Ferramenta de email marketing: o que é e por que o seu negócio precisa de uma

Ferramenta de email marketing

Sendo bem direto… Se você ainda não usa uma ferramenta de email marketing, você pode estar matando o seu resultado e ainda nem se deu conta disso.

E o motivo é mais simples do que você imagina…

Quando você opta por usar serviços de email gratuitos como o Gmail ou o Yahoo! você pode enfrentar uma série de problemas.

O primeiro deles é que essas plataformas não foram criadas para o envio de mensagens em massa e, além de não terem capacidade para isso, podem impactar diretamente na entrega da sua mensagem.

Isso porque os Provedores de Serviços da Internet (ISP) podem entender que esse envio feito por um @gmail, por exemplo, é suspeito e ele é encaminhado direto para a caixa de Spam. 

Ou seja, todo o tempo que você investiu planejando e escrevendo o seu email foi em vão, já que a sua lead pode nunca vê-lo.

Em segundo lugar, quando isso acontece, a sua reputação fica manchada aos olhos desses provedores, o que faz com que os seus próximos envios caiam diretamente nessa caixa. 

Em terceiro, como esses serviços não foram criados pensando nesse tipo de envio em massa, eles não contam com os mesmos recursos que as ferramentas de email marketing.

Logo, você vai ter um retrabalho enorme para um retorno pequeno.

E como eu sei que você não quer isso, neste artigo eu vou te contar o que você precisa saber para escolher a ferramenta certa para o seu negócio.

Nas próximas linhas eu vou te mostrar as vantagens do uso de uma boa ferramenta de email marketing, o que não pode faltar nela e ainda vou dar uma dica de ferramenta que vai te ajudar a alcançar melhores resultados ainda hoje.

Mas antes, quero ter certeza que todos estamos na mesma página e vou começar te explicando o que é uma ferramenta de email marketing. 

Vamos? 

O que é uma ferramenta de email marketing?

Uma ferramenta de email marketing é um software criado para realizar envios de campanhas de email de uma forma prática e objetiva. 

Essas ferramentas têm o potencial de facilitar a sua rotina na hora de planejar, criar e disparar as suas mensagens para a sua lista de contatos.

Eu sei o que você deve estar pensando agora…

Eu já uso o Gmail para enviar meus emails, preciso mesmo gastar dinheiro com uma ferramenta para isso?

A resposta é: sim! 

Pode parecer extremamente tentador utilizar a plataforma que você já conhece para enviar as suas campanhas de email.

Mas a real é que serviços como o Gmail, Outlook e o Yahoo!, não foram criados para esse tipo de envio…

Imagine que você tem uma lista com 100 leads e quer enviar uma campanha para ela.

Se você usa o Gmail, por exemplo, vai ter que adicionar os contatos um a um. Agora imagina fazer isso com uma lista de 1.000, 10.000 contatos.

Isso sem falar que o envio dessas mensagens de um domínio como o @gmail podem ser consideradas spam pelos Provedores de Serviços de Internet (ISP) e como consequência, comprometer a reputação do seu remetente

Além disso, uma ferramenta de email marketing é capaz de potencializar os resultados obtidos pela sua campanha.

Como?

Isso eu te explico nas próximas linhas. 

4 vantagens de utilizar uma ferramenta de email marketing

Existem inúmeras vantagens que o uso de uma boa ferramenta de email marketing pode trazer para o seu negócio.

Neste tópico, eu listei 4 delas: 

1. Automatização dos processos

Quando você opta por utilizar uma ferramenta para envio de emails, você investe tempo e dinheiro no lugar certo.

Pensa comigo…

Em um serviço como o Gmail, você tem que digitar contato por contato para enviar sua mensagem. 

Agora, com uma ferramenta criada para facilitar essa demanda, você consegue criar e segmentar listas de contatos e deixá-las prontas para futuros envios.

2. Otimização de tempo

Quando você automatiza um processo, você ganha mais tempo para dar atenção a outras tarefas igualmente importantes. 

E é exatamente disso que todo negócio precisa para crescer e se manter competitivo no mercado.

Utilizando uma boa ferramenta de email marketing, você evita a sobrecarga e o serviço repetitivo e ainda diminui o retrabalho.

Com o tempo que sobra, você pode analisar os resultados das suas campanhas, avaliar o que pode melhorar e ainda realizar alguns testes. 

3. Nutrição de leads

A nutrição é, sem dúvidas, uma das etapas mais importante do processo de conversão das suas leads em clientes do seu negócio.

Isso porque nem toda lead que entra na sua lista de contatos está pronta para comprar o que você está vendendo. Nesse caso, ela precisa ser convencida de que você tem o produto ou serviço que resolve um possível problema dela. 

