Email na aba promoções do Gmail: o que significa e o que fazer

Email na aba promoções do gmail

Você planejou uma nova campanha de email marketing, estruturou o texto, selecionou as imagens, criou as páginas de venda e fez o lançamento.

Mas suas mensagens foram parar na aba promoções do Gmail na caixa de entrada da lead. O que isso quer dizer?

Quando o serviço de email do Google anunciou a nova configuração da caixa de entrada para “otimizar” o tempo do usuário, a reação não foi nada boa.

Para quem depende da entregabilidade (e abertura) dos emails, a sensação era de que um novo obstáculo tinha sido criado. Como estamos falando de um servidor com 2 bilhões de usuários, dá para entender o motivo da preocupação.

Passados quase dez anos dessa decisão do Google, as opiniões são diversas: há quem garanta que as reações foram um pouco exageradas. E tem quem ainda acha que o melhor a fazer é tentar evitar a aba promoções.

Também há quem ainda não compreenda por que um email vai para a aba de promoções do Gmail e não para a caixa principal.

Eu vou explicar tudo isso neste artigo.

Além disso, você vai descobrir:

  • Como funcionam as abas do Gmail;

  • Por que seu email foi para lá;

  • O que isso significa para a sua campanha;

  • Como evitar a aba promoções;

  • Como tirar proveito dela.

Vamos lá?

Como funcionam as abas do Gmail?

Em 2013, o Gmail colocou em prática um sistema de classificação dos emails que chegavam na caixa de entrada dos usuários.

Ao todo, cinco novos filtros (ou abas) foram criados:

  • Principal;

  • Promoções;

  • Atualizações;

  • Fóruns;

  • Social.

A classificação é automatizada, ou seja, nem quem recebe nem quem envia consegue escolher onde cada mensagem vai chegar — claro que, depois de receber o primeiro email de um remetente, o usuário pode filtrar manualmente para onde eles irão nas próximas vezes.

O Google usou como justificativa a experiência do usuário: a ideia era descongestionar a caixa de entrada principal, ajudando a eliminar os emails que a empresa considera como spam.

Na prática, assim que uma mensagem chega na caixa de entrada, os servidores do Google realizam uma série de verificações no conteúdo da mensagem.

É a partir dessas verificações que a companhia determina em qual das abas um email vai chegar para o usuário.

O que significa cair na aba promoções do Gmail?

Se o seu email caiu na aba promoções do Gmail, isso significa que os servidores do Google entenderam que a sua mensagem tem um objetivo comercial.

Segundo as próprias definições do provedor, são conteúdos com “promoções, ofertas, newsletters e outros tipos de call to action”. 

Ou seja, se os seus emails têm alguma dessas informações e estão indo para a aba promoções, significa que o sistema de filtragem do Gmail está funcionando como deveria.

E isso não é necessariamente algo ruim.

Os que defendem que as reações às mudanças do Gmail foram exageradas se apegam ao fato de que apenas 20% dos usuários do Gmail usam o recurso de abas.

Ou seja, 80% dos clientes do servidor do Google visualizam uma caixa de entrada única e decidem se clicam ou não na mensagem, sem precisar acessar uma aba diferente.

Já quem acha que a criação de abas no Gmail tem tudo a ver com queda na abertura usa como referência uma pesquisa da ReturnPath.

Segundo o estudo, enquanto as mensagens que caem direto na caixa principal têm 22% de abertura, as que estão na aba promoções têm uma taxa de 19,2%.

Como evitar a aba promoções do Gmail?

Antes de mais nada é importante destacar que não é possível “enganar” as verificações do Gmail por muito tempo.

Essas verificações são atualizadas constantemente. Por isso, caso sua mensagem tenha algum conteúdo considerado promocional, ela eventualmente vai cair nessa aba.

Outro ponto relevante é que a aba promoções do Gmail é considerada uma parte da caixa de entrada. Seu email cair lá não quer dizer que ele está sendo tratado como spam, apenas como uma mensagem promocional.

Mesmo assim, algumas atitudes podem ajudar a evitar a aba promoções:

Fale com seu leitor

O primeiro passo —  e o mais eficaz — é falar diretamente com o seu destinatário.

Como eu disse, a determinação de onde a primeira mensagem chega é automática. Mas o usuário tem o poder de alterar em qual aba os próximos emails do mesmo remetente vão chegar.

O indicado nesse caso é selecionar na sua lista todas as leads que usam uma conta Gmail e enviar uma mensagem recomendando que elas alterem a aba de destino dos seus emails.

