psicologia organizacional

Empreendedorismo digital

O que é psicologia organizacional e principais vantagens!

Descubra como a psicologia organizacional pode ajudar seu negócio.

Marcos Pereira

24/01/2023 | Por Marcos Pereira

A psicologia organizacional é um campo que se dedica a estudar o comportamento humano dentro das empresas. Isso é feito por meio da análise da conduta individual e também da postura das equipes e de líderes de uma instituição.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, encontrar maneiras de desenvolver estratégias práticas para negócios é um dos maiores desafios de empreendedores. E entre os melhores caminhos para isso está o uso da psicologia organizacional.

A cada dia que passa, cada vez mais empreendedores entendem que é fundamental conciliar a busca por lucro com as necessidades de colaboradores por um ambiente de trabalho mais adequado e com relações mais sadias.

Nesse sentido, a psicologia organizacional ajuda a promover a qualidade vida de colaboradores e explorar oportunidades de negócios com mais facilidade. Quer saber mais sobre esse processo e como ele pode ajudar seu negócio? Então, continue lendo este post.

 

Banner versão desktop

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional e do trabalho é uma área da Psicologia que tem como principal foco alinhar os interesses da empresa e as necessidades de colaboradores. Com isso, busca promover qualidade de vida e melhores condições para que as pessoas sejam mais produtivas e eficientes.

A lógica é bastante simples. Quando as pessoas se sentem bem no ambiente de trabalho, produzem mais e com mais qualidade.

Diversos fatores influenciam nisso, como o respeito aos horários de pausa e descanso, segurança no ambiente de trabalho, boas relações entre os colaboradores e gestores, ética profissional, entre outros.

Todos esses elementos, quando devidamente respeitados, aumentam o bem-estar de trabalhadores e criam as condições perfeitas para que tenham um rendimento maior.

E é aí que entra a psicologia organizacional, representada nas empresas pelo setor de RH. Seu papel é criar as condições necessárias para melhorar o ambiente organizacional e estimular a produtividade. Ela ainda atua como um mediador entre os interesses da organização e de colaboradores.

Em quais áreas a psicologia organizacional atua?

O trabalho da psicologia organizacional vai muito além de simplesmente resolver os conflitos internos da empresa. De fato, ele se faz presente em áreas distintas.

Recrutamento e seleção

Quando pensamos no papel de profissionais da Psicologia dentro de um contexto organizacional, logo lembramos do recrutamento e seleção de colaboradores.

Afinal, quem trabalha nesse setor tem conhecimentos necessários para identificar características e potenciais de uma pessoa candidata e avaliar se ela se adequa às vagas disponíveis.

Durante os processos de recrutamento e seleção, profissionais de Psicologia colocam em prática todos os conhecimentos que adquiriu durante sua graduação por meio de:

  • entrevistas;
  • dinâmicas de grupo;
  • provas;
  • testes psicológicos.

Esses métodos possibilitam a reunião de informações suficientes para escolher uma pessoa candidata que melhor se encaixa nas exigências do cargo e na cultura da organização.

Pesquisa de clima organizacional

Uma das ferramentas estratégicas mais importantes para melhorar a gestão de uma empresa é identificar o clima organizacional. Esse processo permite revelar pontos de dificuldade ou insatisfação da equipe, além do alinhamento entre a cultura definida pela empresa e as ações desenvolvidas diariamente.

Compreender como colaboradores se sentem diante das situações da empresa é fundamental para melhorar os pontos negativos e reforçar os positivos. E quanto maior a satisfação, motivação e o engajamento das pessoas, mais produtivo o ambiente de trabalho será.

Testes comportamentais

Outro campo em que a psicologia organizacional pode atuar é na aplicação de testes comportamentais, como o de personalidade.

Eles servem para identificar as principais competências e a personalidade de cada pessoa colaboradora. Dessa maneira, é possível garantir a colocação de profissionais em cargos mais alinhados com suas características.

Avaliação de desempenho

Para que colaboradores e a empresa alcancem os resultados esperados, é muito importante identificar seus pontos fortes e também que precisa de melhoria. E é justamente para isso que servem as avaliações de desempenho.

Realizada de maneira individualizada ou em equipes, a avaliação pode ser utilizada tanto para a seleção de profissionais como para a promoção interna.

Treinamentos e desenvolvimento de pessoal

Outra área de atuação da psicologia organizacional é o treinamento e o desenvolvimento de pessoal, algo que impacta diretamente no sucesso e no desempenho da companhia e a projeta no mercado.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as organizações invistam na capacitação e treinamento de seus funcionários por meio de cursos presenciais e online, palestras, reuniões, entre outras iniciativas.

Análise de cargos e tarefas

Definir os procedimentos, instrumentos, funções e requisitos de cada cargo ou tarefa desenvolvida dentro da empresa é outro campo de atuação da psicologia organizacional.

Os profissionais de Psicologia inda criam instrumentos que facilitam o acompanhamento e análise dos resultados objetivos em cada função.

Por que a psicologia organizacional é importante para sua empresa?

São muitos os benefícios em investir na psicologia organizacional. De cara, ela ajuda a resolver com mais eficiência os problemas e obstáculos do ambiente de trabalho. E essas soluções são construídas de maneira coletiva, com a ajuda de colaboradores.

Além disso, a psicologia organizacional também promove diversas medidas para aprimorar a qualidade de vida das pessoas, como ergonomia, resolução de conflitos e melhoria nas condições de trabalho.

Outro fator importante é que a psicologia organizacional ajuda a mapear a cultura da organização e traçar estratégias para que ela seja reforçada. Isso contribui para a manutenção de um ambiente saudável.

Todos esses fatores ajudam a reduzir a rotatividade da empresa (também chamado de turnover), aumentando a produtividade de colaboradores e reduzindo os custos com novas admissões e afastamentos.

Como implementar a psicologia organizacional em sua empresa?

Para fazer da psicologia organizacional um hábito dentro da organização, é preciso formar uma equipe multidisciplinar, com profissionais da psicologia organizacional e de Recursos Humanos.

Outra opção é contratar uma consultoria externa e realizar os processos sugeridos. Mas é importante lembrar que consultores apenas sugere mudanças — cabe à organização promover ou não a continuidade dessas medidas.

Não importa se a empresa escolhe montar um time interno ou contar com uma consultoria externa. Alguns custos são inevitáveis na hora de colocar em prática as medidas orientadas pelos profissionais da psicologia organizacional. Detalhes como mão de obra, pesquisas e testes precisam ser considerados.

Entretanto, a melhora na qualidade de vida no trabalho e o aumento de produtividade compensam o investimento inicial.

A psicologia organizacional não é um luxo, mas um processo estratégico que pode ajudar você a aprimorar os processos internos e o bem-estar da sua equipe. Com tantas vantagens e benefícios para a organização e colaboradores, ficou mais fácil entender que a psicologia organizacional é fundamental para que empreendedores alcancem seus objetivos e metas.

E, por falar nisso, você sabe como estipular metas e definir objetivos viáveis para seu negócio? Então, não deixe de ler nosso conteúdo e confira 10 dicas práticas para estabelecer metas realistas.

Banner versão desktop