Fotos para Instagram: imagem de um celular com uma foto no Instagram com 456 likes e 7 seguidores novos atraídos pela imagem de qualidade

Marketing Digital

Dicas de fotos para Instagram: 15 truques para atrair likes e seguidores

Veja como melhorar seu perfil nessa rede!

Barbara Santos

23/10/2021 | Por Barbara Santos

O que veremos nesse post:

O avanço da tecnologia fez com que a internet se tornasse praticamente onipresente no cotidiano das pessoas. Some isso ao sucesso indiscutível do marketing digital e das redes sociais e o resultado é uma verdadeira reestruturação da maneira como se é praticada a comunicação e a publicidade.

Todas essas mudanças geraram também uma verdadeira revolução nas formas de consumo e até mesmo no mercado de trabalho.

Hoje, a fama não segue mais aquela tradicional lógica midiática centralizada. As celebridades passaram a ser subdivididas em nichos mais específicos à medida que emissoras de tv, rádios e revistas perderam espaço, e as ferramentas online democratizaram a comunicação, a publicidade e o consumo.

Nesse contexto, uma profissão que tem ganhado um destaque crescente é dos Instagrammers:  pessoas que divulgam marcas, produtos e estilos de vida com suas contas no Instagram.

Com isso, o Instagram é mais do que uma rede social para troca de fotos e vídeos, ele representa um estilo de vida e uma nova e promissora carreira. As perspectivas parecem excelentes, não é mesmo?

E são! Com um bom planejamento, faro para cativar o público e uma boa estratégia de divulgação, o Instagram pode se tornar uma fonte de renda extra e, até mesmo, ser sua carreira exclusiva.

Quer saber como?

Continue acompanhando e veja uma série de dicas de fotos para Instagram que separamos para você, além de 15 truques para que você conquiste vários likes e seguidores!

Banner versão desktop

Os nichos mais populares no Instagram

A reestruturação da fama propiciada pelas redes sociais e pela internet, de um modo geral, começou aos poucos a partir da própria televisão. Se, antigamente, todos ficavam reféns de meia dúzia de canais e provavelmente gastando tempo com programações que sequer os interessava de verdade, a televisão a cabo ampliou esse rol, proporcionando maior autonomia ao telespectador.

Já na era da internet, a evolução também foi gradativa: do myspace e do Facebook que vinculavam a informação de maneira mais genérica, ainda no estilo televisivo, passaram-se às plataformas com nichos de interesses subdivididos, começando essa segmentação do público e democratização da fama.

Hoje, é natural que existam celebridades (ou subcelebridades, como também são denominadas) que possuem uma base de milhares ou até milhões de seguidores mas que, fora desse nicho, são praticamente completos desconhecidos.

Por isso as publicidades pagas também são muito mais segmentadas. Uma marca de roupas para maternidade, por exemplo, teria pouco ou nada a ganhar patrocinando a publicação em um perfil de público interessado em música ou em suplementos esportivos.

Bem, achamos que agora você já tem uma ideia melhor de como funciona a fama dos Instagrammers, correto?

Vamos, então, aos nichos mais populares dessa plataforma:

Banner versão desktop

Fotografia de paisagens

Os amantes da fotografia também têm seu espaço no Instagram: perfis com belas paisagens e fotos bem tiradas representam um dos nichos principais de sucesso no Instagram. Um exemplo de instagrammer na área é o do Lars Van de Goor, cujas publicações atingem milhares de curtidas.

Fotos para Instagram: imagem do Instagram do Lars Van de Goor

Comida

A gastronomia é outro mercado de grande potencial no Instagram, seja por quem busca receitas ou por quem apenas deseja ver belos e apetitosos pratos e quitutes.

Uma instagrammer famosa nesse nicho é a fotógrafa Brittany Wright, cujas publicações enchem os olhos de qualquer mortal. Com muito bom gosto, ela brinca e explora as cores e belezas da culinária, deixando qualquer um que a siga com água na boca.

fotos para instagram: imagem do instagram da Brittany Wright

Animais

Quem resiste a um pet bem fofinho e felpudo?

