Como divulgar meu trabalho: dicas para conquistar mais clientes!

Carreira no mundo digital

Como divulgar meu trabalho: dicas para conquistar mais clientes!

Saber como divulgar seu trabalho é entender quais são as estratégias necessárias para construir oportunidades profissionais futuras a partir do compartilhamento do que você já realizou em experiências anteriores.

Guest

20/11/2022 | Por Guest

Não são só freelancers que enfrentam dificuldades para conquistar novos clientes. Todas as empresas, em algum momento, percebem que precisam investir em marketing para atingir novas pessoas. Entretanto, há algumas particularidades na vida do profissional autônomo que fazem com que aprender como divulgar seu trabalho por conta própria seja tão fundamental.

A primeira é a limitação orçamentária. Contratar alguém para promover o que você faz provavelmente está fora de cogitação, pelo menos em um primeiro momento.

A segunda é que o seu produto está intimamente ligado a sua expertise, o que faz com que, construir uma marca pessoal seja, acima de tudo, conquistar autoridade dentro da área em que atua.

Hoje, mostraremos como contornar essas limitações e alavancar a sua carreira.

Pronto? Então vamos lá!

Como encontrar seu público na internet?

Para um freelancer não há nada mais importante do que autoridade. É sobre a expertise que possui que ele construirá um personal branding, uma marca que o torna instantaneamente associado aquilo que faz.

Mais ou menos como acontece com um influenciador digital, o profissional autônomo precisa cativar uma audiência interessada no que ele tem a dizer e, para isso, deve definir um nicho de atuação em que possa se destacar.

Muitas pessoas fazem exatamente o mesmo que você. É a sua experiência de vida, formação e foco que diferenciam os serviços que pode prestar para os seus clientes.

O primeiro passo para encontrar seu público na internet, portanto, é defini-lo.

  • Quem é o seu cliente ideal e por que só você pode entregar para ele grandes resultados?
  • Qual é a sua proposta de valor para esse cliente e como conseguirá mostrá-la para ele?
  • Que canais ele utiliza e com que frequência e como entrar em contato?

A resposta para essas perguntas permitirá que você crie uma persona. Ela será o arquétipo de cliente ideal que norteará a sua produção de conteúdo e ajudará você a identificar em que canais precisa estar presente para conquistar mais clientes.

Onde divulgar o seu trabalho na internet?

 

Banner versão desktop

A internet é um ótimo espaço para autopromoção ao divulgar o que você faz para qualquer nicho que seja mesmo sem gastar dinheiro. Por isso, marcar presença nas redes sociais e em outros canais online é o jeito certo de chegar a sua persona.

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você conseguirá trabalhar simultaneamente para contornar as duas limitações que mencionamos no início deste texto e construirá autoridade sem precisar investir na contratação de uma equipe.

Produzindo materiais voltados para o seu público-alvo e os publicando na web, você consolida a imagem de alguém que sabe muito bem do que está falando e que vai entregar um trabalho de excelência para os clientes.

Confira alguns dos canais em que você pode divulgar seus trabalhos!

Facebook

Ainda não tem uma página no Facebook e compartilha tudo o que produz na sua timeline? É hora de mudar isso.

Com uma página você terá acesso a muito mais informação sobre quem clica e visualiza as suas postagens e essas informações servirão para consolidar a persona que você traçou para o seu negócio e para produzir materiais ainda melhores.

Na sua página, você conseguirá compartilhar vídeos, fotos, eventos de que participará e todos os seus contatos profissionais.

Esse cartão de visitas servirá não só para que os clientes consumam suas peças, mas também para que consigam entrar em contato com você com apenas alguns cliques.

Twitter

O Twitter é um excelente espaço para divulgar os conteúdos que você produz.

Você pode automatizar as suas interações na rede social para publicar um link para o seu blog sempre que fizer uma postagem.

Apenas não se esqueça de utilizá-lo também para falar sobre os assuntos que comenta por lá e seguir outras pessoas da área. Assim, dá para criar um bom networking e divulgar os seus materiais por essa rede social.

Pinterest

Produz conteúdos visuais ou coleta ideias pela internet que têm a ver com o seu trabalho?

Criar um board público no Pinterest vai fazer com que você seja notado por usuários do nicho que pretende atingir.

O site é bastante usado por quem busca ideias visuais e, se esse é o seu público, ter um perfil por lá será um diferencial.

LinkedIn

LinkedIn é o maior site de profissionais do mundo e é por lá que eles se encontram para trocar experiências, divulgar oportunidades de trabalho e mostrar que são especialistas no que fazem.

Produzir conteúdo para o LinkedIn Pulse é uma maneira de fazer suas publicações chegarem a outros membros do seu negócio e a quem faz parte das redes deles.

Instagram

Hoje, o Instagram é um daqueles aplicativos que são utilizados todos os dias.

Muito mais do que um lugar para compartilhar fotografias com os amigos, ele se tornou uma rede em que é possível divulgar conteúdos profissionais e obter estatísticas precisas sobre quem interagiu com seus conteúdos.

Com um perfil empresarial, você consegue até adicionar um call to action na sua página, chamando os seguidores para entrar em contato e fazer um orçamento.

Blog pessoal

É no seu blog pessoal que os conteúdos que você produz irão brilhar.

Por lá, você conseguirá mostrar cases de outros clientes, as soluções que domina e oferece aos seus consumidores e poderá educar a sua persona até que ela esteja pronta para fechar negócio.

Utilizando recursos como o Keywordtool.io, faça um planejamento das palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes em potencial e comece a pensar nos assuntos sobre os quais pode escrever.

Google e Facebook Ads

Para atingir ainda mais pessoas, considere adquirir anúncios pelo Google Ads ou Facebook Ads. Quando bem segmentados, eles garantem que suas publicações cheguem às pessoas que enfrentam os problemas que você pode resolver e aumentam o alcance do seu site ou post na rede social.

Essas ferramentas são excelentes para construir uma audiência interessada nas suas ofertas e que está a poucos passos de se tornar cliente.

Redes sociais são espaços de nicho, então lembre-se: é preciso dominar pelo menos uma delas e não há necessidade de ter um perfil em todas. Sempre haverá aquela que traz mais retornos para o seu negócio e é nela que deve se concentrar.

Investir tempo e esforços na construção de uma presença digital sólida é fundamental para divulgar sua carreira. Por isso, tire um tempo para planejar e desenvolver ações online que demonstrem a sua expertise e verá que elas são o suficiente para colocá-lo em contato com muitas pessoas interessadas em contratar seus serviços.

Gostou deste conteúdo? Quer continuar aprendendo como divulgar seu trabalho para conquistar clientes? Confira a bíblia dos blogueiros, com tudo o que você precisa saber para ter sucesso com seu blog.

Banner versão desktop