Marketing Digital

9 formas de divulgar página do Facebook e ter mais curtidas

Conheça 9 formas de divulgar sua página do Facebook para aumentar sua audiência orgânica e ter mais sucesso nas redes!

Hotmart

04/05/2023 | Por Hotmart

Se você está começando no zero no marketing digital pode ter como primeiro desafio aprender como divulgar página do Facebook. Afinal, ter uma audiência orgânica as redes sociais é fundamental para gerar mais vendas.

Mas na verdade essa situação é uma excelente oportunidade. Isso porque você pode aproveitar que está começando do zero para começar com o pé direito.

Você não precisa cometer os mesmos erros que tantas pessoas já cometeram no passado tentando descobrir como divulgar uma página do Facebook. Você tem a chance de, desde o princípio, seguir a melhor rota para alcançar o sucesso, de usar estratégias que já foram testadas e deram certo.

Neste artigo, vamos apresentar 9 formas de divulgar para alcançar as curtidas certas, além de dicas para criar a melhor versão da sua fanpage.

Vamos nessa?

 

Banner versão desktop

6 dicas para criar a melhor versão da sua página

Antes de fazer qualquer coisa para divulgar, você precisa ter certeza de que sua página está pronta. É quase como se você fosse convidar os seus amigos para jantar na sua casa. Você provavelmente não faria isso se ela estivesse em reforma, com coisas inacabadas por todos os lados.

Muito pelo contrário: você desejaria apresentar uma casa organizada, limpa, em ordem.

Você precisa tratar a sua página do Facebook da mesma forma, já que ela é um cartão de visitas do seu negócio.

Muitas pessoas, na pressa por começar a divulgar logo, deixam alguns detalhes passarem despercebidos e acabam perdendo credibilidade com isso. Porque coisas mal feitas ou inacabadas podem causar uma má primeira impressão. 

Por isso, separamos 6 dicas para ter uma boa página de Facebook

1. Preencha toda a seção “Sobre” da página

É muito frustrante quando você pesquisa sobre um negócio no Facebook e não encontra as informações que você precisa. Se você não preencher a descrição da sua página por completo, pode ser que possíveis clientes tenham a mesma frustração em relação ao seu negócio.

Por esse motivo, é importante que você esteja atento a esses detalhes.

O público que acessa a seção “Sobre” da sua página pode ser dividido em dois grandes grupos: os que já conhecem o negócio e estão buscando uma informação específica e os que ainda não conhecem e querem saber do que se trata.

Sabendo disso, você precisa ter uma descrição atrativa sobre o que é a sua página e como as pessoas podem se beneficiar dela. 

Assim quem está visitando pela primeira vez pode decidir se vale a pena seguir ou não.

E, da mesma forma, é importante que você preencha dados como endereço, telefone, horário de funcionamento, informações de contato de acordo com as especificidades do seu negócio. 

Desse jeito, você consegue resolver, de forma prática, possíveis dúvidas de quem chegou até a sua página procurando por uma informação específica.

2. Crie uma identidade visual atraente

Tão importante quanto apresentar uma descrição completa da página, é ter uma identidade visual atraente.

Muitas pessoas na pressa por criar logo uma página acabam colocando uma imagem qualquer no avatar e na capa, apenas para preencher o espaço e depois acabam se esquecendo de alterar.

A verdade é que essas pessoas estão deixando de construir uma primeira impressão positiva e perdendo a oportunidade de gerar valor para o usuário.

Por isso escolha com cuidado a foto do avatar e da capa da sua página. Por exemplo, imagens com baixa resolução podem demonstrar até um certo desleixo.

Outra dica muito válida é usar a criatividade na hora de criar a capa. Várias páginas aproveitam esse espaço para divulgar eventos, lives, webinários e até mesmo produtos. 

Você também pode usar uma foto de um momento marcante que representa a missão do seu negócio ou até mesmo combinar uma imagem com uma descrição de uma linha sobre a sua página e contato para as outras redes sociais.

Independentemente da opção que você decidir, escolha algo que vai deixar a sua página com a cara do seu negócio. 

3. Publique conteúdo relevante

Antes de publicar qualquer coisa, para e pense “se eu fosse meu público, eu gostaria de ver isso no meu feed?”. Pode parecer uma pergunta boba, mas lembre-se de que o seu foco tem que ser o seu público.

Se o seu conteúdo não parece interessante, informativo ou divertido, as chances são que seu público provavelmente vai ignorar. Ou pior, acabar deixando de seguir a sua página.

