Como anunciar no Instagram: 3 pĂĄginas do Instagram abertas com ofertas e, ao lado direito, um megafone que simboliza um anĂșncio

Marketing Digital

Como anunciar no Instagram: passo a passo para promover seu negĂłcio

Anunciar no Instagram é uma das melhores estratégias para aumentar o alcance e o engajamento da sua marca na rede social. Confira nosso guia completo!

Hotmart

06/03/2023 | Por Hotmart

Como anunciar no Instagram em 2023? Basicamente, vocĂȘ vai precisar de uma conta no Gerenciador de AnĂșncios da Meta, definir o objetivo, segmentação e outros detalhes da campanha, fazer os ajustes finais e colocar no ar. Feito isso, Ă© preciso acompanhar a performance a cada dia e fazer correçÔes, se necessĂĄrio.

A seguir, mostraremos em detalhes como anunciar no Instagram, além de todo um contexto sobre esse tópico.

Nos Ășltimos anos, o Instagram deixou de ser apenas uma rede de compartilhamento de imagens para se tornar uma das principais ferramentas para empresas e influenciadores digitais que desejam atrair visibilidade e criar um relacionamento com sua audiĂȘncia.

Mas foi sĂł em 2015 que essa rede social passou a permitir que perfis empresariais veiculassem anĂșncios na plataforma, facilitando a vida de empreendedores que desejavam capitalizar seus seguidores e gerar renda online.

Fique sabendo que se juntar a esse grupo Ă© bem mais simples do que vocĂȘ imagina.

Basta ter alguns cuidados para criar um conteĂșdo atrativo, que nĂŁo atrapalhe a experiĂȘncia de seus seguidores e do pĂșblico que vocĂȘ pretende atingir.

 

 

O que Ă© Instagram Ads?

O Instagram Ads Ă© a plataforma de anĂșncios do Instagram onde pequenos negĂłcios e grandes corporaçÔes podem publicar suas propagandas de maneira autĂŽnoma. 

Ela pode ser acessada de duas formas: dentro do aplicativo, onde os anĂșncios costumam apresentar poucos recursos de configuração e sĂŁo mais voltados ao engajamento da pĂĄgina ou da publicação, ou utilizando o gerenciador de anĂșncios do Facebook. 

AlĂ©m disso, vocĂȘ pode escolher planejar e executar um anĂșncio de Instagram Ads para quase todos os formatos de conteĂșdo da plataforma. SĂŁo eles:

Por conta das diferentes formas de anunciar no Instagram, tambĂ©m Ă© possĂ­vel trabalhar com conteĂșdos no tamanho retangular e no tradicional “quadrado” da rede social.

exemplo de anĂșncio no Instagram Ads

Quem pode anunciar no Instagram?

Em 2015, o Instagram permitiu que empresas anunciassem dentro da plataforma. Mas não sem antes realizar alguns testes. No início, apenas grandes marcas como Avon, Nivea, Close-up e Coca-Cola puderam usar o espaço para expor publicidade.

Hoje, qualquer empresa ou empreendedor pode anunciar na rede social, desde que siga as polĂ­ticas de publicidade do Instagram.

A Ășnica exigĂȘncia Ă© que o conteĂșdo veiculado pelas empresas seja relevante para o pĂșblico. O ideal Ă© que o anĂșncio tenha o mesmo aspecto de um post comum, para que as pessoas curtam e interajam com ele.

Quanto custa anunciar no Instagram?

De acordo com informaçÔes do Facebook, os que desejam anunciar no Instagram tĂȘm a opção de escolher entre orçamento diĂĄrio ou vitalĂ­cio, que Ă© um valor para ser gasto durante toda a vida Ăștil do conjunto de anĂșncios.

Na maioria dos casos, o valor mĂ­nimo que vocĂȘ pode gastar por dia varia entre US$ 1 e US$ 5. Se vocĂȘ estĂĄ começando a anunciar agora, sugerimos que vocĂȘ comece com orçamentos menores e vĂĄ aumentando o investimento conforme o desempenho da campanha. Dessa forma, vocĂȘ evita gastos nĂŁo previstos pelo seu plano de negĂłcios.

