Como usar email marketing para ecommerce e aumentar as vendas

Email marketing para ecommerce

Se você levou o seu negócio para a internet recentemente ou se já tem experiência no assunto, eu garanto que uma dúvida é recorrente: como fazer para vender mais?

Quem vende um produto ou serviço online precisa se reinventar constantemente em busca da melhor forma de conquistar novos clientes e fidelizar os que já conhecem a marca.

Mas, às vezes, não é preciso ir tão longe assim nessa reinvenção…

O email marketing para ecommerce não é uma grande novidade e muito menos uma revolução na maneira de se relacionar com o consumidor.

E, mesmo assim, muitos empreendedores ainda não sabem como usar algo simples a seu favor.

Por isso, neste artigo eu vou mostrar:

  • por que você deve usar email marketing para ecommerce;
  • quais estratégias colocar em prática;
  • o que não pode faltar no seu email marketing para ecommerce;
  • exemplos de mensagens para te inspirar.

Vamos lá?

Por que usar email marketing para ecommerce?

O email marketing para ecommerce é uma excelente forma de gerar mais vendas para o seu negócio.

Isso pode ser feito de forma simples, enviando uma mensagem para quem deixou um produto no carrinho e não finalizou a compra, por exemplo.

Ou de maneira mais elaborada, com uma campanha voltada para a educação das suas leads sobre um produto ou serviço que vai ser lançado no futuro.

Independentemente da estratégia que você escolher, é importante lembrar que email marketing para ecommerce é sobre construir relacionamentos.

Seja enviando um cupom de desconto, notificando sobre uma promoção limitada ou enviando uma pesquisa de satisfação, o objetivo é construir uma relação entre a sua marca e quem vai receber o email.

Com esse objetivo em mente você vai ver que suas campanhas podem ser cada vez mais eficazes e que o universo do email marketing para ecommerce vai além de apenas confirmar a compra e enviar cupom.

Dá uma olhada nestas estratégias que você pode começar a usar…

Estratégias de email marketing para ecommerce

Nutrição das leads

Você já investiu tempo e esforço para transformar um visitante em uma lead.

Pois é hora de continuar se dedicando para fazer com que essa lead se transforme em um cliente.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fornecendo conteúdos informativos e educacionais para elas.

Pensa comigo: se a sua lead já teve interesse suficiente no seu produto ou serviço para fornecer o contato dela para você, pode ser questão de tempo até que ela dê o próximo passo e se torne uma cliente

Enquanto isso não acontece, mantenha o relacionamento aquecido para garantir que a sua marca está ativa na memória dela.

Segmentação da lista

Segmentar sua lista é uma estratégia essencial se você quer oferecer uma experiência personalizada para os seus clientes e futuros clientes.

Os seus destinatários são diferentes e têm interesses diferentes.

Por isso é fundamental conhecer os seus clientes e segmentá-los de acordo com as necessidades e preferências de cada um

Só assim é possível enviar emails mais adequados para cada grupo da sua lista.

Cross-sell e Upsell

Quer estratégias para aumentar o valor do ticket médio dos seus clientes?

Com o cross-sell você oferece produtos diferentes que complementam o pedido que está sendo feito.

O segredo é ofertar itens que combinem perfeitamente com o que já foi selecionado.

Se o seu cliente está comprando um pacote de um ano de aulas de inglês, ofereça o material de estudo no momento de fechar a compra.

Já o upsell é uma técnica usada para aumentar o valor total do pedido.

Um dos usos mais comuns é ofertar frete grátis para pedidos acima de um determinado valor.

Assim você convence o cliente a comprar mais para conquistar um benefício.

Re-engajamento de clientes

Percebeu que suas leads e seus clientes começaram a perder o interesse nas mensagens que você envia? É hora de re-engajar sua lista.

A ideia é chamar a atenção do destinatário e confirmar se ele ainda faz parte do seu público.

Você pode enviar um email perguntando aos usuários com taxa de engajamento baixa se eles continuam interessados em receber o seu contato.

Os resultados dessa estratégia são positivos de qualquer forma: caso ele se mantenha inscrito na sua lista, você acabou de relembrá-lo da sua marca e confirmou o interesse no seu produto ou serviço.

Caso ele cancele a inscrição, significa que ele dificilmente compraria o que está sendo ofertado.

Boas práticas de email marketing para ecommerce

Depois de escolher quais estratégias você vai aplicar no seu negócio, é preciso pensar no que é obrigatório quando o assunto é email marketing para ecommerce.

Como falei, você pode escolher quais das estratégias acima vão ser incorporadas no seu plano de marketing.

Mas as práticas abaixo devem se tornar obrigação.

Pense nelas como um checklist de email marketing para ecommerce.

Começando por…

  1. Use design responsivo

Invista em emails chamativos, mas que sejam de fácil leitura em qualquer aparelho (e sempre com links que levem para algum lugar);

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B vão ajudar a conhecer melhor suas leads e fazer com que suas mensagens sejam mais focadas em conversão;

  1. Recompense clientes fiéis

Essa é uma das práticas mais usadas (e de maior sucesso) no email marketing para ecommerce pois tem uma função dupla: além de servir como nutrição dos seus clientes, ajuda a construir a imagem da sua marca;

  1. Divulgue promoções com antecedência

Ofertas sazonais, liquidações planejadas, condições especiais… sempre divulgue com antecedência para garantir que o destinatário vai ver o email a tempo.

