O que postar? 3 segredos para produzir conteúdo todo dia

Produção de conteúdo

O que postar? 3 segredos para produzir conteúdo todo dia

Quer ter sucesso com a produção de conteúdo? Veja por que é importante dar atenção à frequência de postagem, fazer um planejamento de longo prazo, distribuir o conteúdo corretamente e sempre analisar seus resultados!

Hotmart

13/09/2023 | Por Hotmart

Para saber o que postar, é preciso ter um calendário editorial, além de tom de voz e linha editorial bem definidos. Assim, você consegue estruturar formatos e editorias que funcionam para você e sua audiência e sempre se organizar para ter conteúdo novo todo dia.

Produtores entendem muito bem que pode ser difícil saber o que postar todo dia, mantendo postagens, horários e retorno do público em equilíbrio. Na construção de audiência e autoridade digital, a frequência de publicações é quase tão importante quanto a frequência. Portanto, é importante sempre saber o que postar e não deixar para decidir na hora que abrir o app.

Pensando nisso, compartilharemos aqui algumas das principais dicas para planejar estratégias de marketing em redes sociais e impulsionar a visibilidade online do negócio.

Quer entender como fazer isso e se destacar como um criador de conteúdo? Então, continue a leitura!

 

Banner versão desktop

Qual é a frequência de postagem ideal?

Visto que cada plataforma tem seu próprio algoritmo, a frequência de postagem pode variar bastante. Veja abaixo.

Instagram

Variar entre uma e três postagens por dia é suficiente para fazer marketing digital no Instagram. Há diversas formas de compartilhamento, então não é preciso se restringir aos stories ou ao feed. Além disso, é importante abranger tanto imagens quanto vídeos, assim como ficar atento aos melhores horários para postar.

Facebook

A sugestão comum para quem tem uma página no Facebook é fazer em torno de duas postagens diárias. Porém, isso varia conforme a estratégia adotada e a quantidade de seguidores.

Se você quer mais interação por postagem, por exemplo, considerar poucas publicações por dia pode ser melhor. Isso porque fazer muitas postagens pode fazer o engajamento em cada uma diminuir — em contrapartida, a quantidade total de cliques tende a aumentar.

LinkedIn

No caso do LinkedIn, é suficiente postar de uma a três vezes por semana. Como essa é a rede ideal para fazer conexões de trabalho e construir sua reputação profissional, a qualidade é mais importante do que a quantidade.

YouTube

O processo de produção de vídeos pode exigir mais tempo do que as publicações em outras redes sociais, o que afeta o número de postagens. Assim, o ideal é fazer no mínimo uma postagem por semana, definindo o dia e o horário para lançar o conteúdo.

Twitter

O Twitter — agora renomeado para X — tem uma dinâmica diferente. Os usuários postam mais, o que faz com que uma publicação se perca com certa facilidade depois de algumas horas. Assim, o ideal é fazer de 3 a 5 posts por dia. Além disso, você pode repostar respostas mais relevantes, criar conteúdo compartilhável e interagir com seguidores.

TikTok

O TikTok começou como uma plataforma de vídeos curtos, mas que hoje permite conteúdos de até 10 minutos para alguns creators. Lá, o consumo tende a ser mais rápido. Portanto, é importante trabalhar com ao menos um contéudo por dia. Lembrando que é possível repostar também e publicar stories, o que te ajuda a manter uma boa frequência de publicações.

VÍDEO: DICAS E INSIGHTS CRIATIVOS PARA CRIAR CONTEÚDOS NAS REDES SOCIAIS | Hotmart Insights com Gil Pinna

Por que investir em conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen — textos ou infográficos atemporais — desempenha um papel crucial para o marketing digital ao oferecer informações úteis para atrair potenciais clientes de forma duradoura. Isso proporciona algumas vantagens, como as que você pode conferir a seguir.

Aumenta o nível de autoridade da marca na internet

Esse tipo de conteúdo oferece a flexibilidade de cobrir desde tópicos mais superficiais até guias mais detalhados e complexos.