Você precisa criar conteúdo de valor para as pessoas que curtem a sua página. Essa é a forma íntegra de conquistar o respeito e o engajamento delas.

E engajamento é uma coisa que o Facebook leva muito a sério. Hoje em dia a distribuição orgânica de um post é baseada em relevância. 

Ou seja, o conteúdo que você posta na sua página não aparece para todo mundo, apenas para as pessoas que o Facebook entende que vão se interessar por ele.

A forma como a relevância do conteúdo é medida é com base no número de curtidas, comentários e compartilhamentos e na interação dos usuários com a página.

Se você não produz conteúdo que gera engajamento, a tendência é que cada vez mais os seus posts apareçam para um número menor de pessoas.

E aí de nada vai adiantar você aumentar o número de curtidas da página, se a maioria das pessoas não vão ver, porque o alcance do seu conteúdo é baixo.

Por isso, antes de começar a fazer qualquer ação de divulgação, faça um planejamento de conteúdo para você ter material interessante, informativo e divertido para o seu público.

4. Publique conteúdo com imagens

O Facebook é uma rede social bastante visual e nada melhor do que usar imagens para chamar a atenção dos seu público.

Posts com imagem costumam ter mais engajamento do que os que contém só texto e o Facebook leva isso tão a sério, que imagens que tenham texto em mais de 20% da sua área têm um alcance menor.

Ou seja, quando você estiver planejando os próximos posts, pense em como você pode combinar imagens chamativas com legendas curtas para gerar conteúdo de valor para quem curte sua página.

5. Aplique técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) serve para deixar suas páginas e seu conteúdo mais amigável para ferramentas de busca.

Isso quer dizer que você pode ajudar o Google e o Facebook a encontrar o seu conteúdo mais facilmente e a posicioná-lo nos primeiros resultados de uma busca.

Isso é importante porque a maioria das pessoas clicam apenas nos primeiros resultados quando estão procurando por algo na internet.

Ou seja, se você não está entre os primeiros, as chances são que a sua página dificilmente será descoberta.

Se você nunca ouviu falar disso, pode até parecer que é complicado, mas você vai ver como essas técnicas são fáceis de implementar.

1) Crie uma URL personalizada

Por padrão o endereço da sua página (o www que você digita na barra de navegação) é composto por uma sequência de números. Como é o caso desse exemplo:

Esse tipo de URL além de não ser otimizada para ferramentas de busca, não é muito adequada para você colocar num cartão de visitas ou na assinatura do seu email. Porque só de olhar para ela você não consegue prever qual é o conteúdo da página. 

Com uma URL personalizada você pode deixar o seu link com a cara do seu negócio e mais amigável para o Google e o Facebook.

Para você criar uma URL é muito simples. Você só precisa seguir esses 3 passos:

  1. Acesse a página;
  2. Clique em ‘sobre’ no menu lateral esquerdo;
  3. Edite o nome de usuário.

Pronto. A URL da sua página será o nome de usuário. 

Viu como é fácil?

2) Palavras-chave

As palavras-chave são os termos que alguém usa para procurar um determinado conteúdo na internet. São as palavras que você digita no Google para encontrar alguma informação.

Elas também  podem ser usadas no Facebook para encontrar um conteúdo específico e até mesmo um post que você perdeu quando seu feed atualizou sozinho.

Além disso, quando você faz uma busca no Google, ele usa as palavras-chave para pesquisar por conteúdo no Facebook também. 

Ou seja, se o seu conteúdo no Facebook é relevante para aquela palavra-chave, ele vai aparecer nos resultados da busca. 

Olha só essa busca rápida feita no Google sobre receita de cookie:

Os quatro primeiros resultados, como você pode ver, são de conteúdos do Facebook.

Usar palavras-chave aumenta as chances de as pessoas chegarem até a sua página sem que você tenha que correr atrás delas.

Para usar essa técnica de forma eficiente, pense nas palavras que alguém usaria para pesquisar sobre assunto do seu post e as inclua de forma natural no texto.

6. Publique com frequência

Por fim, a última dica para criar a melhor versão da sua página é publicar com frequência.

Postar de vez em quando e depois ficar semanas, e até mesmo meses, sem publicar nada pode fazer sua página cair no esquecimento.

Mas isso não significa que você tem que fazer vários posts ao dia. O mais importante não é a quantidade e sim a periodicidade.

