10 exemplos de email marketing para eventos que vão te inspirar

Email marketing para eventos

“Email marketing para eventos > Google > pesquisar”.

Se você chegou até aqui, eu consigo imaginar que esteja passando por um destes dois cenários possíveis:

  1. Você vai realizar um evento do seu negócio e pensa em usar o email para divulgar, mas ainda não tem a menor ideia de como começar a escrever as suas campanhas.
  2. Você já realizou o envio de email marketing para eventos, mas precisa melhorar a suas conversões.

Se você se identifica com o primeiro grupo, eu preciso te contar que, optando por utilizar o email marketing, você tem uma ferramenta com um grande potencial em suas mãos.

Isso porque a partir do momento que as pessoas interessadas no seu evento se inscreveram na sua lista, você cria uma linha de comunicação direta com elas.

A partir disso, você consegue nutrir essas leads com informações relevantes a respeito do seu evento e utilizar estratégias que garantam a participação delas.

Se você ainda não tem ideia de por onde começar a escrever as suas campanhas de email marketing para eventos, pode ficar tranquilo que você veio ao lugar certo. 

Nesse artigo você vai encontrar uma lista com 9 dicas práticas de como fazer email marketing para eventos. 

Agora, se você se identifica com o segundo caso, esse artigo também é para você. 

Nas próximas linhas eu vou te mostrar 10 exemplos de email marketing para eventos que vão te inspirar na hora de criar os seus.  

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo aqui até o final.

Vamos? 

9 dicas práticas de como fazer email marketing para eventos

Como eu te disse lá no início, quando você envia uma campanha de email marketing sobre um evento para a sua base de leads, o seu desejo é que elas cliquem no botão para se inscrever.

Mas isso só vai acontecer se você estruturar o seu conteúdo de forma estratégica para envolver o leitor e guiá-lo até o próximo passo. 

Dá uma olhada nessas dicas que eu separei aqui para você:

1. Estipule um objetivo

Toda boa estratégia começa pela etapa de planejamento e com o email marketing para eventos não seria diferente.

Antes de colocar a mão na massa e começar a escrever os seus emails, você precisa entender onde deseja chegar com essa mensagem.

Estude o mercado, estipule objetivos e trace metas que sejam possíveis de alcançar. 

Pense a respeito do objetivo do seu evento. É converter leads em vendas? É se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado? É ampliar a sua base de potenciais clientes? 

2. Crie e segmente sua lista 

Depois de entender quais são os seus objetivos, o próximo passo é criar e segmentar a sua lista de contatos

Essa etapa é importante para que as pessoas certas recebam um conteúdo adequado e que desperte o seu interesse. 

Pensando nas etapas do funil de vendas, você tem leads que estão em diferentes estágios da jornada de compra e que têm níveis diferentes de consciência do problema. 

Dessa forma, você não pode esperar que o mesmo email tenha efeito para toda a sua base de contatos.

Se esse assunto é novo para você, é só clicar no banner abaixo para fazer o download gratuíto do nosso guia 👇:  

3. Tenha um planejamento para o envio 

O envio da sua campanha de emails exige um planejamento à parte.

Você não deve lotar a caixa de entrada das suas leads de uma só vez. Mas também não pode ficar muito tempo sem mandar uma mensagem para que as informações não caiam no esquecimento.

Antes de começar a escrever a sua campanha, você deve pensar em quantos emails serão enviados, quais os dias da semana e horário para o disparo.

É quase como um relacionamento afetivo.

Antes de pedir alguém em casamento, existem diversas etapas como a troca de olhares, a paquera, os encontros, a fase do namoro e, enfim, o dia do tão sonhado “sim”.

Com a sua lead é da mesma forma. Você precisa conquistá-la e fazer com que ela entenda que o seu evento é interessante para ela e que ela precisa participar dele. 

