Marketing Digital

18 exemplos de call to action que funcionam como ímãs de cliques

Se você está na dúvida por onde começar ou o que colocar no botão ou link da sua landing page, página de vendas, campanha de email marketing ou post nas redes sociais, os modelos e exemplos deste post certamente vão te ajudar.

Hotmart

28/12/2022 | Por Hotmart

O que veremos nesse post:

Se você quer mais leads, assinantes na sua newsletter, vendas ou pessoas experimentando o seu produto, você precisa de uma call to action que seja um ímã de cliques.

Não tem como fugir.

Todas essas conversões (e várias outras) dependem de que o seu público ou potencial cliente realize a ação de clicar em algo.

Pode ser no botão para se inscrever, comprar, fazer o download.

E é a sua call to action que vai fazer a diferença entre o visitante ser mais um bounce* ou uma conversão.

* (O bounce ou rejeição é quando a pessoa acessa a sua página e sai sem clicar em nada ou navegar em outras páginas do seu site).

Por isso, você precisa de uma CTA que seja um verdadeiro ímã de cliques, que chame a atenção dos seus visitantes e os persuadam a prosseguir com a conversão.

E para te ajudar a construir a melhor call to action para suas páginas, emails e redes sociais, trouxemos 18 exemplos sensacionais e te explicamos quando e como utilizar cada um deles.

O que é call to action?

No marketing, call to action (CTA) –  que, em português, quer dizer chamada para ação – é um texto que convida e estimula o leitor a fazer algo.

Pode ser, por exemplo, baixar um material de graça, se inscrever para receber uma newsletter, comprar ou testar um produto.

Se você tem uma conta na Netflix, no Spotify, comprou algo na internet, se inscreveu para um curso online, você já foi persuadido por uma call to action.

Esse recurso está presente em landing pages, páginas de venda, redes sociais, email marketing e outros canais sempre com o objetivo de convencer o público a realizar uma ação.

Por isso ele é um componente essencial das estratégias de marketing digital

De CTA em CTA, é possível transformar visitantes em potenciais clientes, e potenciais clientes em clientes.

18 exemplos de call to action para aplicar no seu negócio e converter visitantes em clientes

Não existe resposta certa para qual tipo de CTA é a melhor. Tudo depende do seu público, do estágio do funil de vendas que ele se encontra e da oferta que você quer fazer.

Inclusive, você pode usar a sua criatividade para escrever calls to action incríveis e personalizadas.

Mas se você está na dúvida por onde começar ou o que colocar no botão ou link da sua landing page, página de vendas, campanha de email marketing ou post nas redes sociais, os modelos e exemplos abaixo certamente vão te ajudar.

1. Teste grátis ou experimente grátis

Se os seus potenciais clientes já estão num estágio mais avançado do funil de vendas, provavelmente estão considerando qual é a melhor solução para resolver o problema deles.

E é aí que a CTA de testar ou experimentar gratuitamente um produto ou serviço entra em jogo para provar como aquela é a solução ideal para o problema do seu potencial cliente.

O teste grátis pode vir em duas versões, e no próximo tópico vamos falar mais sobre a segunda.

O primeiro tipo é aquele que o potencial cliente pode utilizar por tempo ilimitado o produto, porém em uma versão mais básica, com menos recursos.

Esse teste gratuito é bastante oferecido para softwares que são vendidos por assinatura e tem o objetivo de encantar o usuário com uma experiência incrível, porém limitada.

Isso desperta, no cliente, o desejo de adquirir a versão paga, para aproveitar sem limites.

Um exemplo disso é a chamada da página do Spotify. O serviço de streaming de música oferece duas versões: uma gratuita com interrupções de anúncios e uma paga sem anúncios e com outros recursos adicionais, como baixar música para ouvir offline.

Imagem mostrando call to action de teste gratuito

2. Experimente grátis por XX dias

Essa é a segunda versão da call to action de experimentar ou testar gratuitamente.

Aqui o jogo muda um pouco. 

A ideia não é mais oferecer uma versão mais básica com recursos limitados. Mas sim possibilitar que o potencial cliente utilize a versão premium, com todos os recursos da ferramenta, de graça, durante um período determinado.

Hoje em dia, praticamente todos os serviços de streaming oferecem o primeiro mês gratuito, para convencer o potencial cliente a se inscrever e começar a usar a plataforma.

