Análise de dados nos setores de marketing e vendas

Empreendedorismo digital

Análise de dados: importância e porque aplicar na sua estratégia de marketing e vendas

Saiba como a análise de dados pode potencializar os resultados nos setores de marketing e vendas!

Hotmart

13/02/2024 | Por Hotmart

Análise de dados se refere ao trabalho de ler e interpretar as informações que um negócio gera e tirar aprendizados, insights e otimizações sobre elas.

O uso de técnicas de análise de dados é uma tendência nos mais variados campos do mercado.

Afinal, os insights fornecidos por esses métodos ajudam na tomada de decisão estratégica dos negócios.

Com a análise de dados aplicada em áreas de mercado como o marketing e as vendas, é possível atingir diversos objetivos e coletar informações relevantes.

Por exemplo, a empresa pode compreender melhor o perfil de consumo dos clientes, o tipo de anúncio que vale a pena investir e quais são as estratégias de vendas que mais funcionam com o público ideal do negócio.

As vantagens de contar com a análise de dados para elaborar as suas estratégias de marketing e vendas não param por aí. Confira, neste artigo, os principais motivos de investir nessa tecnologia!

Análise de dados no marketing e vendas

Os investimentos em tecnologias nos setores de marketing e vendas fazem parte da realidade de diversos negócios focados em inovação e processos otimizados.

“Especialistas estimam que até 2027 o mercado global de automação de marketing chegará aos US$ 9,5 bilhões, a uma taxa de crescimento anual composta de 12,8% durante o período de previsão.”, destaca Lívia Barreto, em uma matéria para a coluna Bússola da revista Exame.

análise de dados faz parte dessas ferramentas inovadoras capazes de promover resultados eficientes no setor de marketing e de vendas, com base em automação e processos inteligentes.

Com isso, vem também mais oportunidades de acesso a insights valiosos que otimizam estratégias e refinam as práticas desses setores na empresa.

Com o uso de uma estratégia de dados eficiente, como a implementação da cultura data driven, é possível compreender o que os clientes desejam e precisam da área em que o negócio atua.

Consequentemente, é possível sair na frente da concorrência ao oferecer diferenciais que agradem os clientes e atendam às expectativas desse público.

Com pesquisas online, análise dos resultados das redes sociais, estudos de mercado e dados de venda, as empresas podem desenvolver produtos ou serviços específicos para os clientes, melhorar o atendimento e contribuir para a expansão do negócio.

VÍDEO: CATARINA LEAL conta como alcançou MILHÕES DE PESSOAS ORGANICAMENTE | Hotmart Day

Benefícios de aplicar a análise de dados em estratégias empresariais

Não faltam benefícios ao investir na análise dados nas estratégias do negócio.

Um exemplo disso é a possibilidade de compreender melhor o seu cliente ideal. Com isso, é possível criar campanhas direcionadas e investir em atendimento personalizado.

data science também favorece a identificação de oportunidades no mercado, tanto para atrair quanto para converter o público. Saber como aproveitá-las é um diferencial para a promoção da marca e o aumento da receita do negócio.

Uma gestão baseada em dados também tende a ser mais eficiente, tendo em vista que prioriza a tomada de decisão a partir de uma análise de informações relevantes e precisas sobre questões do negócio.

Com o uso de bons programas, é possível ter acesso a relatórios essenciais já no dashboard dos softwares.

Outro ponto fundamental é que os investimentos em análise de dados no marketing ajudam a atingir melhores resultados sem aumentar os gastos.

Sendo assim, a economia proporcionada ao negócio permite a realização de novos investimentos e favorece o crescimento constante.

Tipos de dados relevantes para coletar e analisar

Mas, afinal, que tipo de dados vale a pena lidar nos setores de marketing e vendas?

Tudo vai depender do objetivo do negócio.

Para ter insights valiosos para a gestão de negócios, é uma boa ideia coletar e analisar parâmetros, como:

  • dados demográficos do público;
  • tendências do mercado;
  • padrões de vendas na empresa;
  • desempenho de produtos no mercado;
  • redes sociais mais estratégicas;
  • características principais dos clientes;
  • efeito da marca nas redes sociais;
  • taxa de conversão;
  • comportamento de consumo dos clientes.

Ferramentas essenciais para a análise de dados em marketing e vendas

Conhecer algumas ferramentas usadas na análise de dados no marketing e nas vendas também é favorável para encontrar as melhores estratégias. No geral, os tipos de programas mais procurados são:

  • ferramentas de ETL;
  • Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço;
  • sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP);
  • e muito mais.

Pedro Sobral, gestor de tráfego da Hotmart, fala também sobre o ChatGPT 4.0: “No GPT4, você tem a parte de análise de dados e consegue, por exemplo, subir uma planilha do Meta Ads ou do Google Ads”.

VÍDEO: Desvendando o Poder do GPT 4: Como Pedro Sobral Transforma Dados em Estratégias de Vendas #hotmart

Formas de interpretar resultados e extrair insights

As melhores maneiras de interpretar os resultados encontrados na análise de dados é por meio do monitoramento contínuo e na definição de métricas adequadas para o tipo de estudo.

Além disso, é importante guardar uma frase de Sobral, que traz muitas reflexões: “Não basta ter inteligência artificial, é preciso ter inteligência humana.”.

Return on Advertising Spend, em português, Retorno de Investimento em Publicidade, por exemplo, é um tipo de métrica que ajuda a compreender o quanto vale a pena investir em marketing e vendas, embora diversos outros métodos possam ser aplicados em conjunto.

Além disso, para não ter problemas com a análise, é fundamental evitar conclusões precipitadas.

Com a análise do conjunto completo de dados, considerando inclusive os feedbacks dos profissionais, para trazer um ponto de vida humano sobre os setores de equipe e marketing e vendas.

Em outras palavras, a análise de dados é um forte diferencial competitivo para as marcas. Com esse recurso, as estratégias se tornam mais eficientes, e aumentar o potencial das campanhas de marketing e venda é o caminho para o sucesso de diversos negócios.

Desse modo, é possível personalizar as suas ofertas e criar produtos mais alinhados às necessidades dos clientes com ferramentas de análise de dados eficientes.

Curtiu a ideia? Confira também como investir na produção de conteúdo baseado em dados!