Email marketing: 10 exemplos para te inspirar na hora de criar as suas campanhas

Exemplos email marketing

Eu vou ser bem direto aqui… Se você trabalha com email marketing, em algum momento, você vai abrir o seu computador, e dar de cara com um bloqueio criativo.

É possível que enquanto você lê esse artigo, você esteja no meio de um bloqueio, inclusive. 

Mas pode ficar tranquilo que isso é mais comum do que você imagina. 

Como eu sei disso? Por que eu também passo por isso às vezes.

Se você está inscrito na newsletter do KP, provavelmente, já recebeu os emails assinados pelo João do Klickpages. 

Prazer, eu mesmo! 😂

É comum que, algumas vezes, eu me sente na frente do meu computador, abra o Google Docs e não consiga pensar em nada de inovador e criativo para escrever. 

E quando isso acontece, o que me ajuda é buscar novas inspirações. 

Por isso, para te ajudar a driblar o bloqueio criativo e começar a escrever emails que ajudem na conservação das suas leads, eu separei aqui nesse artigo, 10 exemplos de email marketing que vão te inspirar na hora de escrever os seus.

Mas antes, eu quero recapitular com você os pontos principais de uma campanha de email marketing de sucesso.

Nas próximas linhas, você vai ver:

  • o que é uma campanha de email marketing;
  • como criar a sua;
  • 10 exemplos de email marketing para te inspirar.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final. 

Vamos?

O que é uma campanha de email marketing?

Uma campanha de email marketing, nada mais é, que uma série de conteúdos planejados e distribuídos por email com o objetivo específico como de nutrir, engajar e converter as suas leads em clientes do seu negócio. 

Por exemplo, se o seu objetivo é gerar tráfego, você pode utilizar o email como um canal de promoção para o conteúdo de valor que você cria no seu site ou blog. 

Como você bem sabe, nem todas as leads que optam por entrar na sua lista de contato estão preparadas para realizar uma compra. 

Por isso, você também pode utilizar uma campanha de emails para manter a sua marca fixada na mente dessas pessoas enquanto elas avançam pelos estágios do funil de vendas até que elas estejam preparadas para se converter em clientes do seu negócio.

É importante lembrar que os destinatários de uma campanha de email precisam ter optado por receber esse conteúdo. 

Ou seja, nada de comprar listas prontas! Isso impacta negativamente na reputação do seu destinatário. 

Como criar uma campanha de email marketing em 10 passos

Criar uma campanha de email marketing é fundamental para que a sua lead passe pelos estágios do funil de vendas e, enfim, se torne um cliente ativo do seu negócio.

Para te ajudar a criar uma campanha de email que converta, como a dos exemplos de email marketing que eu vou te mostrar mais a frente, eu separei aqui uma lista com os 10 passos práticos que vão te ajudar a criar a sua. 

1. Conheça o seu público

O primeiro passo para alcançar bons resultados em qualquer estratégia, independente do seu nicho de mercado, é conhecer bem o seu público alvo. 

E com a sua campanha de emails não seria diferente…

Ao disparar emails para a sua lista de contato, o seu maior desejo é que a sua lead abra a mensagem, leia todo o conteúdo e que ela realize alguma ação a partir disso.

E isso dificilmente vai acontecer se você não conhecer de fato o perfil ideal do seu cliente. 

Eu sei que parece um pouco óbvio, mas pensa comigo…

Se você conhece bem o seu público e sabe exatamente como se comunicar com ele, as chances de acertar na oferta de conteúdo é bem maior. 

Consequentemente, as chances da lead abrir o email, consumir o material e avançar no seu funil de vendas são grandes. 

Em outras palavras, você precisa conhecer a sua persona

2. Crie uma meta para a sua campanha

Você não vai conseguir gerar conversão apenas enviando emails aleatórios sem nenhuma estratégia ou metas. 

O que eu estou te dizendo é que, por mais que o email seja uma linha de comunicação direta entre o seu negócio e o seu público, se você não tiver a mínima ideia de onde deseja chegar com o envio dessas mensagens, a ferramenta não serve de nada nas suas mãos.