Os animais também têm seu público cativo no Instagram. Não importa se você é catlover ou doglover, existem perfis que bombam na rede para todos os gostos.

Para quem quer acompanhar um dos cachorros mais fofos e cativantes da rede, pode conferir o perfil do Jimmy, o Bull Terrier (administrado por seu dono Rafael Mantesso) que alegra seus seguidores com postagens que misturam desenhos e realidade.

fotos para instagram: imagem do instagram do Jimmy, o Bull Terrier

Agora, para quem adora ver um felino bem fofo e bon vivant, nada melhor do que dar uma conferida da página Cansei de ser gato, que traz uma série de fotos dos gatinhos em situações cotidianas!

fotos para instagram: imagem do instagram do Cansei de ser gato

Fitness

A vida de quem busca uma rotina saudável e fitness, sem dúvida, exige muita dedicação. Não é à toa que esse nicho faz tanto sucesso no Instagram. São milhões de usuários que buscam inspiração nas chamadas musas fitness.

A blogueira Carol Buffara, por exemplo, é um sucesso no nicho fitness no Instagram. Com o seu #projetocarolbuffara para uma vida mais saudável, ela já conta com mais de meio milhão de seguidores.

fotos para instagram: imagem do instagram da Carol Buffara

Moda/Design

Quem não resiste a uma tendência fashion, decerto, acompanha perfis de famosas no ramo da moda no Instagram. A blogueira e maquiadora Camila Coelho, por exemplo, é um grande sucesso na plataforma, contando com quase 7 milhões de seguidores.

fotos para instagram: imagem do instagram da Camila Coelho

Viagens

Os apaixonados por viagens e aventuras constituem outro nicho de sucesso no Instagram. O chef de cozinha Guilherme Poulain é um Instagrammer de sucesso. Seus posts com viagens pelo Brasil e pelo mundo já somaram mais de 70 mil seguidores.

fotos para instagram: imagem do instagram do Guilherme Poulain

Música

O mercado da música foi outro beneficiado pela democratização da fama proporcionado pelo Instagram. Hoje, com uma boa câmera, uma estratégia bem elaborada, sua voz ou instrumento, você pode conquistar muitos fãs pela rede.

Trata-se, inclusive, de uma maneira de artistas de estilos diferentes ou que têm públicos mais específicos conquistarem seu espaço. O rapper Mykki Blanco é um exemplo de sucesso no Instagram.

fotos para instagram: imagem do instagram do Mykki Blanco

Lifestyle

Muitas vezes, o que se vende no Instagram é um estilo de vida, ou seja, pessoas cuja base de seguidores os acompanham por ver neles uma verdadeira inspiração para seu dia a dia: seja na forma de vestir, nos hábitos rotineiros, nos gostos, etc. Um exemplo é a Instagrammer Carolina Jannini, que já conta com mais de 700 mil seguidores.

fotos para instagram : imagem do instagram da Carolina Jannini

13 dicas para tirar boas fotos para Instagram

Para se destacar no Instagram, a regra central é básica e bastante presumível: tire boas fotos. Afinal, estamos falando de uma rede social baseada em imagens.

Veja algumas dicas para suas fotos bombarem nessa plataforma:

1. Invista em um smartphone com câmera de qualidade

Seja qual for o objetivo comercial de seu perfil no Instagram, é preciso manter um padrão de qualidade profissional em suas postagens para garantir credibilidade no mercado. É altamente indicado salvar suas fotos utilizando o dobro do tamanho da resolução.

Bons editores de imagem permitem o ajuste do tamanho da imagem para 1024×1024, para que a foto permaneça nítida após a redução aos parâmetros do Instagram.

Caso você não esteja familiarizado com essas ferramentas, utilize aplicativos, como o InstaSize, para manter as dimensões de suas fotos.