Porque eles sabem que uma vez que a pessoa entra e vê que aquele serviço é útil para ela, dificilmente irá cancelar a assinatura nos próximos meses.

Essa é uma estratégia também adotada pelo Spotify. Confira aqui como eles aplicaram esse modelo de CTA na página do premium (a versão paga que possui mais recursos e não tem interrupções de anúncios).

Imagem mostrando exemplo de teste gratuito limitado

3. Sem complicações

Uma das grandes objeções de quem vai assinar qualquer serviço é ter que lidar com o cancelamento, caso a solução não seja o que a pessoa esperava.

Quem já passou pela dor de cabeça de tentar cancelar um serviço recorrente sabe o quanto é desgastante.

Por isso, algumas marcas como a Netflix, trazem para a call to action a ideia de que cancelar a recorrência é muito simples.

Pode parecer contraintuitivo falar de cancelamento no momento em que você está tentando convencer o potencial cliente a se tornar o seu cliente.

Mas se essa é uma objeção que já está formada na cabeça dele, nada melhor do que quebrar o quanto antes e usar isso como uma forma de persuadi-lo.

O botão de call to action da Netflix é “Assine a Netflix”, mas se você reparar o texto que compõe essa seção da página, você perceberá que ele é todo voltado para a ideia de que não tem complicações.

Imagem mostrando exemplo de call to action sem complicações

4. Entenda como funciona ou saiba mais

Dando um passo atrás no funil de vendas. Pense que seu potencial cliente já sabe que tem um problema e que precisa de uma solução para resolvê-lo, mas ainda não conhece o seu negócio ou como você pode ajudá-lo.

Nesse ponto da jornada, entra a call to action para entender como funciona ou saber mais. Porque é justamente esse o tipo de informação que o seu potencial cliente quer saber.

Trouxemos como exemplo desse tipo de CTA, a página da SuperCarers – uma plataforma que conecta pessoas que precisam de cuidadores com pessoas habilitadas para serem cuidadores.

Esse é o tipo de serviço que é levado muito a sério por quem está contratando, pois estará confiando a vida de alguém próximo aos cuidados de outro.

Então, é do interesse do contratante saber como funciona o processo, como os cuidadores são selecionados, as qualificações, entre outras informações.

Por isso na página inicial do site da SuperCarrers, você encontra a CTA “See how SuperCarers works” (em português, “Veja como o SuperCarers funciona”).

Imagem mostrando exemplo de call to action da supercarers

5. Nosso trabalho ou o que fazemos

Se o seu potencial cliente está mais interessado em conhecer o seu portfólio, seus trabalhos anteriores ao invés de saber como o seu produto ou serviço funciona, uma CTA desse tipo funciona melhor.

Ela incentiva o seu público a conhecer um pouco do que você já fez, para decidir se a sua expertise é ou não o que ele precisa.

Ao clicar na CTA, o leitor geralmente é levado para uma página onde poderá conhecer melhor quais são as soluções que você oferece, ver exemplos de coisas que você já fez e acessar o seu portfólio.

Trouxemos como exemplo as chamadas que aparecem na página de buscas do Homify – uma plataforma na qual você pode pesquisar por profissionais de construção civil, arquitetura e decoração para te ajudar a construir sua casa dos sonhos.

Ao buscar por profissionais em uma área, você vê o título (nome do negócio), a área que ele atende, uma pequena descrição, e alguns adicionam uma CTA para conhecer mais o trabalho deles.

Imagem mostrando exemplo de chamada conheça nosso trabalho

6. Entre em contato conosco

Seguindo com a jornada do seu potencial cliente, ele viu o que você tem a oferecer, gostou, talvez tenha algumas dúvidas, mas já está bem mais preparado para comprar uma solução do que antes.

Nesse momento, você pode utilizar algumas CTAs dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece.

A primeira é entrar em contato.

Esse pode ser um contato sem compromisso, apenas para você conhecer melhor o seu potencial cliente, esclarecer as dúvidas dele e explicar como seu produto ou serviço pode resolver o problema dele.

A chamada de entrar em contato, é utilizada em canais como landing pages, email, redes sociais, nos quais o seu público está buscando informações sobre seu negócio.

Um exemplo disso é este email enviado pela SEMrush – uma plataforma de ferramentas para Search Engine Marketing (em tradução livre, Marketing para Mecanismos de Buscas).