Para fazer isso é só orientar sua lead a seguir três passos simples:

1 – Selecionar a mensagem na aba promoções;

2 – Arrastar a mensagem até a aba principal;

3 – Confirmar a mudança clicando em “Sim”.

Essa ação garante que seus emails vão aparecer sempre na caixa principal do destinatário. Para que ele faça isso, no entanto, é necessário deixar claro na sua comunicação o quanto isso é importante.

Vale, por exemplo, destacar na mensagem que esse é um jeito de nunca perder uma oferta ou uma oportunidade daqui para frente.

Use o primeiro nome sempre

Na verdade essa é uma recomendação para toda interação feita com sua base, mas também é uma ótima maneira de evitar a aba promoções do Gmail.

Em toda mensagem inclua o primeiro nome do seu destinatário. Isso faz com que o servidor do Google entenda que você está falando com uma pessoa conhecida e não ofertando um produto para um possível comprador.

Limite a quantidade de imagens

Além de uma escolha estética, a quantidade de imagens em um email pode determinar para qual aba do Gmail sua mensagem será encaminhada.

Muitas imagens no corpo do email podem “denunciar” para o Google que o seu conteúdo é promocional. 

Essa decisão ainda consegue tornar sua mensagem uma grande inimiga dos usuários mobile, que vão sofrer para abrir todos os itens.

Menos HTML e mais texto

Outra escolha estética que pode influenciar em como seu email é recebido pelos servidores do Google é o uso excessivo de estrutura HTML.

Além das imagens, muitas colunas e fontes diferentes resultam em uma classificação como mensagem promocional. Ou seja, muito HTML pode fazer com que seu email vá para a aba de promoções do Gmail.

Uma maneira de evitar isso é investir em mensagens mais simples, com foco no texto e não em recursos visuais.

Cuidado com o assunto

Pode parecer óbvio, mas faz toda a diferença: o assunto do email é um ponto importante na hora de classificar a mensagem.

Termos como “oferta”, “promoção”, “dinheiro”, “desconto”, entre outros, apenas facilitam o trabalho do Google na hora de definir em qual aba entregar o seu conteúdo.

Se você recebe um email com essas palavras no assunto, fica claro que se trata de uma mensagem promocional. Para o sistema de verificação do Gmail também.

Por isso tome cuidado e evite palavras que entregam, logo no assunto, que se trata de uma promoção.

Como tirar proveito da aba promoções do Gmail?

Agora, se você acha que cair na aba promoções do Gmail não é necessariamente uma coisa ruim, por que não ir além e tirar proveito da situação?

Afinal, se sua mensagem tem o objetivo de servir de apoio para o seu negócio, então ela é exatamente isso: uma promoção.

Abraçar esse conceito e entender que a aba promoções do Gmail não é sinônimo de spam (nem uma punição) é fundamental.

O email certo no momento certo

Imagine que você está em uma tarde atarefada no trabalho, cheio de demandas e esperando um email importante para dar continuidade em uma tarefa.

De repente, chega uma mensagem em sua caixa com uma oferta imperdível para se inscrever em um curso de inglês.

Você provavelmente vai ignorar esse email (se não decidir apagar sem ler na mesma hora).

Uma das vantagens da aba promoções do Gmail é garantir que seu destinatário vai ler o seu conteúdo no momento mais adequado para ele – quando ele está com o modo consumidor “ativado”.

O objetivo do Google, na verdade, era exatamente esse: garantir que o usuário acesse um espaço cheio de ofertas quando ele quiser.

E entregar o email certo no momento certo é o grande diferencial de qualquer estratégia de marketing.

Analise campanhas bem sucedidas

Essa é uma dica que sempre deve ser colocada em prática, mas também é uma maneira de tirar o melhor proveito da aba promoções do Gmail.

Analise suas campanhas mais bem sucedidas e veja o que elas podem te dizer sobre abertura, cliques e (o mais importante) conversões.

O que fez com que essas mensagens fossem mais clicadas? O que elas têm em comum? Um texto persuasivo? Uma call to action diferenciada? Um desconto especial?

Nada melhor do que as ações dos seus destinatários para apontar qual caminho seguir.

Colocando em prática

Neste artigo você viu como evitar que os seus email sejam enviados para a aba promoções do Gmail.

Eu também mostrei quais são as melhores maneiras de aproveitar essa situação e usar a classificação do email do Google a seu favor.

Agora é com você: qual estratégia acha melhor e vai ser colocada em prática no seu negócio?

Conta para mim nos comentários!

E não esqueça de se inscrever na newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada. Clique aqui!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor