Como hospedar um site: guia para iniciantes

Primeiros passos

Como hospedar um site: guia para iniciantes

Aprenda como hospder um site em quatro passos simples para você começar ainda hoje!

Hotmart

12/04/2023 | Por Hotmart

Se você já percebeu que precisa de um site pode ter esbarrado em um obstáculo: como hospedar um site para que disponibilizá-lo na internet?

No geral, sabe-se que é preciso arrumar um endereço personalizado com o nome para o site e é preciso colocá-lo em um servidor para que ele seja acessível, mas por onde começar e como fazer que é mais difícil

Por isso, preparemos esse guia para iniciantes. Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas como você, que já sabem que precisam de um site para divulgar seu trabalho ou negócio na internet, mas tem dúvidas sobre tudo que é necessário para ter um site publicado na internet.

Mesmo que não seja você que vá fazer toda a parte técnica de desenvolvimento, continue aqui comigo, porque as decisões relacionadas à hospedagem podem afetar diretamente os resultados do seu negócio.

 

Banner versão desktop

O que é um domínio?

Basicamente, o domínio é a parte principal do endereço de um site, todas as páginas têm essa parte em comum em seu endereço.

Por exemplo, se você quiser fazer uma pesquisa na internet, basta digitar na barra de navegação www.google.com.br para acessar o site do Google.

Da mesma forma o seu site precisa de um domínio, algo como www.seunegocio.com.br para ser acessível na internet.

Os endereços de domínio são alugados por tempo determinado em registradores como o registro.br ou GoDaddy.

Ter um domínio é essencial para hospedar o seu site na internet.

Se você ainda não tem um, pode pesquisar nos dois registradores mencionados e também, neste artigo, eu vou apresentar uma outra solução.

O que é um servidor de hospedagem?

Para que as pessoas possam visitar a sua casa, não basta ter um endereço. É preciso que a sua residência seja construída em um terreno acessível.

No mundo dos sites não é diferente.

Além de um domínio, você vai precisar de um servidor de hospedagem. 

O servidor de hospedagem é um computador (bem mais potente que o seu computador pessoal) que fica ligado ininterruptamente e permite que suas páginas sejam amplamente acessíveis na internet.

Assim como o domínio, o servidor pode ser alugado através de uma assinatura em um serviço de hospedagem. 

Ou você pode construir seu próprio servidor local (o que não é recomendado pois exige máquinas mais potentes e com mais recursos para garantir a estabilidade e segurança do seu site).

Como hospedar seu site

Hospedar um site pode parecer um bicho de sete cabeças se você não tem muito conhecimento técnico.

E está tudo bem achar isso. Por isso, quebramos esse processo em 4 passos simples para descomplicá-lo.

1. Escolha o tipo de hospedagem ideal para seu negócio

Você pode ter um servidor local, montado por você mesmo ou sua equipe. Mas, dessa forma, você precisaria de um computador muito potente e teria que se preocupar com mais coisas.

Como a ideia é simplificar e descomplicar o processo, o ideal é contratar um serviço de hospedagem.

Eles são divididos em três tipos:

Servidor compartilhado

Esse é o tipo mais popular de hospedagem e a melhor opção para quem está começando, não tem um volume alto de tráfego e não precisa de recursos muito avançados.

O servidor compartilhado divide o espaço e os recursos disponíveis entre diversos usuários (cada um com a sua conta e acessos separados), o que faz com que o custo operacional seja reduzido e você possa pagar mais barato.

Ele é ideal para começar e conforme seu negócio for crescendo e o tráfego do seu site aumentar, você pode mudar para um tipo de hospedagem mais robusta.

Servidor dedicado

Do outro lado da escala, está o servidor dedicado. 

Ele é ideal para sites que recebem um volume muito muito alto de tráfego e precisam de uma estrutura mais robusta e complexa.

Nesse tipo de hospedagem, todos os recursos operacionais são dedicados a um único usuário, o que permite configurações mais avançadas e garante estabilidade em picos muito grandes de tráfego.

Por outro lado, como se trata de uma estrutura mais robusta para apenas um usuário, o custo tende a ser mais alto do que o servidor compartilhado.

VPS (Virtual Private Server)

Essa é uma opção intermediária que une a independência do servidor dedicado com a distribuição de recursos do servidor compartilhado.

No VPS, o servidor físico é dividido em compartimentos independentes com seus próprios recursos de forma virtual. 

Ou seja, na prática continua sendo uma máquina só, mas cada site é hospedado em um compartimento diferente, com seus próprios recursos dedicados.

A hospedagem em nuvem (ou cloud hosting) funciona dessa forma.

Em questão de custo, as assinaturas desse tipo de serviço geralmente são mais caras que os servidores compartilhados e mais baratas que os servidores dedicados.

2. Escolha um provedor de hospedagem

Sabendo qual tipo de hospedagem o seu site precisa (compartilhada, dedicada ou VPS) fica mais fácil escolher um provedor.

Com uma busca rápida no Google por “hospedagem de site”, você vai encontrar diversas opções como Hostinger, HostGator, GoDaddy… Mas como saber qual é a melhor opção?

A plataforma que você escolher pode impactar em aspectos importantes do seu site como segurança, disponibilidade e estabilidade. 

Por isso, é importante avaliar alguns pontos na hora de escolher o serviço.

Disponibilidade

Esse é um dos requisitos mais críticos a se analisar. 

A disponibilidade significa que seu site, uma vez que publicado na internet e não seja removido, estará acessível sempre que alguém tentar visitá-lo. 

Plataformas que oferecem serviços instáveis prejudicam a disponibilidade do seu site e, como consequência, você pode acabar perdendo potenciais clientes e vendas.

Largura de banda

É a quantidade de dados que o servidor consegue enviar para os visitantes dentro de um período de tempo. 

Isso impacta diretamente na velocidade de carregamento do seu site. Quanto mais pesado ele for (mais informações, imagens, vídeos) e menor for a largura de banda, mais tempo demora para que ele carregue completamente para o visitante – que impacta diretamente na performance e pode colocar todo o trabalho de SEO a perder.

Facilidade de uso

Algumas plataformas podem até ser mais baratas, mas se elas são complicadas de mexer, as telas não são muito intuitivas, você pode acabar tendo problemas que vão atrasar as etapas do seu projeto ou comprometer o resultado final do seu site.

Suporte

Como o site é algo muito importante para qualquer tipo de negócio, na hora que você tiver algum problema, a primeira coisa que você vai querer é um atendimento rápido e de qualidade. Por isso, é importante pesquisar sobre o suporte do provedor de hospedagem antes de contratá-lo.

Analisando esses critérios, você pode tomar uma decisão mais informada sobre qual plataforma assinar e qual opção de plano é melhor para o seu site. 

3. Vincule o seu domínio próprio com o servidor

Agora nós começamos a entrar na parte mais técnica do processo.

Se você adquiriu um domínio por meio de um registrador e não diretamente com a plataforma de hospedagem (alguns serviços inclusive oferecem domínio gratuito junto com a hospedagem), você precisa conectar as duas coisas.

Essa etapa seria como colocar a placa no terreno para indicar que aquele é o endereço do local.

O serviço de hospedagem que você contratou deve fornecer tutoriais específicos para a vinculação de domínio externo, é só seguir os passos indicados ou entrar em contato com os canais de suporte fornecidos pela contratada caso tenha alguma dificuldade nessa etapa.

4. Hospede seu site

  • Domínio registrado 
  • Hospedagem contratada 
  • Vinculação entre domínio e hospedagem feita 

Agora é o momento de fazer a hospedagem do seu site. 

Cada serviço tem o seu próprio processo e tutoriais que vão te auxiliar a executar o que é necessário.

Mas em linhas gerais essa etapa consiste em mover os arquivos do seu site para o servidor (caso ele tenha sido codificado linha por linha na mão) ou fazer a instalação de um CMS (serviço de gerenciamento de conteúdo), como o WordPress, no seu servidor e criar o seu conteúdo lá dentro. 

Crie suas páginas agora!

Agora você já sabe como hospedar um site!

A hospedagem é uma etapa essencial para que as pessoas possam visitar o seu site e descobrir mais sobre o seu negócio.

E por isso na hora de decidir qual tipo de serviço contratar, você deve levar em consideração questões como disponibilidade do servidor, largura de banda e o suporte oferecido.

Mas como você viu, esse processo não é um bicho de sete cabeças e atualmente existem serviços muito bons e fáceis de usar.

Inclusive, alguns possibilitam a criação e publicação do seu site sem mesmo que você precise lidar com a parte de hospedagem.

E você pode deixar o processo de criação de páginas ainda mais fácil com o Criador de Páginas da Hotmart! Com ele, você cria e publica suas páginas mesmo sem saber nada de programação e design.

Isso porque ele oferece modelos prontos testados no mercado e validados por especialistas para você só ajustar e deixar com a cara do seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso Criador de Páginas? É só clicar na imagem abaixo. 

Banner versão desktop