automação de marketing - ícone de um megafone inscrito dentro do desenho de uma engrenagem sobre um fundo azul

Marketing Digital

Guia completo com tudo sobre automação de marketing!

A automação de marketing pode te ajudar a escalar as vendas do seu negócio digital. Saiba como colocar essa estratégia em prática.

Hotmart

01/01/2023 | Por Hotmart

A automação de marketing consiste no uso de ferramentas capazes de realizar tarefas repetitivas, com precisão, para melhorar o planejamento e a execução das ações de marketing. Isso elimina erros humanos e possibilita aos colaboradores mais tempo livre para atividades essenciais.

Quem trabalha com marketing digital sabe como esse recurso é uma parte essencial. A internet oferece uma série de possibilidades para que marcas se aproximem ainda mais dos consumidores. São milhares de estratégias diferentes para usar e canais de comunicação para experimentar.

Colocar tudo isso em prática e ainda obter bons resultados pode ser desafiador, principalmente para pequenos empreendedores e empreendedoras, com equipes reduzidas e um orçamento limitado.

Nesse sentido, a automação de marketing permite atingir clientes em potencial em uma escala muito maior, sem perder a qualidade!

Se você ainda não sabe muito bem o que é a automação de marketing ou por que deve adotá-la em seu negócio, continue lendo este post. Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

 

Banner versão desktop

O que é Automação de Marketing?

Automação de marketing se refere ao o uso de ferramentas, programas e serviços de tecnologia para automatizar ações e aumentar a eficiência e escalabilidade do marketing.

Ou seja, trata-se de empregar recursos para realizar tarefas de maneira automática. Isso inclui disparar e-mails, agendar publicações em redes sociais, analisar um grande volume de dados ou usar chatbots.

E mais do que isso. A automação de marketing ajuda a alcançar os objetivos do Inbound Marketing, facilitando a gestão do funil de vendas da marca, geração e nutrição de leads, relacionamento com os clientes e análise de métricas de desempenho.

Quais as vantagens da automação de marketing?

Não é necessário ser expert em automação para saber que esse sistema trouxe muitos benefícios para diversos setores e, com certeza, é capaz de aumentar a produtividade dos empreendimentos.

Afinal, você deve saber que é preferível ter a tecnologia trabalhando por você do que gastar seu precioso tempo fazendo atividades repetidas, das quais, muitas vezes, nem o resultado você consegue medir, não é mesmo?

Por isso, a automação de marketing é de grande ajuda quando se trata de aumentar as vendas e desenvolver os negócios. Conheça as principais vantagens dessa estratégia!

Aumento da produtividade

Com processos de marketing automáticos, as tarefas serão realizadas com muito mais rapidez do que manualmente e mais qualidade, pois softwares raramente cometem erros e ainda possibilitam fazer análises e mensuração dos resultados.

Otimização de processos

Uma vez que a automação é baseada completamente em dados, você pode usar essa vantagem a seu favor para analisar métricas e encontrar oportunidades de melhorias. Assim, você pode, cada vez mais, otimizar o processo.

Agilidade do trabalho

Quando se utilizam ferramentas de automação, o trabalho se torna muito mais eficaz, e a equipe pode se concentrar em outras tarefas, como as mais estratégicas. Isso agiliza, e muito, o trabalho como um todo;

Qualidade da equipe

As tarefas diminuem com a automação de marketing, e complicações que o trabalho repetitivo pode gerar são evitadas, como exaustão, falta de motivação e a própria perda de qualidade nas entregas. Por isso, além de ser ótimo para o negócio, funciona bastante para os colaboradores também;

Eficiência no Funil de Vendas

Com mais produtividade, processos otimizados e uma equipe mais motivada, a marca consegue identificar com mais facilidade os leads mais preparados para a compra e abordá-los no momento certo. Com isso, o Funil de Vendas ganha eficiência, e você consegue escalar as vendas;

Satisfação do cliente

Automação de marketing tem tudo a ver com relacionamento com o cliente e, ademais de todas as vantagens para a empresa e os funcionários, o cliente também acaba sendo mais bem atendido e, consequentemente, sai mais satisfeito com o serviço.

Onde a automação pode ser usada?

A automação de marketing pode ser aplicada em algumas áreas efetivamente. A seguir, explicaremos onde você pode implementá-la para melhorar processos e turbinar suas vendas.

E-mail marketing

Das que podemos aplicar a automação, esta é a área mais famosa.