Apesar de não ter nenhum botão ou link, a chamada para entrar em contato sobre a oferta é clara.

Imagem mostrando exemplo de cta da semrush

7. Agendar uma visita

Essa CTA é bastante utilizada por negócios físicos, quando é do interesse do potencial cliente visitar e conhecer o ambiente antes de tomar uma decisão.

Por exemplo, para muitos pais é indispensável um tour pela escola na hora de escolher onde os filhos vão estudar.

Assim, eles podem conhecer melhor a estrutura e conversar pessoalmente com os coordenadores e orientadores educacionais.

Outro exemplo onde essa chamada é muito efetiva é em sites de construtoras.

A pessoa que está interessada em comprar um apartamento, geralmente, visita uma unidade pronta ou um decorado, para saber como é a disposição dos cômodos, tamanho e outros detalhes.

Esse modelo de CTA foi utilizado no site do colégio Leonardo Da Vinci:

Imagem mostrando exemplo de agendar uma visita

8. Vamos fazer algo juntos?

Essa é uma forma descontraída de propor o seu serviço para o potencial cliente e mostrar que ele não está simplesmente fazendo uma compra, mas uma parceria.

Por exemplo, um arquiteto poderia utilizar “vamos construir a sua casa dos sonhos juntos?”.

Uma chamada assim passa a sensação de que o projeto, o sonho do seu potencial cliente também é importante para você.

A agência digital Epic usou muito bem esse modelo de call to action para convidar os potenciais clientes a começarem um projeto com eles.

Imagem mostrando exemplo de chamada de vamos começar um projeto juntos

9. Aproveite por tempo limitado

Essa é uma chamada focada completamente no fundo do funil de vendas.

Ela serve para acelerar a tomada de decisão de potenciais clientes que estão considerando seu produto ou serviço há algum tempo.

Porque ela desperta o gatilho mental da urgência.

A call to action “aproveite por tempo limitado”, geralmente, faz parte de uma oferta que é válida apenas durante um período.

Ou seja, a pessoa precisa agir rápido para não perder a oportunidade.

Você pode colocar essa CTA em um email ou página de vendas, após apresentar a sua oferta.

Uma marca que explora bastante chamadas desse tipo é a Quem disse, berenice? – uma rede de lojas de cosméticos que também faz vendas online

Vira e mexe, eles fazem promoções relâmpago durante a noite com descontos em alguns produtos selecionados.

Imagem mostrando exemplo de cta da quem disse berenice

10. Apenas XX restantes

Essa call to action promove o gatilho mental da escassez.

Se o potencial cliente não agir rápido, ele perderá a oportunidade de comprar, pois não terão mais unidades, vagas ou ingressos disponíveis.

Um exemplo prático é um festival de música na Flórida que fez parceria com hotéis na região para oferecer pacotes de estadia durante o evento.

Na página, onde você pode conferir os hotéis indicados, eles mostram quantos quartos ainda estão disponíveis próximo ao botão de CTA.

O objetivo é fazer com que o participante do festival faça sua reserva o mais rápido possível para não ficar sem opções depois.

Imagem mostrando exemplo de últimas vagas

11. Voltar e finalizar a compra

Seu potencial chegou a colocar o produto ou serviço no carrinho, mas acabou desistindo no meio do caminho?

Uma email com uma CTA para voltar e finalizar a compra pode recuperar parte desses carrinhos abandonados.

Neste exemplo, a call to action para finalizar a compra (“Finish checking out”) é clara e ainda vem acompanhada de um código para frete grátis.

Imagem mostrando exemplo de finalizar a compra

12. Me avise quando estiver disponível

O seu potencial cliente se interessou pelo seu produto ou serviço e decidiu que queria comprar.

Mas, ao chegar na sua página de venda, ele descobre que a solução não está disponível no momento.

Seja porque acabou o seu estoque e você está reabastecendo, a turma do seu curso está em andamento e você abrirá outra apenas daqui uns meses, ou a sua agenda para esse mês está lotada.

O fato é que daqui algum tempo o produto ou serviço estará disponível novamente e você, é claro, não quer perder esse potencial cliente.

Para esses casos, a call to action ideal é a de fila de espera ou “me avise quando estiver disponível”.

Dessa forma, você garante o contato do potencial cliente e pode notificá-lo futuramente sobre a disponibilidade.