Antes de começar a disparar emails por aí, tire um momento para planejar e estipular metas. 

Onde você pretende chegar com isso? 

Por exemplo, se o seu objetivo é realizar um evento online, você pode criar uma campanha de disparo de emails para sua lista de contato, com a meta de realizar um número X de inscrições. 

Ao final da campanha você poderá analisar se os resultados foram satisfatórios e ver onde pode melhorar para ter mais sucesso em um próximo lançamento. 

O que nos leva ao próximo tópico…

3. Crie um planejamento de emails

Agora que você já sabe com quem está falando e estabeleceu uma meta, está na hora de criar o planejamento de emails que irá transformar as suas leads em clientes.

Como estamos falando de uma campanha inteira, você não pode esperar que o envio de um único email faça todo o trabalho sozinho.

Pensa comigo…

Se você está afim de alguém, você não vai chegar nessa pessoa e pedi-la em casamento logo de cara. 

I Do Wedding GIF - Find & Share on GIPHY

Existe todo um processo para que isso aconteça, a paquera, os encontros, toda a construção da relação até que chegue o dia do tão sonhado “sim, eu aceito”. 

E com a sua lead é a mesma coisa, você não pode enviar um único email pedindo que ela adquira o seu produto ou serviço logo no primeiro contato.

Se você quer converter a sua lead em cliente do seu negócio, você precisa construir uma relação com ela. 

Para isso, você já sabe que vai precisar enviar uma série de emails que ajudem a lead a avançar pelos estágios do funil de vendas. 

Então, essa é a hora de planejar quantos emails serão utilizados na sua campanha, qual a abordagem que você vai utilizar em cada um deles e qual a periodicidade de envio. 

4. Capriche no assunto

O assunto do seu email é, literalmente, a primeira coisa que a sua lead vai ver ao abrir a caixa de emails dela.

Imagine que ao chegar no escritório onde trabalha, a sua lead abre o email dela e encontra 20 novas mensagens.

Entre as urgências de trabalho e uma série de emails marketing, quais são as mensagens que a sua lead vai abrir, apenas, para que a notificação de novas mensagens desapareça? 

Essa decisão é tomada quando a lead lê o assunto do seu email. 

Por isso, é importante que você chame a atenção dela logo de cara. 

Caso o assunto da sua mensagem não seja interessante ou não desperte alguma curiosidade, as chances são de que a sua lead abra seu email apenas para que a notificação suma, mova ele para a lixeira, ou pior… Coloque ele na caixa de spam.

Como eu sei que você não quer isso, eu separei aqui um artigo aqui do blog do KP com 20 fórmulas práticas de como escrever headlines irresistíveis

5. Escreva uma copy adequada

Depois de caprichar na linha de assunto do seu email, está na hora de focar em uma copy adequada e que envolva a lead enquanto ela lê o conteúdo. 

Quando a sua lead lê a linha de assunto do email e clica para ler a  sua mensagem, uma expectativa foi criada. 

Se essa expectativa não for suprida logo nos primeiros parágrafos, as chances são de que a sua lead clique para sair do seu email. 

Uma forma de garantir que isso não aconteça é apostando em estratégias escritas que envolvam a sua lead na sua mensagem e façam com que ela leia o seu email até o final. 

Para isso, você pode utilizar estratégias como o storytelling, por exemplo. 

6. Personalize a sua mensagem

Como eu te falei antes, a sua lead já recebe inúmeros emails diariamente, e a última coisa que ela precisa é receber mais uma mensagem genérica na caixa de entrada dela. 

Você, provavelmente, já teve a experiência de receber um email começando com “caro senhor cliente”.

Eu, particularmente, paro de ler a mensagem aí mesmo. 

É claro que a sua lead sabe que o envio de email marketing não é exclusivo, mas o mínimo que você pode fazer é personalizar a mensagem com o nome dela e com uma linguagem que faça sentido para ela. 

E a personalização não para por aí.

