6 dicas práticas para criar o seu primeiro ebook e conquistar novas leads

Você já imaginou que um determinado conhecimento adquirido ao longo da sua carreira pode se tornar um material rico capaz de reafirmar a sua autoridade no mercado?

Algo que pode te ajudar a atrair e converter novas leads em clientes? 

Clientes que vão comprar seus produtos e serviços e gerar faturamento, dinheiro, para o seu negócio?  

E se eu te contar que isso tudo é possível com a produção de um ebook?

Eu sei, no primeiro momento escrever um conteúdo mais extenso como esse pode parecer assustador, principalmente se produzir conteúdo não é sua atividade principal. 

Mas não precisa ser assim. 

Se esse é o seu primeiro ebook e você ainda não sabe por onde começar, eu estou aqui para te ajudar. 

Nesse artigo, eu separei 6 dicas práticas que vão te auxiliar na produção do seu ebook de uma forma mais simples e descomplicada do que você imagina. 

Nas próximas linhas, você vai ver: 

  • O que é um ebook;

  • Por que usar o ebook nas suas estratégias de marketing;

  • Dicas para criar um ebook de forma simples e prática;

  • Como disponibilizar o seu ebook para download. 

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos? 

O que é ebook? 

O termo ebook é originado do inglês e serve como abreviação para electronic book, ou seja, livro digital.

Esse formato vem ganhando cada vez mais espaço graças a sua praticidade já que o conteúdo pode ser consumido em diversas plataformas como computadores, smartphones, tablets e e-readers (aparelhos eletrônicos criados exclusivamente para leitura de ebooks). 

A popularidade do ebook pode ser justificada por um ponto chave, o baixo custo tanto para quem produz o material quanto para quem consome.  

Geralmente, os altos valores de livros convencionais são frequentemente justificados pelas editoras pelo número de páginas, qualidade do papel, capa, ilustrações, acabamento e etc. 

Já com o ebook, a produção consegue ser feita de uma maneira mais econômica, uma vez que não existem custos para impressão do material. 

Esse também é um dos motivos pelo qual o ebook é frequentemente utilizado em estratégias de marketing digital. Já que a oferta desse conteúdo como recompensa além de auxiliar na nutrição de um lead, reforça a autoridade do seu negócio em um determinado assunto. 

Tudo o que você precisa é de um conteúdo bem estruturado, rico em detalhes e de uma boa landing page para promovê-lo.  

Agora que eu já te expliquei o que de fato é um ebook, vou te contar o por que você deve utilizá-lo nas suas estratégias de marketing. 

Por que usar o ebook nas suas estratégias de marketing

Vamos supor que o seu negócio atue em uma área onde você tem bastante autoridade no assunto. 

Você já marca presença nas redes sociais e produz um conteúdo de qualidade para o blog. 

Eventualmente, você irá perceber que não será possível abordar um determinado assunto em uma simples publicação nessas plataformas. 

Será necessário produzir um conteúdo mais longo, rico em detalhes, com mais informações para que o leitor consiga compreender melhor e possa absorver-lo de uma forma mais eficiente. 

E essa é uma grande vantagem do ebook no marketing digital, com ele você pode ofertar conteúdo de qualidade aprofundando e mostrando para o seu público que você é uma verdadeira autoridade no seu nicho de mercado. 

Além disso, disponibilizando o ebook em uma landing page, você consegue uma informação valiosa que as redes sociais não te dão: o email da sua lead.

Com o email de contato da sua lead você pode iniciar um processo de nutrição para que futuramente você a converta em um cliente do seu negócio.

Depois de entender a importância do ebook nas suas estratégias de marketing, está na hora de aprender a criar o seu próprio material.  

6 dicas para criar um ebook de forma simples e prática 

Se essa é a sua primeira experiência criando um conteúdo rico e extenso como um ebook, no primeiro momento, esse processo pode parecer assustador e complicado. 

Mas não precisa ser assim…

Para te ajudar, separei nesse tópico 6 dicas para você poder criar o seu próprio ebook de uma maneira simples e prática. Inclusive, você pode começar hoje mesmo.  

1. Escolha um tema

A escolha do tema é uma etapa importante e por isso, vou começar essa lista de dicas por ela. 

Eu sei, parece óbvio e ao mesmo tempo fácil, não é mesmo? 

Mas essa é uma etapa que exige muita atenção e preparo, principalmente se você for novo na produção desse tipo de material.  

Para criar um ebook que desperte o interesse da sua lead, você não pode escolher um tema aleatoriamente só por que gosta e entende do assunto. 

