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Marketing Digital

Formulário de captura: saiba como aumentar a conversão das suas landing pages

Um formulário de captura, que fica em landing pages de conversão, serve para que você faça a troca com seu lead. É o campo em que ele deixa os dados para depois ter acesso a um material rico, reserva, ou lista, por exemplo.

Hotmart

05/04/2023 | Por Hotmart

Você sabia que o formulário de landing page, ou formulário de captura, como também é chamdo, pode influenciar diretamente na conversão das suas landing pages?

Isso acontece, pois essa é uma das partes mais sensíveis da sua página de captura

Afinal, quando o assunto são os dados pessoais do seu visitante, é comum que ele hesite no primeiro momento. 

O que de fato vai fazer com que ele prossiga com o preenchimento do seu formulário é a certeza de que ele está em um ambiente seguro e que essas informações são realmente necessárias.

Então, para aumentar a conversão das suas landing pages, você pode começar montando um formulário eficiente e bem estruturado.

Dessa forma, você consegue os dados necessários para nutrir o seu visitante e futuramente convertê-lo em lead, sem criar objeções por pedir informações desnecessárias ou muito pessoais. 

Nesse artigo, você vai aprender como criar um formulário de captura que irá te ajudar no aumento da conversão da sua landing page. 

 

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O que é um formulário de captura?

Imagine a seguinte situação: você está navegando pela internet e encontra um site que te promete um e-book com todos os segredos do marketing digital, por exemplo, de forma 100% gratuita. 

A única coisa que você precisa fazer é preencher alguns campos no site e pronto, você será redirecionado para uma página de download ou receberá um e-mail com o link para baixar o material. 

É uma situação bem comum hoje em dia, não é mesmo? 

Esses campos que você acabou de preencher compõe o formulário de captura de leads na landing page, que serve justamente para coletar dados que futuramente serão utilizados para conversão dos leads adquiridos em clientes.

E após preencher esses campos, o usuário tem acesso liberado ao conteúdo prometido. 

É como uma moeda de troca: o visitante do site informa os dados e recebe um conteúdo exclusivo como recompensa.

Com os dados cedidos pelo visitante, você poderá nutri-lo aos poucos enviando materiais similares ao ofertado anteriormente para que no futuro você o converta em um cliente do seu negócio.  

Essa é uma estratégia muito utilizada para ofertar e-books, vídeos e outros conteúdos ricos exclusivos.   

Na prática, o formulário de captura é bem simples e não exige que dados muito pessoais sejam apresentados. 

Mas, se você deseja fazer com que o seu visitante preencha seu formulário é importante prestar atenção em alguns detalhes que são fundamentais para que ele tome essa decisão. 

VÍDEO: Como criar uma LANDING PAGE que vende muito? Passos para criar sua página de vendas!

7 dicas para um formulário de captura mais eficiente 

Muita gente gasta mais tempo se esforçando para deixar a sua landing page visualmente atrativa, trabalha um bom CTA, mas acabam se esquecendo de que o formulário é a parte mais sensível da conversão.

Todo usuário da internet que já quis consumir um conteúdo gratuíto, em algum momento, passou por um formulário de captura. 

A grande questão aqui é… esse usuário foi adiante ou desistiu do conteúdo? 

O objetivo do seu formulário é adquirir dados relevantes do seu lead para que, futuramente, você possa nutrí-lo e transformá-lo em cliente.  

Para te auxiliar nessa etapa, listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar na hora de montar um formulário de captura mais eficiente. Confira:

1. Informe a recompensa de forma clara

Por mais que a chamada já tenha informado o objetivo da sua landing page e o que o seu usuário irá ganhar como recompensa por preencher o formulário, é importante deixar bem claro na página de conversão qual é o benefício que o lead irá receber e como ele irá receber. 

Por exemplo, se você está ofertando um ebook é importante ilustrar a sua página com a capa deste material, informar qual é a finalidade dele, deixar claro qual é o meio de entrega e o formato (pdf, epub, entre outros).   

2. Peça apenas informações essenciais para a qualificação do seu lead

No exemplo acima, podemos ver uma ótima descrição da recompensa que o lead irá receber e como ele irá receber. 