Trouxemos dois exemplos de aplicação desse modelo de CTA:

Imagem mostrando exemplo de call to action de turmas fechadas da Formula de Lançamento

Imagem mostrando exemplo de lista de espera

A principal diferença entre os dois é que no primeiro o potencial cliente se cadastra apenas para ser avisado, enquanto no segundo ele tem um incentivo a mais que é um guia para ele ir aproveitando enquanto o curso não fica disponível novamente.

Você pode aplicar um ou outro de acordo com o seu público e a sua disponibilidade de materiais ou conteúdos gratuitos para download.

13. Sentimos sua falta

Essa é para aqueles clientes que deram uma sumida.

Eles já compraram de você algumas vezes, mas estão há um tempo sem dar sinal de vida.

O objetivo é fazer a retenção do cliente e trazê-lo de volta para o seu negócio. 

Por isso, geralmente ela vem acompanhada de um cupom de desconto ou outra condição especial.

Imagem mostrando exemplo de sentimos sua falta

14. Inscreva-se

O “inscreva-se” é bastante utilizado para chamar pessoas para assinar uma newsletter ou participar de um mini curso, workshop ou webinário gratuito.

É uma CTA bem simples e direta ao ponto, pois o porquê a pessoa deveria se inscrever já é explicado na descrição do evento.

Aqui a intenção é mais só indicar qual a ação a pessoa vai realizar. Como a Academia da Produtividade fez no exemplo abaixo:

Imagem mostrando exemplo de inscrição da academia da produtividade

15. Download gratuito

É muito comum, ao fornecer um material rico para download – tipo um ebook, checklist, guia ou template -, utilizar esse tipo de CTA.

Aqui no blog da Hotmart, por exemplo, em alguns artigos você pode encontrar banners como este abaixo, no qual o visitante clica e é levado para uma landing page onde informará os dados para receber o material gratuitamente.

Banner versão desktop

O que faz essa call to action funcionar é o contexto e o termo gratuito. Geralmente, elas são utilizadas para oferecer um extra em conteúdos educativos

O leitor já está envolvido em um assunto e você apresenta a ele a oportunidade de baixar gratuitamente um material complementar. Isso definitivamente aumenta as chances de ele clicar.

16. Participe

A call to action “participe” tem o mesmo objetivo que a de “inscreva-se”: fazer o usuário se cadastrar para fazer parte de algo.

No caso da “participe”, geralmente o uso está mais ligado ao cadastro em promoções, grupos exclusivos ou eventos.

Por exemplo:

Imagem mostrando exemplo de cta participe

Neste caso, ao clicar no botão “participe” o usuário é direcionado para uma página com formulário onde ele poderá realizar o cadastro.

17. Está fazendo algo errado? Descubra

Vamos combinar que ninguém gosta de estar errado. 

A possibilidade de descobrir que está cometendo um erro é o suficiente para despertar aquela pulguinha atrás da orelha de curiosidade e tornar essa call to action atraente.

Imagem mostrando exemplo de você comete esses erros

“Você está fazendo seu SEO errado? Coloque sua URL para descobrir”.

Qualquer pessoa responsável por uma estratégia de SEO, só por via das dúvidas, colocaria a URL do site para testar.

Você pode adaptar esse modelo de acordo com o seu nicho, por exemplo, “Você está lavando o seu cabelo errado? Responda este rápido quiz para descobrir” ou “Você comete algum desses 5 erros na hora de investir seu dinheiro? Faça o teste e receba um guia de como fazer investimentos da maneira certa”.

18. Escolha

Esse modelo geralmente é utilizado em pop-ups, aquelas janelas que abrem automaticamente sobre a página.

O objetivo é dar uma escolha para o usuário: concordar em receber um benefício ou ter que falar que não quer.

O que a torna diferente de todas as outras é que, em todos os outros 17 exemplos anteriores, o visitante pode simplesmente ignorar e fazer de conta que não viu.

Aqui, mesmo que seja com um clique, ele está dizendo “eu não quero tal coisa”.

Por exemplo, nessa página de uma loja de roupas, é mentalmente mais fácil concordar com “Sim, por favor, me envie o cupom de desconto de 15%” do que ter que clicar num botão que diz “Não, obrigada, não tenho interesse”.

