Como conhecer suas leads melhor em 5 passos

Como conhecer suas leads

“Você sabe com quem está falando?”.

Pode parecer que eu estou dando uma “carteirada”, mas calma. Não é nada disso.

Essa frase normalmente é associada a uma tentativa de demonstração de poder ou “status”, por isso virou sinônimo de arrogância.

Mas ela também tem um outro significado que é fundamental para quem tem uma estratégia digital e quer ter um negócio de sucesso.

Você, de fato, sabe com quem está falando?

Para construir uma relação com seu público é fundamental saber quem essas pessoas são — e o que elas querem.

E não, você não precisa entender cada uma delas individualmente.

Neste artigo eu vou mostrar como conhecer suas leads melhor e por que isso vai mudar de vez a forma como você se comunica com elas.

Vamos lá?

Como conhecer suas leads em 5 passos

Como eu te falei, você não precisa conhecer cada lead, uma por uma…

Imagine que você já captou 50 mil leads, por exemplo, e precisa  buscar informações pessoais de todas elas? 

Simplesmente inviável.

Mas, seguindo algumas práticas, é possível conhecer suas leads melhor (sejam elas 10 ou 10 mil). 

E para te mostrar como isso é possível, eu separei aqui nesse tópico uma lista com 5 passos de como conhecer as suas leads melhor. 

Começando por…

1- Analise seus dados

“Felipe, achamos que você pode gostar deste título”.

Quando a Netflix envia essa mensagem, ela não está tentando adivinhar o que eu posso querer assistir a seguir.

Ela sabe exatamente quais os tipos de programas que podem despertar o meu interesse e ganhar a minha atenção.

Como?

Usando os dados que eu mesmo forneço frequentemente enquanto assisto a alguns dos  programas disponíveis no catálogo para me indicar outro que seja semelhante.

E você não precisa ser uma empresa bilionária para usar os dados que suas leads ou seus clientes fornecem a seu favor.

Você pode começar analisando:

  • quais emails têm a melhor performance?
  • que dia/horário esses emails foram enviados?
  • como era o título desses emails?

Essas informações vão te mostrar, inicialmente:

  • quando suas leads preferem receber um contato;
  • qual assunto desperta o interesse delas.

2- Seja direto e envie pesquisas

Ser direto e ir atrás da informação de maneira ativa é sempre uma boa opção.

Para algumas pessoas essa abordagem pode parecer extrema. Mas, sinceramente, a melhor maneira de saber o que uma pessoa quer é perguntando diretamente para ela.

Não tenha medo de enviar pesquisas por email para descobrir quais são os interesses da sua lead e quais são as dores dela em relação ao seu segmento.

3- Faça testes A/B

O teste A/B é um excelente aliado na hora de conhecer melhor as suas leads.

Essa metodologia é frequentemente usada na otimização de landing pages. Ela permite que você descubra com precisão qual variação de uma página traz mais resultados para o seu negócio, sem ficar preso em achismos.

Basicamente, você publica duas páginas com apenas um elemento diferente. Pode ser a cor da página, por exemplo.

Assim, você descobre qual das duas cores analisadas apresenta um resultado melhor.

Diferente de uma pesquisa em que você pergunta a opinião das pessoas, no teste A/B, você analisa o comportamento delas.

Uma pessoa pode falar uma coisa (opinião) e fazer outra (comportamento).

E o que vale para o seu negócio não é o que seu cliente fala que vai comprar ou não, mas como ele se comporta quando chega na sua página de vendas.

4- Preste atenção nas redes sociais

Tem um perfil no Instagram para o seu negócio? Ou uma página no Facebook?

Se ainda não tem, considere criar agora mesmo.

Prestar atenção ao que seu público está fazendo nas redes sociais vai ajudar a conhecer ainda mais suas leads e entender o tipo de conteúdo que elas querem ver.

Sabendo com o que os seguidores estão interagindo e que tipo de informação eles procuram, vai ser mais fácil estabelecer uma conexão com eles em outros canais, como newsletter ou até uma página de vendas.

5- Segmente suas listas

Esse é um exercício que vai te obrigar a conhecer melhor suas leads.

Segmentar suas listas significa separar seu público em categorias diferentes. Assim fica mais fácil planejar e executar uma campanha de email marketing eficiente.

Você pode dividir os seus contatos de acordo com a forma que eles conheceram seu negócio. Foi por meio de um material que foi baixado na sua página? Ou já na primeira compra?

Essas duas pessoas com certeza têm interesses diferentes e precisam de uma comunicação diferente.

Ao segmentar suas listas você mostra que compreende que, por trás de cada comentário ou interação, existe uma pessoa de verdade.

E isso vai fazer com que você envie a mensagem certa para a pessoa certa.

Como o Klicksend pode me ajudar?

Até aqui eu  te mostrei como conhecer suas leads melhor e como a segmentação das suas listas é um exercício fundamental para isso.

Mas sem uma ferramenta específica, tudo fica mais complicado.

O Klicksend é um serviço de email marketing feito para transformar suas leads em novos clientes. Com ele é possível criar campanhas de email marketing automatizadas de maneira rápida e simples.

Entre várias funcionalidades, ele oferece a segmentação usando a marcação com tags.

Mas o que são tags?

Tags são etiquetas que você coloca virtualmente nas pessoas da sua lista de contatos e que permitem que você as use como critério de segmentação.

Com essas “etiquetas” você identifica quem é o usuário e quais ofertas e conteúdos podem ser oferecidos para ele. 

Então, ao enviar um email, você seleciona o público que receberá a mensagem através das tags escolhidas. 

Apenas as pessoas marcadas com as tags que você selecionou receberão a mensagem. Dá para enviar o mesmo email para várias tags.

Com isso, podem ser enviados conteúdos mais específicos para o seu público, baseados no comportamento do seu cliente ou potencial cliente.

Além disso, é possível criar inúmeras tags. Realmente não existe um limite. E a mesma lead pode estar em mais de uma tag.

Para saber mais sobre o Klicksend e como ele pode ajudar o seu negócio, é só clicar no botão abaixo: 

Quero saber mais sobre o Klicksend

Conclusão

Saber com quem está falando é a única forma de ter uma estratégia digital de sucesso.

Só assim você vai conseguir entender as dúvidas que o seu público têm e de que maneira o seu negócio pode ser a resposta que ele procura.

Que tal começar a colocar esses passos em prática para conhecer suas leads melhor? Conta para mim nos comentários por onde pretende iniciar!

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Sobre o Autor

Olá! Meu nome é Felipe e faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Sou formado em jornalismo multimídia e apaixonado por escrita criativa. Não consigo ficar um dia sequer sem escutar música (inclusive me ajuda na hora de escrever), mas não toco nenhum instrumento — e canto muito mal. Aprendi a nadar com 30 anos (nunca é tarde!) e acredito que um bom título tem o poder de mudar tudo.