Dessa forma, ele se torna uma excelente maneira de compartilhar o seu conhecimento com o público, ao mesmo tempo que solidifica a expertise da sua marca. Isso, por consequência, leva ao reconhecimento natural da sua marca como uma referência no campo em que atua.

Gera mais backlinks

Com conteúdo evergreen, a sua marca não apenas se torna uma autoridade aos olhos do público, mas também para outros sites e blogs de empresas. Isso faz com que páginas que buscam entregar conteúdo de qualidade referenciem os seus materiais por meio de backlinks, fazendo com que os acessos durem mais tempo e venham de mais locais.

Ajuda a melhorar o SEO

Criar conteúdos digitais abrangentes, com informações importantes para atrair backlinks, é uma peça fundamental em estratégias de SEO. Isso porque a relevância das informações fornecidas é um dos critérios cruciais na avaliação que o Google faz para classificar páginas nos resultados de busca.

Melhora a segmentação de leads

Outro aspecto é que o conteúdo evergreen ajuda a identificar os assuntos que despertam interesse nos visitantes do seu site — o que, por sua vez, contribui para segmentar os leads.

Esse processo permite uma orientação mais eficaz na nutrição desses leads durante futuras campanhas, levando as pessoas a progredirem pelo funil de vendas da sua marca e a chegarem mais rapidamente ao final dele.

VÍDEO: Como fazer um conteúdo com entretenimento | Chico Barney | Corte Hotmart Cast

Quais as 3 dicas para produzir conteúdo todo dia?

Elaborar um planejamento e manter uma organização eficaz pode ser bastante desafiador, mas, a seguir, mencionamos algumas dicas que tendem a tornar essa tarefa mais fácil. Confira!

1. Faça um planejamento de longo prazo

Tente estabelecer um calendário editorial, um cronograma de publicações mensal ou, pelo menos, quinzenal. Além disso, reservar alguns dias para acomodar notícias e lançamentos da sua área de atuação ao longo do mês é uma boa ideia.

Um planejamento de longo prazo traz maior flexibilidade de tempo e mais controle na gestão das publicações. Ainda, transmite tranquilidade ao minimizar a necessidade de ajustes de última hora.

2. Otimize a distribuição de conteúdo

Ao criar um conteúdo, em um determinado formato ou para uma rede social específica, é interessante explorar o mesmo tema para gerar diferentes versões. Isso permite que o público consuma o material no formato e na plataforma que mais lhe agradar.

Isso porque, enquanto muitos preferem se atualizar lendo artigos, outros preferem assistir a vídeos ou consumir conteúdo por outros formatos.

3. Sempre analise os resultados da sua estratégia

Uma das principais formas de garantir a qualidade das publicações é compreender as necessidades da sua audiência. Nesse sentido, a análise constante de todos os seus posts é fundamental.

A ideia aqui é verificar quais temas e formatos fizeram mais sucesso e utilizá-los como direcionamento para ações futuras.

VÍDEO: Produzir conteúdo pra internet podia virar um negócio | Whindersson Nunes | Hotmart Cast

Qual a importância de postar com frequência?

Postar com frequência nas redes sociais é crucial para manter a visibilidade, o engajamento e o interesse do público. Isso ajuda a construir e a manter uma audiência fiel, a demonstrar expertise em um campo específico e a manter a consistência da marca, além de permitir a interação contínua com os seguidores.

Postar regularmente também ajuda a alcançar diferentes públicos em horários variados e mantém os seguidores atualizados sobre novidades e informações relevantes. Vale lembrar, entretanto, que é preciso equilibrar a frequência com a qualidade do conteúdo para evitar uma saturação de informações pouco relevantes.

Entendeu a importância de postar conteúdo todo dia? Que tal aprender mais sobre o mercado digital? Confira agora o que são os infoprodutos, continue inovando em suas ações e transforme o seu conteúdo em negócio!