Comportamento do consumidor digital: do lado esquerdo, uma mulher com um celular nas mãos representando uma consumidora. Do lado direito, um celular com um ícone que representa um produto digital e um cifrão mostrando que a compra está sendo feita pela internet.

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Conheça o comportamento do consumidor digital e saiba como fechar negócios

Veja como se adaptar à nova realidade dos clientes em potencial.

Hotmart

26/03/2019 | Por Hotmart

O que veremos nesse post:

Definir o comportamento do consumidor digital nem sempre é uma tarefa simples. Isso porque, conduzido pelos conceitos do consumismo, da inovação e dos mais modernos recursos tecnológicos, as mudanças em suas preferências se transformam em uma velocidade cada vez maior.

Além das inúmeras facilidades concedidas aos usuários, também é possível observarmos uma grande quantidade de negócios surgirem no ambiente online.

E, embora a concorrência tenha aumentado, a internet tem sido responsável por um fenômeno crescente, isto é, consumidores mais exigentes em relação ao produto ou serviço adquirido.

Ficou interessado no assunto?

Então, continue a leitura e confira como fechar novos negócios considerando o atual comportamento do consumidor digital!

Qual o perfil do consumidor digital?

Que a internet modificou completamente o comportamento do consumidor não há a menor dúvida. Além de contribuir para que ele resolva tudo de maneira online e de facilitar suas pesquisas e buscas pela melhor opção de compra, a ferramenta permite que o cliente receba o produto escolhido em sua residência, seu trabalho ou onde preferir.

Com a ampliação da mobilidade, o desenvolvimento de sistemas mais intuitivos e a evolução dos aparelhos celulares para minicomputadores, hoje não é mais preciso ir até os pontos de vendas fixos para conferir as promoções ou adquirir um produto — basta acessar o site da loja por meio de um clique.

Dessa forma, o aspecto mais marcante no perfil do consumidor digital é que ele se tornou muito mais poderoso.

Isso significa que ele pode avaliar produtos, criar conteúdos, compartilhar suas experiências de compra e, ainda, promover marcas, ideias e serviços. Inclusive, essas opiniões podem influenciar as escolhas de outras pessoas.

É muito comum, por exemplo, os usuários publicarem suas impressões sobre determinada loja ou produto em redes sociais, blogs ou fóruns — principalmente se a vivência foi de cunho negativo, como um defeito na mercadoria ou problema na entrega.

Por outro lado, assim como os consumidores mantêm uma interação próxima e imediata entre si, eles esperam que as lojas também dediquem atenção e cuidado com o público.

Isso inclui esclarecer suas dúvidas rapidamente e, se possível, no mesmo instante em que as questões forem apresentadas.

Enfim, o universo online realmente modificou o comportamento do consumidor. Nesse contexto, as marcas precisam se adaptar a essa nova realidade e identificar a maneira mais adequada de posicionar seus produtos ou serviços no meio digital.

Sim, o cliente está mais atento, exigente e participativo. Portanto, mais que um mecanismo de busca, a internet tem sido considerada uma excelente ferramenta de compartilhamento de informações, experiências e avaliações.

Quais são as principais características do consumidor digital?

Assim como o perfil do consumidor se transformou, seu comportamento tem apresentado alguns atributos peculiares devido às inúmeras mudanças ocorridas nos hábitos de consumo das pessoas e na maneira como os clientes se relacionam com as marcas.

Por estarmos inseridos em um ambiente tecnológico e que disponibiliza diversas facilidades aos usuários, algumas características específicas podem ser observadas no consumidor digital.

Confira na sequência!

Interativo

O alcance às informações nunca foi tão simples e rápido como hoje.

Diante de um acesso tão facilitado, o consumidor passou a ser um buscador contínuo, isto é, alguém que está sempre em busca das melhores opções de consumo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso significa que, ao contrário dos estabelecimentos físicos, os limites de horários de funcionamento não existem. Afinal, por meio da interatividade, os usuários podem continuar acessando sites, e-commerces e redes sociais das lojas quando quiserem.