Imagem mostrando exemplo de cta em pop up

Mesmo que você ainda não tenha se decidido que vai comprar algo ou não, garantir o cupom de desconto é mais satisfatório do que admitir que você não tem interesse.

Essa estratégia de apresentar uma escolha é excelente para conquistar o contato de potenciais clientes que estão no topo do funil de vendas, principalmente quando a ação de concordar não exige um comprometimento grande.

No caso do exemplo da loja de roupas, a pessoa está concordando apenas em receber um cupom, não em fazer uma compra.

5 erros comuns para evitar ao criar uma call to action

Antes de finalizar este artigo, gostaríamos de te alertar para 5 erros que são mais comuns do que parecem na hora de criar uma CTA.

Afinal de contas, não adianta nada você se inspirar em um dos exemplos, criar uma chamada excelente e colocar seus resultados a perder por causa de um desses erros.

Erro 1: CTA difícil de encontrar

Na sua landing page, a sua call to action deve ser um dos elementos com maior destaque. 

Como o objetivo desse tipo de página é a conversão, todos os elementos precisam direcionar a atenção do visitante para onde a conversão vai acontecer.

E esse lugar é na sua CTA.

Se ela está escondida, da mesma cor e tamanho do restante do texto, vai exigir um esforço que, na maioria das vezes, o seu potencial cliente não está disposto a fazer.

E aí você acaba perdendo aquela conversão. 

Erro 2: CTA desalinhada com o objetivo da landing page

Antes mesmo de pensar em qual será o texto da sua chamada para ação, você deve definir qual é o objetivo da sua landing page, qual é a conversão que o visitante irá realizar.

E tanto a CTA dentro da página quanto a que leva para a página (por meio de anúncios, email marketing, posts nas redes sociais) devem estar alinhadas com o objetivo e linguagem da página.

Caso contrário o visitante poderá ficar confuso.

Pensa só: você vê um post nas redes sociais com uma chamada para baixar gratuitamente um “Guia sobre 5 erros que você comete ao lavar os cabelos e o que fazer para evitar”.

Quando chega na landing page, a oferta é de um ebook sobre como ter cabelos brilhantes e sedosos.

Por mais que o material seja exatamente o mesmo pdf, com erros e dicas de como cuidar do cabelo na hora de lavar, as promessas são diferentes.

E isso pode fazer com que o visitante se questione se ele está realmente no lugar certo e, possivelmente, desista da conversão.

Erro 3: CTA longa demais

Quanto mais rápido você chegar ao ponto e mais simples for de entender a sua call to action, melhor será para sua taxa de cliques e de conversão.

É por isso que várias das CTAs que eu te mostrei como exemplos são bem curtinhas, tipo “Inscreva-se”, “Download gratuito” e “Teste grátis”.

Erro 4: CTA não condiz com a etapa do funil de vendas

O objetivo de uma CTA não é só conquistar novos clientes, mas também cultivar leads por meio do funil de vendas. Um passo de cada vez.

Para ter sucesso, é preciso identificar em qual etapa a lead está – topo, meio ou fundo de funil – e fazer chamadas que vão levá-la para o próximo estágio. 

Vamos supor, por exemplo, que alguém esteja navegando dentro da página de planos de um software.

Faz mais sentido chamar essa pessoa para uma ação mais orientada para o fundo do funil, como experimentar uma versão de avaliação gratuita ou receber um cupom de desconto.

A oferta de um ebook a essa altura do campeonato, provavelmente, não vai ajudar a estimular a compra do software.

Erro 5: Não testar a CTA

Por último, a única forma de saber se você está usando a melhor chamada possível na sua página é testando.

Você precisa criar a call to action, publicar a página, receber visitantes, coletar os resultados e analisar.

Se estiver abaixo do esperado, faça alterações e repita todos os passos de publicar a página, receber visitantes, coletar resultados e analisar.

Só assim você vai saber o que de fato funciona ou não para o seu público.

Além disso, você pode usar uma ferramenta de teste a/b, para eliminar os achismos e resolver dúvidas sobre qual texto ou cor de CTA funciona melhor.

E se você ainda não sabe, o Criador de Páginas da Hotmart possui a funcionalidade de teste a/b. 

Possibilitando que você crie rapidamente suas páginas a partir de modelos testados no mercado e configure testes em poucos minutos para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso Criador de Páginas? É só clicar na imagem abaixo. 

Banner versão desktop