Análise PEST: exercício para preparar o seu negócio

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Análise PEST: como preparar o seu negócio para situações fora do seu controle

A análise PEST é um exercício de estudo do negócio perante a quatro fatores: político, econômico, social e tecnológico. Aprenda como fazer!

Hotmart

15/02/2024 | Por Hotmart

Análise PEST é um estudo empresarial que visa dar maior consciência sobre fatores externos que podem afetar os resultados de uma companhia. A sigla PEST é um acrônimo de Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T), fatores que dão o norte para todo esse trabalho.

É fato que você não pode controlar os fatores externos ao seu negócio, mas você pode se preparar para tirar o melhor de cada cenário e com a análise PEST isso é possível.

Tem situações que vão impactar e influenciar no seu negócio mesmo que sejam completamente externos.

Um exemplo é uma lei que aumente os impostos do seu mercado ou uma nova regulamentação que estipula certas características para o tipo de produto que você vende.

A tendência é que isso vai influenciar o crescimento e a forma como o seu negócio funciona.

Portanto você deve ter atenção até para situações que você não tem controle. Porque dessa forma vai ser possível extrair o melhor cenário para o seu negócio.

Você não pode controlar se vai cair um temporal no seu mercado e as vendas vão despencar ou se vai vir uma mudança e quem estiver preparado vai lucrar muito.

Mas é possível identificar essas situações e se planejar para tirar o melhor cenário possível de cada situação. E eu vou te mostrar como a análise PEST te ajuda a fazer isso.

Nas próximas linhas você vai ver:

O que é a análise PEST?

Para o seu negócio crescer, depende de fatores internos, que você consegue controlar, como contratar colaboradores qualificados, estipular metas e objetivos e adquirir bens e materiais de trabalho.

E de fatores externos, que estão fora do seu alcance, como as mudanças na economia.

Apesar de esses fatores externos não serem controlados por você, eles podem interferir (e muito) nos seus resultados, gerando tanto um impacto positivo quanto negativo.

Então, para se ter um panorama macro mais claro dos fatores externos e os impactos deles na sua empresa, foi desenvolvida uma ferramenta chamada análise PEST.

A sigla PEST é um acrônimo de Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T).

E, a partir da investigação desses pontos, da atual situação e das mudanças nessas áreas são identificadas as ameaças e oportunidades externas para a sua empresa.

Com isso, você consegue se preparar e planejar o futuro do seu negócio.

Por isso, a análise PEST pode e deve ser usada para fazer o planejamento estratégico, planejamento de marketing, desenvolvimento de produto e até mesmo na hora de expandir sua marca para outros países e regiões.

Mas além desses 4 fatores, alguns estudiosos acrescentaram mais duas letras: A (Ambiental) e L (Legal).

Por isso, em outros lugares, você pode ouvir as pessoas utilizando as siglas PESTAL ou PESTEL para se referir a análise PEST.

Para que serve e qual a importância da análise PEST?

A análise PEST é uma ferramenta simples de se usar que serve para dar um direcionamento na hora de planejar os próximos passos do seu negócio e avaliar as estratégias que estão sendo utilizadas.

Isso porque ela permite entender melhor o ambiente de mercado no qual a sua empresa está inserida e como esses fatores externos podem causar algum impacto.

Além disso, com a análise PEST, é possível identificar oportunidades de crescimento, como a necessidade de um novo produto ou regiões geográficas que ainda não foram exploradas.

E também te ajuda a detectar ameaças que podem interferir nas estratégias que você usa ou reduzir o seu faturamento.

Dessa forma, você consegue se preparar com antecedência para ou evitar a ameaça ou então criar outras formas de compensar as possíveis perdas.

Ou seja, a análise PEST te ajuda a identificar pontos fortes e fracos do ambiente externo para o seu negócio. O que pode te lembrar muito de uma outra análise, a SWOT.

Qual a diferença entre análise SWOT e análise PEST?

A análise SWOT serve para avaliar o grau de competitividade de uma empresa em relação aos seus concorrentes a partir de quatro pontos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Ela olha tanto para fatores internos como externos da organização para definir como o negócio se posiciona no mercado.

Ou seja, a palavra-chave aqui é concorrência.

Já a análise PEST está voltada para os fatores macros do ambiente externo e como eles podem afetar o seu negócio.

Nesse tipo de análise, não são considerados os fatores organizacionais internos e também não é feita uma comparação com os concorrentes.