E você pode fazer isso com o envio regular de email, entregando informações relevantes e que despertem o interesse dela no seu evento. 

No período que antecede o seu evento, você deve enviar emails com as informações importantes como a data, horário, valores, palestrantes e o link para inscrição.

No dia do evento, você deve enviar um novo email lembrando que você e a sua lead tem um compromisso no horário X e que ainda dá tempo de participar. 

E depois do evento, você pode enviar um email agradecendo a participação e informando sobre os próximos eventos que você tem agendado e que podem ser de interesse dessas leads.

4. Crie conteúdos envolventes

Aqui na Klickpages, nosso time de conteúdo defende uma verdade com unhas e dentes: não existe email longo, existe email chato.

Sabe quando você está lendo um livro e você se vê tão envolvido com a história que tudo o que consegue fazer é continuar lendo por horas a fio?

Essa é justamente a mesma experiência que você precisa passar para as suas leads.

O seu email pode ser longo, desde que ele seja bem escrito, de uma maneira que envolva o leitor e faça com que ele queira ler até o final e realize a ação desejada (no caso a inscrição no evento).

E já que estamos falando sobre conteúdos envolventes…

5. Crie títulos chamativos

Headline, título, assunto… Independentemente de como você prefira chamar, uma coisa é certa: essa é a primeira coisa que a sua lead vai ver quando abrir a caixa de emails dela.

Imagine que a sua lead acabou de chegar no escritório onde trabalha, ligou o computador e encontrou a caixa lotada de emails.

Entre as urgências de trabalho, alertas de reuniões e emails de promoção, qual desses você acha que ela vai abrir primeiro e quais ela vai abrir apenas para notificação de novas mensagens desaparecer?

Se a sua mensagem não tiver uma linha de assunto chamativa, as chances são de que a sua lead abra apenas para a notificação subir ou que ela seja encaminhada para o spam sem antes mesmo de ser aberta. 

Como eu sei que você não quer isso, eu separei aqui um artigo que vai te dar 20 fórmulas práticas de como escrever headlines irresistíveis.

6. Crie CTAs atrativas

Depois de dedicar tempo escrevendo a campanha de emails para o seu evento, o seu maior desejo é que a sua lead realize a inscrição. 

E isso só vai acontecer se você utilizar uma boa call to action (chamada para ação).

Por mais que CTAs como “clique aqui” e “inscreva-se” funcionem, é legal tentar pensar fora da caixa e apostar em chamadas que atraiam a atenção de quem está lendo a sua mensagem e desperte o desejo de clicar ali. 

Para te ajudar com essa tarefa, eu separei aqui um artigo do blog do KP que vai te dar algumas dicas e exemplos de como fazer isso na prática. Para conferir, é só clicar aqui. 

7. Pense em um design responsivo

Seu título é chamativo ✔️

Seu conteúdo é envolvente ✔️

Sua CTA é atrativa ✔️

Mas nada disso adianta se o design do seu email não for responsivo. 

Até porque a sua lead sequer vai conseguir ler o conteúdo que você passou horas, talvez dias, escrevendo…

Um design responsivo é aquele que se adapta a diferentes formatos de tela e, como você já sabe, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais acessando a internet por dispositivos móveis.

De acordo com um estudo divulgado pela Agência Brasil, cerca de 98,1% da população utilizam o smartphone para acessar a internet. 

62,3%, apenas para ler e enviar emails.

Ou seja, se a sua mensagem perder a qualidade ou a sua lead precisar dar zoom para conseguir ler, as chances são de que ela perca o interesse logo de cara. 

8. Conte com uma boa ferramenta de envio de email marketing

Com tudo pronto, você vai precisar confiar em uma boa ferramenta de email marketing para realizar o envio das suas campanhas e é aí que o Kicksend entra em ação.

Isso porque o Klicksend foi criado para te ajudar a se comunicar com as pessoas certas no momento certo. 

