Retângulo vertical com um círculo no centro com uma ilustração de um rosto estilizado e o ícone do Instagram na parte inferior direita do círculo

Marketing Digital

Instagram Live: entenda o que é e como fazer

Quer aprender a fazer uma live no Instagram? Confira tudo o que você precisa saber para entrar ao vivo na rede social.

Marcos Pereira

23/12/2022 | Por Marcos Pereira

Muitos negócios escolhem o Instagram para conquistar novos clientes e obter mais resultados. Por conta de sua popularidade, a rede social traz cada vez mais recursos para as marcas, além de novos formatos de conteúdo que ajudam a reter mais atenção dos usuários, como as lives, uma ferramenta de transmissão ao vivo.

A live não é algo recente na internet, porém vem ganhando força na produção de conteúdo. Segundo o Daily eSports, a indústria de transmissão ao vivo cresceu 99% entre abril de 2020 e abril de 2021.

Além disso, 63% das pessoas com idades entre 18 e 34 anos assistem conteúdo ao vivo regularmente. O Instagram Live é um meio de se conectar com esse público que acompanha o conteúdo ao vivo.

Quer descobrir como fazer live no Instagram e como ela pode ampliar o alcance do seu perfil, trazer mais seguidores e até conquistar novas vendas? Vamos te contar ao longo deste artigo!

Banner versão desktop

Como fazer uma live no Instagram em 5 passos simples?

Fazer uma live no Instagram pode ser mais simples do que você imagina. Confira o passo a passo:

  1. No Instagram, toque no ícone de “+”, localizado na parte superior direita do app;
  2. uma lista com algumas opções vai aparecer. Toque em “Transmitir ao vivo”;
  3. o app vai abrir a câmera. Para começar a transmitir, aperte o botão redondo de gravação.
  4. o Instagram verificará a sua conexão e em seguida a transmissão vai começar;
  5. para encerrar, basta apertar o botão de “X”, na parte superior direita, e confirmar a opção.

Como fazer live no Instagram com duas pessoas?

Quer abrir espaço na sua live para entrevistar uma pessoa ou chamar um especialista para conversar com a audiência?

Um recurso muito interessante é a live feita com mais de uma conta no Instagram ao mesmo tempo.

Para fazer esse tipo de transmissão em que as duas pessoas participam juntas, basta iniciar a sua live como mostramos no tópico anterior e, em seguida, tocar na câmera com um sinal de “+”, na parte direita da tela.

Você pode convidar um usuário que está assistindo à sua live ou outra pessoa, pesquisando pelo nome de usuário.

Encontrou a conta? Então selecione o nome e clique no botão “convidar”.

Se quiser remover o outro participante, clique no título da live e depois selecione a opção “remover”, que surge ao lado do nome do convidado.

Agora, se você entrar em uma live como alguém que está assistindo, poderá clicar na opção “solicitar”, que aparecerá na tela, e pedir para participar da live.

Quais os principais recursos da transmissão ao vivo no Instagram?

Além de convidar amigos para participar de um vídeo ao vivo, existem outros recursos na live do Instagram.

Antes ou durante a transmissão, por exemplo, você pode trocar a câmera do celular, escolher alguma opção de filtro e ligar o flash. Basta apertar o botão correspondente na tela.

Pretende deixar um comentário fixado no topo do vídeo? Basta pressionar o comentário por alguns segundos.

Você ainda pode alterar algumas configurações antes de começar a live tocando na engrenagem que está no topo à esquerda. Escolha se vai deixar que façam comentários na transmissão, se quer ocultar o vídeo de alguns seguidores, se eles poderão compartilhar seu vídeo e se quer salvar o material na sua galeria.

Se você tiver filtros de palavras-chave ativados para seus vídeos e fotos, eles também podem valer para a sua live.

