Blog de lançamento: o que é, para que serve e como criar o seu em menos de uma hora

Blog de lançamento

Criar um blog de lançamento do zero pode parecer uma tarefa complexa.

Isso porque, além da produção do material para o lançamento em si, você precisa se preocupar em proteger seu conteúdo para que pessoas não cadastradas não acessem, em liberar dia a dia os vídeos no momento certo e ainda fazer a abertura do carrinho na hora exata.

Eu posso imaginar o quanto é difícil lidar com todas essas demandas em meio a expectativa e pressão pelo resultado do lançamento. Afinal de contas, é o sucesso do seu negócio que está em jogo.

Mas, na verdade, essa tarefa pode ser bem mais simples do que você imagina, se você tiver em mãos uma ferramenta que foi criada pensando justamente nas necessidades de um lançamento. 

De forma que seja possível criar e configurar todo o seu blog de lançamento em menos de uma hora e você ainda pode ficar despreocupado com toda a parte tecnológica e focar em entregar o melhor conteúdo possível para os seus potenciais clientes.

Essa ferramenta existe e nas próximas linhas eu vou te mostrar como ela torna possível criar o seu blog de lançamento de forma simples e prática.

Além disso, você vai ver: 

  • o que é um blog de lançamento;

  • o que não pode faltar no seu blog de lançamento;

  • como criar o seu blog de lançamento.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final ou então clicar no play abaixo para escutar nosso podcast sobre o tema. 😉👇

O que é um blog de lançamento?

Blog de lançamento são as páginas que hospedam o seu Conteúdo de Pré-lançamento (ou CPLs), que são os materiais estratégicos que você disponibiliza para o seu público e que servem para prepará-los para o momento em que você anunciar a abertura das vendas. 

Para ficar mais claro, pense na seguinte situação… 

O seu negócio está prestes a lançar um novo produto e para chamar a atenção do seu público e ainda atrair os olhares de novas leads, você vai aplicar uma estratégia baseada em gatilhos mentais para alavancar o seu número de vendas.

Você precisa educar o seu público sobre o problema que ele enfrenta, possíveis soluções e por que o seu produto é a melhor solução.

Além, é claro, de dar as informações sobre funcionalidades ou entregáveis e como os seus potenciais clientes podem adquiri-lo.

Os CPLs são esses conteúdos que irão falar sobre o problema que o seu público enfrenta, possíveis soluções e por que o seu produto é a solução ideal. 

Geralmente eles são feitos em formato de vídeo ou webinar, são liberados durante um número determinado de dias e ficam disponíveis através do blog de lançamento.

Como o objetivo final dessa estratégia é vender, o blog de lançamento conta com um design voltado para a conversão e o uso de gatilhos mentais. 

Ou seja, todo o layout da página deve ser pensado para gerar antecipação e entregar os conteúdos de forma a despertar mais interesse pelo que você está ofertando. 

No próximo tópico eu vou te explicar exatamente o que não pode faltar no seu blog de lançamento para aumentar as chances de conversão. 

O que não pode faltar no seu blog de lançamento

Antes de começar a criar, separei nesse tópico 4 elementos importantes e que não podem faltar no seu blog de lançamento. 

1. Design voltado para conversão 

O design do blog de lançamento deve ser pensado para promover a conversão.

Sua página deve ser  leve (ou seja, não demorar para carregar), de fácil navegação, com uma identidade visual harmoniosa e as cores de maior destaque devem ser utilizadas nos elementos para os quais você quer chamar atenção, como os botões de CTA.

2. Menu que facilita a navegação 

Depois de passar horas, ou até mesmo dias criando conteúdo de pré-lançamento, você vai querer que os visitantes tenham uma boa experiência na sua página e consumam o seu material. 

Para isso, é importante configurar um menu que guie o visitante pelo conteúdo disponível e gere antecipação sobre os materiais que estão por vir. 

3. Página responsiva 

Uma página responsiva é aquela que se adapta a tamanhos diferentes de tela, seja com acessos a partir de computador, smartphones ou tablets. 

De acordo com um estudo divulgado pela Agência Brasil, cerca de 98,1% dos acessos à internet são realizados por smartphones.

Como cada vez mais pessoas utilizam dispositivos móveis para navegar na internet, ter uma página responsiva se torna um requisito básico para um blog de lançamento de sucesso. 

4. Proteção de conteúdo

A proteção de conteúdo é um recurso que permite que o material do seu blog de lançamento seja visto apenas por pessoas cadastradas na sua lista de emails.

Se você não tem um conteúdo protegido, corre o risco de perder potenciais clientes. 

Pensa comigo, o objetivo de todo o conteúdo produzido e disponibilizado no seu blog de lançamento é atrair novas leads e transformá-las em clientes do seu negócio, certo? 

Não adianta a sua página ser um sucesso em número de acessos, mas no fim das contas não converter em nada. 

Mesmo que todo o conteúdo disponível seja estratégico e já pensando em conversão, é possível que o visitante saia da sua página sem realizar nenhuma ação.

E sem nenhuma informação de contato, você não tem como se comunicar com esses potenciais clientes e perde ótimas oportunidades de vendas.

Felizmente, a proteção de conteúdo serve para resolver esse problema. 

Quando você protege o seu blog com uma página de captura, você consegue uma informação valiosa que é o email de contato da sua lead.

Com esse email você tem a possibilidade de criar um relacionamento com o seu potencial cliente, para que no futuro ele se torne de fato um cliente do seu negócio. 

Crie o seu blog de lançamento em menos de uma hora 

Agora que você já entendeu o que é um blog de lançamento e o que não pode faltar nele, está na hora de colocar a mão na massa e criar o seu próprio blog. 

No início desse artigo, eu te falei que mesmo que pareça difícil, existe uma maneira de criar um blog de lançamento de uma forma simples e prática em menos de uma hora. 

Agora eu vou te mostrar como é possível.  

Você só precisa de uma ferramenta de confiança que facilite essa tarefa. 

Com o Klickpages, você tem acesso a templates prontos e já testados no mercado, que te permitem realizar edições de acordo com a necessidade do seu negócio.

Basta escolher um modelo e customizá-lo com as suas cores, imagens e textos. 

Além disso, você não precisa se preocupar com a responsividade das suas páginas, uma vez que todas as páginas criadas pelo Klickpages já são automaticamente responsivas.

E se você quer garantir um conteúdo exclusivo para as suas leads, bastam alguns cliques para acionar a proteção de conteúdo do seu blog de lançamento.

Viu só como é simples e prático criar um blog de lançamento com o Klickpages?

Para saber mais sobre como o Klickpages funciona, é só clicar aqui

Mão na massa

Nesse artigo eu te explique o que é um blog de lançamento, o que não pode faltar nele e como você pode criar o seu. 

Agora, é a sua vez de colocar todo o conhecimento adquirido em prática para colocar o seu próprio blog de lançamento no ar.

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.