2. Use o máximo de luz natural

Saber utilizar a iluminação a seu favor é essencial na hora de tirar fotos para Instagram.

Para criar um destaque maior, use o contraste do sol com as sombras. Fontes de iluminação artificial também podem ser uma boa ferramenta, como, por exemplo uma luminária ou uma lanterna.

Vale lembrar que as sombras, se utilizadas da maneira incorreta, podem esconder traços e expressões em uma foto.

Utilize várias formas e ângulos de iluminação e, principalmente, sua criatividade para atrair a atenção de seus seguidores.

Aproveite para ver algumas dicas sobre iluminação no vídeo a seguir:

3. Evite fotos com flash

O flash em si não é um inimigo das fotos, mas, para obter bons resultados utilizando-o, é preciso saber usar da forma certa e entender sobre conceitos de luz.

Quando usado de qualquer forma, ele pode, na verdade, alterar as cores e o contraste da imagem. Além disso, pode ainda “estourar” o objeto fotográfico, resultando em uma imagem ruim.

Se precisar do flash, use-o:

  • como iluminação secundária;
  • afastado do objeto fotográfico;
  • ou com um difusor de luz.

Uma alternativa ao flash, que alguns smartphones oferecem, é usar o modo noturno. Ele altera as configurações normais da câmera para adaptar a foto, captando mais luz no ambiente.

4. Escolha cenários neutros

Saber escolher o cenário ideal para cada tipo de foto é imprescindível. Afinal, essa é uma maneira de direcionar a atenção de seus seguidores.

Mas tome cuidado! Não exagere na quantidade de itens decorativos.

5. Siga a regra dos terços

A regra dos terços é uma base para construir a composição de uma fotografia de maneira que os elementos fiquem estruturados de uma forma atraente e agradável.

Ela é estabelecida a partir de uma grade que divide o enquadramento da foto em 3 partes na horizontal e na vertical (3×3, como um jogo da velha), formando 9 espaços iguais. Veja o exemplo abaixo:

15 dicas de fotos para Instagram: atraia mais likes e seguidores

Fonte: https://fotografiamais.com.br/regra-dos-tercos/Para seguir a regra, os elementos importantes da foto devem estar na interseção das linhas, como no exemplo mostrado.

Alguns smartphones já oferecem essa função de fábrica no aplicativo da câmera. Se o seu não tiver, não se preocupe, existem vários apps de fotografia gratuitos que possuem esse recurso.

A regra dos terços certamente irá tornar suas fotos do Instagram mais harmoniosas e profissionais. Coloque em prática!

6. Utilize filtros para favorecer seus pontos fortes

O Instagram disponibiliza uma grande variedade de filtros no próprio aplicativo, além dos vários editores de fotos disponíveis no mercado.

Ao utilizar o filtro mais adequado para o estilo de foto que você tirou, é possível aumentar a qualidade e adicionar originalidade a sua foto.

7. Use o carrossel de fotos

Uma das últimas novidades que chegaram ao Instagram foi a funcionalidade conhecida como post carrossel de fotos. Com ela, é possível compartilhar até dez fotos e/ou vídeos em apenas um único post.

Faça uma boa sequência de fotos e vídeos para dar originalidade a seu perfil!

8. Faça boomerangs divertidos

A ferramenta para criar GIFs de maneira simples e interativa, conhecida como Boomerang, já existe há um bom tempo.

Basicamente, o usuário abre o app para, em seguida, capturar uma sequência de poucos segundos e aguardar o GIF ser renderizado. Logo em seguida, basta abrir o Instagram para compartilhar.

Também é possível utilizar essa ferramenta direto do aplicativo oficial, junto da aba de gravação de vídeos. O último passo é abusar da criatividade para criar boomerangs atrativos para seu público.

9. Poste enquetes

Outra nova funcionalidade do Instagram que caiu nas graças dos usuários foi o recurso de enquetes nos stories. É possível criar duas opções de resposta para que seus seguidores votem, e o resultado pode ser acompanhado em tempo real.