O seu email precisa de destacar visualmente dos demais. A lead precisa abrir o seu email e instantaneamente entender que essa mensagem pertence a sua marca. 

Logo, você pode utilizar de elementos visuais para criar essa identificação e ainda usar esses recursos para deixar o conteúdo do email de mais fácil entendimento. 

7. Utilize uma CTA impossível de ignorar

Depois de conseguir manter a atenção e o interesse da sua lead até o final da sua mensagem, você precisa fazer com que ela realize uma ação. 

Seja ela baixar um ebook, acessar um blog post ou realizar uma compra. 

E para isso, você precisa criar uma Call to Action que seja impossível de ignorar. 

Para te ajudar nessa etapa, eu indico a leitura do artigo 18 exemplos de call to action que funcionam como ímãs de cliques

8. Revise o conteúdo

Campanha de email marketing pronta?

Então, antes de clicar no botão de enviar, o próximo passo é realizar uma revisão detalhada de todo conteúdo. 

A etapa de revisão é de extrema importância para que você verifique se todas as informações estão corretas, se não houveram erros de digitação e se todos os botões de CTA estão com os links certos.

Realize uma primeira revisão procurando por erros e depois, uma segunda revisão lendo o material em voz alta para ter certeza de que tudo ali faz sentido. 

É comum que quando você está imerso em um projeto, a leitura fique viciada e acabe deixando alguns erros bobos passarem, por isso, além de realizar a sua revisão, é prudente solicitar que uma colega de equipe realize uma última conferência. 

9. Opte por uma boa ferramenta de envio de email marketing

Mesmo que pareça uma boa opção no primeiro momento, utilizar provedores de email gratuitos como Gmail ou o Outlook, não vão te ajudar a conseguir bons resultados com a sua campanha de email marketing.

E eu estou te falando isso, por que esses serviços não foram criados especificamente para essa finalidade. 

Imagine que você tem cem contatos na sua lista e vai enviar a sua campanha de email para todos. 

Utilizando um serviço comum como o Gmail, você vai precisar adicionar destinatário por destinatário. 

Agora pensa em uma lista com mil, dez mil contatos…

Por isso, você precisa poder confiar em um serviço de envio de email marketing desenvolvido justamente para deixar essa tarefa mais fácil. 

E é justamente para isso que o Klicksend foi criado.

Com ele você tem acesso a:

  • dashboard com métricas importantes para a sua estratégia de marketing;
  • segmentação de lista de contatos por meio de marcação com tags;
  • suporte em tempo real para tirar qualquer dúvida.

Quer saber mais sobre como o Klicksend funciona e como ele pode te ajudar? É só clicar aqui!

10. Realize testes

Por último, mas não menos importante… Realize testes!

Se essa é a sua primeira campanha de emails marketing, é importante que você tenha em mente o fato de que nem tudo vai dar certo logo de cara. 

É necessário que você analise os resultados, veja o que deu certo, o que não funcionou muito bem e o que você pode melhorar. 

E é para isso que existe o teste A/B

Você pode segmentar a sua lista de emails, realizar alguns testes para ver o que funciona melhor com o seu público e o que não funciona antes de realizar o envio em massa para toda a sua base de leads.

Por exemplo, com a sua campanha pronta você pode testar cores diferentes para o botão de CTA para saber qual delas garante uma maior taxa de conversão.

Você segmenta uma parte da sua lista para receber o email com o botão na cor verde e outra com o botão azul. 

O email com o botão na cor que gera uma taxa de cliques maior, pode ser utilizado no restante da sua campanha. 

10 exemplos de email marketing para te inspirar

Agora que você já sabe o que é necessário para criar uma campanha, eu separei aqui nesse tópico uma lista com 10 exemplos de email marketing para te inspirar na hora de criar a sua.

1. Hotmart

Como eu te falei antes, é importante utilizar elementos visuais que personalizem o seu email marketing, de forma que assim que sua lead abrir a sua mensagem, ela saiba que foi você quem mandou aquela mensagem.

E a Hotmart faz isso muito bem! 

