noreply

Produção de conteúdo

11 motivos para nunca mandar e-mails noreply para seus clientes

Noreply é um tipo de e-mail marketing que não permite ou aceita respostas. Confira 11 motivos para nunca usar esse tipo de comunicação!

Hotmart

20/03/2023 | Por Hotmart

Você provavelmente já recebeu um e-mail marketing noreply. Quer ver? Dê uma pausa nesse texto e entre no seu e-mail. Digite “noreply” na busca e veja a quantidade de e-mails que aparecem.

Perceba que esses e-mails seguem mais ou menos o mesmo formato: o remetente normalmente é noreply@marca.com.  

Não importa quantos e-mails você encontrou, uma coisa é certa: você não pode responder a nenhum deles. Nenhum. Porque, mesmo que você responda, ninguém vai ler sua resposta. 

O que, na verdade, não é nenhuma surpresa, já que noreply significa algo como “não responda”. Ou seja, quem te enviou não quer que você responda. 

Emails norply só permitem as seguintes reações:

  • Apagar
  • Denunciar spam
  • Procurar outra forma de se entrar com contato com a empresa (o que dá muito trabalho e gasta muito tempo)

Uma coisa é certa: nenhuma dessas opções é boa porque em nenhuma delas existe comunicação com a empresa de forma rápida e fácil. 

O que vai impactar diretamente nos seus resultados. Isso porque enviar e-mails com alta taxa de abertura e cliques é um dos 10 mandamentos do marketing digital

A não ser que esteja tentando espantar seus prospectos ou clientes, você deve fugir do e-mail noreply. 

Ainda assim, muitas empresas insistem nessa estratégia. Vamos te mostrar por que você não deve seguir o mesmo caminho que elas.

Então, é melhor separar uns minutos e continuar lendo se não quiser cometer esse erro. Neste artigo, você vai ver:

Mas, antes de partir para a explicação, você precisa entender o que é e-mail marketing. 

O que é e-mail marketing?

Antes de sair enviando e-mails por aí você precisa entender o que é e-mail marketing

Essa é uma poderosa estratégia de marketing digital para sua marca se manter visível aos olhos de quem interessa. É um canal de comunicação real entre marca e cliente.

Você manda e-mails para seus clientes ou prospectos com 4 objetivos principais:

  1. Engajar, nutrir e educar leads: disparar conteúdo de valor gratuito para manter as pessoas interessadas na sua marca, visando que elas comprem seu produto ou serviço;
  2. Promover seus conteúdos, como artigos de blog e vídeos para atingir o público certo;
  3. Vender seu produto ou serviço, como anunciar lançamentos de novos produtos ou fazer promoções, usar chamadas para ação (CTAs);
  4. Desenvolver o relacionamento: você garante que as pessoas lembrem de você e te considerem na hora da compra. É como quando você mantém contato com um amigo da época da escola e é convidado para o casamento dele.  

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que dá para mensurar resultados com facilidade, assim você pode fazer ajustes para otimizar os próximos disparos de e-mail. 

Então, para quem usa a internet para vender ou divulgar seu produto ou serviço, o e-mail marketing é uma ferramenta necessária

VÍDEO: Como fazer email marketing? | Q&A Hotmart

O que é e-mail noreply?

Não importa a grafia – no reply, no-reply ou noreply – o significado é o mesmo. Como já te disse no início do artigo, o termo quer dizer “não responda”.

Ou seja, é uma conta de e-mail não monitorada e que não permite que o destinatário responda ao remetente. 

O seu cliente não pode se comunicar com você se sua conta de e-mail for noreply. 

É como se você ligasse para alguém, falasse o que viesse à cabeça, desligasse e não atendesse quando a pessoa retornasse a ligação. 

Há variações em como ele pode aparecer, mas não se engane: as pessoas sabem identificar. 

  • noreply@dominio.com 
  • no-reply@dominio.com 
  • donotreply@dominio.com 
  • naoresponda@dominio.com 
  • naoresponder@dominio.com 
  • mail.789@dominio.com  
  • Sequência de números e letras, como: 1234hhjjk@dominio.com 

Se você quer o sucesso das suas estratégias de e-mail marketing, passe longe desses exemplos! 

Por que as empresas ainda usam e-mail noreply?