Lembre-se de que o orçamento, o tipo de lance escolhido e a segmentação determinarĂŁo quantas pessoas verĂŁo seu anĂșncio e, consequentemente, quantas pessoas clicarĂŁo nele.

Portanto, tenha cuidado para criar uma publicidade atrativa e que, ao mesmo tempo, esteja alinhada aos interesses de sua persona, combinado?

AlĂ©m da opção de criar seus prĂłprios anĂșncios, vocĂȘ pode impulsionar uma publicação jĂĄ existente. Nesse caso, valem os mesmos cuidados que citamos anteriormente: ao escolher os posts para impulsionar, tente encontrar um equilĂ­brio entre seus objetivos de negĂłcio e o tipo de informação que pode ser relevante para sua audiĂȘncia.

Quais sĂŁo os formatos de anĂșncios permitidos no Instagram?

Por ser uma plataforma de compartilhamento de imagens, o Instagram sĂł permite alguns formatos de anĂșncios. Falamos sobre eles a seguir.

AnĂșncios com fotos

exemplo de anĂșncio no Instagram com fotos

Neste formato, vocĂȘ utiliza apenas uma imagem para contar uma histĂłria sobre sua empresa, produto ou, simplesmente, anunciar uma novidade.

Para criar anĂșncios com fotos, seus arquivos devem estar no formato .jpeg ou .png. O anunciante tem a liberdade de usar tanto fotos feitas com cĂąmeras DSLR, como aquelas feitas a partir do prĂłprio celular. NĂŁo existem restriçÔes, desde que a imagem esteja com boa qualidade.

Sobre as caracterĂ­sticas das fotos:

  • A imagem deve ser de 1080 x 1080 pixels para anĂșncios quadrados, e de 1200 x 628 pixels no formato paisagem (o formato paisagem Ă© aquele com disposição retangular, cuja largura Ă© maior do que a altura da foto) .
  • As imagens selecionadas precisam ter resolução mĂ­nima de 600×600 pixels.

AnĂșncios com vĂ­deos

Exemplo de anĂșncio em vĂ­deo no instagram

O Instagram tambĂ©m permite anĂșncios com vĂ­deos. Essa pode ser uma Ăłtima opção para tutoriais de curta duração sobre seu produto.

Sobre as caracterĂ­sticas do vĂ­deo:

  • A plataforma permite vĂ­deos de atĂ© 60 segundos.
  • Assim como as fotos, o tamanho Ă© de 1080 x 1080 pixels para vĂ­deos quadrados, e 1200 x 628 no formato paisagem.

Carrossel de fotos

Neste formato, Ă© possĂ­vel criar uma galeria de, no mĂ­nimo, duas e, no mĂĄximo, dez imagens, e vinculĂĄ-las em um mesmo anĂșncio. Abaixo da publicação, aparecem Ă­cones mostrando para o usuĂĄrio que ele pode visualizar outras fotos se “arrastar” a tela para o lado.

Sobre as caracterĂ­sticas das fotos:

  • As imagens devem ser de 1080 x 1080 pixels para anĂșncios quadrados, e de 1200 x 628 pixels no formato paisagem. Vale ressaltar que todas elas devem ter o mesmo formato de exibição para que o anĂșncio fique harmĂŽnico.
  • As fotos precisam ter resolução mĂ­nima de 600×600 pixels e mĂĄxima de 1080 x 1080 (no caso de imagens no formato paisagem).

AnĂșncios de coleção

anĂșncio de coleção no Instagram

Fonte: https://business.instagram.com/

É possĂ­vel fazer anĂșncios de coleção, exibindo vĂĄrios produtos e seus preços. Este formato permite vĂ­deos, imagens ou ambos.

AnĂșncio no Stories

Desde 2016, o Instagram adicionou a função Stories (histĂłrias), que sĂŁo imagens ou vĂ­deos de curta duração, que desaparecem 24 horas depois de postadas. Mas para usar essa funcionalidade, vocĂȘ deve marcar a opção Alcance como objetivo de sua campanha.

VocĂȘ ainda pode inserir links no stories para direcionar pessoas para sua pĂĄgina. Essa função Ă© liberada para perfis verificados (aqueles com o “selo azul”) e perfis de negĂłcios (business).