Ao clicar na linha de assunto do email na caixa de entrada, você vai dar de cara com a logo da marca, de uma forma sutil e harmônica ao email. 

Outro ponto interessante deste exemplo é a forma como as CTAs são trabalhadas deixando claro para a lead quais as ações ela deve tomar.

Por último, outro ponto importante que a Hotmart usou nesse email e que você também pode e deve usar nas suas campanhas é deixar visível o link para o descadastramento da lista de emails.

Por que? É simples! 

Você só quer na sua lista, leads que têm um real interesse no seu produto ou serviço e que, em algum momento da jornada, se convertam em clientes do seu negócio.

Logo, caso essa lead não tenha interesse na sua oferta, é melhor que ela saia da sua lista. Do contrário, ela começa a encaminhar as suas mensagens para spam e você não vai querer isso. 

2. the news

A the news é uma newsletter diária que entrega notícias relevantes do Brasil e do mundo de uma forma descontraída. 

A ideia é que você consiga começar o seu dia bem informado e de uma forma leve, gastando apenas 5 minutos para isso.

Como você notou, esse é um modelo de email mais longo, mas quando você começa a ler, dificilmente para.

Se você já trabalha com email marketing há algum tempo, já deve ter ouvido que não existem emails longos, existem emails ruins.

Pensa comigo…

Por mais que a mensagem seja um pouco maior que o de costume, se a lead tem interesse no assunto e se o email foi escrito de uma forma estratégica e que prenda a sua atenção do início ao fim, dificilmente ela vai parar de ler. 

O segredo está na forma como a informação é abordada, mesmo nos assuntos mais sérios, a the news opta por trazer a mensagem de forma mais humorada e, em alguns momentos inclui gifs para deixar a comunicação mais fluida. 

3. Google

No exemplo acima, você pode ver que existem outras maneiras de deixar a sua marca em evidência sem necessariamente precisar de um layout mais elaborado para isso. 

No caso do Google, eles optaram por utilizar as mesmas fontes da marca no título do email para criar essa identificação, sem a necessidade de incluir um layout mais elaborado.

Ao final do email, você pode notar que, além do link de descrição da lista de contato, você também pode optar por configurar as suas preferências.

Isso porque, muitas das vezes a lead pode ter interesse em outros conteúdos ofertados pela Google via email, mas não necessariamente por informativos ou cursos do Ateliê digital.

Dessa forma, basta clicar no link e configurar o que você de fato gostaria de receber, sem a necessidade de clicar para sair da lista e não receber mais nenhum conteúdo do Google.

4. Amazon

Dois pontos importantes que eu gosto muito nesse exemplo e que você pode utilizar no seu negócio:

O primeiro é o uso de gatilhos mentais na linha de assunto. 

Se a lead esqueceu de comprar o presente de dias das mães ou não teve tempo de parar para pesquisar, ela pode ficar tranquila pois poderá comprar e o presente vai chegar a tempo. 

O segundo é que, como todas as condições e valores do email são promocionais, já fica claro que, após o dia das mães as promoções listadas na mensagem já não são mais válidas.

No entanto, para garantir que a lead tenha entendimento de que as condições são válidas só nesse período e que se ela não comprar, vai ficar de fora dos preços especiais, no final do email, a Amazon deixa essa informação clara mais uma vez. 

5. Copyblogger

Sabe aquele velho ditado que diz que menos é mais? Ele se aplica perfeitamente aqui.

O exemplo acima é o modelo de envio de confirmação de cadastro utilizado pela Copyblogger. 

Como você pode notar, trata-se de um email simples e objetivo que fala exatamente o que a lead precisa fazer para confirmar o cadastro. 

6. Disney+

No exemplo acima, você pode notar que trata-se de um email bem completo. 

Além dos pontos que eu já te falei antes, como a identidade visual e os botões de CTA claros e objetivos que garante que a lead entenda a ação que ela deve executar, o email do Disney+ traz mais alguns pontos importantes que você pode utilizar no seu negócio.

