O que é CRM e por que ele pode trazer mais vendas para seu negócio?

Marketing Digital

O que é CRM e por que ele pode trazer mais vendas para seu negócio?

Vender é o objetivo de qualquer negócio. E um sistema CRM pode ajudar o seu negócio a vender mais e melhor. Descubra como!

Marcos Pereira

06/06/2022 | Por Marcos Pereira

Você já ouviu falar de CRM? É um software de automação que gerencia a relação com os clientes, reduzindo custos,aumentando a satisfação do consumidor e gerando vendas.

Se você tem um negócio, sabe que vender é fundamental para que ele continue existindo. Assim, entender as necessidades do cliente e saber se antecipar a seus desejos aumenta as vendas e a eficiência de suas ações.

.Mas tudo isso demanda muito tempo e esforço, algo que pode se transformar em um grande problema caso sua empresa tenha uma lista enorme de prospects e leads para gerenciar.

Nesse sentido, o CRM é a ferramenta ideal otimizar esses processos e desenvolver uma relação mais próxima e saudável com os clientes.

Quer entender o que é CRM, suas vantagens e como escolher a melhor ferramenta para negócio? Então continue lendo este artigo!

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O que é CRM?

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para Gestão do Relacionamento com o Cliente. Como o nome indica, a função desse sistema é gerenciar e aprimorar a relação entre a empresa e seus clientes.

Isso é importante porque o processo de vendas não acontece de maneira linear, com o cliente fechando negócio logo no primeiro contato com a marca. É necessário estabelecer um relacionamento de confiança entre as duas partes.

E é aí que o sistema CRM entra em ação. Ele reúne uma série de estratégias, práticas, políticas e recursos para a gestão, análise e contato com clientes. Desse modo, a empresa consegue acompanhar de perto o processo de vendas e fica mais fácil entender, satisfazer e fidelizar o consumidor.

Como um sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente funciona?

Com um mercado cada vez mais acirrado, acompanhar o público de maneira mais próxima e personalizada é um grande diferencial.

Porém, colocar isso em prática é muito trabalhoso, principalmente em empresas muito grandes, com milhares de clientes. Por isso, é muito interessante contar com um sistema capaz de reunir as informações mais relevantes sobre os prospects.

Cada ferramenta disponível no mercado apresenta suas próprias particularidades. Mas, de maneira geral, um sistema CRM apresenta algumas funcionalidades, como:

  • Cadastrar, rastrear e gerenciar informações sobre os clientes;
  • Automatizar tarefas repetitivas, agilizando o acompanhamento de leads;
  • Criar funis de vendas completos e automatizados para os diferentes segmentos de clientes da marca;
  • Integrar equipes, permitindo que os dados sejam acessados por toda a organização.

Quais as vantagens do CRM?

Até agora, você aprendeu o que é CRM e o que ele pode fazer pelo seu negócio, colocando o cliente em primeiro lugar.

Mas quais são os benefícios reais de implantar um sistema CRM em seu negócio? É o que você verá agora. Listamos cinco benefícios dessa ferramenta:

1. Conhecer melhor o perfil do consumidor

Um dos segredos para o sucesso de qualquer negócio é ter clientes fiéis e satisfeitos. E para alcançar esse resultado, é muito importante conhecer a fundo o perfil e o comportamento do consumidor.

Por meio do CRM, é possível cruzar e analisar diversas informações sobre os leads, identificando com precisão os interesses, necessidades e hábitos de cada lead.

Dessa forma, as equipes de vendas e marketing podem criar abordagens personalizadas e oferecer uma experiência mais agradável para o consumidor.

2. Visão estratégica do negócio

Um sistema CRM permite centralizar as informações sobre os clientes e disponibilizá-las para todas as equipes da empresa.

Além de permitir que qualquer colaborador tenha acesso a esses dados, agilizando a tomada de decisões, ainda oferece aos gestores a chance de acompanhar de perto tudo o que acontece na empresa.

Com uma visão mais ampla e estratégica de todos os processos e ações em desenvolvimento, fica mais fácil identificar soluções para possíveis problemas.

3. Maior produtividade

Toda essa melhora na comunicação e na gestão de processos internos também se traduz em um ganho de produtividade do negócio.

Com um software de CRM, menos tempo é perdido coletando e catalogando informações sobre os clientes. Tudo isso é feito de maneira automatizada.

Dessa forma, os processos ganham mais eficiência e a comunicação entre os diferentes times melhora, otimizando as tarefas realizadas por cada colaborador.

4. Melhoria no relacionamento com os clientes

Como o CRM permite ter acesso a dados mais assertivos e atualizados sobre cada cliente, a comunicação com esse prospect também ganha em eficiência.

Sua marca será capaz de conhecer melhor cada um dos clientes, seus desejos e necessidades em tempo real. Com essas informações em mãos, as conversas com os consumidores serão sempre mais pessoais e relevantes.