Se sua pĂĄgina ainda nĂŁo se enquadra em nenhuma dessas categorias, basta entrar em seu perfil, clicar nos trĂȘs risquinhos no canto superior direito > ConfiguraçÔes > Conta > Mudar para conta profissional para fazer a migração.

Perfil profissional no instagram

>>> Aproveite para ler nosso texto sobre como conquistar mais seguidores no Instagram.

Sobre as caracterĂ­sticas dos anĂșncios na função Stories:

  • Permitem vĂ­deos de 15 segundos de duração ou imagens de atĂ© 5 segundos;
  • Os vĂ­deos devem estar no formato .mp4 e .mov, e as fotos em .jpeg e .png;
  • As fotos nĂŁo podem ultrapassar 30MB, e os vĂ­deos devem ter no mĂĄximo 4GB.

EspecificaçÔes de texto

Independentemente do formato escolhido para seus anĂșncios, as regras para o texto sĂŁo as mesmas. Se o texto estiver sobreposto Ă  imagem, ele nĂŁo pode ocupar mais do que 20% da foto.

JĂĄ a descrição do anĂșncio Ă© limitada a 2.200 caracteres. A nossa dica Ă© evitar textos longos pois, nesse caso, o usuĂĄrio precisa clicar em “Saiba mais” se quiser ler a mensagem inteira.

Vale a pena criar conteĂșdos no Instagram?

Atualmente, o Instagram virou uma das principais vitrines de desejo e compra dos seus usuĂĄrios em todo mundo, assim como o Pinterest.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Instagram em 2020, a rede social conta com 99 milhĂ”es de usuĂĄrios brasileiros que acessam o aplicativo todos os dias. Esses dados fazem com que o Brasil seja o terceiro paĂ­s com maior nĂșmero de usuĂĄrios ativos.

Sabendo do poder do Instagram, cada vez mais empresas também se tornam presentes dentro da rede social para divulgar sua marca e realizar mais vendas, seja por meio orgùnico ou utilizando o Instagram Ads. 

A empresa anunciou que 82% dos usuĂĄrios brasileiros seguem pelo menos uma marca em seu perfil pessoal, seja para realizar compras futuras ou para buscar referĂȘncias para o seu cotidiano, enquanto 47% gostam de usar a rede social para acompanhar e curtir as fotos desses negĂłcios. 

Logo podemos perceber que criar conteĂșdos no Instagram Ă© muito importante para humanizar o negĂłcio, independentemente do segmento e para criar uma conexĂŁo forte com o possĂ­vel cliente. 

Inclusive, 79% dos entrevistados ainda disseram que as empresas precisam estar presentes nas redes sociais para serem lembradas no momento de compra.

Como anunciar no Instagram Ads? Passo a passo completo!

Para conseguir destacar o seu negócio na internet e conseguir atrair mais clientes qualificados, é fundamental pensar em estratégias envolvendo o tråfego pago. E o Instagram Ads pode ser uma das melhores maneiras para isso. 

Agora, se vocĂȘ deseja aprender a como utilizar os anĂșncios do Instagram a favor da sua empresa, confira abaixo o guia completo para te ajudar neste processo.

Como anunciar no Instagram via Gerenciador de AnĂșncios

O gerenciador de anĂșncios Ă© um dos meios mais completos e efetivos de trabalhar com o Instagram Ads. AlĂ©m disso, Ă© dentro desta plataforma que as configuraçÔes de persona, objetivos e estratĂ©gias da campanha tambĂ©m podem ser inseridas e acompanhadas.

Por isso, confira quais sĂŁo as principais etapas para anunciar no Instagram Ads utilizando o Gerenciador de AnĂșncios do Facebook.

1. Vincule sua conta do Instagram ao Facebook

O primeiro passo Ă© vincular sua conta comercial do Instagram ao Facebook.

Uma vez que ambas as plataformas operam juntas, Ă© necessĂĄrio estabelecer a conexĂŁo entre os seus perfis para ter acesso ao Gerenciador de AnĂșncios.

Para isso, basta logar no seu perfil do Instagram, e entrar no menu “ConfiguraçÔes”. Em seguida, localize a seção “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”.