É como em um relacionamento afetivo.

Quando você está a fim de alguém, você não chega e pede essa pessoa em casamento logo de cara. Existe um processo a ser seguido, a troca de olhares, a paquera, os encontros, o estágio do namoro, até o dia do pedido de casamento.

Aqui é a mesma coisa, a sua lead precisa ser conquistada

Depois disso, é só realizar a oferta e convertê-la em cliente do seu negócio. 

Como você já notou, apenas um email não vai fazer com que a sua leads decida se tornar cliente. Você vai precisar de uma série de mensagens para convencê-la.

E para realizar esse envio, nada melhor que contar com uma plataforma que simplifique o processo. 

4. Segmentação de público

Como nem todas as suas leads estão preparadas para tomar a decisão de compra e se tornarem clientes do seu negócio, você não pode enviar o mesmo email para todas elas.

Algumas pessoas podem estar no processo de aprendizado e descoberta e ainda não sabem direito o que estão procurando.

Em contrapartida, outras leads estarão mais inclinadas a comprar e, por isso, você deve segmentar a sua lista de contatos para atingir as pessoas certas na hora certa. 

Com uma ferramenta de envio de email, você consegue gerenciar essa lista de uma forma mais prática e segmentar os seus contatos de acordo com a necessidade de cada um deles.

Dessa forma, sua campanha de email se torna mais certeira e você tem mais chances de guiar essas leads até a conversão. 

O que não pode faltar em uma boa ferramenta de email

Agora que eu já te contei as vantagens, para te ajudar na hora de escolher a ferramenta certa para o seu negócio, eu vou te mostrar o que não pode faltar nela.

1. Dashboard de métricas

Quando o assunto é email marketing, uma coisa é certa: sem metrificar os resultados, você não vai pra frente.

Pelo simples fato de que, se você não sabe o que tem dado certo ou o que tem dado errado nas suas campanhas, é como se você estivesse dando um tiro no escuro, contando com a sorte quando, na verdade, você deveria contar com uma boa estratégia. 

2. Marcação com tags 

A marcação com tags é a chance que você tem de enviar o conteúdo certo, no momento exato.

Lembra quando eu te falei que nem todas as suas leads estão no mesmo estágio da jornada de compra? 

A marcação por tags vai ajudar a separar as pessoas que vão receber o conteúdo correspondente ao estágio que elas estão.

Portanto, esse é um item fundamental para o sucesso da sua estratégia e indispensável na ferramenta de email marketing.

3. Status de cadastro bounce

Não adianta de nada gastar tempo e dinheiro para produzir uma campanha de email marketing se as suas leads não recebem as suas mensagens por um erro de cadastro. 

Por isso, a ferramenta de envio de emails deve contar com a funcionalidade de status de cadastro para que você saiba quando as suas mensagens são ou não entregues ao destinatário.

E esse tema é tão importante por aqui, que temos um episódio inteiro sobre ele lá no podcast do Klickpages. 

Para conferir, é só clicar no player abaixo:

Link do podcast no spotify

4. Confirmação dupla

O sistema de confirmação dupla te ajuda a parar de desperdiçar tempo e dinheiro com as leads erradas.

Isso porque ele garante que você tenha apenas potenciais clientes válidos e que tenham um real interesse no que você tem a oferecer. 

Para saber um pouco mais sobre esse tema, eu indico a leitura desse artigo aqui

5. Suporte em tempo real

Toda boa ferramenta precisa de um suporte em tempo real. 

Por mais que você já saiba como organizar as suas leads e criar campanhas, pode ser que no meio do caminho surjam  algumas dúvidas. E você precisa poder ter a quem recorrer nesses momentos. 

Como o Klicksend pode ajudar o seu negócio

Até aqui você viu o que é uma ferramenta de email marketing, as vantagens de utilizar uma no seu negócio e o que não pode faltar nela.

Agora, chegou a hora de escolher a ferramenta certa para o seu negócio. E é aí que o Klicksend entra em cena. 

Com uma interface completamente intuitiva e fácil de usar, o Send te ajuda a criar campanhas de email marketing de uma forma rápida e prática.

Com ele você consegue gerenciar a sua lista de contatos, fazer segmentações utilizando marcação por tags e acompanhar os resultados das suas campanhas através do dashboard de métricas. 

Quer saber mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio? É só clicar no botão abaixo 👇: 

Mão na massa 

Neste artigo eu te mostrei o que é uma ferramenta de email marketing, quais as vantagens de utilizar uma no seu negócio, o que não pode faltar em uma e como o Klicksend pode te ajudar.

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e criar novas campanhas confiando na ferramenta certa para o serviço: o Klicksend.

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.