explorar do Instagram

Marketing Digital

8 dicas de como aparecer no explorar do Instagram

O explorar do Instagram é um espaço de bastante destaque e visibilidade. Ter o seu conteúdo lá te ajuda a ampliar o alcance de suas publicações para além dos seus seguidores.

Hotmart

24/04/2023 | Por Hotmart

O explorar do Instagram é um espaço de bastante destaque. Conseguir colocar o seu conteúdo lá é certamente uma forma de aumentar a sua audiência, fazendo com que o alcance ultrapasse os seus seguidores.

Isso porque essa é uma área que coloca o seu conteúdo em uma posição de destaque para pessoas que ainda não te seguem, mas que têm interesse no que você fala, pessoas que podem se tornar clientes valiosos para o seu negócio.

Quer saber como fazer com que seu conteúdo apareça por lá? A gente te explica!

Além de ver 8 dicas de como aparecer no explorar do Instagram, você ainda vai descobrir como o conteúdo é escolhido para aparecer nessa seção do aplicativo e por que você deve investir nesse recurso.

 

Banner versão desktop

O que é o explorar do Instagram?

O explorar é uma guia, uma seção do aplicativo do Instagram para os usuários descobrirem novos conteúdos e perfis relacionados ao que eles curtem.

Ela é aquela lupa que fica entre o botão da tela inicial e o de adicionar uma nova foto ao feed.

Quando o usuário clica nessa lupa, aparece no topo a opção de fazer uma pesquisa, algumas categorias de conteúdo e logo abaixo várias publicações semelhantes às que ele interagiu mais nos últimos dias.

Mas, além disso, se o usuário fizer uma busca, ele pode filtrar por principais, contas, tags e locais.

E o legal disso é que as opções de tags e locais colocam o usuário em contato com conteúdos diferentes dos perfis que ele já segue, mas que estão alinhados com a busca e os interesses dele.

Essa parte da busca funciona praticamente como uma extensão do explorar.

Por que investir no explorar do Instagram?

O explorar não foi feito para o perfil da sua empresa ganhar milhares de seguidores e aumentar o engajamento na plataforma de uma hora para a outra.

A grande vantagem dele é que é uma forma orgânica do Instagram promover o seu negócio para pessoas potencialmente interessadas nele.

Isso porque o explorar de cada usuário é único. 

O algoritmo da ferramenta seleciona o que vai aparecer nesse espaço de acordo com as publicações e perfis que a pessoa segue e interage.

Dessa forma, por exemplo, se você é do nicho de alimentação saudável, uma publicação sua pode aparecer nessa seção para pessoas que têm pesquisado, seguido e curtido perfis sobre dietas, mesmo que ela não te siga.

Se o seu conteúdo for bom, as chances são que o usuário pode se interessar em ver outros posts e saber mais sobre o seu negócio.

No final das contas, você deveria investir nesse recurso porque é uma forma de aproveitar algo que você já faz ou deveria fazer, que é publicar conteúdo no Instagram, para conseguir de forma orgânica novos potenciais clientes para o seu negócio.

Como é escolhido o conteúdo que aparece no explorar do Instagram?

O explorar do Instagram de cada usuário é único porque depende dos interesses dele e daquilo que ele interage na rede social.

No seu site, o próprio Instagram afirma que “as publicações são selecionadas automaticamente com base em parâmetros como as pessoas que você segue ou as publicações que você curte”.

Ou seja, o conteúdo que vai aparecer no explorar é baseado:

  • nas contas que você segue;
  • nas contas que você interagiu (não necessariamente segue);
  • no que você curtiu recentemente;
  • e no que você salvou.

Como aparecer no explorar do Instagram: 8 dicas essenciais

Não tem como garantir que suas publicações vão aparecer no explorar do Instagram e nem para quem isso vai acontecer.

Até porque esse recurso é totalmente dependente do comportamento do usuário.

Mas as 8 dicas que você verá nas próximas linhas definitivamente podem aumentar as chances do seu negócio se beneficiar com o explorar.