Agora, vocĂȘ jĂĄ estĂĄ pronto para começar a utilizar a ferramenta.

2. Inicie uma nova campanha no Gerenciador de AnĂșncios

Depois de conectar suas contas do Instagram e do Facebook, entre na plataforma Gerenciador de AnĂșncios.

Na pĂĄgina, vocĂȘ poderĂĄ acessar todas as campanhas que seu perfil gerencia, bem como iniciar um nova, pelo botĂŁo “Criar”.

campanha de anĂșncios no instagram pelo gerenciador de anĂșncios

3. Determine os detalhes da sua campanha

Neste momento, o Gerenciador de AnĂșncios disponibilizarĂĄ uma sĂ©rie de opçÔes para o perfil. 

Por isso, se vocĂȘ deseja aprender como anunciar no Instagram Ads, Ă© importante entender o que significa cada etapa.

A princĂ­pio, vocĂȘ deverĂĄ selecionar o objetivo da sua campanha. Ou seja, o que vocĂȘ deseja com o anĂșncio.

campanha de anĂșncios no instagram pelo gerenciador de anĂșncios 2

Isso ajudarĂĄ o sistema a divulgar seu anĂșncio da maneira correta, para atingir suas metas, como potencializar as vendas, ou aumentar a visibilidade do seu perfil.

Em seguida, a tela exibirå algumas seleçÔes mais detalhadas.

Para começar, Ă© importante definir orçamento disponĂ­vel. Depois, vocĂȘ poderĂĄ selecionar o perĂ­odo de duração do anĂșncio e como ele serĂĄ distribuĂ­do.

campanha de anĂșncios no instagram pelo gerenciador de anĂșncios

Além disso, a plataforma também permite que o proprietårio da campanha selecione outras definiçÔes mais minuciosas, como:

  • pĂșblico-alvo;
  • cidade ou localidade que o anĂșncio deverĂĄ atingir;
  • testes de campanhas;
  • detalhes do objetivo.

campanha de anĂșncios no instagram pelo gerenciador de anĂșncios 4

Todas essas informaçÔes serĂŁo utilizadas para deixar o anĂșncio o mais completo possĂ­vel.

4. Faça os ajustes finais

De forma geral, o Gerenciador de AnĂșncios oferece inĂșmeras combinaçÔes de possibilidades para o criador da campanha.

Por isso, Ă© importante que vocĂȘ navegue pela plataforma e analise todas as opçÔes.

Dessa forma, poderĂĄ definir os detalhes que melhor atendem aos seus objetivos e, assim, aprender como anunciar no Instagram Ads com maior eficiĂȘncia.

Antes de ir para a próxima etapa, certifique-se de selecionar os ajustes finais, como o formato e as plataformas de divulgação.

Esse diferencial permite que vocĂȘ possa escolher onde o anĂșncio serĂĄ vinculado como, por exemplo:

  • feed do Instagram;
  • stories do Instagram;
  • feed do Facebook;
  • stories do Messenger.

Depois de decidir todos os detalhes, Ă© hora de montar a campanha visual.

5. Configure a aparĂȘncia 

Agora, vocĂȘ poderĂĄ ajustar os detalhes visuais da sua campanha. Nesta etapa, Ă© possĂ­vel incluir:

  • imagens;
  • vĂ­deos;
  • layout;
  • textos;
  • formulĂĄrios;
  • links de direcionamento;
  • formato de exibição.

SĂŁo inĂșmeras opçÔes, permitindo que o gerenciador possa colocar sua criatividade em prĂĄtica.

campanha de anĂșncios no instagram pelo gerenciador de anĂșncios 5

Por fim, confirme tudo, e o seu anĂșncio jĂĄ estarĂĄ pronto para ser publicado!

Como anunciar no Instagram Ads pelo aplicativo

Enquanto isso, alguns usuårios podem preferir trabalhar direto pelo aplicativo. 

Nesse caso, não é preciso se preocupar, pois a plataforma para dispositivos móveis também oferece diversas opçÔes para contas comerciais, como anunciar no Instagram Ads.

Confira o passo a passo para anunciar pelo aplicativo:

1. Acesse “Promover”

Antes de mais nada, acesse o Instagram e garanta que a conta comercial estĂĄ logada.

