Como ganhar dinheiro em casa: 31 ideias!

Empreendedorismo digital

Como ganhar dinheiro em casa: melhores ideias para ter renda extra!

Confira ideias para começar seu próprio negócio ainda este ano e ganhar dinheiro em casa!

Letícia Ronche

08/03/2024 | Por Letícia Ronche

Como ganhar dinheiro em casa? Existem várias formas, como freelancer, criando conteúdo online, vendendo produtos artesanais ou digitais, oferecendo serviços de consultoria ou ensino online. Explorar habilidades pessoais e utilizar plataformas digitais são maneiras eficazes de gerar renda enquanto se trabalha em casa.

Quer saber como ganhar dinheiro em casa? Nos últimos anos, a procura por essa forma de trabalho cresceu bastante, já que as pessoas têm buscado maior autonomia e flexibilidade no dia a dia.

E essa busca não é apenas por pessoas que estão em busca de fontes de renda. Afinal, muitas pessoas querem um dinheiro a mais no fim do mês para complementar o orçamento familiar, mudar de profissão ou realizar o sonho de ter um negócio próprio.

Felizmente, existem dezenas de maneiras de ganhar dinheiro na internet. E o melhor: mesmo sem precisar de um grande investimento, você consegue empreender ainda este ano!

Se quer saber por onde começar, separamos 31 ideias para ganhar uma renda extra nos finais de semana ou construindo seu novo negócio.

Vamos lá?

Conheça 31 formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa

Neste artigo, separamos 31 formas para ganhar dinheiro em casa, que podem servir tanto como uma fonte de renda extra ou até mesmo como a principal. Confira!

1. Afiliado

Você é daquelas pessoas que sempre é procurado(a) quando alguém precisa de uma indicação de produtos ou serviços? Ou, então, você tem uma rede grande de contatos online que gosta de suas dicas e segue seus conselhos?

Se a sua resposta foi sim, ser um Afiliado pode ser uma das formas para você ganhar dinheiro com marketing digital.

O Afiliado é a pessoa que trabalha promovendo produtos de Produtores e Criadores de Conteúdo e recebe comissões a cada venda realizada. Uma das grandes vantagens dessa carreira é conseguir trabalhar sem sair de casa ou de onde você estiver.

Para começar como Afiliado na Hotmart, recomendamos que você leia o guia de boas práticas. Dessa maneira, você evita cometer deslizes na hora de divulgar os seus produtos.

 

2. E-commerce

Se você já tem produtos físicos para vender ou pode investir nesse tipo de compra, abrir um e-commerce é uma boa ideia para ganhar dinheiro em casa.

O e-commerce é um modelo de negócio muito parecido com as vendas em lojas convencionais. Porém, a inovação está em você não precisar de uma loja física para vender os seus produtos.

Tudo que você precisa fazer é ter uma loja online. Nela, as pessoas terão acesso às fotos e aos preços dos seus produtos.

Ter a sua própria loja virtual está cada vez mais acessível, sabia? Até mesmo o Instagram tem a funcionalidade de Shopping, que funciona como um e-commerce.

Se essa for a forma que você escolheu para ganhar dinheiro sem sair de casa, tenha atenção a algumas questões como:

  • meio de pagamento;
  • forma de entrega;
  • divulgação de seus produtos;
  • atendimento.

3. Responder pesquisas online

Pode parecer algo estranho, mas uma das formas de ganhar dinheiro é respondendo às pesquisas online.

Muitas empresas oferecem remunerações para pessoas que fazem esse tipo de serviço. São as chamadas Pesquisas de Mercado.

A maioria dessas pesquisas funciona da seguinte maneira:

  • primeiro, você se cadastra em um site;
  • depois, responde às pesquisas disponíveis;
  • em seguida, ganha pontos a cada pesquisa realizada;
  • pronto! É só trocar os pontos acumulados em produtos da empresa ou dinheiro.

Só fique atento para ter certeza das políticas de pagamento dessas pesquisas. Além disso, procure empresas que já são reconhecidas no mercado de pesquisas online.