Assim como grande parte das decisões tomadas no marketing, você precisa de dados para executar uma ação. 

Mas, João… como eu consigo esses dados? 

A resposta é… pesquisando. 

Quando você produz um ebook, o seu desejo é que o assunto desperte o interesse da sua audiência, que eles leiam o material na íntegra e que isso gere bons resultados para o seu negócio. 

Você consegue esses resultados entregando o conteúdo que o seu público quer ler e, para saber qual é esse conteúdo você precisa entender com quem você está falando. 

Em outras palavras, você precisa conhecer a sua persona.

Depois de entender o perfil da sua persona, você poderá ofertar um conteúdo pensado especificamente para ela. 

Algo que desperte o seu interesse e que faça com que ela baixe e consuma esse conteúdo. 

Depois disso, basta pesquisar e desenvolver um conteúdo rico e organizado. 

O que nos leva ao próximo tópico.   

2. Organize as informações em tópicos

Outro ponto importante na hora da produção do seu ebook é a organização das informações.

Agora que você já pesquisou e já tem o tema em mente, você precisa criar uma estrutura para o seu ebook. 

Antes de começar a escrever, reserve um momento para criar uma estrutura estratégica dividindo o conteúdo do seu ebook em tópicos. 

Dessa forma, além de deixar o seu conteúdo mais organizado, você facilita a leitura do material.  

3. Desenvolva o texto

Depois de estruturar o assunto que você vai abordar em tópicos, está na hora de desenvolver o seu texto. 

Mesmo que seu ebook seja rico em recursos visuais, a parte escrita é a mais importante do seu material. 

É nela que você irá transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da sua trajetória no mercado. 

Como eu disse anteriormente, escrever pode nem sempre parecer uma tarefa fácil, mas a partir da divisão de tópicos, é possível desenvolver as suas ideias de uma maneira descomplicada, focando em um tópico por vez.

Nessa etapa, é fundamental colocar no papel, ou no bloco de notas do seu computador, tudo o que diz respeito ao assunto.   

Escreva, revise, reescreva, complemente e releia quantas vezes forem necessárias, até que o seu conteúdo esteja adequado para a publicação. 

Essa é uma das etapas mais demoradas da produção de um conteúdo, mas ela não precisa ser um grande sacrifício. 

Eu sei que nem todo mundo tem a mesma desenvoltura para a escrita, cada um produz no seu tempo e da sua forma. 

O importante é se dedicar, testar coisas novas e não desistir. 

Para ter sucesso na produção deste material, reserve um espaço tranquilo para desenvolver as suas ideias sem interrupções. 

Estabeleça prazos e se necessário, faça pausas e volte para revisar o conteúdo com a mente mais leve e tranquila. 

4. Formatação e design 

Agora que o seu ebook está tomando forma, você deve pensar na parte visual do material. 

Formatar o seu material significa cuidar da parte visual para deixá-lo mais atrativo aos olhos do seu público. 

Essa é a hora de pensar no tipo de fonte que você irá usar, no espaçamento, na posição do texto e das imagens, no tamanho de cada subtítulo e dos detalhes que interferem na estética do seu material. 

Mesmo que essa etapa pareça apenas mais um detalhe, é muito comum que um ebook deixe de atrair a atenção justamente pela falta de cuidado com a formatação.

Além das questões visuais, a formatação do seu ebook também inclui o tipo de arquivo que será gerado na hora de salvar o seu conteúdo.  

O PDF é o formato mais conhecido e tem como a sua maior vantagem a compatibilidade com inúmeros dispositivos. 

De toda forma, vale a pena realizar uma pesquisa sobre outros formatos disponíveis e fazer a sua escolha a partir do aspecto visual do seu material e do perfil do seu público, pensando sempre em uma boa experiência de leitura. 

5. Revisão do material 

Mesmo que você já tenha revisado o seu texto antes de iniciar a formatação, é de extrema importância realizar uma nova revisão depois do ebook pronto. 

É comum que a produção de um material tão extenso como um ebook demore alguns dias para ficar pronto, e no meio do processo é ainda mais comum que novas ideias surjam e alterações sejam feitas. 

E com essas alterações, é possível que alguns erros passem despercebidos.

Por isso, a última etapa do processo de produção do seu ebook deve ser uma revisão completa de todo o material, da primeira à última linha. 

Essa revisão deve ser realizada com extrema atenção aos mínimos detalhes, incluindo pontuação, ortografia e todos os elementos visuais do seu material. 

6. Divulgação

Ebook pronto? Então, está na hora de caprichar na divulgação.