Com ele você tem acesso a:

Quer saber mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio? É só clicar no botão abaixo 👇: 

9. Realize a análise dos resultados

Por último mas não menos importante… 

Como uma forma de sempre buscar por melhoria nos resultados, é importante que, ao fim da sua campanha, você realize uma análise dos resultados obtidos.

É fundamental sentar e analisar se os objetivos estipulados na etapa de planejamento foram alcançados. 

Esse é um exercício indispensável para entender o que deu certo na sua campanha e o que pode ser melhorado para os seus próximos envios. 

10 exemplos de email marketing para eventos que vão te inspirar

Como prometido, agora que você já conferiu as dicas práticas, eu separei aqui uma lista com 10 exemplos de email marketing para eventos que vão te inspirar na hora de criar os seus.

1. Neil Patel

Esse é aquele tipo de email que você envia para a sua lista de contatos para lembrar que o seu evento está chegando e que essa é a última chance das suas leads participarem.

Esse é um ótimo exemplo de email marketing para evento por 3 motivos:

  1. o uso de gatilhos mentais na linha de assunto;
  2. revisita as informações principais do evento como o link para cadastro, o horário, tema e palestrante;
  3. dá desconto para quem realizar o cadastro no link deste email.

2. CMO Summit 

Lembra aquilo que eu te falei sobre não existir email longo, mas sim email chato? 

O modelo de email utilizado pela CMO Summit segue exatamente essa linha de pensamento. 

Quando você abre a mensagem você dá de cara com um email grande, mas quando você começa a ler o texto, você não quer parar.

Além de uma escrita envolvente, a CMO utiliza um design atrativo e cores que ajudam na leitura e dão destaque para as informações mais importantes.

Esse também é um modelo de email rico em elementos visuais. Ele traz dados importantes sobre o número de pessoas que já participaram do evento anterior, reforçando a sua autoridade.

Outro ponto interessante é a forma como eles apresentam as CTAs no corpo e no final do email de forma clara e objetiva. 

Dessa forma não restam dúvidas do que a lead tem que fazer quando terminar de ler a mensagem.

3. Conquer

Esse modelo de email utilizado pela Conquer me chamou a atenção porque eles usam uma forma de personalização que deixa a mensagem com a cara de uma conversa. 

Praticamente todo mundo que envia email marketing começa a mensagem ou um “oi, nome da lead”, mas a Conquer continua repetindo o nome do leitor ao longo da mensagem. 

Além disso, eles usam duas formas de destacar os pontos importantes com o negrito e a marcação do texto em amarelo. 

Outro ponto legal é que eles apresentam uma breve descrição dos palestrantes do evento, isso ajuda a reforçar a autoridade e cria expectativa no leitor.

4. Festival GRLS

Durante a divulgação do seu evento você conseguiu captar diversas leads e quer que elas permaneçam na sua lista.

Esse é o momento ideal para enviar um email pós evento dando razões para que essas leads continuem com você.

E foi exatamente isso que o Festival GRLS fez após a sua primeira edição em 2020.

Esse tipo de email é interessante para manter a sua lista de contatos atualizada apenas com as leads que realmente têm interesse em continuar recebendo o seu conteúdo.

No email eles informam sobre o tipo de conteúdo que as leads vão receber se permanecerem na lista, incluindo material exclusivo, anúncios sobre os próximos eventos e descontos. 

Se você ainda não tem um próximo evento agendado, esse é um bom modelo de email para seguir e manter as suas lead interessadas. 

5. Hotmart 

Esse modelo de email marketing para eventos usado pela Hotmart é um bom exemplo por diversos motivos.

Começando pela identificação do email. Antes mesmo de abrir a mensagem, a lead sabe que se trata de um email da Hotmart. O que deixa a marca em evidência logo nos primeiros segundos. 

A linha de assunto é clara e objetiva, prometendo exatamente o que o leitor vai encontrar ao clicar ali: um convite para o evento.