Isso significa que apesar de essas duas ferramentas avaliarem pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, elas estão voltadas para aspectos diferentes do mercado.

E, por isso, você deve investir nas duas e se basear em ambas para fazer o planejamento do seu negócio.

Quando fazer uma análise PEST?

Geralmente, a análise PEST deve ser feita quando você está querendo começar um novo negócio ou expandir o atual, seja lançando um novo produto ou migrando para outras regiões.

Mas ela também é uma ferramenta importante de se ter em mãos quando você está fazendo o planejamento estratégico do seu negócio, definindo quais são os próximos passos e até mesmo pensando no orçamento e nas metas do próximo ano.

Isso porque fatores externos como a política local ou mudanças sociais podem aumentar seus custos de produção e impostos ou diminuir a necessidade pelo seu produto.

Como fazer uma análise PEST

Nas próximas linhas, você vai ver os 3 passos essenciais para conduzir uma análise PEST. Mas antes de colocar a mão na massa, tem uma coisa que você precisa saber.

Apesar de simples, o processo de desenvolver essa análise vai demandar um certo tempo seu e das pessoas que têm cargos estratégicos na sua empresa (como os diretores e coordenadores, caso você tenha esses tipos de colaboradores).

Isso porque vocês vão precisar fazer um levantamento e avaliar como cada um dos fatores pode impactar o seu negócio para conseguir extrair o que é oportunidade e ameaça de crescimento.

E, para fazer isso, vocês provavelmente vão precisar de algumas reuniões.

Ou seja, se você pretende fazer essa análise, é importante organizar o seu tempo e da sua equipe para ter disponibilidade para essa demanda.

Os passos para fazer a sua análise PEST são:

1. Faça um brainstorm de cada um dos fatores

A análise PEST verifica 4 fatores (político, econômico, social e tecnológico) e, caso você deseje aprofundar mais um pouco, pode olhar para questões ambientais e legais.

Esse primeiro passo consiste em fazer um brainstorm, um levantamento de problemas, situações e mudanças em cada um que podem impactar o seu negócio.

A ideia neste primeiro momento não é avaliar a repercussão que essas coisas podem gerar, qual a intensidade e importância delas, mas pensar no que está acontecendo externamente à sua empresa e que pode afetá-la.

Abaixo, em cada um dos fatores, estão algumas sugestões de perguntas que você pode usar para conduzir o brainstorm.

Políticos

São todas as questões relacionadas ao governo, seja a nível nacional, estadual ou municipal, que podem ter alguma influência no seu negócio.

Como, por exemplo, as mudanças de uma troca de governo ou até mesmo conflitos nas negociações entre países que podem afetar o preço de bens e serviços que são baseados em moedas estrangeiras.

Alguns pontos que você deve ter atenção são:

  • Quando é a próxima eleição?
  • Como os períodos eleitorais podem afetar seu negócio?
  • Quais são as possíveis mudanças na política caso haja uma troca no poder ou caso o atual presidente/governador/prefeito se reeleja?
  • Como a política atual interfere no seu nicho de mercado?
  • Existe uma instabilidade ou estabilidade política? De alguma forma isso impacta no seu negócio?
  • Existem políticas de incentivo para a sua área?
  • Os impostos que direta ou indiretamente afetam o seu faturamento podem abaixar ou diminuir?

Econômicos

O aspecto econômico visa olhar para questões como inflação, aumento ou queda do desemprego, taxa de juros, câmbio…

Pois esses fatores podem ser determinantes na hora de definir o preço do seu produto, fazer propostas salariais para contratação de colaboradores, decidir expandir o seu negócio para outros países.

E até mesmo para se preparar e enxugar o orçamento caso exista uma crise econômica iminente.

Algumas perguntas para te ajudar a fazer um levantamento dos aspectos econômicos são:

  • Qual a atual situação econômica da sua região? País? País para onde você quer expandir?
  • Qual a atual taxa de desemprego?
  • Como estão as taxa de câmbio? Estável ou há variações frequentes?
  • Qual é a taxa média de juros?
  • Qual é a taxa de crescimento econômico e de inflação?
  • Quanto custa contratar mão de obra qualificada?
  • Qual é a disponibilidade de força de trabalho?

Social

O aspecto social tem a ver com os diferentes fatores culturais e demográficos do público que você quer alcançar.

Por exemplo, se o seu cliente ideal pertence a uma faixa etária que está em constante declínio, ou seja, um grupo que está cada vez menor, você precisa considerar isso quando for planejar o futuro da sua empresa.