4. Youtuber

Você tem boa desenvoltura na frente das câmeras, entende bem sobre um determinado nicho ou influencia as pessoas ao seu redor mesmo sem perceber?

Se a sua resposta foi sim para uma dessas perguntas, talvez, o YouTube pode ser o seu novo ambiente de trabalho.

Personalidades como Whindersson Nunes e Nath Arcuri, por exemplo, são a prova de que é possível ganhar dinheiro como youtuber, uma das formas de gerar renda mais conhecidas na internet.

Mas não pense que o trabalho é fácil e que você atingirá números como os deles em poucos dias. Pelo contrário, para ser youtuber é necessário muito planejamento e dedicação. Afinal, pode ser que você seja o único responsável pelo seu canal e, com isso, tenha que gravar, editar, publicar e divulgar todos os seus vídeos.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa carreira? Confira nosso Hotmart Tips a seguir.

5. Instagrammer

A forma de ganhar dinheiro do instagrammer é muito parecida com a do youtuber. Ele também é um influenciador digital. A diferença é que o canal de comunicação utilizado aqui é o Instagram.

Essa é uma rede social muito visual. Por isso, é importante que você saiba produzir fotos que chamem a atenção do seu público.

Além das imagens, é possível ainda criar vídeos tanto no feed quanto nos Stories, recurso utilizado para interagir e engajar os seus seguidores.

Seja no YouTube ou no Instagram, o segredo para ter uma carreira de influenciador digital é criar conteúdo de qualidade, voltado para o seu nicho e, assim, conquistar uma audiência cada vez maior.

Mas lembre-se de sempre se planejar para postar conteúdos toda semana ou, até mesmo, todos os dias.

6. Cuidador de pets

Muitas pessoas amam animais de estimação e têm um bichinho em casa.

O grande problema vem quando elas precisam viajar ou ficar fora de casa por um determinado tempo e não têm onde deixar o seu pet.

Diante dessa dor, empresas como a Dog Hero decidiram unir as duas coisas:

  • pessoas com animais de estimação que precisavam de um lugar para seus pets;
  • pessoas que amam bichinhos, conseguem cuidar deles e precisam de uma nova forma de ganhar dinheiro em casa.

Se você se encaixa na segunda opção, ser cuidador de pets é uma ótima opção para empreender na internet.

Você pode se cadastrar em plataformas como a mencionada aqui ou trabalhar por conta própria, criando um Instagram ou Facebook para divulgar o seu serviço.

Um ponto importante antes de começar é pensar nos gastos que você terá, como a compra de ração.

E não se esqueça: é importante que você realmente goste de animais, já que precisará cuidar deles com muito carinho e paciência. E tenha um espaço adequado em casa para receber os bichinhos!

7. Aluguel de casa

Você gosta de receber pessoas na sua residência?

O aluguel de quartos ou qualquer tipo de acomodação pode ser uma forma de ganhar dinheiro sem sair de casa.

Há plataformas que permitem que você anuncie gratuitamente o espaço que tem para alugar e decida desde o preço até o tipo de hóspede que quer receber, além de encontrar pessoas que queiram passar um tempo em sua cidade.

Assim como em qualquer negócio, há alguns riscos, como o de conservação do ambiente. Por isso, escolha uma plataforma que lhe dê segurança, caso ocorra algo indesejado, como a quebra de um móvel da sua casa.

8. Declaração de Imposto de Renda

Para quem mora no Brasil, todo início de ano é necessário fazer a sua declaração de renda. O problema é que muitas pessoas não sabem como fazer ou não têm tempo para isso.

Então, por que não aproveitar essa lacuna e fazer a declaração de Imposto de Renda de outras pessoas? Para isso, você precisa ter muito conhecimento prévio. Afinal, você está lidando com o dinheiro de outras pessoas.

Mas se você tem facilidade para aprender ou já lida bem com finanças, essa pode ser uma forma de ganhar dinheiro em casa.