  1. Não se esqueça do pós-venda

O ciclo de venda não termina quando o cliente conclui uma compra. Aproveite o momento para pedir a opinião sobre todo o processo e também sobre o produto ou serviço. Não sabe como fazer isso? Abaixo eu mostro alguns exemplos…

Exemplos de email marketing para ecommerce

Agora que você já tem ideias de estratégias para começar a executar e já sabe o que é obrigatório no email marketing para ecommerce, eu te mostro alguns exemplos de mensagens que podem fazer parte da rotina do seu negócio.

O único que você pode enviar apenas uma vez é o…

Email de boas-vindas

É aquele clichê: você tem somente uma chance de causar uma boa primeira impressão.

E se sua introdução a um novo assinante não for algo memorável, seus próximos contatos dificilmente serão…

A função do email de boas-vindas é agradecer por entrar em sua lista de contatos, definir as expectativas do que está por vir e, quando bem feito, ser o pontapé inicial para o processo de venda.

Por isso é importante ser original. Só assim você vai se destacar na caixa de entrada do destinatário.

A marca de óculos carioca Zerezes oferece um brinde para quem se inscreve servindo de incentivo para uma primeira compra:

Email de curadoria

Sabe o que Beyoncé, Caetano Veloso e Barões da Pisadinha têm em comum? Todos têm uma playlist pronta com os maiores sucessos de suas carreiras no Spotify.

O motivo? Todo mundo ama um conteúdo no estilo “curadoria”.

Eu não preciso procurar ou escolher um álbum ou single específico. O que quero ouvir estará nessa playlist (e de quebra ainda conheço outras músicas do mesmo artista).

Por que não fazer isso com o seu negócio?

A loja de móveis e decoração Tok&Stok fez neste email focado apenas em itens para home office:

Email de abandono de carrinho

Quem nunca abandonou um produto no carrinho que atire a primeira pedra.

Acontece.

Você está finalizando uma compra e, de repente, surge uma distração ou até mesmo dúvidas sobre o produto ou serviço em questão.

É aí que entra o email de abandono de carrinho.

Algumas empresas oferecem um desconto como incentivo para conclusão da compra.

Outras aproveitam o momento para pedir feedback e entender o que aconteceu.

Já a C&A usa o email de abandono de carrinho para tentar resolver qualquer objeção que o cliente tenha:

Nem sempre é possível converter um carrinho abandonado em uma compra.

Mas você pode se esforçar para descobrir por que o pedido não foi concluído e melhorar o seu processo para futuros clientes.

Email de pesquisa

Se você não perguntar, nunca vai saber.

Não tenha medo de ser direto e perguntar para seus clientes e futuros clientes o que eles querem, o que está dando certo e o que pode melhorar no relacionamento com a sua marca.

Além de gerar insights valiosos sobre o seu negócio como um todo, o email de pesquisa com certeza vai melhorar o seu email marketing para ecommerce e gerar provas sociais.

E, como no caso da marca de produtos de cuidados com a pele Sallve, ainda pode promover novas chances de compras ao oferecer um cupom de desconto para os participantes:

Email de obrigado

Quantas vezes você agradeceu os seus clientes?

Agradecer de verdade, não apenas um obrigado no fim de uma mensagem informativa ou após uma compra recente.

Mostrar que você é grato à quem consome seus produtos ou serviços é fundamental.

Não espere uma data especial ou um momento específico.

O email de agradecimento é uma forma de revelar que você valoriza o cliente e afirmar o compromisso da sua marca com o relacionamento que está sendo construído.

Por que é importante ter a ferramenta certa?

Para usar o email marketing para ecommerce e aumentar suas vendas não basta apenas seguir todas as dicas que eu dei aqui. Também é preciso contar com a ferramenta certa.

E aí entra o Klicksend.

Com o Klicksend você pode criar tags para segmentar sua lista de acordo com o engajamento, interesse ou até a data de entrada da lead.

Além disso, é possível acompanhar as estatísticas e tomar decisões melhores.

A ferramenta mostra quantas leads estão entrando e saindo da sua base, qual é o nível de engajamento da sua lista, a porcentagem das taxas de cadastro e bounce, a abertura e os cliques de cada campanha e sequência enviadas…

Tudo o que você precisa para administrar seus contatos e re-engajar seus clientes.

Quer saber mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados? É só clicar aqui! 

Conclusão

Neste artigo você viu como o email marketing para ecommerce pode ser uma arma poderosa na construção do relacionamento com o seu cliente — e, consequentemente, no aumento das vendas do seu negócio.

Você aprendeu novas estratégias que podem ser colocadas em prática imediatamente, além de itens que não podem faltar na hora de pensar em suas mensagens.

Também viu exemplos reais de como alguns tipos de email marketing para ecommerce são usadas por grandes empresas.

Agora é com você.

Hora de colocar todo o conhecimento adquirido e já planejar a sua próxima campanha!

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Sobre o Autor

Olá! Meu nome é Felipe e faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Sou formado em jornalismo multimídia e apaixonado por escrita criativa. Não consigo ficar um dia sequer sem escutar música (inclusive me ajuda na hora de escrever), mas não toco nenhum instrumento — e canto muito mal. Aprendi a nadar com 30 anos (nunca é tarde!) e acredito que um bom título tem o poder de mudar tudo.