Outros pontos são os padrões de consumo e as mudanças de estilo de vida da sociedade.

Aqui estão algumas perguntas para te ajudar:

  • Qual é a taxa de crescimento populacional? Isso pode influenciar no seu negócio?
  • Quais são as principais mudanças nos hábitos de consumo?
  • Quais são as tendências de consumo de cada faixa etária?
  • Quais atitudes e tabus sociais e culturais podem impactar seu negócio?
  • Qual é o nível de escolaridade médio da população?
  • Qual é o nível de consciência ambiental das pessoas?
  • Quais são as peculiaridades culturais do país que influenciam na forma como você se comunica com seu público?

Tecnológico

As mudanças tecnológicas podem tanto trazer recursos avançados para inovar e melhorar os processos do seu negócio, como também tornar obsoletos produtos e serviços que você vende.

Tudo vai depender da relação da sua empresa com a tecnologia, se é apenas uma usuária ou se é uma desenvolvedora.

Estas são algumas perguntas para te guiar na sua análise:

  • Existem novas tecnologias em ascensão no seu mercado?
  • O que as empresas concorrentes estão fazendo que pode representar uma ameaça para seu negócio?
  • Como melhorar sua oferta com novas tecnologias?
  • Como tornar o seu negócio mais eficiente implantando novas tecnologias?
  • Qual o custo de aplicar tecnologias mais modernas na sua empresa?
  • Existem estímulos fiscais e financeiros para o desenvolvimento tecnológico?

Ambiental

Atualmente com o aumento da preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, é importante saber em como novas regulamentações nessa área podem impactar o funcionamento operacional do seu negócio.

Considere tanto os fatores legais, como as mudanças nas leis e regulamentos que regem esse aspecto, quanto a preocupação do seu público com sustentabilidade.

Algumas perguntas que podem te ajudar são:

  • Quais são as atuais leis ambientais que impactam no funcionamento do seu negócio?
  • Existe algum projeto de lei ou regulamento que esteja em votação?
  • O seu público valoriza sustentabilidade?
  • Ser uma empresa que investe em questões ambientais pode aumentar o faturamento e o valor percebido da marca?

Fatores Legais

E, por último, você deve ficar atento às leis que estão em vigor e em votação que podem afetar o seu nicho de mercado.

Esse é um ponto muito importante, principalmente se você tem interesse em expandir para outros países e regiões, pois o que vale atualmente para o seu negócio, pode ser diferente em outra localidade e você precisará se adaptar a isso.

Leve em consideração os seguintes pontos:

  • Existe algum órgão que regula o seu nicho de mercado? Isso gera algum impacto?
  • Existe alguma legislação vigente ou mudanças na tributação que podem influenciar?
  • Quais são as normas de atendimento ao consumidor?
  • Tem alguma mudança nas regulações do setor que está prestes a acontecer?

2. Analise o impacto de cada um dos fatores

Depois de fazer o brainstorm e levantar todas as possibilidades de problemas, situações atuais e mudanças que podem ocorrer, é hora de avaliar cada um desses pontos.

Nesse passo, você vai analisar e definir o nível de importância (alto, médio, baixo ou irrelevante), o nível de impacto (alto, médio, baixo ou irrelevante) e a tendência (se é algo positivo, negativo ou estável)  para cada item que você anotou nos 6 fatores.

Isso vai te dar clareza sobre o que realmente pode afetar o seu negócio tanto para aumentar o seu faturamento como para estagnar o crescimento.

3. Identifique as oportunidades e as ameaças

Agora que você já tem tudo mapeado e como cada possível mudança pode impactar o seu planejamento, é hora de identificar quais são as oportunidades de crescimento, as áreas que você pode investir que tem uma maior tendência de dar certo.

E, também, quais são as principais ameaças que você deve se atentar e ter um plano de ação para poder lidar com elas da melhor forma.

Análise PEST e definição de metas

Neste artigo, você viu que é impossível mudar o que está fora do seu controle, mas você pode se preparar para que o seu negócio tire o melhor cenário possível de cada situação.

E a análise PEST é o recurso ideal para te ajudar com isso.

Pois ela serve para identificar os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que podem impactar na sua empresa.

E é uma boa base para você fazer o seu planejamento estratégico, orçamentário e de marketing.

O próximo passo é definir as metas de negócio! Clique no link anterior e aprenda a melhor forma de fazer.