Depois de definir a frequência com que você vai postar (diariamente, três vezes na semana, semanalmente…), você pode criar um calendário para se organizar melhor e garantir que ele seja seguido.

VÍDEO: FACEBOOK: vale a pena insistir? Como impulsionar seu conteúdo

9 formas de divulgar sua página do Facebook para as pessoas certas

Alguns dos erros mais comuns para quem ainda não entendeu como divulgar página do Facebook incluem investimento financeiro para a promoção da página sem pensar em segmentação e fazer essa divulgação ao público errado. 

Por isso é importante que, antes de começar a divulgar a sua página, você defina quem é a sua persona e o seu público-alvo, quais objetivos você quer alcançar. 

Isso vai te dar clareza na hora de por em prática as 9 formas de divulgar sua página do Facebook.

1. Conquiste as primeiras curtidas de quem já tem uma relação com o seu negócio

Uma página com mil curtidas geralmente parece ter mais credibilidade do que uma que tem apenas 30. 

Por isso, antes de você divulgar sua página para desconhecidos, é importante que você comece pelas pessoas que já conhecem o seu negócio porque elas vão te dar o volume de curtidas que você precisa para ir ganhando credibilidade.

Comece divulgando a sua página para pessoas que já têm uma relação mais próxima com o seu negócio e realmente se interessariam pelo conteúdo. 

Como, por exemplo, clientes fiéis ou pessoas que já perguntaram se você tem uma página no Facebook.

Você pode enviar uma notificação pelo Facebook convidando para curtir a página, mandar uma mensagem ou até mesmo mencionar num bate-papo informal.

2. Divulgue sua página para a sua lista de emails

Se você já tem uma lista, significa que você tem um grupo de pessoas que estão, de certa forma, interessadas no serviço ou produto que você oferece e você pode aproveitar o próximo email para anunciar a sua nova página.

Destaque as vantagens do seu conteúdo no Facebook, dê bons motivos para que sua lista queira curtir sua página, e faça uma chamada para ação (CTA) com o link.

Você também pode aproveitar a assinatura do email para fazer uma divulgação recorrente. É só adicionar um breve CTA e o link para a página junto com as outras informações de contato.

Assim as pessoas que recebem seus emails são lembradas constantemente que você possui uma página no Facebook sem que você precise chamar atenção para isso.

3. Divulgue em outras redes sociais

Você deve aproveitar as relações que você já criou com o seu público nas outras redes sociais do seu negócio.

Isso porque é mais fácil você persuadir alguém que já te segue e curte o seu conteúdo em outra plataforma a se conectar com você também pelo Facebook do que um completo desconhecido.

Principalmente na fase inicial, quando você ainda tem poucas curtidas e precisa gerar credibilidade.

Existem várias formas de fazer isso:

  • Você pode, por exemplo, colocar link para o Facebook na descrição dos seus perfis.
  • Escrever um tweet anunciando a sua nova página com uma chamada no final convidando as pessoas a curtirem.
  • Ou inserir um cartão clicável com o link para a página do Facebook no final do seus vídeos no YouTube.

Cada rede social oferece um formato e possibilidades diferentes. É interessante que você faça testes para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

4. Divulgue no seu blog ou site 

Você também pode aproveitar o seu site e o seu blog para fazer a divulgação usando o plugin de página do Facebook.

Com esse plugin os visitantes conseguem curtir sua página sem precisar sair do seu site.

E ele também pode contribuir gerando prova social. Com a opção “mostrar rostos dos amigos” habilitada, o plugin mostra a foto e o nome dos amigos da pessoa que está vendo que já curtiram a página.

Isso é um gatilho mental que incentiva o visitante a curtir também.

5. Divulgue em grupos do Facebook

Dependendo do seu tipo de negócio e do conteúdo da sua página, pode ser muito útil aproveitar os grupos do Facebook para divulgar de forma natural. Por exemplo, muitas cidades e regiões têm grupos que os moradores usam para pedir recomendação de serviços ou então tirar dúvidas.

Você pode aproveitar essas oportunidades para compartilhar a sua página e falar um pouco mais sobre o serviço  ou produto que você oferece.

Esse é um trabalho mais manual que pode exigir mais de dedicação, porque você precisa acompanhar os grupos e estar atento às oportunidades. Mas, dependendo do nicho e dos seus objetivos, é um esforço que vale a pena, porque você vai divulgar para pessoas interessadas.