O único problema é que esse é um serviço temporário, já que a declaração só é feita no início do ano.

Porém, se o seu objetivo é apenas complementar a sua renda, vale tentar.

9. Social media

A maioria das empresas já percebeu a importância de estar presente nas redes sociais, seja para conquistar novos clientes ou para manter um relacionamento com quem já conhece o negócio.

Porém, como essa é uma estratégia mais nova, há ainda empreendedores que não conseguiram usá-la em seus negócios.

Com isso, surgiu a carreira de social media, o profissional que cuida das redes sociais de uma empresa.

Para ser essa pessoa, você precisa estar atento às novidades de todas as redes sociais, saber o que é melhor para cada uma delas e ser organizado.

O social media faz desde o planejamento das postagens até o acompanhamento dos números para entender se o que está sendo divulgado traz mesmo os resultados esperados.

Mesmo que você ainda não faça esse tipo de serviço, saiba que é possível começar a se especializar.

Existem vários cursos online, inclusive gratuitos, que podem mostrar as principais funções do social media para que você comece nessa carreira.

E não pense que você trabalhará apenas com empresas grandes e conhecidas. Para quem está começando, é possível oferecer os serviços para negócios menores ou pessoas que queiram ser influenciadores digitais e não conseguem gerenciar as suas redes sociais.

Aos poucos, você consegue conquistar mais clientes ou até mesmo ser contratado em uma empresa por tempo integral. Basta entender o tipo de negócio que você quer ter.

10. Professor online

Essa é uma sugestão para quem já é professor ou entende muito bem de determinado assunto a ponto de poder ensiná-lo para outras pessoas.

A grande vantagem de ser professor online é que você pode gravar as suas aulas e disponibilizá-las na internet ou ensinar usando o Skype ou outras plataforma de transmissão (ex.: Zoom, Google Meet etc.).

Com isso, você não precisa se deslocar até uma sala de aula, além de poder dar aulas para várias pessoas de qualquer lugar do mundo, desde que elas tenham acesso à internet.

11. Aulas particulares

Ainda pensando em professores, uma das formas de ganhar dinheiro pela internet é dando aulas particulares.

Mas, diferentemente da opção anterior, que era feita totalmente pela internet, o professor particular pode dar aulas presenciais e escolher entre duas opções:

  • ir para a casa do aluno;
  • dar aulas em um local específico (que pode ser uma sala preparada em sua própria casa ou um local alugado).

Não pense que apenas quem já é licenciado pode trabalhar com aulas particulares.

Se você ainda está estudando, mas entende muito bem um assunto, pode se oferecer para explicar o conteúdo para seus colegas de sala e receber dinheiro em troca disso.

E não ache que não é possível usar a internet para dar aulas particulares.

Se você quer expandir seu negócio, temos um conteúdo completo com dicas para quem quer dar aulas particulares online. Não deixe de conferir!

12. Coach

Coach é o profissional que ajuda no desenvolvimento de outras pessoas.

Essa é uma carreira que cresceu muito atualmente, já que esses profissionais oferecem consultoria para diversas áreas profissionais e até mesmo em diferentes nichos, como é o caso de estilo (coach de moda, por exemplo).

Além de atuar dando consultorias pessoalmente, você pode também oferecer esse tipo de serviço online, o que faz a sua carreira ser mais escalável.

13. Blogueiro

Você sabe usar bem as palavras e tem facilidade para escrever conteúdos sobre os mais diversos assuntos?

Ter um blog pode ser uma forma de ganhar dinheiro em casa com esse seu talento.

Há várias maneiras de viver de blog, como:

  • recomendar produtos de outras pessoas em seu blog;
  • vender ebooks relacionados à sua área de atuação;
  • vender tutoriais ou templates de vários assuntos;
  • usar a publicidade paga;
  • virar um digital influencer, entre outras opções.

O importante para ser blogueiro é ter um site que atraia a atenção das pessoas, além, é claro, de produzir conteúdos que agreguem valor para a sua audiência e responda às suas dúvidas.