Usam-se ferramentas especializadas (você verá alguns exemplos mais à frente) para captar leads, fazer seu gerenciamento na ferramenta, criar fluxos de e-mail segmentados e até responder e-mails de forma automática.

Uma simples programação dos processos facilita automatizar todo esse trabalho e ficar “de boa” esperando um robô fazer isso tudo por você.

Parece mágica, não é mesmo?

Mas é a automação de marketing salvando nossas vidas. Claro que você terá de checar se os processos estão funcionando como o planejado, se há algo a ser atualizado/ajustado e, sobretudo, analisar as métricas e identificar o que pode ser otimizado.

VÍDEO: O email morreu? 5 dicas de EMAIL MARKETING para aumentar suas vendas

Redes Sociais

A automação nas redes sociais também é muito empregada por profissionais de marketing que atuam nessa área.

Ela é aproveitada, sobretudo, para permitir agendamento de posts e envio de respostas de forma automática.

Além disso, as ferramentas de automação de marketing para redes sociais são muito úteis para analisar as estratégias. Tendo em vista que, normalmente, elas contam com funcionalidades e métricas imprescindíveis para os profissionais.

Elas possibilitam analisar a performance das publicações, os gostos do público, os temas mais buscados e comparar com a concorrência.

Design

Sim, também é possível aplicar a automação de marketing no design! Principalmente quando falamos de automação de landing pages, recursos importantes para marketing e vendas.

Com ferramentas, como o CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é possível programar designs de landing pages para que qualquer pessoa com um conhecimento mínimo as replique automaticamente. Possibilitando até que tenham suas particularidades, mas nada muito diferente do padrão.

Ok, agora você sabe onde implantar automação para aprimorar seus resultados. Que tal entender quais são as principais ferramentas que viabilizam esse sistema incrível?

Principais ferramentas de automação de marketing

Estas são as principais ferramentas de atomação de marketing e suas funcionalidades:

Hubspot

A Hubspot é uma ferramenta de Inbound Marketing capaz de automatizar suas estratégias como um todo. Ela é um CRM, lembra o que significa? Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Então, com a Hubspot, você pode:

  • criar seu site sem a ajuda de desenvolvedores;
  • criar landing pages automaticamente;
  • gerar tráfego;
  • converter leads;
  • segmentar campanhas de e-mail marketing;
  • nutrir os leads e seu relacionamento com eles;
  • trackear clientes;
  • analisar as estratégias para otimizá-las.

Você pode começar agora com as ferramentas gratuitas ou optar pela versão premium, com mais funcionalidades.

RD Station

Assim como a Hubspot, a RD Station também é uma ferramenta de automação de marketing e CRM. O diferencial é que esta é brasileira.

A RD separa as plataformas em 2 diferentes.

  • Marketing: para gerar tráfego, leads, vendas e relacionamentos;
  • CRM: para controlar o processo comercial de equipes e trackear a jornada do cliente.

É possível ainda integrar as duas e ter ainda mais qualidade em sua estratégia.

Extensões da Hotmart

As Extensões da Hotmart são um conjunto de soluções pensadas para facilitar a vida de quem quer vender na internet com ferramentas que vão te ajudar a:

  • criar suas páginas na internet a partir de modelos prontos validados por especialistas, sem precisar da ajuda de desenvolvedores;
  • capturar e segmentar leads;
  • fazer automações de e-mail;
  • recuperar carrinhos abandonados;
  • contactar sua audiência;
  • criar e gravar webinários;

Além disso, todas as ferramentas são integradas ao ecossistema da Hotmart, conectadas com as ferramentas de vendas e gestão de pagamentos, trazendo assim mais possibilidades para as suas automações de marketing.

Banner versão desktop

Emplifi

Diferentemente das outras, o Emplifi é um software de gerenciamento e automação para redes sociais.

Com ele, é possível:

  • gerenciar equipes e estratégias;
  • automatizar a pesquisa pela audiência certa;
  • otimizar o conteúdo e o horário das publicações;
  • comparar estratégias de concorrentes;
  • medir e otimizar campanhas;
  • criar reports automatizados.

Esse é um software pago, mas você pode começar utilizando o trial.

Automatize seus processos e faça mais vendas

São muitos os mecanismos, ferramentas e técnicas que existem para facilitar a vida de qualquer empreendedor.

E o sistema de automação é, entre outras coisas, uma excelente forma de aumentar as vendas. Porém, é necessário conhecer bem todo esse universo para que as estratégias sejam bem-sucedidas.

Leia nosso guia completo sobre vendas: ferramentas, processos e dicas para vender mais, combine seus conhecimentos e decole com suas vendas!