Email profissional: o que é e por que você precisa de um

Email profissional

Se você ainda não usa um email profissional, eu preciso te dizer que as chances das suas leads caírem em golpes são maiores.  

Isso porque, nos últimos anos, o golpe do email falso (ou phishing), vem ganhando cada vez mais força e, consequentemente, fazendo mais vítimas.

Esse golpe funciona assim…

Com o objetivo de enganar os usuários, hackers enviam mensagens falsas na tentativa de roubar informações sigilosas como senhas de acesso e dados bancários ou fazer com que as pessoas realizem o pagamento de boletos falsos.

É comum que essas mensagens contenham a logo de empresas conhecidas e até mesmo usem de uma linguagem parecida com a utilizada para se comunicar com o público.

Mas o que o email profissional tem a ver com isso?

Se você ainda usa uma conta de email gratuita como Gmail ou Outlook, por exemplo, para a comunicação oficial do seu negócio você facilita que as suas leads caiam nesse tipo de golpe.

Por que?

Porque é muito fácil criar um endereço de email parecido e se passar pelo seu negócio.

Você já deve ter reparado que os grandes empreendimentos têm algo em comum quando o assunto é email marketing, certo?

Todos eles utilizam, no domínio do email, o nome do negócio. Algo como [email protected]

Agora, se você opta por utilizar emails como [email protected], fica mais fácil qualquer um criar um email muito parecido com o seu (afinal é uma conta gratuita) e tenha sucesso ao tentar se passar por você.

Como eu sei que você não quer isso, nas próximas linhas eu vou te explicar melhor o que é o email profissional e como criar o seu.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos?

O que é email profissional?

Um email profissional, nada mais é, que um endereço de email personalizado que leva o nome do seu negócio no domínio. 

Por exemplo: [email protected]

Se você já está inscrito na newsletter do Klickpages, você recebe semanalmente emails assinados por mim. 

Mas eu quero chamar a sua atenção para o endereço do nosso email: [email protected]

Aqui você consegue ver do que se trata o email e de onde ele vem.

Agora, imagina só se você tivesse assinado a newsletter do KP e recebesse um email com o endereço: [email protected]

É provável que você acharia pouco profissional, estranharia o remetente ou, no pior dos casos,  poderia mover esse email direto para a sua caixa de spam.

Se você ainda não tem um email profissional, é possível que esteja passando por um caso parecido com esse diariamente e ainda nem tenha se dado conta.

Existe a chance de que as suas leads não estejam clicando nos links dos seus emails e até mesmo movendo a suas mensagens para a caixa de spam, justamente por não terem certeza se o remetente é confiável.

O fato aqui é que independente de qual seja o seu nicho de mercado, se você quer chamar a atenção do seu potencial cliente e garantir a conversão, você vai precisar de um email profissional.

Para deixar isso mais claro, continue aqui comigo que nas próximas linhas eu vou te mostrar os…  

3 motivos para criar um email profissional para o seu negócio

Nesse tópico você vai encontrar os 3 principais motivos pelos quais você deve criar um email profissional para o seu negócio. 

Començando pela…

1. Credibilidade

Quem nunca se sentiu desconfortável ao abrir um email com um assunto profissional e dar de cara com um endereço de email pessoal com um domínio como @gmail.com, por exemplo? 

Pois é…

Nesses momentos é comum que a gente se sinta desconfiado da procedência desse email. 

Mesmo que você reconheça o remetente antes do @gmail, a probabilidade de você se sentir inseguro de clicar em algum link presente no corpo do texto é grande.

Isso porque um email nesse formato não passa nenhuma segurança.

Mas o problema não para por aí…

Além da sua credibilidade ficar manchada, uma campanha de emails enviada a partir de um domínio como esse pode chamar a atenção dos próprios serviços provedores de emails de que tem algo errado acontecendo.

Como consequência, a reputação do seu remetente pode ficar comprometida, fazendo com que as suas mensagens sejam marcadas como spam. 

E como eu sei que você não quer isso, eu separei aqui um artigo do blog do KP que te explica mais a fundo o que é reputação do remetente e ainda te dá uma lista de boas práticas de como melhorar a sua credibilidade aos desses serviços. 

2. Reconhecimento 

Você provavelmente  já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio, certo?

Quando você utiliza um email profissional nas suas campanhas, você também está realizando a divulgação do seu negócio.

Pensando na hierarquia das informações, assim que a lead lê a linha de assunto e clica para abrir a sua mensagem, uma das primeiras coisas que ela vê, é o endereço do remetente.