Além disso, depois de 24 horas, sua live deixará de ser exibida nos Stories. Porém, é possível salvá-la como um destaque em seu perfil. Dessa maneira, quem perdeu o conteúdo na hora da live pode assisti-lo.

Por fim, você também pode notificar os seus seguidores e lembrar a todos que a sua live está rolando. Para isso, é só selecionar o ícone de seta ao lado da caixa de comentários e escolher quem você quer notificar.

>> Descubra como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio!

VÍDEO: Transmissão ao vivo: estratégias para fazer lives | José Vinagre no Hotmart MASTERS

Por que você precisa fazer lives no Instagram?

Talvez seja difícil entender todos os benefícios de fazer uma live, principalmente se você nunca experimentou esse tipo de conteúdo.

A verdade é que fazer uma live no Instagram pode ser o que faltava para o perfil do seu negócio decolar.

Duvida? Então confira algumas das vantagens de usar essa estratégia.

Vídeos ao vivo estão em alta

Os conteúdos em vídeo geram ótimos resultados no Instagram atualmente. Além disso, o movimento se expandiu para outras redes, ampliando a quantidade de vídeos gravados e lives.

Depois de crescer muito durante os últimos anos, esse conteúdo ao vivo se mantém relevante e é uma aposta para que pequenos e grandes negócios cresçam e conquistem seguidores mais ativos.

Lives aumentam o engajamento do público

Enquanto formatos como reels e fotos auxiliam no alcance, a live tem o objetivo de humanizar e construir conexões mais profundas com os seguidores.

As interações por meio do vídeo acontecem naturalmente, e as pessoas se sentem mais à vontade para trocar contato em um momento mais próximo da outra pessoa.

E você já sabe: no Instagram, engajamento é tudo!

Fazer uma live no Instagram é muito fácil

Com alguns passos que ensinamos nos tópicos anteriores, você pode iniciar uma live na hora que quiser e como quiser!

Diferentemente da produção de um vídeo tradicional, não é preciso editar nada, e você pode conduzir o conteúdo de uma forma descontraída e em tom de bate-papo.

Alguns cliques e pronto! Você já estará ao vivo.

Lives têm destaque no Instagram

Uma grande vantagem das lives é que, quando uma transmissão é iniciada, ela surge como destaque na aba dos Stories. Seu público será avisado sobre a live, o que aumentará o alcance e as chances de que apareçam mais telespectadores interessados no seu conteúdo ao vivo.

Vídeos ao vivo ajudam a vender mais

Talvez um vídeo ao vivo seja o que você precisa para conquistar um interessado no seu produto ou serviço.

Nem sempre conteúdos como fotos e vídeos convencionais são suficientes para transmitir a segurança e a confiança de que o cliente precisa para gerar uma conversão.

Com a live, é possível tirar dúvidas na hora, ver como é o produto ao vivo e até receber uma amostra do seu serviço.

Essa será a prova final para que muitas pessoas cliquem em “finalizar compra”.

O que fazer ANTES da sua live no Instagram?

Ok, você já percebeu que os vídeos ao vivo são essenciais e pensa em fazer a sua primeira live. Agora é só abrir o app e começar a transmitir, certo?

Embora você possa começar uma live agora mesmo, para ter resultados de verdade, é importante planejar o seu conteúdo.

Qual o objetivo do seu vídeo? Você quer aumentar a interação com os seus seguidores? Apresentar um novo produto? Divulgar um evento? Quais os indicadores que você vai avaliar para saber se a live foi um sucesso?

É importante que você tenha a resposta para todas essas perguntas antes de iniciar a live. Portanto, confira as coisas que você precisa fazer antes de entrar ao vivo no Instagram.

Escreva um roteiro

Escreva um roteiro pensando no tema que será abordado na live, quais serão os tópicos explorados e se será preciso citar informações específicas.

Planeje de acordo com a ordem do que será dito, tempo do vídeo ao vivo e momentos para interagir com os seguidores.