Manter a interação com seus seguidores e, ao mesmo tempo, consultar a opinião é ainda mais fácil. Utilize essa nova função para fidelizar os novos e os antigos seguidores.

10. Poste conteúdos diferentes

Para prender o interesse das pessoas no conteúdo que você cria, é preciso variar ângulos, cenários, filtros, poses, ou seja, a originalidade é imprescindível. Acompanhe com regularidade o feedback de cada foto postada em seu perfil para aumentar seu engajamento com os seguidores.

11. Interaja com seus seguidores

O número de seguidores é muito importante para a valorização de seu perfil junto aos patrocinadores e marcas, porém este não é o único fator. O nível de engajamento é outro pilar para o sucesso no Instagram.

Logo, é essencial nutrir um bom relacionamento com seus seguidores, conquistar a simpatia deles e demonstrar empenho ao novo ofício.

Responder comentários e interações do público em seu perfil, por exemplo, é uma medida muito importante que aproxima os seguidores e gera autoridade.

Muito mais importante do que gerar boas imagens, é criar um bom relacionamento com os seus seguidores e construir uma página interessante e convidativa.

12. Grave Stories

A espontaneidade é um trunfo de ouro para sua estratégia no Instagram, e uma excelente maneira de colocá-la em prática é com os stories. Com essa ferramenta, você pode compartilhar imagens e vídeos em tempo real com seus seguidores.

Existem várias maneiras que você pode compartilhar esses conteúdos com sua rede, tais como:

  • anúncios de produtos novos,
  • demonstração de seus serviços ou lançamentos,
  • realização de sessões de perguntas e respostas,
  • tutoriais,
  • compartilhamento de momentos nos bastidores,
  • entre vários outros.

Outra grande vantagem do stories é a possibilidade de colocar links que direcionam para seu site. A funcionalidade, disponível para contas verificadas, aumenta exponencialmente suas chances de conversão dos usuários.

Para outras dicas de como ter um perfil interessante no Instagram, assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

13. Mantenha a lente do celular sempre limpa

Nosso celular está conosco em todos os momentos e lugares. Então, é esperado que ele acumule sujeira, inclusive na lente da câmera.

Além disso, frequentemente acabamos encostando na lente e deixando marcas de digital. Isso resulta em manchas e distorções na imagem ao tirar uma foto.

Por isso, lembre-se de que seu celular também é seu equipamento fotográfico. Cuide bem da lente, faça limpezas rotineiras sempre que se lembrar. Dessa forma, você garante que suas fotos não saiam com a imagem comprometida por causa de um detalhe tão simples!

14. Nada de usar o zoom do celular

As empresas que produzem smartphones não colocam tanto esforço para criar um zoom tão poderoso para seu celular. Infelizmente, por enquanto, só quem tem uma lente profissional de câmera fotográfica pode contar com essa função sem preocupações.

As imagens com zoom no celular acabam perdendo muita qualidade. Por isso, não indicamos que você use esse recurso para tirar fotos para postar no seu Instagram.

15. Use editores de imagens

Os editores de imagem são um sucesso, principalmente para quem trabalha com perfil no Instagram.

Existem diversas opções de editores de fotos gratuitos e pagos que oferecem recursos poderosos para tornar suas fotos incríveis.

E se você quer realmente se destacar, precisará apostar em um editor de qualidade para garantir o mais alto padrão de qualidade para suas fotos. Algumas dos melhores editores do mercado são:

“Certo” e “errado” no Instagram

Se você leu o texto até aqui, deve ter percebido que qualquer um pode se tornar um Instagrammer, basta ter criatividade e smartphone que fotografe em alta resolução

Porém, existem algumas dicas que podem deixar suas fotos ainda mais profissionais e fazer com que elas se destaquem no feed.

A seguir, mostramos o que você deve fazer e o que evitar na hora de capturar suas fotos.Vale ressaltar que não existe certo e errado na fotografia, o que vale é sua intenção com aquela foto.

