Qual é a diferença entre marketing e publicidade?

Marketing Digital

Qual é a diferença entre marketing e publicidade?

Provavelmente você já se perguntou qual a diferença entre Marketing e Publicidade. Por isso, trouxemos esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Hotmart

04/12/2023 | Por Hotmart

O Marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado. Já a Publicidade é uma parte do Marketing, sendo a responsável pela aquisição do espaço para divulgar o seu produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo e incentivá-lo a comprar.

Conhecer a diferença entre marketing e publicidade pode te ajudar a otimizar os resultados do seu negócio e nós vamos te mostrar o porquê. 

A publicidade é uma parte importante da sua estratégia de marketing, mas sozinha ela não dá conta do recado.

Para elevar a qualidade do seu negócio, você precisa olhar para o seu marketing como um todo.

Quer saber mais sobre a diferença entre marketing e publicidade? Então fica conosco até o final deste artigo.  

Vamos lá!?

O que é marketing?

O primeiro passo para você entender a diferença entre marketing e publicidade é conhecer cada um desses conceitos mais a fundo.

O marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado. Entre os principais objetivos estão definir e criar valor para o seu público, entender e satisfazer as necessidades dos seus clientes

Para alcançar esses resultados, você pode utilizar os 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), que representam quatro áreas essenciais do seu negócio. 

Veja agora como funciona cada uma dessas áreas:

Produto

O produto é o que você irá fornecer para o seu público, seja um produto físico, produto digital ou um serviço.

O produto certo é aquele que vai atender as necessidades dos seus clientes, seja resolver um problema ou realizar um sonho. 

Para definir o seu, você pode realizar pesquisas para saber quem é o seu cliente ideal e entender as dores e desejos dele.

Assim, você consegue desenvolver algo que realmente gere valor para o seu cliente e desperte o desejo dele. 

E existe uma área do marketing dedicada a somente este P, que é o Marketing de Produto.

Preço

O próximo P nessa relação é o preço. Para definir quanto o seu produto ou serviço vai custar é preciso saber quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele.

Esse processo te ajuda a definir um valor justo, que garanta lucro para a empresa e ao mesmo tempo seja atrativo para o consumidor.

Isso é importante porque, se o produto tiver um preço mais alto do que as pessoas estão dispostas a pagar, ele vai ficar encalhado. 

O contrário também não é indicado. Se o produto for vendido por um valor mais baixo do que os consumidores acreditam que ele vale, a sua empresa pode acabar diminuindo a margem de lucro.

Praça

A praça se preocupa em garantir que o seu produto ou serviço seja acessível para os seus clientes. 

Isso se refere a todos os seus canais de distribuição, sejam eles físicos como lojas e mercados ou virtuais como é o caso dos infoprodutos, distribuídos pela internet na maioria dos casos. 

E mesmo que as suas vendas aconteçam na exclusivamente na internet você precisa considerar alternativos como utilizar o social commerce e criar a sua página de vendas

Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está. Afinal de contas, não tem como você vender se o cliente não conseguir encontrar o seu produto. 

Promoção

Apesar do que o nome pode sugerir, o quarto P não tem nada a ver com dar descontos nos seus preços, mas com as suas estratégias para promover o que você vende.

Isso quer dizer aumentar a visibilidade da sua marca e a consciência do público sobre a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço.  

Esse processo envolve as suas ações para impactar o público, como publicidade e propaganda, campanhas de email marketing, redes sociais e anúncios. 

Vídeo: MARKETING DIGITAL: o que você precisa saber

 

O que é publicidade? 

Você já viu que a promoção é um dos quatro pilares que sustem as suas estratégias de marketing e está encarregada de aumentar a visibilidade da sua empresa.

A publicidade é uma parte da promoção e é a responsável pela aquisição do espaço para divulgar o seu produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo e incentivá-lo a comprar.

Imagine que a sua empresa quer aumentar as vendas em 10%, nos próximos 30 dias. É o setor de publicidade que vai te dizer onde, como e quando você precisa anunciar.

Tudo isso baseado no perfil do seu público-alvo e no nicho de mercado onde você atua. 

Ela pode contribuir para diversas finalidades, como aumentar as vendas, gerar consciência de marca ou divulgar uma ideia ou benefício. 