Olha só: 

1. Tenha um perfil comercial

Primeiramente, se você tem uma empresa, a conta dela no Instagram deve ser um perfil comercial. Não tem nem o que discutir.

Pois esse tipo de perfil oferece mais possibilidades de crescimento e funcionalidades exclusivas, como a criação de anúncios e insights sobre o seu público

Além disso, se você observar, boa parte das publicações que aparecem no explorar vêm de contas desse tipo.

2. Conheça bem o seu público

Já que a seção explorar é personalizada de acordo com os interesses de cada usuário, você precisa conhecer o seu público muito bem para publicar imagens e vídeos com potencial de aparecer lá.

3. Poste conteúdo de valor

Um dos fatores que vai te ajudar a aparecer na guia explorar é o Instagram entender que seu perfil é relevante para quem está interessado em determinado assunto.

E como você faz isso? Produz conteúdo de valor.

Isso quer dizer imagens e vídeos que educam ou entretêm os seus seguidores, algo que eles vão olhar e ter vontade de compartilhar com os amigos e familiares.

4. Incentive a interação

As publicações que aparecem no explorar já foram curtidas, comentadas e salvas por outros usuários.

Isso significa que se o engajamento com os seus posts está baixo, você precisa melhorá-lo para que o Instagram entenda que o seu conteúdo é relevante para as pessoas que acessam a rede social.

5. Use geolocalização

Na parte da pesquisa, quando um usuário busca por um determinado lugar, todas as publicações e stories que foram marcados com aquela localização aparecem.

Você pode criar posts mirando em lugares específicos para aumentar suas chances de ser descoberto.

6. Pesquise

Para ter ideias sobre o que publicar, localizações para usar e até mesmo hashtags, pesquise quais são as páginas que o seu público segue e que tipo de conteúdo ele tem curtido.

Isso provavelmente vai te ajudar a ter insights para melhorar sua estratégia no Instagram.

7. Use hashtags

As hashtags ajudam o público a encontrar imagens e vídeos sobre assuntos que eles querem saber.

E, atualmente, o Instagram ainda envia uma notificação indicando quando você curte diversas publicações marcadas com uma hashtag dentro de uma semana, para que você possa segui-la ou descobrir outros posts semelhantes.

Mas, além disso, utilizá-las de forma adequada pode ajudar a rede social a classificar melhor o seu conteúdo dentro das categorias que aparecem na guia explorar.

8. Escolha o melhor horário para as suas postagens

Apesar de não existir um melhor horário para se postar no Instagram, há os momentos de pico quando o seu público está mais presente na rede social.

Aproveite esses ápices para publicar conteúdo novo, pois como mais seguidores estão ativos, você terá mais chances de conseguir curtidas e comentários rapidamente.

E, dessa forma, ser notado como relevante pelo Instagram.

Mas é o seguinte.

Uma vez que os seus conteúdos estão aparecendo no explorar da galera é hora de dar o próximo passo para levar o seu relacionamento com o seu público para o próximo nível e fechar uma venda.

Aumente sua audiência e comece a ganhar dinheiro no Instagram

Neste artigo, você viu que o Instagram pode colocar um holofote no seu conteúdo e recomendá-lo para pessoas com potencial de serem clientes valiosos para o seu negócio.

Isso acontece por meio da guia explorar, que é uma seção onde aparecem postagens relacionadas às últimas publicações que você curtiu, salvou ou de perfis semelhantes aos que você segue.

E por estar conectada ao comportamento do usuário, o explorar de cada um é único.

Além disso, você viu que o principal motivo para investir nesse recurso é que conseguir aparecer nessa seção pode te ajudar a conquistar mais seguidores e potenciais clientes.

Porque o seu conteúdo vai aparecer justamente para pessoas que estão buscando e interagindo com postagens semelhantes às suas.

Ou seja, estão potencialmente interessadas no que você pode oferecer. Mas para isso acontecer, você precisa fazer a sua parte e colocar em prática as dicas que eu te dei aqui, entre elas: conhecer bem seu público, publicar conteúdo de valor e incentivar a interação.

Agora é hora de colocar a mão na massa. Aproveite e aprenda 10 estratégias para vender mais no Instagram.