Em outras palavras, além do conteúdo apresentado no corpo do email, essa é mais uma oportunidade de deixar a sua marca em evidência.

Confira o exemplo do email enviado pela Hotmart:

3. Segurança

De acordo com um estudo publicado pela Agência Brasil, cerca de 19,9% dos brasileiros caíram em golpes de roubos de dados via internet no último ano. 

Eu mesmo, quase caí em um desses…

Certo dia, eu tinha aberto a minha caixa de entrada para verificar os meus emails, como sempre faço.

Entre as mensagens que eu recebi, uma em particular me chamou a atenção. Era um email de cobrança da Claro TV.

Eu me assustei, pois eu tinha cancelado a minha assinatura a anos atrás e abri o email imaginado que poderia ser uma taxa de cancelamento que eu poderia ter esquecido de pagar ou algo assim…

Quando eu abri o anexo, tinha um boleto com um valor bem alto. Na hora eu me assustei, mas antes de realizar qualquer pagamento, eu analisei os dados da mensagem pois estava convicto de que tinha quitado todos os meus débitos com a Claro anos antes.

Analisando o endereço de email do remetente, vi que estava bem diferente do padrão que uma marca do tamanho da Claro costuma usar.

Por via das dúvidas, eu entrei em contato com o suporte deles pelo Twitter, um dos atendentes checou a base de dados e constatou que o boleto realmente era falso e que eu poderia ficar tranquilo. 

Se no calor do momento eu tivesse feito o pagamento confiando que era de fato uma cobrança da Claro e não tivesse checado os dados do email, eu teria caído em um golpe e levaria um grande prejuízo. 

Moral da história: você pode evitar que os seus clientes caiam em golpes se você também fizer uso do email profissional. 

Dessa forma, caso alguém tente se passar por você, basta que o seu cliente confira os dados do email para ter a certeza de que aquela mensagem foi ou não enviada por você e evite qualquer tipo de transtorno. 

3 dicas para criar um email profissional 

Agora que você já sabe o que é um email profissional e quais as vantagens de ter um, está na hora de colocar a mão na massa para criar o seu.

Pensando nisso eu separei aqui nesse tópico, uma lista com 4 dicas básicas para criar o seu próprio email profissional de uma forma descomplicada.

O primeiro deles é:

1. Registre um domínio

O domínio é o endereço da sua página na internet. Esse é o nome que aparece na barra de navegação depois do “www” nos sites ou depois do “@” no caso dos emails.

É importante que esse domínio seja fácil de memorizar e que ele tenha uma ligação direta com a sua proposta.

Uma página pessoal, por exemplo, deve ter o nome do seu proprietário no domínio.

Agora, no caso de uma página para o seu negócio, o indicado é que esse endereço leve o nome do seu empreendimento. 

Em casos onde o nome do negócio é muito grande ou difícil de lembrar, é interessante utilizar abreviações que ajudem a sua lead a encontrar o seu site.

Depois de escolher o seu domínio, você precisa registrá-lo por meio de um prestador como o registro.com, por exemplo. 

2. Configure o seu endereço de email

Depois de registrar o domínio, chegou a hora de configurar o seu endereço de email profissional.

Caso você gerencie uma empresa com um número maior de funcionários, você pode disponibilizar um contato comercial personalizado para cada um deles, como: [email protected]

3. Conte com uma ferramenta de envio de emails

Por último, mas não menos importante… Agora que você já registrou o seu domínio e tem o seu email profissional criado, chegou a hora de disparar emails para o seu público.

Imagine que você tem 100 contatos na sua lista e vai enviar uma campanha de email marketing para todos.

Utilizando um serviço comum como o Gmail para disparar as suas campanhas, você vai precisar adicionar os destinatários um a um. Agora imagina uma lista com 10 mil, 100 mil contatos…

Por esse motivo, você precisa poder confiar em uma ferramenta que facilite o serviço. E é justamente pensando nisso que o Klicksend foi criado.

Além de se tratar de uma plataforma intuitiva e fácil de usar, o ele conta com um dashboad de métricas que te permite acompanhar os resultados da sua campanha, além da funcionalidade de segmentação de leads por tags

Para saber um pouco mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio, é só clicar aqui. 

Mão na massa

O email profissional é fundamental tanto para a credibilidade da sua marca quanto para a segurança das suas leads. 

Nesse artigo eu te mostrei a importância dele e ainda te dei dicas de como criar o seu. Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e trazer todo o conhecimento adquirido aqui para a prática.

Gostou desse artigo? Não deixe de me contar nos comentários. 😉 

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.