14. Aluguel de bens

Assim como o aluguel de casas ou acomodações, algumas pessoas têm alugado bens em geral, como carros para quem trabalha como motorista particular e não tem seu próprio automóvel, ou até mesmo materiais de construção, por exemplo, uma furadeira.

Existem sites, como o Alooga. Neles, você consegue alugar uma variedade grande de coisas que podem ser úteis para outras pessoas.

Basta ter esses equipamentos e se certificar que eles estejam em boas condições de uso.

15. Venda de marmitas

Quem gosta de cozinhar pode fazer marmitas das mais variadas e vendê-las online.

Você pode oferecer desde comidas congeladas até alimentos para comer na hora, como almoço fitness, vegetariano ou a famosa quentinha, fundamental para quem trabalha em escritórios e não tem a possibilidade de sair da empresa para almoçar.

Desde que você saiba fazer uma boa divulgação, basta seguir as regras da vigilância sanitária e ter alimentos saborosos, o seu negócio pode dar muito certo e ser exatamente o que você precisava para começar a empreender.

16. Designer gráfico

O designer é a pessoa criativa que consegue colocar no papel ideias de outras pessoas para deixá-las mais visuais.

Você pode criar desde cartões de visitas a sites, logotipos e identidade visual para empresas.

O designer gráfico consegue ainda trabalhar por meio de plataformas específicas para freelancers. Elas conectam quem oferece esse tipo de serviço com clientes em potencial.

17. Assistente virtual

Acredite ou não, há alguns empresários que contratam pessoas para serem seus assistentes virtuais.

Os serviços oferecidos por secretários, como marcação de reuniões, organização de planilhas, solicitação de orçamentos e resposta de e-mails podem ser feitos remotamente.

Uma pessoa bem organizada pode trabalhar assim e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa.

18. Costureiro

Você já viu como é difícil encontrar um bom costureiro para fazer pequenas reformas ou até mesmo criar roupas do zero?

Se essa é sua habilidade, invista em divulgação na região onde você mora e comece a oferecer os seus serviços de costura.

Mas não pense que a sua atuação é resumida a isso.

Você pode também dar aulas de costura online e ensinar as suas técnicas para outras pessoas.

Uma boa ideia para quem quer trabalhar com aquilo que sabe fazer, não é mesmo?

19. Videomaker e/ou editor de vídeos

Assim como o fotógrafo, essa é uma forma de ganhar dinheiro em casa para quem já tem o equipamento necessário para filmar e editar vídeos.

Acredite, quando você precisa fazer edições de vídeos profissionais, é necessário um bom computador para suportar todas as cenas capturadas.

Aqui, também é possível trabalhar em vários eventos ou oferecer o seu serviço como freelancer para quem precisa de vídeos.

Mais uma vez, não se esqueça de disponibilizar todo o seu trabalho para seus clientes em potencial. Assim, eles terão certeza de que você é a pessoa certa para eles contratarem.

20. Revenda de produtos importados

A gente sabe que muitos produtos são vendidos por preços mais baratos fora do Brasil. Com isso, há um costume comum de pedir para as pessoas que viajam para outros países possam trazer alguns itens por valores mais baixos.

Se você tem facilidade para viajar, essa pode ser mais uma das formas de ganhar dinheiro. Porém, há alguns pontos que precisam da sua atenção:

  • há uma quantidade específica de eletrônicos que você pode comprar para levar para o seu país. Por isso, é muito importante verificar as regras de cada local e segui-las para que você não sofra nenhuma penalidade;
  • é importante ter atenção ao peso de sua bagagem. Afinal, quando você extrapola o valor permitido, precisa pagar a mais por excesso de bagagem;
  • é necessário ter um dinheiro para investir, já que você fará as compras primeiro e só depois tentará vender. E não se esqueça: pode ser que você não consiga repassar todos os itens que quer trazer.