No entanto, o formulário utilizado não é o mais indicado para garantir a conversão do seu visitante. 

Na hora de criar o seu formulário, é importante estar atento às informações que serão solicitadas já que esse é o primeiro passo no processo de aproximação do seu negócio com um potencial cliente. 

No início de toda boa relação, seja ela pessoal ou profissional, é importante saber respeitar o tempo das coisas. 

Esse é o primeiro contato do seu lead, por isso é importante que o seu formulário pergunte realmente o essencial. 

Suponhamos que você está oferecendo um ebook. Certamente você não vai precisar de mais informações do que o nome do visitante e o email de contato para poder enviar o material com uma mensagem personalizada. 

Qualquer um que visitar a sua landing page, não irá se importar de ceder essas informações. 

Agora, veja bem… você acha realmente necessário solicitar o telefone de contato, CPF ou endereço residencial para que o usuário receba um e-book via e-mail? 

Esse excesso de informações desnecessárias podem assustar o seu visitante fazendo com que ele desista de concluir o cadastro. 

Lembre-se: quanto mais campos houver no formulário, maior as chances do seu lead desistir de preenchê-lo. 

3. Dê uma resposta imediata após o preenchimento do formulário

Se o seu formulário promete entregar um conteúdo exclusivo, envie o e-mail com o link para download do conteúdo imediatamente após o preenchimento do formulário. Além disso, é interessante também encaminhar o usuário para a página de obrigado, com o link direto para o material prometido – além do e-mail.

4. Deixe claro para o seu lead que você não deseja enviar spam

Ninguém gosta de receber spam. Esse é um dos motivos pelo qual o usuário pode desistir de preencher o seu formulário. 

Por isso, é importante deixar claro as suas intenções ao pedir o e-mail do seu visitante. 

Junto ao formulário de captura, é necessário deixar um aviso de que você se compromete a não usar aquelas informações de contato para outros fins, muito menos para o envio de spam. 

Com a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é recomendado criar uma opção no seu formulário onde o visitante do seu site ateste o consentimento no uso desses dados para a finalidade alí esclarecida. 

Além de atestar para o seu lead que você tem um compromisso para com os dados informados por ele no ato de preenchimento do formulário, você garante que esse é um ambiente seguro e ainda ganha pontos no relacionamento com esse possível cliente. 

Dica: escreva esse aviso de forma curta, clara e objetiva. Não é obrigatório incluir na sua página uma política de privacidade, apenas deixe claro qual é o seu objetivo com esses dados para tranquilizar o seu visitante. 

5. Evite fazer com que o usuário pense muito para preencher o formulário

Evite inserir campos de texto com perguntas abertas onde o usuário precisa pensar muito para responder. O ideal é fazer um formulário com perguntas objetivas onde ele não gaste muito tempo preenchendo.

6. Atenção na usabilidade da sua página

Existem alguns erros de usabilidade que são comuns, mas que podem atrapalhar a conversão. 

Muita gente se preocupa com a parte estética da página de conversão e acaba ignorando, mesmo que inconscientemente, detalhes que fazem a diferença na hora do seu visitante tomar a decisão final.

Esteja atento aos detalhes para não perder a conversão: 

  • Opte por fontes de fácil leitura e compreensão;
  • Na hora de criar os campos deste formulário, reflita sobre a necessidade de cada um deles;
  • Crie uma chamada atraente para o botão da CTA. Essa é a sua chance final de garantir o cadastro do seu lead. 

7. Crie um CTA atrativo

Além de um formulário objetivo, pensar em uma boa Call to Action que irá auxiliar na conversão da sua página é de extrema importância para garantir que o seu lead conclua o cadastro e garanta a recompensa. 

Mão na massa

Neste artigo, você aprendeu alguns detalhes que podem passar batido ao criar páginas de captura. Agora que já sabe, comece a criar páginas de alta conversão! Para isso, você pode usar o Criador de Páginas da Hotmart.

Aprenda mais sobre essa ferramenta:

VÍDEO: Como criar e integrar um formulário de captura

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