Existem três ótimas maneiras de promover o seu ebook: email marketing, mídias sociais e CTA no blog do seu negócio.

Se o seu público é ativo nas redes sociais, é interessante realizar uma campanha de anúncios. Investindo um pequeno valor, você pode alcançar ótimos resultados.

Caso você já tenha uma base de email consolidada, você também pode realizar o disparo de email marketing para o seu público informando sobre o lançamento do ebook. 

Agora, se você já tem o hábito de realizar posts regularmente no blog do seu negócio, é interessante escrever um artigo com o tema do seu ebook, claro, sem entregar todo o conteúdo. Finalize com uma CTA que direciona o leitor para a landing page de inscrição do seu ebook. 

Como disponibilizar o seu ebook para download 

Agora que o seu ebook já está pronto e o seu plano de divulgação já foi alinhado, está na hora de disponibilizar o seu material para download. 

Para isso, você precisa caprichar na sua landing page.

Dessa forma você garante que os visitantes do seu site se inscrevam para baixar o material.  

Ainda não sabe o que é uma landing page? Eu te explico. 

Landing page (ou página de aterrissagem) é uma página totalmente dedicada a levar o visitante do seu site a realizar uma ação. 

Essa ação pode ser se tornar uma lead (potencial cliente), se inscrever na newsletter, baixar um conteúdo, entre outros. 

No caso de um ebook, você não precisa de um formulário muito extenso. Basta solicitar o nome da sua lead e o email de contato.

Para ter acesso ao nosso passo a passo de como criar uma landing page do zero de uma forma simples e prática usando o Klickpages, basta clicar aqui.

Depois que a sua landing page estiver pronta, você deverá configurar o email de envio de recompensa para que a sua lead receba o ebook.

Mas antes, o primeiro passo é hospedar o seu ebook numa nuvem virtual, como o Google Drive, por exemplo.  

Depois disso, localize o arquivo na nuvem, clique com o botão direito do seu mouse e escolha a opção gerar link e copie o link.

Agora que você já hospedou o seu ebook na nuvem e gerou o link de compartilhamento, você deverá acessar a sua conta do Klicksend e configurar uma sequência.

Para começar, você vai clicar no campo sequências, em seguida clique em novas sequências.

Assim, o Klicksend irá abrir o campo passo 1 e você deverá clicar em editar, como mostra a imagem abaixo:

Ao clicar em editar, o Klicksend te leva para uma nova página onde você deverá preencher os campos.

Em gatilho, você deverá incluir uma tag que servirá de gatilho para o lead receber o email de entrega de recompensa.

O campo intervalo serve para você configurar o intervalo de tempo entre o acionamento do gatilho e o envio do email de recompensa. O ideal é que ele esteja configurado para “imediatamente”.

Dessa forma, suas leads receberão a recompensa assim que confirmarem o cadastro na sua lista.

O campo condição é uma etapa de preenchimento opcional na configuração da sequência. Nela você tem a opção de não enviar o email para leads marcadas em uma tag específica, por exemplo.

No campo ações, você irá configurar quais ações o passo da sequência irá executar. Que podem ser tanto marcar ou desmarcar as leads em outras tags quanto fazer o envio de um email.

No caso do email de envio de recompensa, você não precisa se preocupar com marcar ou desmarcar os leads em outras tags. Basta clicar em adicionar um email.

Nessa etapa você deve adicionar o nome do remetente, verificar o email para onde as respostas serão encaminhadas, adicionar um assunto e uma assinatura. 

Depois de configurar essas informações básicas, você poderá partir para o conteúdo do seu email de envio de recompensa. 

Após escrever o email, você deverá indicar onde a sua lead deve clicar para realizar o download do ebook. 

Para isso, basta selecionar o texto, clicar no ícone (como ilustrado na imagem) e colar o link do ebook disponível no drive.  

Por último, você deverá clicar no botão salvar alterações para salvar o email e depois no segundo botão de salvar alterações para salvar as alterações do passo.

Por último, não se esqueça de publicar a sequência para que os leads possam receber o seu email de recompensa quando se cadastrarem na sua landing page.

Prontinho, seu email está configurado e o seu ebook está pronto para download. 

Viu só como é fácil? 

Mão na massa

Nesse artigo eu te expliquei o que é um ebook, te dei dicas de como criar o seu próprio material e te mostrei como disponibilizar o seu arquivo para download. 

Agora está na hora de colocar a mão na massa e criar o seu próprio ebook utilizando todo o aprendizado adquirido aqui. 

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(Este artigo foi originalmente publicado em 28 de fevereiro de 2018 e atualizado em 03 de dezembro de 2020 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.