Depois do banner do filme, o leitor vai encontrar uma breve explicação do serviço e o que ele precisa fazer para conseguir assisti-lo. 

Dessa forma fica claro que para assistir ao filme antes que ele chegue no catálogo da plataforma, o assinante que adquirir o Premier Access que é uma funcionalidade exclusiva.

Isso é importante porque previne qualquer tipo de desentendimento e futuras dores de cabeça. 

Outro ponto legal nesse email é que, além de disponibilizar o link de descadastro, a Disney deixa um breve texto explicando um pouco mais sobre a política de privacidade da companhia e um link para a lead atualizar as configurações de emails.

7. Laura Belgray




O exemplo acima foi enviado pela Laura Belgray do Talking Shrimp.

Esse email serve como uma ótima inspiração por três motivos:

O primeiro deles é o uso do gatilho mental da curiosidade no assunto do email. 

A autora chama a atenção do leitor com a frase: use isso ou você morrerá. 

Eu, quando abri meu email e vi esse assunto, corri para clicar. Afinal de contas, eu precisava saber o que era tão importante que poderia custar a minha vida. 

O segundo ponto de análise é que, assim como eu falei antes, a Laura personaliza os emails com o primeiro nome do leitor. 

Isso é importante para que o leitor se sinta conectado com a mensagem logo nos primeiros segundos.  

Por último, mesmo que de forma simples, ela adiciona uma CTA prática e de fácil entendimento. 

8. Spotify

Assim como a grande maioria dos serviços de streaming, o Spotify mapeia o comportamento do usuário na plataforma para poder entender melhor as necessidades do ouvinte entregando conteúdo que seja relevante para ele. 

Por isso, se você tem o hábito de ouvir um determinado gênero musical ou um artista regularmente, a plataforma cria uma playlist com todas as novidades que podem te interessar. 

Esse email é um bom exemplo de personalização por que, além de estar dentro da identidade visual do serviço, como o Spotify conhece muito bem a persona, ele consegue entregar um conteúdo personalizado focado no público.

Assim, basta clicar no botão de CTA que o leitor será encaminhado para a lista de músicas com as novidades do momento.

Outro ponto importante é que além do link de descadastro da lista de emails, o Spotify também deixa bem visível a política de privacidade da plataforma, o que é importante para que a lead saiba o motivo dela estar recebendo esse email. 

9. Uber

Além da oferta de um cupom de desconto, que por si só já atrai a atenção das leads, no email acima a Uber utiliza outras estratégias para fazer com que a pessoa que recebeu o email continue lendo e realize alguma ação.

A primeira delas é o uso de um gif logo no cabeçalho do email, essa é uma forma de mostrar os itens que receberam o desconto sem precisar listar um a um.

Na sequência, a Uber utiliza o gatilho da urgência informado que o cliente tem apenas até as 23:59 para aproveitar o desconto. 

Por último, no corpo do email foram empregados botões de CTA práticos e claros que informam exatamente o que a lead tem que fazer. 

E claro, no final do email você encontra os canais de atendimento, política de privacidade e configuração de  preferências. 

10. Klickpages

Por último, eu separei como exemplo um dos emails enviados na newsletter aqui do Klickpages. 

Semanalmente, eu envio para a leads inscritas na newsletter do KP as novidades aqui do blog, os artigos mais lidos e conteúdos de valor que auxiliem na usabilidade da ferramenta.

Como você pode ver, de cara a lead já sabe do que o email se trata.

Toda a identidade visual presente na mensagem, utiliza as cores da nossa marca.

Os botões de CTA são claros e objetivos, e o link para cancelamento da inscrição também está presente e visível.  

Mão na massa

Nesse artigo eu te contei o que é uma campanha de email, te dei 10 passos de como montar a sua e ainda te dei 10 exemplos de emails para você se inspirar na hora de criar a sua própria campanha.

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e trazer todo o aprendizado adquirido aqui para a prática.

Gostou desse artigo? Me conta aqui embaixo nos comentários. 😉

E não se esqueça de assinar a newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse semanalmente na sua caixa de entrada. É só clicar aqui! 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.