Ângulo

Com certeza você já deve ter ouvido algum digital influencer falar que uma boa foto é questão de ângulo, e isso não poderia ser mais verdade! Uma foto bem feita direciona o olhar do espectador, valorizando os atributos da pessoa ou do objeto fotografado.

Essa perspectiva muda se você estiver fotografando alguém/algo ou se estiver fazendo um auto retrato, as famosas selfies.

No caso da selfie recomendamos fotografar a foto a meia distância do rosto, com o celular inclinado cerca de 45º de cima para baixo. Essa dica evita que seu rosto fique achatado ou desproporcional. O ângulo do rosto/corpo é opcional, mas é interessante que você faça alguns testes para descobrir seu “lado” preferido.

Evite: Fotos de baixo para cima, pois seu rosto pode ficar com sombras e dar a impressão de ser maior do que é.

Se seu intuito é fotografar um objeto ou paisagem o melhor ângulo é manter o celular na linha paralela a seus ombros e tronco, pois isso deixa as proporções como elas realmente são.

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no ângulo errado

Exemplo de ângulo “errado”

 

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no ângulo certo

Exemplo de ângulo “certo”

Enquadramento

O enquadramento dependerá da intenção que você tem com aquela foto, mas sempre existem algumas regrinhas que podem te ajudar.

Recorte do corpo

Quando estiver tirando uma foto, seja ela na horizontal ou vertical, pense em enquadramentos que mostrem o corpo todo ou da cintura para cima, conhecido como plano americano.

Evite: Enquadramentos que “cortem” a pessoa nas articulações (joelhos, cotovelos, punhos).

Recorte de objetos

Incorpore todos os elementos que você deseja mostrar, sem necessariamente estar tudo centralizado, pois isso dá a ideia de que o cenário é maior.

Evite: Fazer recortes que descaracterizem o objeto, como, por exemplo, cortar as rodas de uma bicicleta.

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no enquadramento errado

Exemplo de enquadramento “errado”

 

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no enquadramento certo

Exemplo de enquadramento “certo”

Iluminação

Um dos aspectos que mais influencia a qualidade da foto é a iluminação do ambiente. Nossa sugestão é que você aproveite ao máximo a luz do dia, de preferência de 8h às 10h da manhã, pois esse horário fornece uma boa iluminação, sem muitas sombras.

O horário entre 14h e 17h também pode render bons registros.

Evite:  Lugares mal iluminados deixam a foto com aspecto granulado, por isso devem ser evitados. Se for preciso fazer uma foto em ambiente fechado, tente ficar próximo da janela ou faça uso de iluminação artificial. O melhor esquema para fotografias assim é montar uma estrutura de iluminação de três pontos, que já mostramos no início do texto.

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no iluminação errada

Exemplo de iluminação “errada”

 

Fotos para instagram - imagem de uma caneca no iluminação certa

Exemplo de iluminação “certa”

Mantendo o profissionalismo no Instagram

Antes de aceitar qualquer patrocínio, você deve avaliar como aquilo pode influenciar sua reputação. Em outras palavras: jamais faça posts publicitários com marcas que você não usaria ou indicaria.

Ainda é válido relembrar que, ao abraçar essa nova profissão, você estará se tornando uma pessoa pública cuja reputação é a maior moeda de troca para posts patrocinados e, claro, para o crescimento do perfil. Portanto, certifique-se de estabelecer um relacionamento de confiança com seus seguidores.

Ter sucesso no Instagram exige, invariavelmente, dedicação ao perfil. Por isso, defina sua estratégia, abuse da criatividade, faça publicações de qualidade e avalie constantemente os retornos que elas proporcionam, corrigindo falhas e explorando os potenciais descobertos.

Seguindo os aprendizados e dicas que você viu ao longo deste post, com certeza suas chances de atingir sucesso na plataforma serão maiores.

Preparado para aplicar nossas dicas? Aproveitando que você já está por aqui, que tal aprender mais sobre como vender no Instagram?