Uma outra opção é fazer como no item 2: ter uma loja virtual e apenas comprar os produtos importados depois que alguém solicitar a você.

Com isso, você pode importar os produtos, mesmo sem precisar viajar para outro país, e revender acrescentando o seu percentual de lucro.

Mas, atenção: se atente ao investimento constante que você precisa fazer e às leis de importação de seu país para não fazer nada ilegal.

Além disso, pense sempre na logística de entrega, que também precisa ser somada na hora de decidir os valores dos produtos que você vai vender.

21. Media buyer

Sabe aqueles anúncios que aparecem para você quase todas as vezes em que você pesquisa uma palavra no Google?

Eles são criados por um media buyer, o profissional de uma empresa responsável pela compra de mídia ou, para ficar mais claro, a pessoa que cria anúncios.

Se você conhece bem o mercado digital, é bom em análises e tem facilidade com criação de estratégias, essa pode ser a carreira que você deveria seguir.

Para se preparar e trabalhar como media buyer, você precisa estudar e se familiarizar com algumas ferramentas online, como:

O bom é que, na internet, você consegue encontrar vários cursos que ensinam o passo a passo para utilizar essas ferramentas.

Com a prática, você poderá se tornar um especialista em compra de tráfego e pode escolher entre trabalhar em uma empresa ou por conta própria, inclusive, como Afiliado.

22. Dono de brechó online

Essa é mais uma das formas de ganhar dinheiro em casa que precisam de investimento inicial.

Antes, a palavra brechó era utilizada apenas para vendas de coisas usadas e, algumas vezes, até mesmo estragadas ou muito velhas.

Porém, houve um movimento de valorização do passado e, com isso, itens antigos como móveis, livros e até mesmo roupas, passaram a ser considerados artigos de moda.

Por esse motivo, o número de brechós cresceu, principalmente em grandes centros urbanos, e a procura por coisas antigas também aumentou.

Para quem se identifica com esse movimento, comprar itens antigos de outras pessoas e revendê-los é uma ótima opção.

O que mais conta nessa forma de ganhar dinheiro é a capacidade de garimpar bons itens e a divulgação que você fará de sua loja, que pode ser tanto física quanto online.

E o melhor é que é possível ganhar dinheiro sem sair de casa dessa forma. Basta criar uma loja online e perfis em redes sociais para o brechó e, além disso, definir a melhor forma para entregar os produtos.

23. Escritor

Assim como o blogueiro, essa é uma opção ideal para quem gosta de escrever e tem domínio das regras gramaticais da sua língua.

Há várias opções para quem quer trabalhar como escritor. Temos algumas das opções mais procuradas. São elas:

  • revisor de textos;
  • redator de livros, seja como ghostwriter ou de sua própria autoria;
  • freelancer de conteúdo.

Pesquise os valores do mercado, veja qual opção é a mais adequada para você e crie o seu portfólio para enviar para clientes em potencial.

24. Tradutor

Muitas empresas que pensam em globalização necessitam constantemente dos serviços de um tradutor, já que precisam ter todos os seus processos documentados em outras línguas.

No entanto, a carreira de tradutor não se resume a isso.

Você pode traduzir livros, fazer traduções simultâneas em palestras ou traduções juramentadas.

E, assim como o escritor, o tradutor pode também trabalhar para uma empresa privada ou, se prefeir, escolher ser freelancer e oferecer os seus serviços para vários clientes.

Não se esqueça de ser muito organizado, principalmente se você trabalha por conta própria, para não atrasar os prazos de entrega.

25. Podcasts

Muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com esse formato de conteúdo, mas, acredite: os podcasts estão cada vez mais entrando na lista dos queridinhos da população.

A princípio, você pode começar a criar podcasts apenas como uma forma de falar sobre os assuntos que mais despertam o seu interesse e compartilhá-los com quem você conhece.

E se o que você fala for realmente interessante, os seus conteúdos podem ser indicados para outras pessoas e, com o tempo, você vai conquistar uma boa audiência. Isso pode levar marcas a se interessarem por seu podcast e, quem sabe, até mesmo investir nisso.