5. Aumento de vendas e do ticket médio

Uma consequência direta de um relacionamento mais próximo com os leads é o crescimento de vendas e do ticket médio.

Quando o consumidor sente que uma marca entende seus problemas e possui a solução ideal para suas dores, fica mais inclinado a fechar negócio.

E não é só isso. Uma comunicação mais assertiva e próxima aumenta as chances de o cliente se tornar um consumidor fiel da marca, voltando a fechar negócio.

Como escolher um sistema CRM corretamente?

Decidir qual ferramenta de CRM usar em seu negócio não é uma tarefa banal. Como existem muitas opções no mercado, é importante saber qual delas oferece os recursos indispensáveis para suas necessidades.

De maneira geral, algumas características não podem ficar de fora de um bom CRM. Por isso, ao escolher a melhor ferramenta, confira se ela apresenta os recursos abaixo:

1. Computação na nuvem

A computação na nuvem está revolucionando os serviços digitais. É possível ter acesso a plataformas e serviços de qualquer dispositivo por meio da internet.

E isso é ainda mais essencial em um sistema CRM, permitindo que todas as informações dos clientes estejam sempre seguras e integradas.e prontas para serem acessadas a qualquer momento.

2. Automação de tarefas

Um sistema CRM permite automatizar algumas tarefas repetitivas que antes deveriam ser feitas manualmente. Isso garante mais tempo para que os profissionais se dediquem ao que realmente importa.

3. Integração com outros serviços

Hoje em dia, até mesmo pequenas fazem uso de uma série de serviços e plataformas digitais, seja para a gestão de redes sociais, captura de leads e disparo de email. 

Nesse sentido, é muito importante que o CRM escolhido trabalhe de forma integrada com os sistemas que a empresa mais utiliza, garantido um processos mais ágeis e informações sempre atualizadas.

4 sistemas CRMs para você conhecer

Agora que você já conhece as principais funcionalidades de um CRM e as características que não podem faltar, precisa conhecer as soluções mais famosas do mercado.

Preparamos uma lista com alguns dos mais usados:

1. Salesforce

O CRM da Salesforce é um dos mais utilizados do mundo. Por isso, é a melhor opção para quem procura um sistema seguro e robusto.

Um dos maiores diferenciais do Salesforce é a possibilidade de escalar a ferramenta conforme seu negócio cresce.

Para usar o serviço, é necessário adquirir uma licença, cujo preço varia entre 25 e 75 dólares/mês.

2. RD Station

A Resultados Digitais é uma das maiores empresas de automação de marketing da América Latina e possui um serviço de CRM próprio, o RD Station CRM.

Com um plano gratuito sem limite de contatos ou cadastros, essa ferramenta está totalmente em português e apresenta uma interface fácil de usar

E além do plano gratuito, existe uma licença de R$ 39,90 por usuário/mês que garante integração total com os outros serviços do RD Station.

3. Hubspot CRM

A Hubspot é um dos maiores nomes no setor de marketing digital, oferecendo diversos produtos e ferramentas de automação. E uma delas é o Hubspot CRM.

Ideal para pequenos e médios negócios, a ferramenta conta com diversos recursos poderosos, como gestão de funil de vendas, rastreamento das interações com os leads, centralização de informações e uma função de chat em tempo real.

E o melhor de tudo é que o Hubspot CRM é 100% gratuito.

4. CRM High Sales

O sistema CRM da agência de marketing digital High Sales, apresenta todos os recursos necessários para o  bom funcionamento de um CRM para vendas. Ele elimina as planilhas e papéis, oferecendo resultado e informações precisas.

O sistema CRM Hight Sales conta com diversas funções, como:

  • Funil de vendas personalizados para organizar melhor os fluxos de vendas e o nível de interesse de compra dos leads;
  • Integração com o Google Agenda, facilitando o agendamento de reuniões, telefonemas, visitas e prospecções;
  • Disparo automático de e-mails para os leads cadastrados e funções de fluxo de nutrição;
  • Dados e relatórios completos sobre as vendas com o CRM.

A licença de uso do software CRM High Sales custa a partir de R$ 49,90 por usuário/mês.

Aumente as vendas com um sitema de Gestão do Relacionamento com o Cliente

O CRM é um serviço que permite centralizar todas as informações de um negócio, integrando setores, agilizando processos e aproximando a marca de seus clientes.

Como resultado, a empresa ganha mais produtividade, assertividade em suas ações e ainda fideliza consumidores com muito mais facilidade.

Na hora de escolher a melhor ferramenta de CRM, não se esqueça das dicas que apresentamos neste artigo! Mas não é apenas isso que a tecnologia tem a oferecer para seu negócio. Confira nosso artigo com as melhores ferramentas de automação do mercado.


Este post foi originalmente escrito em setembro de 2019 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.