Investigativo

O cliente não procura apenas descobrir informações como preços, condições de pagamento e detalhes do produto — ele realiza uma verdadeira investigação sobre o item desejado antes de fechar uma compra.

Isso acontece devido ao maior nível de exigência e curiosidade do consumidor e, claro, ao acesso facilitado e imediato dos resultados de buscas que permitem que os clientes baseiem suas escolhas nas experiências de outras pessoas.

Exigente

Diante de tantas opções disponíveis no mercado e devido a uma procura por um consumo mais consciente, é cada vez mais fácil perceber que uma das principais características do consumidor digital é seu elevado grau de exigência.

E ainda que algumas marcas considerem esse atributo um defeito, é por meio desse comportamento que os clientes conseguem identificar as melhores opções oferecidas pelas lojas de maneira on e offline.

Assim sendo, é importante ressaltar que, ao encontrar um estabelecimento que proporcione uma boa experiência, o consumidor tende a criar um relacionamento com a marca.

Independente

Por fim, a independência do consumidor para efetivar suas compras é outro ponto que merece destaque.

Devido aos inúmeros aplicativos que não param de surgir no mercado, os usuários têm conquistado maior autonomia para realizar suas escolhas no momento que quiserem.

Portanto, mais do que nunca, o poder está em suas mãos.

Como vender para o consumidor digital?

Considerando o comportamento do consumidor digital e as suas principais características, como identificar a forma mais apropriada de oferecer os produtos a ele?

Em primeiro lugar, é preciso entender e se adaptar a essa nova realidade. Esse é o grande desafio da era digital.

Assim, não basta que uma marca esteja na internet, é necessário que ela tenha uma presença online forte, consistente e capaz de gerar engajamento entre os clientes e ela. Afinal de contas, mais do que ser encontrado facilmente, é fundamental ser lembrado, principalmente devido à capacidade de proporcionar uma ótima experiência ao usuário.

A seguir, acompanhe maneiras eficientes de se destacar entre a concorrência, conquistar a preferência do consumidor e aumentar suas vendas.

Utilizar bons conteúdos no meio digital

Uma das etapas mais importantes no processo de conquista do consumidor digital é oferecer um conteúdo de qualidade a ele.

Isso significa que é preciso identificar as reais necessidades e níveis de interesse dos usuários e disponibilizar essas informações de uma maneira atrativa e interessante.

Além disso, essa etapa deve ser colocada em prática o mais rápido possível, pois quanto mais tempo passar, maiores serão as chances do seu negócio perder o cliente para um concorrente que mantenha uma comunicação mais ágil, objetiva e eficaz.

Manter atualização constante do seu portfólio

Assim como a moda, a economia e o cenário político sofrem mudanças de maneira constante, as necessidades dos consumidores também se modificam. Dessa forma, é preciso manter atualização contínua dos produtos produzidos e/ou oferecidos pela sua marca.

Para tanto, é crucial identificar preferências, necessidades e desejos do seu público-alvo, bem como manter-se atualizado sobre inovações, tendências e novidades tecnológicas disponíveis no mercado.

Investir em segmentação para atingir nichos diferenciados

O consumidor digital valoriza muito as marcas que se posicionam, afinal, em um universo cada vez mais competitivo, quem não consegue se destacar no mercado corre o risco de ser esquecido pelo público.

Considerando esse cenário, uma solução eficiente é investir em estratégias de segmentação de campanhas para atingir diferentes nichos e, assim, posicionar sua marca como um negócio bem-sucedido.

Pronto para colocar as dicas em prática?

Como você pode ver, analisar e entender o comportamento do consumidor digital é essencial para os negócios que buscam manter um relacionamento próximo ao cliente, oferecer um produto ou serviço competitivo e ainda proporcionar uma ótima experiência de compra aos usuários.

Logo, não deixe de colocar em prática as sugestões acima e mantenha um excelente posicionamento no mercado.

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