Se e-mail noreply é tão prejudicial para o sucesso das estratégias de e-mail marketing, então por que as empresas continuam a fazer?

Porque é muito mais fácil para elas. Quando um e-mail marketing é disparado, a equipe que o enviou espera que ele atinja muita gente (centenas ou milhares de pessoas).

Suponha que um e-mail marketing foi disparado para 20 mil pessoas. Se 10% dos destinatários responderem com uma dúvida, reclamação ou elogio, serão 2 mil e-mails para a equipe de marketing olhar e dar um retorno.

Responder e-mails de clientes ou prospectos pode ser trabalhoso, mas é necessário! 

Uma coisa é certa: pode ser que no início você conseguia lidar sozinho com essa demanda. Mas, quanto mais seu negócio cresce, mais clientes você tem (ainda bem!).

É natural que chegue um ponto que você seja um só para responder todo mundo. Se já dá trabalho responder as mensagens do grupo da família no WhatsApp, imagina responder centenas ou milhares de clientes diariamente?

Mas, pensa bem: você, como consumidor, gostaria de não conseguir se comunicar com uma empresa? Tirar dúvidas ou fazer sugestões? 

Provavelmente não.

Então, uma forma de resolver esse problema é: arrume alguém para cuidar disso. É fundamental ter pessoas na sua equipe inteiramente dedicadas a atender ao público. Ou seja, dar suporte.

Checar o e-mail para responder os clientes não deve ser algo que você faz quando “dá tempo”. 

Responder clientes, tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões, é uma atividade diária. Por isso, a importância de ter quem faça isso por você. 

Dica: dar suporte não se limita só a e-mails marketing. Você também dá suporte quando responde comentários nas redes sociais, por exemplo. 

Ter alguém para responder os e-mails com agilidade mostra que a marca se preocupa com o cliente e está atenta às necessidades dele. Ser atencioso com seus clientes ou prospectos pode fidelizá-los.

VÍDEO: O email morreu? 5 dicas de EMAIL MARKETING para aumentar suas vendas

Outro motivo para muitas empresas ainda se apegarem aos e-mails noreply é que elas não querem lotar a caixa de entrada com centenas de respostas automáticas do tipo “estou de férias, volto dia tal”, ou “mudei de e-mail”, ou “destinatário não encontrado”. 

Mas esse “problema” é na verdade uma informação muito valiosa para seu negócio, porque te ajuda a manter sua lista de e-mails atualizada.

É pelas respostas automáticas que você pode filtrar e tirar contatos desnecessários, como endereços de e-mail não encontrados, pessoas que mudaram de emprego… 

Assim, você faz uma limpa na lista, otimiza seus resultados e aumenta seu ROI (retorno sobre investimento, ou seja, a relação entre o que você gastou e o quanto reverteu em benefícios).

Para evitar confusão na sua caixa de entrada, uma sugestão é criar filtros no e-mail para diferenciar respostas automáticas de replies genuínos, como perguntas, sugestões e reclamações. 

Uma terceira objeção das empresas é que ninguém quer lidar com clientes fora do horário. Essa é muito simples de resolver: estipule um horário de atendimento ao público (de 9h às 18h, por exemplo) e respeite esse intervalo de tempo. 

11 motivos para você NÃO usar contas de e-mail noreply

Para não restar dúvida de como essa escolha é prejudicial para o seu negócio, selecionamos 11 motivos para você passar longe de e-mails noreply.

1. Pode ser visto como um desrespeito ao cliente

Não sei se você já viu aquele filme Click (2006), com o Adam Sandler. Basicamente, Michael, o protagonista, tem um controle remoto universal capaz de alterar o tempo.

Em uma cena, ele está discutindo com a esposa e, para não ouvir as reclamações dela, aperta a tecla “mudo”.

Quem já viu o filme sabe que usar essa estratégia não levou a um final feliz.

Quando você manda um e-mail noreply, é como se você tivesse esse controle remoto e colocasse seus clientes ou prospectos no “mudo”. 

Você está grosseiramente finalizando a conversa antes mesmo dela começar. 

Como falamos no início deste artigo, e-mail marketing tem a ver com comunicação. Comunicação é via de mão dupla!

Ao usar o noreply, a empresa se coloca no direito de mandar e-mails para os clientes, mas não se coloca à disposição para ouvir o que eles têm a dizer. 