Se estiver tudo certo, no seu perfil vocĂȘ poderĂĄ ver o botĂŁo “Promover”, ao lado do botĂŁo “Editar perfil”.

campanha de anĂșncios no instagram pelo aplicativo

É nesta seção que vocĂȘ poderĂĄ criar e impulsionar anĂșncios.

2. Selecione uma publicação

É importante ressaltar que a plataforma sĂł permite criar e impulsionar anĂșncios de publicaçÔes jĂĄ feitas. Pode ser uma foto no feed ou um story, por exemplo.

Depois de entrar em “Promover”, veja os anĂșncios ativos e inativos, e as publicaçÔes disponĂ­veis para otimização.

3. Defina os detalhes do anĂșncio

Esta etapa Ă© semelhante Ă  criação de campanhas do Gerenciador de AnĂșncios.

VocĂȘ poderĂĄ escolher os detalhes visuais do anĂșncio, bem como outros componentes, como:

  • objetivos da campanha;
  • pĂșblico-alvo;
  • localidade;
  • formato e meios de divulgação;

Assim, o seu anĂșncio de impulsionamento serĂĄ o mais completo possĂ­vel. Verifique todos os dados antes de clicar em “Criar anĂșncio”, pois, uma vez feito, nĂŁo Ă© possĂ­vel alterar os detalhes.

Por fim, o seu anĂșncio estarĂĄ criado, e jĂĄ disponĂ­vel para divulgar a publicação selecionada.

Agora, vocĂȘ sabe como anunciar no Instagram Ads por meio de ambas as plataformas disponĂ­veis, e poderĂĄ otimizar suas campanhas e o seu negĂłcio nas redes sociais.

Como acompanhar os resultados dos anĂșncios

Depois que o anĂșncio estiver no ar, começa a Ășltima etapa do processo, que Ă© medir os resultados.

Apenas dessa forma vocĂȘ conseguirĂĄ saber se os anĂșncios feitos no Instagram trouxeram algum resultado para sua empresa e se vale a pena continuar investindo nessa mĂ­dia para fazer sua divulgação.

O Facebook jĂĄ entrega um relatĂłrio bem completo sobre a quantidade de cliques no anĂșncio, o custo por clique, o nĂșmero de curtidas e comentĂĄrios, que podem ser bem Ășteis para determinar se sua abordagem foi bem recebida por sua audiĂȘncia.

Mas, para saber quanto daquelas interaçÔes foram convertidas em retorno financeiro, vocĂȘ pode configurar um pixel de rastreamento de conversĂŁo. O nome Ă© complicado, mas nĂłs explicamos o passo a passo para configurar seu pixel aqui.

Essa ferramenta Ă© fundamental para empresas que desejam fazer remarketing e impactar pessoas que jĂĄ visitaram seu site, mas que, por alguma razĂŁo, nĂŁo fizeram a compra.

7 dicas para criar bons anĂșncios no Instagram

Banner versĂŁo desktop

Cada anĂșncio atende um objetivo especĂ­fico, logo, nĂŁo existe uma fĂłrmula Ășnica para criĂĄ-los.

Mas vocĂȘ pode seguir algumas dicas para criar uma publicidade atrativa e que ainda te ajude a alcançar bons resultados, seja na geração de renda, na atração de leads ou que aumente a visibilidade de seu negĂłcio.

1. Escolha boas imagens

Para prender a atenção do usuĂĄrio, o anĂșncio deve ser impactante. Quando falamos de uma rede de compartilhamento de imagens, como Ă© o caso do Instagram, isso significa fotos de boa qualidade, com alta resolução.

Vale lembrar que, para criar boas imagens, vocĂȘ nĂŁo precisa de uma cĂąmera profissional. O mais importante Ă© respeitar as regras de enquadramento e resolução, que fazem toda a diferença na hora de chamar a atenção no feed do usuĂĄrio.

2. Use filtros

O recurso de filtros do Instagram existe para ser usado! AlĂ©m de deixar suas fotos com aspecto mais bonito e profissional, jĂĄ que vocĂȘ pode utilizĂĄ-los para corrigir pequenos “defeitos” na imagem, os filtros sĂŁo muito Ășteis para criar um contexto e passar sua mensagem.