Mas não é só isso que a publicidade faz. E, agora, vamos falar mais sobre o que diferencia a publicidade e o marketing. 

Diferença entre marketing e publicidade: quais são as principais

Até aqui falamos sobre as principais características da publicidade e do marketing, mas chegou o momento de você conhecer mais detalhes sobre as diferenças entre eles. 

Enquanto o marketing se preocupa em definir e conhecer o público-alvo e desenvolver estratégias cada vez mais efetivas para atraí-lo, a publicidade foca em construir uma comunicação persuasiva com esse público para atingir as metas

Para ficar mais claro, vamos elencar todas essas diferenças a seguir:

1. Objetivos 

Os objetivos do marketing são mais amplos e incluem aumentar as vendas, fidelizar os clientes, aumentar a visibilidade da marca e dos produtos e serviços. Além de estreitar o relacionamento com os consumidores, educar o mercado sobre a necessidade do que você vende e engajar os colaboradores.  

No caso da publicidade os objetivos são bem mais específicos e estão relacionados com a divulgação.

Imagine que, baseado nas informações levantadas pelo time de marketing, a sua empresa planejou aumentar a consciência de marca da empresa.

A publicidade será a responsável por criar uma campanha com foco no seu produto ou serviço, levando em conta o orçamento disponível, perfil do público e as mídias mais adequadas para impactar essas pessoas. 

2. Atividades

O profissional de marketing realiza pesquisa de mercado, benchmarking, define o público-alvo e o cliente ideal, além de elaborar estratégias.

Também faz parte das atribuições do marketing selecionar métricas para mensurar o desempenho das ações.

Já o publicitário é um profissional especializado em criar campanhas, anúncios e peças de comunicação.

Um analista de marketing pode identificar a oportunidade para atingir um novo mercado ou público-alvo, por exemplo.

Mas é o publicitário quem vai saber onde anunciar a mensagem certa, com a linguagem adequada para impactar essas pessoas.

3. Perfil profissional 

Embora o perfil profissional de publicitários e profissionais de marketing possa variar muito dependendo do cargo e das atribuições.

Geralmente um analista de marketing precisa ter um perfil mais analítico, além da capacidade de lidar com números e desenvolver estatísticas, previsões e gráficos.

Por outro lado, o publicitário tende a ser criativo. Mas isso pode variar conforme as áreas de atuação dentro da publicidade como o atendimento, a criação e a produção.

Só que depois do surgimento da internet e da popularização das redes sociais a tendência é contratar um profissional de marketing digital capaz de cuidar do processo como um todo.

É verdade que existem muitas diferenças entre marketing e publicidade e chegou o momento de você saber se isso pode impedir que os dois trabalhem em conjunto. 

Marketing e publicidade podem caminhar juntos?

Para que os seus anúncios sejam bem sucedidos e o seu planejamento de marketing funcione adequadamente é fundamental que o marketing e a publicidade caminhem juntos no seu negócio. 

Sem as informações levantadas pelo marketing como o público-alvo, a definição do produto e do preço, além de onde o produto será vendido fica muito difícil fazer uma publicidade assertiva.

Da mesma maneira, uma estratégia de marketing que não usa a publicidade para desenvolver as suas campanhas de anúncios tende a não ser tão efetiva. 

Ou seja, primeiro o marketing define os objetivos a serem alcançados pela empresa e depois a publicidade coloca essas ideias em prática. A publicidade é uma ferramenta usada pelo marketing para alcançar cumprir uma determinada tarefa. 

E é exatamente a união desses esforços que pode trazer resultados cada vez mais positivos para o seu negócio.

Como a conquista de potenciais clientes e clientes efetivos, além do aumento do seu volume de vendas.  

Marketing e publicidade é sobre estratégia!

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe por que conhecer a diferença entre marketing e publicidade te ajuda a ter mais resultados no seu negócio. 

Aqui você viu que o marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa, o cliente e o mercado. 

Além de saber qual é o papel da publicidade dentro dessa estratégia, e quais são as principais diferenças entre marketing e publicidade. Como os diferentes objetivos, atividades e perfil profissional de cada área. 

Se você quer saber como implementar uma boa estratégia de marketing na sua empresa, confira esse texto do blog: Estratégia de Marketing: o que é e exemplos para atrair clientes