2. Mostra que seu atendimento ao cliente é falho

Você deve conhecer aquela pessoa cabeça dura, que nunca escuta a opinião dos outros. Os relacionamentos não duram, todo mundo acaba se afastando e quem considerou se aproximar desiste rápido da ideia.

É o que vai acontecer com sua marca se você não dá suporte para seu público. 

Qualquer negócio que não quer ouvir o que o público tem a dizer está deixando bem claro que os clientes não são importantes.

Ninguém quer ter dor de cabeça: se as pessoas ficarem com a impressão de que seu atendimento ao cliente é ruim, elas se afastam e você sai de bolsos vazios. 

3. Tira a personalidade da sua marca

Marcas sem rosto ou sem nome não geram empatia com os clientes. É o que acontece com e-mails noreply porque eles parecem vir de robôs ou máquinas e não pessoas.  

Isso prejudica a reputação do negócio, porque é muito impessoal e pouco humanizado. Pessoas gostam de se comunicar com outras pessoas.

Se você não tem a empatia de clientes e prospectos, sua taxa de conversão vai para o chão. Ou seja, cada vez menos pessoas vão assistir sua aula online, baixar seu e-book, comprar seu infoproduto ou serviço. 

4. Você fica fora da lista de e-mails dos clientes ou prospectos

Você adicionaria no WhatsApp o número de alguém que não conhece, não faz  a menor ideia de quem é? Então, por que os destinatários te marcariam como remetente confiável se eles nem sabem quem é você? 

Não esqueça: e-mail noreply parece vir de uma máquina, não uma pessoa.

Não há motivo nenhum para as pessoas te adicionarem às listas de e-mail delas.

Isso é ruim para você, porque quando seu destinatário não te considera um remetente confiável, as chances são que provedores de e-mail (como o Gmail) considerem seu conteúdo como spam. 

Se a quantidade de destinatários abrindo, clicando nos links ou respondendo o e-mail for baixa, os provedores entendem que aquele conteúdo não é relevante para essas pessoas.

O contrário também é verdade: quando as pessoas interagem com seu e-mail, você tem mais chances de entrar na lista de remetentes confiáveis e mais confiável seu domínio é para os provedores.

5. Reduz a taxa de abertura e cliques 

Pensa no seguinte cenário: a caixa de entrada lotada, a aba de promoções está transbordando e-mails oferecendo mil oportunidades.

No meio desse oceano de ofertas e conteúdos, está seu e-mail noreply. 

Por que alguém se daria o trabalho de abrir e ler um e-mail que ela nem sabe de quem veio e nem vai poder interagir?

  • Ah, mas meu destinatário não vai saber que é um e-mail noreply porque o endereço de e-mail não aparece na caixa de entrada, só o nome do remetente…

Não se engane: é comum os provedores de e-mail mostrarem não só o nome do remetente, mas também e endereço de e-mail. 

Se é um noreply@dominio.com você, como consumidor, abriria? Provavelmente não. 

E quando as pessoas não abrem seu e-mail, elas não clicam na CTA

6. Seu e-mail vai direto para a caixa de spam

Quem recebe e-mail noreply só tem três opções: apagar, procurar outra forma de entrar em contato com a empresa ou denunciar spam.

As pessoas ficam frustradas porque não conseguem entrar em contato com a empresa, ou se irritam com o destinatário que não conhecem e te dão sinal vermelho.

Mas existe uma outra forma de parar no spam: quando os provedores de e-mail entendem que seu conteúdo não é relevante.

Como você já sabe, e-mail relevante é aquele com o qual o destinatário interage. 

Se os provedores de e-mail te jogarem pro spam, a entrega do e-mail para os seus clientes ou prospectos é prejudicada.

É como mandar seu convite de casamento para 200 pessoas e só 20 receberem. Você gastou tempo e dinheiro fazendo os convites e preparando a festa, para quase ninguém aparecer. 

7. Suas métricas vão despencar

Uma vantagem do e-mail marketing é que ele permite mensurar os resultados dos seus disparos de e-mails por meio de métricas. 

Você consegue ver, por exemplo, quem recebeu a mensagem, quem a abriu, quem interagiu e quem a rejeitou.

Bom, se e-mail noreply provoca rejeição imediata, se seus clientes não vou abrir seus e-mails, nem clicar nas CTAs, nem responder… Métrica lá no chão é apenas consequência.