Divulgue a live com antecedência

Faça publicações no próprio Instagram e em outros canais, como site, blog, e-mail e outras redes, para alertar o público sobre a transmissão e conseguir atrair mais pessoas para a hora da live.

Preste atenção ao cenário

Escolha um ambiente agradável ou neutro, com boa iluminação e que atenda suas necessidades (se precisa ficar sentado ou em pé, por exemplo).

Procure não escolher um cenário que possa tirar o foco das pessoas para o que você está dizendo ou mostrando.

Escolha o melhor horário para a sua transmissão

Conhecer seu público e entender o cotidiano dele vai ser essencial para alcançar resultados em suas transmissões ao vivo

O objetivo é escolher o melhor horário para que essas pessoas estejam disponíveis, acessem o Instagram e sejam notificadas sobre a live.

Observe quando os seguidores estão mais livres. Mais perto do horário do almoço? De noite, depois do horário convencional de trabalho? Logo no início da manhã?

Tente saber mais sobre a rotina de quem te acompanha e quando eles mais interagem. Uma maneira é observar os horários com mais seguidores ativos nos insights do Instagram.

VÍDEO: Como fazer roteiro de vídeo | Q&A Hotmart

O que fazer DEPOIS da sua live no Instagram?

Não pense que a sua live no Instagram acaba depois que você encerra a transmissão.

Existem algumas coisas que você pode fazer para que o seu vídeo continue trazendo bons resultados.

Salve o vídeo da sua live

Com a live finalizada, chega o momento de salvar o conteúdo para que outras pessoas possam assistir.

Por ser uma transmissão ao vivo, é comum que algumas pessoas não consigam conciliar horários, e salvar a live é mais uma maneira de atrair a atenção desse público que perdeu um material de seu interesse.

É possível salvar o vídeo na galeria do seu celular ou então deixá-lo disponível nos formatos de vídeo no feed ou Stories (esse último apenas por 24 horas).

Analise os resultados

Por fim, mas não menos importante, observe as métricas da live disponíveis para avaliar o desenvolvimento da transmissão.

Dados como números de comentários e espectadores ajudam a compreender a movimentação da live e servem como comparação para as próximas.

Como utilizar a live no Instagram para fechar bons negócios?

Fazer uma live no Instagram vai ajudar você a fechar ótimos negócios. Além disso, você não vai precisar customizar e muito menos otimizar. Logo, é algo bem simples de ser realizado.

É mais uma maneira de fazer com que sua marca seja conhecida por outros usuários desse canal, aqueles ainda não seguem sua página. É, ainda, uma excelente forma de se aproximar das pessoas. O melhor é que os seus seguidores sempre são notificados quando você inicia uma live no Instagram.

Esse formato traz um benefício que é o primeiro passo para atrair leads: melhorar o relacionamento com o público. Afinal, quanto mais próximos seus seguidores são da sua marca, maiores são as chances de eles adquirirem um produto ou serviço dela. Além disso, há geração de valor quando os seus seguidores veem que você está disponível a interagir e a passar informações.

Lembre-se de que a live não é um lugar para buscar a perfeição da mensagem e da imagem que vai ser transmitida. Por ser ao vivo, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, pode ser que haja imprevistos. Portanto, relaxe! Depois de programar o conteúdo, curta a transmissão e dê o seu melhor.

Domine o Instagram e garanta mais vendas

Viu como uma live no Instagram ajuda a sua marca a fechar negócios? Agora que você já conhece várias dicas sobre como fazer uma live, não perca essa oportunidade de conquistar mais leads e potencializar as suas vendas.

O Instagram Live traz um poder de conexão com o público, o que pode ser decisivo para que o cliente queira fechar negócio. Por isso, é necessário compreender as estratégias da rede social. Faça o download do nosso ebook Segredos do Instagram e fique por dentro de dicas fundamentais para se dar bem na plataforma!

Banner versão desktop