A imagem do topo e do fundo do email preservam a mesma identidade visual.

O corpo do texto apresenta destaques em negrito nos pontos mais importantes da mensagem.

O email também conta com uma CTA prática e de fácil entendimento.

Por fim, o link para descadastrar da lista, caso a lead queira. 

6. Transformação Digital

O modelo de email marketing utilizado pela Transformação Digital para promover o evento SAP NOW já começa reunindo as informações mais importantes no topo da mensagem.

De cara o leitor já tem uma imagem deixando em evidência a edição do evento, o nome e as datas.

Em seguida, eles reforçam essas informações e dão destaque aos temas que serão abordados nessa edição. 

Por último, eles utilizam uma CTA clara e objetiva em azul que se destaca com o restante do conteúdo do email.

7. Marie Forleo

Uma das coisas que eu adoro nos emails da Marie Forleo é a forma leve com que ela consegue passar a mensagem. 

Ela faz com que o email seja fácil de entender e consegue prender a atenção do leitor utilizando Gifs engraçados para expressar reações e ainda fazendo o uso de emojis. 

No geral, os emails da Marie contam com um layout mais simples, o que ajuda a dar um tom mais leve na mensagem.

Um ponto interessante nesse email é a forma como ela opta por incluir as CTAs. Ela coloca os links no corpo do texto e na imagem do final. 

Dessa forma, basta clicar tanto nos link quanto na imagem do final que ela será encaminhada para a página do webinar

8. CCXP

Esse é um email da campanha de divulgação da CCXP Worlds, a versão digital da Comic Con Experience, que é um evento totalmente voltado para a cultura pop.

Como essa era a primeira edição online do evento, o objetivo desse email era alertar a lista de contato que muito em breve as novidades sobre a convenção seriam reveladas.

É um email extremamente simples, mas que serve para despertar curiosidade na lista de contatos e deixar as leads atentas nos próximos envios. 

9. Copyblogger

Os emails do Copyblogger sempre são muito práticos e objetivos. 

Logo na linha de assunto, o leitor já sabe exatamente o que o aguarda. Nesse caso um, workshop gratuito. 

Uma coisa que sempre me chama a atenção nesses emails é a forma natural como eles utilizam as CTAs. 

Quando falamos em CTAs, a primeira coisa que as pessoas pensam é um botão colorido escrito “clique aqui”, mas na prática, você não precisa necessariamente de um desses para fazer uma chamada. 

Como eu disse antes, você pode realizar testes para ver o que se encaixa melhor com a sua audiência. 

Pode ser que botões tenham um bom resultado, mas, em alguns casos, o link no corpo do texto pode apresentar resultados tão bons quanto.

10. Klickpages

E para fechar com chave de ouro, eu não poderia deixar de trazer aqui um exemplo de email marketing de um dos eventos realizados aqui pelo Klickpages.

Eu gosto desse email porque, mesmo que ele seja um pouco maior, ele entrega informações relevantes.

Começando pela linha de assunto que ativa gatilhos de curiosidade na mente da lead. Eu não sei você, mas eu não gosto de perder boas oportunidades. 😄 

Logo nas primeiras linhas, esse email já explica do que ele se trata, atendendo de cara a expectativa que foi criada antes.

Em seguida você pode ver o link do cadastro gratuito do evento e as informações mais importantes destacadas em negrito. 

Por último a CTA com o link para inscrição no evento, a assinatura do KP e o link para descadastro. 

Mão na massa

Neste artigo eu te dei 9 dicas práticas de como criar email marketing para eventos e ainda te dei uma lista com 10 exemplos que vão te inspirar na hora de escrever os seus.

Agora, chegou a sua vez de colocar a mão na massa e criar os seus próprios emails e começar a divulgar os seus eventos.

E na hora de disparar a sua campanha para as suas leads, não deixe de contar com o Klicksend.

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.