Como você deve ter percebido, essa é uma opção com a qual você não ganhará dinheiro rápido. Será necessário muito trabalho, dedicação e tempo para entender se essa é mesmo a melhor forma de rentabilizar.

Porém, o podcast pode ser ainda utilizado de outra forma. Se você já é influenciador digital, blogueiro, Afiliado ou tem qualquer outra profissão que precisa encantar os seus clientes com conteúdos educativos, pode usar os podcasts para isso, mesmo que gratuitamente.

Nesse caso, o retorno financeiro virá de outra forma, geralmente com uma venda de produtos, por exemplo.

Pense nessa possibilidade e inspire-se em alguns podcasts brasileiros para entender como são esses conteúdos.

26. Produtor Digital

É muito provável que você tenha uma habilidade diferente, como tocar um instrumento musical, ou domine muito um assunto, como finanças.

Você já pensou em usar esses conhecimentos para ensinar outras pessoas?

O Produtor Digital é a pessoa que cria cursos online para ensinar aquilo que sabe por meio da internet.

Essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro em casa porque você pode trabalhar de onde estiver, fazer aquilo que mais gosta e ainda escalar os seus lucros. Afinal, já que as aulas são gravadas, é possível vender para milhares de pessoas no mundo todo.

E com o fortalecimento da economia criativa, essa é uma ocupação em alta!

As possibilidades são inúmeras e qualquer pessoa pode ser um Produtor Digital, desde que tenha algo para compartilhar.

É claro que existem alguns passos a serem seguidos na hora de gravar as suas aulas. Isso, porém, não significa que você não possa fazer tudo do seu jeito.

Porém, caso você se interessou e não tem ideia de como começar, saiba que há cursos gratuitos que ensinam o passo a passo para quem quer criar um produto digital e vendê-lo na internet.

Um exemplo disso é o Desafio Primeira Venda, o curso gratuito e online da Hotmart que ensina você a fazer sua primeira venda na internet.

Não deixe de conferir e comece a ganhar dinheiro com os seus talentos ainda este ano.

27. Visualização de vídeos

Você sabia que é possível ganhar dinheiro em casa apenas assistindo vídeos? Isso mesmo! Diversos aplicativos, como o TikTok, COS.TV e Kwai pagam os usuários para que eles realizem algumas ações na plataforma.

E o melhor de tudo é que você não precisa fazer nenhum sacrifício, já que atualmente o consumo de conteúdos do audiovisual costuma ser um dos preferidos da população. Basta escolher aqueles com os quais você considera ter maior aderência e interesse, assistir e executar as ações indicadas. E pronto! Em breve, receberá recompensas que podem ser trocadas por dinheiro.

28. Uso do celular

Atualmente, o smatphone está presente na vida de grande parte da população brasileira e, sem dúvidas, ele se tornou uma ferramenta de trabalho amplamente utilizada.

Com ele, você pode realizar quase todas as atividades que apresentamos sobre como ganhar dinheiro em casa, como: produzir conteúdo, dar aulas online, ser um Afiliado, vender produtos nas redes sociais e muito mais.

29. Aplicativos

Se você chegou até aqui, já conhece inúmeras formas de como ganhar dinheiro em casa. E com certeza já deve conhecer um (ou vários) aplicativos que permitem que você consiga uma renda extra a partir da realização de algumas ações. Alguns deles são:

  • Hotmart;
  • TikTok;
  • GetNinjas;
  • Airbnd;
  • Workana;
  • OLX;
  • Mercado Livre e muito mais!

Você só precisa escolher aqueles mais adequados ao seu perfil ou interesse, fazer o seu cadastro e executar as ações necessárias para ganhar dinheiro.

30. Franquia

Sim, para abrir uma franquia, você precisa de um investimento inicial e o montante varia de acordo com o negócio que você pretende empreender.