Ou seja, sua campanha vai falhar e será um gasto desnecessário de tempo e energia. 

8. Não fideliza clientes

Criar relacionamentos com seus prospectos ou clientes é uma estratégia poderosa para aumentar sua taxa de conversão e, assim, vender mais

Relacionamentos fidelizam clientes. É como uma amizade. Você ajuda e oferece o ombro amigo para quem você gosta e confia. 

O cliente se mantém fiel à marca quando ela se conecta a ele. Então, ao usar o noreply você perde a oportunidade de desenvolver um relacionamento e estabelecer uma ligação com seu cliente. 

9. Dificulta a vida do seu cliente ou prospecto

Quando você usa e-mail noreply, seu cliente ou prospecto vai ter que procurar uma forma de entrar em contato com você. Ele pode se cansar e desistir.

Por isso, facilite a vida do seu cliente ou prospecto: use um e-mail que ele possa responder!

10. É um sinal de preguiça da empresa

É só clicar em “enviar” e pronto: você está imune aos comentários, reclamações e sugestões. Ou seja, esforço zero

Noreply demonstra não só preguiça, mas também inércia de levantar da cadeira e fazer o trabalho completo, justamente porque você não tem que fazer nenhum esforço após disparar o e-mail.

11. Força os destinatários a receberem seu conteúdo

Quando você envia e-mails noreply está forçando os destinatários a recebê-los. 

Se eles não conseguem responder pedindo para sair da sua lista de e-mails, estão presos a essa condição (a não ser que denunciem spam). 

VÍDEO: Como fazer email marketing? Passo a passo! – Parte 1 | O que é email marketing | Hotmart Tips

A saída caso você já use um e-mail noreply

Tudo tem solução. 

Como você viu neste artigo, contas de e-mail reais, que são monitoradas e respondem com agilidade, passam imagem de credibilidade, transparência e confiança

Significa que você está aberto para ouvir o que seu cliente tem a dizer. 

Então, a melhor coisa que você pode fazer é criar uma conta monitorada e amigável para seu cliente ou prospecto. Como assim?

Você já viu quais endereços de e-mail não funcionam se você quer as pessoas abram e cliquem no seu e-mail. Também separamos alguns exemplos que funcionam muito bem:

  • contato@dominio.com 
  • suporte@dominio.com 
  • seunome@dominio.com 
  • boasvindas@dominio.com 
  • atendimento@dominio.com  

Se você quiser deixar ainda mais personalizado, adicione o nome da sua marca:

  • contatosuamarca@dominio.com
  • suportesuamarca@dominio.com
  • boasvindassuamarca@dominio.com 

Como fazer para divulgar o novo endereço de e-mail para seus clientes ou prospectos?

Você pode usar a conta noreply uma última vez para avisar à sua lista que ela pode se comunicar com você por meio do novo e-mail.  

A solução é colocar no corpo do e-mail como o cliente pode fazer para te contatar caso ele queira.

Outra ideia é configurar uma mensagem automática para quem tentar responder a um e-mail noreply. 

Dica: depois de criar seu endereço de e-mail amigável, que seu público possa se comunicar com você, configure respostas automáticas avisando que a mensagem foi recebida. 

Também coloque o tempo máximo que a pessoa terá que esperar pela resposta (48h, por exemplo). Assim, ela não fica perdida e sabe que o problema vai ser resolvido rapidamente. 

Conclusão

Hoje você aprendeu o quão prejudicial os e-mails noreply podem ser para o sucesso do seu negócio, já que os clientes ou prospectos não conseguem se comunicar com a empresa.

Você pode acabar na caixa de spam e prejudicar a entrega de e-mails para seus destinatários, as taxas de aberturas e cliques vão pro chão e você passa a imagem de que não se importa com o que seu público tem a dizer.

Mesmo assim, muitas empresas continuam a investir nessa estratégia ruim e eu te mostrei por que elas fazem isso.  

Depois dos 11 motivos para você nunca mais usar e-mails noreply, você sabe o quanto é importante investir em contas de e-mails reais e que geram proximidade com o destinatário.

Se você ainda usa uma conta noreply, viu neste artigo que tem solução para esse problema. 

Depois dessas dicas, você está preparado para otimizar suas estratégias de e-mail marketing e potencializar seus resultados!

Banner versão desktop