Apenas fique atento às regras de cada grupo para você não criar nenhum mal estar por desrespeitar alguma regra interna.

6. Interaja com seu público

Interagir com as pessoas que já curtiram a sua página é outra boa forma de divulgar.

Primeiro porque, quando você responde comentários e avaliações, mostra que você se importa com o seu público, principalmente quando se trata de uma reclamação que você tenta resolver.

Pessoas felizes com o seu serviço ou conteúdo tendem a comentar com outras – o que pode gerar curiosidade e talvez novas curtidas.

Segundo porque o algoritmo do Facebook mostra quando uma pessoa curte, comenta ou é mencionada em algum post para alguns dos amigos dela.

Ou seja, quando você responde comentários, você está aumentando as chances da sua publicação aparecer no feed de pessoas que ainda não te seguem.

7. Faça promoções e sorteios

Esse é o tipo de divulgação que pode ser um sucesso ou um desastre dependendo do quanto você está atento para aplicar a estratégia da forma correta.

Sorteios podem atrair um volume muito grande de curtidas novas para a sua página, mas não necessariamente de pessoas que estejam interessadas no seu produto.

A grande sacada que faz toda a diferença é o que você pretende oferecer como prêmio: escolha algo que esteja relacionado com o seu negócio.

Por exemplo, se você vende um curso de como fazer comidas saudáveis, não faça o sorteio de um iPhone. Porque as pessoas que vão participar do sorteio querem ganhar um iPhone e não necessariamente estão interessadas em se alimentar de forma saudável.

Oferecendo um prêmio relacionado ao seu produto, você aumenta as chances de que quem está participando do sorteio tenha um interesse no que você vende.

8. Crie anúncios no Facebook

Uma solução para que seus posts cheguem a mais pessoas é o tráfego pago.

Se você está começando agora pode até parecer que é cedo para pensar nisso, mas criar anúncios é uma das melhores formas de divulgar sua página no Facebook.

Isso porque você consegue segmentar muito bem para quem os seus anúncios serão mostrados, assim você pode focar suas ações de divulgação no público-alvo.

E os posts promovidos podem ser distribuídos tanto para pessoas que já curtem a página quanto para pessoas parecidas com elas, mas que ainda não curtem a sua página. Dessa forma você consegue alcançar uma nova audiência.

Além disso, o valor investido em anúncios do Facebook pode te dar retorno financeiro dependendo do seu objetivo na hora de divulgar.

VÍDEO: Como anunciar no Facebook em 2023?

9. Faça transmissões ao vivo

Fazer transmissões ao vivo ou lives pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua página e ganhar mais curtidas.

Isso porque, além de possibilitar um contato direto e ao vivo com a sua audiência, o algoritmo do Facebook aumenta a distribuição orgânica das transmissões se comparado com outros tipos de posts.

Ou seja, o seu conteúdo provavelmente vai aparecer no feed de mais pessoas do que normalmente.

Com essa estratégia, você pode criar uma audiência interessada no seu conteúdo e no que você tem a oferecer. Afinal de contas, se o seu público dedica uma parte do tempo dele para te acompanhar numa transmissão, é sinal de que ele está interessado de alguma forma.

Faça CTAs durante ou no final da transmissão ao vivo convidando a audiência para curtir a página, assim você aumenta as suas chances de ganhar a curtida de quem te acompanhou, mas ainda não era um seguidor seu.

VÍDEO: Como fazer anúncios no Facebook? | Q&A Hotmart

Comece agora e tenha sucesso nas redes sociais

Começar a divulgar uma página do zero no Facebook pode até parecer assustador, mas você não tem motivos para se desesperar.

Porque essa é, na verdade, uma ótima oportunidade para começar com o pé direito.

Com 6 dicas, você pode transformar a sua página na melhor versão dela mesma para gerar a melhor experiência para o usuário. Além disso, você aprendeu 9 formas de divulgar a sua página para as pessoas certas sem gastar tempo e energia investindo em quem não vai te dar retorno.

Lembre-se daquela velha frase: qualidade é melhor do que quantidade.

Vale muito mais a pena você ter um número menor de curtidas de pessoas que realmente estão engajadas com o seu conteúdo do que ter um número muito grande de curtidas de pessoas que nem sequer estão visualizando o conteúdo da sua página.

E para te ajudar a ter uma boa frequência de conteúdo relevante, aprenda aqui como criar um calendário editorial.