3. Pense em #hashtags

Hashtags são usadas em publicaçÔes de redes sociais para identificar o assunto que é abordado naquela postagem e tornar o post mais divertido.

É composta pelo sĂ­mbolo # (jogo da velha), seguido de uma palavra-chave. No caso de anĂșncios, uma boa dica Ă© criar suas prĂłprias hashtags, palavras ou expressĂ”es que sejam facilmente associadas a vocĂȘ e ao seu produto.

Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe criar um anĂșncio, confira nosso post sobre como vender no Instagram para aprender outras estratĂ©gias de marketing que podem ser utilizadas, alĂ©m da publicidade paga.

4. Defina um objetivo para o seu anĂșncio

Para que vocĂȘ consiga ter sucesso em sua campanha de anĂșncios dentro do Instagram Ads, Ă© fundamental entender quais sĂŁo os principais objetivos por trĂĄs dessa ação.

É preciso realizar vendas? A necessidade Ă© a captação de leads? O propĂłsito Ă© aumentar o engajamento do perfil? Tudo isso Ă© muito importante de ser colocado em pauta antes de colocar o anĂșncio em circulação.

Isso porque cada um desses temas exige uma estratĂ©gia diferente e um pensamento certeiro em relação ao conteĂșdo a ser publicado, o tom de voz a ser utilizado e como abordar as pessoas dentro da rede social. 

5. Conheça os interesses do pĂșblico

Como empreendedor, certamente vocĂȘ sabe o que o seu cliente procura e como resolver a sua dor. Quando pensamos em anĂșncios para o Instagram Ads, o propĂłsito Ă© exatamente o mesmo. 

Utilize como base a sua persona para entender o que a faria deixar de ver os Stories dos amigos para prestar atenção no seu conteĂșdo patrocinado. 

Quanto mais anĂșncios “irresistĂ­veis” maiores serĂŁo as chances de conversĂŁo dentro do seu plano de anĂșncios. 

6. Use pĂĄginas responsivas

Se vocĂȘ estiver utilizando o Instagram Ads para converter vendas, Ă© importante que vocĂȘ tenha um site responsivo para fazer com que a experiĂȘncia desses usuĂĄrios seja a melhor possĂ­vel. 

Afinal, além de 60% das compras digitais serem feitas com dispositivos móveis, é muito importante que o site esteja pronto e preparado para receber o tråfego direcionado da rede social.

Caso exista alguma inconsistĂȘncia ou o usuĂĄrio se sinta desconfortĂĄvel dentro da plataforma, a probabilidade dele sair da pĂĄgina sem realizar a ação necessĂĄria Ă© grande. 

Por isso, evite esse tipo de problema e revise sua pĂĄgina antes de colocar o anĂșncio para rodar dentro do Instagram.

7. Faça testes!

Assim como tudo o que fazemos dentro do marketing digital, o teste de anĂșncios tambĂ©m precisa ser aplicado quando falamos sobre anĂșncios de Instagram.. 

Para saber se um anĂșncio estĂĄ tendo uma boa performance e conseguir aperfeiçoar os seus conteĂșdos patrocinados, utilizar o recurso de teste A/B pode ser uma boa alternativa. 

Assim, é possível entender qual texto estå gerando mais conversão, o tipo de imagem que mais agrada aos usuårios e desenvolver a propaganda ideal para o seu negócio. 

Aprender a como anunciar no Instagram Ă© uma boa ideia?

Para quem busca crescer em uma empresa ou gerar mais leads de maneira rĂĄpida e lucrativa, apostar em anĂșncios no Instagram Ads Ă© uma excelente alternativa.

Além de ser uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, é possível criar uma vitrine de longo prazo para atrair e engajar os usuårios.

Entretanto, de nada adianta anunciar na plataforma sem saber como vender de acordo com o que seu cliente necessita.

Por isso, confira nosso conteĂșdo sobre como vender no Instagram e junte essas estratĂ©gias para gerar mais renda.


Este post foi originalmente publicado em setembro de 2017 e atualizado para conter informaçÔes mais completas.