Porém, existem algumas opções disponíveis que não necessitam de um investimento elevado, nem de uma grande infraestrutura física para iniciar as atividades. Pelo contrário, você pode abrir uma franquia de pacotes turísticos, por exemplo, da sua própria casa, além de poder atender aos seus clientes remotamente.

31. Impressão e estamparia

A demanda por produtos personalizados costuma ser elevada durante todo o ano, tendo alguns picos maiores em datas sazonais como Carnaval ou Réveillon. E você pode empreender nessa área da sua própria casa, sem a necessidade de fazer grandes investimentos.

É claro que você precisa comprar as máquinas apropriadas para fazer impressões e estampas de qualidade. Porém, é possível recuperar esse investimento em alguns meses de funcionamento e, depois, aproveitar as receitas geradas com o seu empreendimento.

Mas, atenção: não se esqueça de fazer a manutenção dos seus equipamentos para manter um padrão de qualidade e sempre busque inovar para oferecer produtos diversificados para os clientes. Assim, dá para garantir um maior nível de satisfação com o seu negócio.

Dicas de como começar a trabalhar em casa 

Você já viu que são muitas as possibilidades para quem quer trabalhar em casa!

Mas uma coisa que tem que ficar clara é que ainda estamos falando de trabalho. Então, por mais que haja maior flexibilidade é importante que se trate com todo o profissionalismo necessário.

Caso contrário, você corre o risco de não conseguir o faturamento necessário para viver da forma que deseja.

Por isso, separamos algumas dicas para favorecer o seu sucesso e criar uma rotina de trabalho mais organizada.

Crie um espaço de trabalho dedicado

Trabalhar do sofá ou da cama pode ser tentador, mas pode não ser o ideal.

O mais recomendado, até para a sua saúde, é ter um espaço dedicado ao trabalho que seja diferente do espaço dedicado ao descanso, tempo com família ou refeições. Até para o nosso cérebro se adaptar e saber qual é a sua intenção.

Não é preciso criar um ambiente de startup na sua casa, mas é importante ter ao menos um canto com uma mesa organizada para trabalhar.

Tenha ali tudo que você precisa: computador, acesso a uma tomada, caderno, caneta, post-its… Enfim, isso vai depender da escolha de trabalho em casa que você fizer.

Estabeleça horários regulares

Um dos grandes atrativos do trabalho autônomo e do empreendedorismo digital é a flexibilidade de horário, o que permite trabalhar no momento de maior produtividade e de conciliar com outras demandas de nível pessoal.

Mesmo assim, até pelo relógio biológico, é importante ter uma rotina. Pode ser que haja uma variação dependendo do dia da semana, porém é interessante definir antes qual vai ser o período diário dedicado ao trabalho.

Isso é importante, principalmente se você trabalhar com clientes e atendimento. Eles precisam saber quando vão te encontrar. Nesse caso, se você não definir os horários, corre o risco de te acionarem o dia inteiro e você perder esse benefício da flexibilidade.

Defina metas claras

Quem não sabe onde quer chegar, se perde. Então, para ter mais chances de sucesso, é importante estipular metas. E isso serve para diferentes vertentes: meta de faturamento, meta de vendas, meta de novos clientes, meta de entregas semanais….

Veja o que faz sentido para você e seja realista – isso é muito importante!

Por exemplo, em vez de ter como meta faturar o primeiro milhão de reais, tenha como meta fazer a primeira venda.

Mantenha a organização

Organização de ambiente, de tempo, de demandas, tudo isso é importantíssimo para garantir todas as entregas previstas.

Esse tipo de cuidado é o que vai garantir que a liberdade do digital seja exercida com responsabilidade. Para algumas pessoas isso é natural. Se não for o seu caso, vale ter uma rotina focada nisso.

Comunique-se regularmente

Trabalhar em casa pode ser muito solitário e conversar com outras pessoas faz as ideias fluírem e se concretizarem.

Então, priorize ter reuniões por vídeo, para conversar com parceiros de trabalho ou clientes, tenha momentos do dia focados em se comunicar com outras pessoas.

