúncios.

Embora o investimento seja um pouco mais caro do que em outras redes, como o Facebook, o LinkedIn Ads apresenta uma grande vantagem: as opções de segmentação são muito mais profundas, permitindo alcançar uma audiência mais qualificada.

Na hora de definir o público da campanha, você poderá escolher por profissão, área de atuação, habilidades e até localização do trabalho.

Outra vantagem de apostar no LinkedIn Ads é a variedade de formatos de campanha que a plataforma oferece. 

Se você é um Produtor ou um Afiliado e enxergou potencial na ferramenta, pode usar três tipos de anúncio:

  • Sponsored Content (conteúdo patrocinado), que aparece de maneira sutil no feed dos usuários;
  • Text Ads, que são anúncios com texto e imagem exibidos na barra lateral do LinkedIn;
  • e o Sponsored InMail, que permite enviar mensagens personalizadas para o público da campanha e que serão entregues apenas quando a pessoa estiver online.

Depois de criar uma campanha segmentada, o LinkedIn Ads ainda permite mensurar de maneira eficiente e completa os resultados do anúncio por meio de métricas relevantes. Assim, você consegue saber com precisão o que está dando certo ou não em sua estratégia e fazer as correções necessárias.

Gostou dos hacks de LinkedIn que compartilhei com você? Então, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo. Dessa forma, você e sua marca terão mais autoridade de mercado e será mais fácil encontrar ótimas oportunidades.

E para expandir ainda mais seu negócio, que tal aprender mais sobre os anúncios nessa plataforma? Não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o LinkedIn Ads e os segredos desta ferramenta.