Prepare-se para imprevistos

Por mais que viver de internet já seja a realidade de milhares de pessoas pelo mundo, esse não é um caminho fácil. Aliás, como você pôde ver até aqui, exige muito mais do que ser CLT, por exemplo.

Mesmo se organizando muito, tendo tudo documentado e com um planejamento impecável, imprevistos acontecem.

Por isso, é importante mapear pontos que podem dar errado para já se preparar e ter a consciência de que mesmo o que não estiver mapeado pode falhar.

Busque oportunidades de networking

Você pode fazer parte de um grupo de mentoria, se reunir com outros profissionais do seu nicho e marcar reuniões frequentes, mas deve evitar ficar só em casa sem falar com outras pessoas.

Essa troca pode ser extremamente rica, o que vai refletir diretamente na qualidade do seu trabalho.

Portanto, encontre essas pessoas ou participe de grupos para manter a comunicação ativa todos os dias.

Avalie e ajuste

Por fim, aproveite a flexibilidade para fazer ajustes rápidos. Percebeu que alguma coisa não funcionou? Procure descobrir o motivo e ajustar a rota.

Isso vale para todos os pontos aqui: a organização, metas, horário de trabalho…

Sempre que notar que alguma coisa pode ser melhor, avalie e ajuste.

Como se preparar para trabalhar em casa?

Para começar, você deve seguir o que passamos aqui: escolher o tipo de trabalho e se organizar para conseguir executar.

O que inclui ter um espaço em casa para trabalhar, uma agenda organizada e um planjeamento bem estruturado.

Além disso, é preciso se preparar financeiramente, uma vez que o empreendedorismo não traz garantia de retorno.

O mais recomendado, quando possível, é começar conciliando com um emprego e largar essa fonta de renda quando tiver uma base sólida. Ou então, ter um dinheiro guardado para aguentar alguns meses sem remuneração.

Quais as vantagens e desafios de trabalhar em casa?

Se você já está com interesse em trabalhar em casa, independentemente do formato, aquis separamos algumas vantagens e desafios:

Vantagens de trabalhar em casa

  • Flexibilidade para trabalhar da forma que achar mais confortável;
  • Otimização do tempo, uma vez que se poupa o período de deslocamento;
  • Possibilidade de trabalhar nos horários em que você consegue mais produtividade;
  • Chance de conciliar as agendas em nível profissional e pessoal.

Desafios de trabalhar em casa

  • No caso de empreendedorismo e trabalho autônomo, falta de garantia de receita;
  • Menos socialização, forçando iniciativas de comunicação virtual;
  • Chance de trabalhar por mais horas e não ter uma divisão clara de onde começa entre pessoal e profissional;
  • Mais gastos com energia, internet e infraestrutura própria.

É importante ter consciência dos desafios, pois, como já falamos, ainda é trabalho e essa não é uma forma mais fácil de ganhar dinheiro.

Saiba como começar um negócio próprio e ganhar dinheiro em casa

De acordo com uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 49 milhões de brasileiros são donos do seu próprio negócio. E esse é um número que só tende a crescer, já que o mercado apresenta diversas oportunidades e formas de ganhar dinheiro em casa.

Ser o seu próprio chefe é o sonho de muitas pessoas, porém, empreender demanda uma série de habilidades, que podem ser adquiridas e otimizadas ao longo do tempo.

O principal diferencial para alguém que quer encontrar formas de ganhar dinheiro e ser bem-sucedido trabalhando em casa é escolher algo que ame, conhecer o nicho e entender o mercado que está inserido. Além disso, é importante conhecer a concorrência e oferecer um bom atendimento ao cliente.

Pronto! Agora que você já conhece diversas formas de como ganhar dinheiro em casa, é só escolher a mais adequada e aproveitar todas as vantagens desse tipo de trabalho, como: a eliminação dos principais custos fixos de manutenção de um outro espaço, assim como a economia na alimentação, transporte e internet, já que pode usar a que você já tem.